Ver Noticias

São Filipe: Soca Magazine promove exposição de livros e anuncia lançamento de coletâneas das revistas produzidas

Ataques por terra, mar e ar mergulham Faixa de Gaza numa catástrofe

Fogo: “Duargena five star living” apresentado hoje no encontro de ‘networking’ com emigrantes

São Filipe: Equipa de Saneamento remove toneladas de lixos nas imediações do Presídio e Alto São Pedro

São Filipe: Operador quer investir 80 mil contos na edificação de espaço comercial e Guest House no coração da cidade (c/vídeo)

Porto Novo/Autárquicas 2024: Elisa Pinheiro aponta “falta de gestão dos bens públicos” como um dos desafios do município

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – A candidata do PAICV à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, apontou hoje a “falta de transparência na gestão dos bens públicos” como um dos desafios que se colocam a este município.

Numa mensagem dirigida aos porto-novenses, depois de ter sido anunciada, oficialmente, como candidata deste partido à presidência da edilidade porto-novense, Elisa Pinheiro disse que Porto Novo enfrenta alguns desafios, desde logo, a falta de transparência na gestão dos bens públicos, o desemprego e a escassez de infra-estruturas.

“Com transparência e amor vamos transformar Porto Novo”, propõe a candidata do PAICV, que se diz “comprometida em construir um Porto Novo mais justo e inclusivo para todos”.

Dirigindo-se aos munícipes, Elisa Pinheiro, arquitecta de profissão, assegurou que o seu “coração fala mais alto” quando pensa no “futuro que podemos construir juntos”.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Fogo: “Duargena five star living” apresentado hoje no encontro de ‘networking’ com emigrantes

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) – O projecto de empreendimento turístico e imobiliário “Duargena five star living” é apresentado oficialmente hoje na cidade de São Filipe durante o encontro de ‘networking’ com os emigrantes.

A apresentação do projecto será feita pela engenheira Mónica Duarte, depois da divulgação da plataforma de acesso digital e ‘online’ da câmara de São Filipe, previstos para o encontro com os emigrantes e que é presidido pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos.

O “Duargena five star living” é um projecto que representa um investimento na ordem de 17.5 milhões de euros, e será localizado no espaço de antiga lixeira municipal, entre o Hospital Regional São Francisco de Assis e a Praia de Nossa Senhora da Encarnação, numa área de mais de 40 mil metros quadrados.

Aquando da socialização da ideia do projecto com a edilidade de São Filipe, os responsáveis destacaram que é um projecto que terá grande impacto para a ilha do Fogo e para Cabo Verde, porque irá trazer “muito emprego” e permitirá até o retorno das pessoas que estão fora da ilha do Fogo e do país.

O projecto “Duargena five star living” vai impulsionar vários outros projectos e, em colaboração com o poder local e o Governo, vai ser equacionada a possibilidade da expansão da pista do aeródromo de São Filipe para dar mais vida ao próprio projecto, além de aquisição de zonas para agricultura para que a ilha tenha um impulso para alavancar e suporta até Cabo Verde.

O projecto “Duargena five star living”, que foi socializado há dois anos, prevê 110 apartamentos, vilas de luxos, SPA, seis lojas, um restaurante, campos para desportos náuticos (ténis e futebol de praia), três clubes de praia, mais de três dezenas de piscinas, monumentos, espaços verdes, sistema de tratamento das águas, energia renováveis.

Os imóveis são equipados sendo localizados numa zona integrada e sustentável e com uma vista direccionada para o mar e para a ilha Brava.

Na altura da sua socialização, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, admitiu que a implementação do empreendimento vai introduzir alterações no projecto que a câmara tinha para a antiga lixeira para transformar a zona num pulmão verde.

JR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

III Edição da “Gala Lecciona Professor Cabo-Verdiano” elege esta noite o melhor do ano

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A III Edição da “Gala Lecciona Professor Cabo-Verdiano” elege hoje o melhor docente do ano, durante evento que deverá ser presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves. 

A gala, que visa agraciar o “professor do ano”, já vai na sua terceira edição e é uma iniciativa da Associação para a Promoção do Património Educacional de Cabo Verde (Asppec) e do Museu da Educação.

De acordo com uma nota explicativa, através dos concursos periódicos, a associação quer, também, proporcionar a visibilidade das práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar.

Assim, premiar a excelência no ensino e promover a qualidade e a meritocracia no sector, incentivando os professores a elaborarem projectos pedagógicos centrados nos alunos e nas comunidades, bem como a serem cada vez mais inovadores, empreendedores e amigos dos seus alunos.

“Considerando que o professor merece ser reconhecido, pois lida com a educação e formação de crianças, jovens e adultos e, consequentemente, com o desenvolvimento de Cabo Verde, temos o direito e o dever de valorizar os docentes, para a dignificação desta profissão”, realça o documento rubricado pela presidente Clara Marques. 

“A fim de se perspectivar uma educação diferente, uma mudança de paradigma, para uma educação de qualidade e um desempenho profissional de excelência”, referiu ainda.

O vencedor deste ano será conhecido na gala de logo à noite, a partir das 19:30, no Salão Nobre "Abílio Duarte" na Assembleia Nacional, cujo Prémio Lecciona, instituído pela Asppec desde 2018, tem como propósito incentivar os professores a desenvolverem projectos inovadores.

SC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Soca Magazine promove exposição de livros e anuncia lançamento de coletâneas das revistas produzidas

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) - A Soca Magazine está presente na feira de produtos agropecuários das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe com exposição de livros e revistas produzidas por esta instituição e que serão apresentados em breve.

O presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca), Dany Spínola, disse à Inforpress que esta é a primeira vez que a organização expõe livros no município de São Filipe, a terceira na ilha do Fogo, contando com duas participações no município dos Mosteiros.

A participação na feira para expor livros e revistas, segundo Dany Spínola, foi a convite da câmara de São Filipe para estar presente na feira e assistir à apresentação do livro “O herói vivo”, de José António de Pina, um associado desta instituição.

“Estamos aqui com uma mini feira de livro e com preço especial”, disse Dany Spínola, indicando que a Soca tem feito muitas deslocações aos outros municípios e ilhas e com “preço especial de livros para ver se incentiva a compra e a própria leitura”, como Santo Antão, Mosteiros e diáspora, nomeadamente Portugal e Estados Unidos.

Dany Spínola apontou como novidade a produção da Revista Soca Magazine com composição dos 14 números da revista produzidos desde 2008.

Segundo o mesmo, os 14 números da revista estão compilados em três volumes de 300 páginas cada e que será apresentado brevemente, lembrando que as revistas contêm muita informação e homenagens aos artistas.

A mini feira da Soca pode ser visitada num dos stands da feira dos produtos agropecuários que decorre até terça-feira, 30 de Abril, no largo de Alto São Pedro, em São Filipe.

Ainda relacionado com as festas da bandeira, a Casa das Bandeiras recebeu hoje, no início da tarde, para um almoço convívio cerca de 80 idosos do lar de dia da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), depois de no sábado alguns membros da Casa das Bandeiras ter dirigido ao Lar de idoso Madre Teresa de Calcutá para almoço/convívio com os idosos desta instituição, muitos dos quais com dificuldades para fazer a deslocação.

O tradicional desfile de motos, denominado este ano “desfile de motos by Vivo Energy”, patrocinado por esta empresa de combustível, parte da zona de Xaguate com passagem por várias artérias da cidade, seguindo depois o almoço no largo de Alto São Pedro e de uma deslocação ao interior norte, até a Vila de Ponta Verde.

JR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol /Santiago Sul: Epif inicia defesa do título regional em sub-19 com derrota

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A equipa da Epif iniciou hoje, no Estádio da Várzea, a defesa do título de campeão regional de Santiago Sul, no escalão sub-19, com uma derrota, por 1-0, ante à Escola de Formação Orlando Duarte (Efsod).

O único golo da parida foi apontado por Paulo, permitindo assim à formação do bairro da Várzea iniciar a competição com uma vitória ante os campeões regionais e de Cabo Verde.

A preceder esta partida, no jogo inaugural da competição e da primeira jornada, a Bola pa Frente, bateu a formação de os Garridos por 6-3.

O jovem avançado Edilson Amado, da Bola pa Frente, foi o "Homem do Jogo" ao fazer um hat-trick (três golos).

No campo de Sucupira, em Achada Santo António, os Atletas de Cristo venceram o Prédio por 1-0.

A formação do Relâmpago, que este ano vai fazer a sua estreia na competição, ficou isenta nesta primeira jornada.

Resultados dos jogos da primeira jornada:

Sábado, 27:

Estádio da Várzea: Bola pa Frente 6 – Os Garridos 3 e Epif 0 – Efsod 1;

Campo de Sucupira: Prédio 0 – Atletas de Cristo 1.

A prova, conta com a participação de sete equipas e é disputada no sistema de todos contra todos, a uma volta, e as quatro melhores classificadas disputam as meias-finais.

De notar que a Epif, na qualidade de campeão nacional, vai representar a região desportiva de Santiago Sul no campeonato de Cabo Verde do referido escalão.

OM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Equipa de Saneamento remove toneladas de lixos nas imediações do Presídio e Alto São Pedro

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) - A equipa do Serviço de Saneamento e Ambiente removeu, hoje, momentos depois do término das actividades, nas imediações do Presídio e do Alto de São Pedro, em São Filipe, toneladas de lixos, na sua maioria garrafas e copos descartáveis.

Por volta das 08:00, a equipa já tinha recolhido no interior da praça do Presídio os resíduos sólidos assim como nas ruas mais próximas, o largo Alto São Pedro e quase toda a zona baixa da cidade mais frequentada durante o período das festas do município e da bandeira de São Filipe.

No interior do Presídio durante à noite e à semelhança dos anos anteriores o serviço de saneamento disponibilizou alguns trabalhadores para recolha dos materiais, nomeadamente copos descartáveis, garrafas de plásticos, latas e outros materiais já que é “proibida” a venda de bebidas alcoólicas ou outras em garrafas de vidro.

Nas barracas instaladas no interior do Presídio apenas é permitido a comercialização de uma marca de cerveja que, no quadro do acordo de parceria com a câmara, detém a exclusividade na venda deste produto e em copos descartáveis.

Um dos elementos da equipa avançou à Inforpress que todas as ruas mais movimentadas, incluindo a praça do Presídio e o largo Alto São Pedro, dois pontos principais das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe, foram abrangidas.

O lixo recolhido estava em sacos de plásticos aguardando apenas a chegada das viaturas de recolha para o seu transporte para local apropriado, deixando assim a cidade limpa.

Além da concentração de mais elementos da equipa nas proximidades do Presídio e de Alto São Pedro, a direcção do serviço de saneamento colocou parte do seu pessoal noutros pontos, nomeadamente na praça e alameda de Cruz dos Passos, muito frequentados por estes dias por crianças e adolescentes com a abertura dos espaços infantis.

JR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Portugal: José Maria Neves qualifica Cabo Verde como um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações (c/áudio)

Sines, 26 Abr (Inforpress) – O Presidente da República considerou hoje que Cabo Verde é um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações, um trabalho que, acredita, a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém tem desempenhado bem.
J

osé Maria Neves fez essa consideração em declarações à Inforpress, no final da visita que efectuou à Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém (ACSSC), à margem da sua deslocação a Portugal para participar na cerimónia oficial de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, que aconteceu esta quinta-feira, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Aqui a associação serve dezenas de comunidades, não só cabo-verdianos, mas também europeus, russos, ucranianos, portugueses e também da América Latina, de vários países, de vários países africanos e essa é a essência de Cabo Verde, uma possibilidade de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações”, considerou.

José Maria Neves considerou ainda que Cabo Verde pode ser um factor de paz, de estabilidade, útil na sua região e onde todos possam se encontrar, tendo acrescentado que para um país pequeno como Cabo Verde, é preciso “procurar ser um espaço de encontro, de liberdade, de democracia e de oportunidades”.

“Um país onde todos possam viver com dignidade e ser também um país que recebe bem e que cuida do diálogo, da solução negociada de conflitos e esta parece ser a vocação de Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém”, frisou José Maria Neves.

Por sua vez, a presidente da ACSSC, Gracinda da Luz, concordou com o Presidente da República, indicando que nos seus 41 anos, a associação “tem crescido imenso”, com várias gerações a trabalharem em prol das comunidades.

“Começamos com uma nacionalidade [cabo-verdiana] e hoje temos 51 nacionalidades que contam connosco. Estamos muito à frente do nosso tempo, porque aqui é uma casa para toda a gente e que pode vir para ter apoio social, apoio na sua valorização, na promoção da sua cultura e a parte social”, explicou.

Conforme ela, a instituição que dirige disponibiliza todo o leque de serviço em um único espaço de serviço das comunidades imigrantes, com um trabalho segmentado, reconhecido e a trabalhar com instituições municipais que reconhecem também o trabalho da organização.

“Os desafios são muitos, porque o fluxo migratório actualmente é grande e como trabalhamos com diferentes nacionalidades sentimos isso. Neste momento sentimos que a liberdade está sendo posta em causa em relação aos nossos imigrantes, porque muita gente considera importante termos os imigrantes, mas temos uma grande massa que considera já não ser tão importante. Por isso, temos que trabalhar aqui a nossa integração e o próprio acolhimento para espelharmos o nosso trabalho”, sustentou.

Em relação à visita do Presidente da República à associação, Gracinda da Luz entende que a mesma acontece nove anos depois de ter feito a última visita, como primeiro-ministro, para inaugurar a sede da ACSSC, por isso entendeu que é “um reconhecimento real” do trabalho que tem feito, mostrando que fazem parte de Cabo Verde.

Na visita à associação, com presença da comunidade cabo-verdiana em Sines, José Maria Neves esteve acompanhado pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos, a primeira dama, Débora Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Sines, os vereadores da autarquia e outros dirigentes de instituições no concelho estiveram também presentes.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Ataques por terra, mar e ar mergulham Faixa de Gaza numa catástrofe

Jerusalém, 28 Abr (Inforpress) - O exército israelita revelou hoje novos ataques e operações na Faixa de Gaza por terra, mar e ar contra alegados alvos do grupo Hamas, após 205 dias de ofensiva militar que criaram condições de vida “atrozes” para a população.

Os caças do exército israelita atacaram e “desmantelaram com precisão os locais de lançamento prontos a disparar contra o território israelita”, refere um comunicado do exército, acrescentando que as forças armadas continuam a operar no centro de Gaza.

“Nas últimas horas, caças e outros aviões atacaram dezenas de alvos terroristas, incluindo infraestruturas terroristas, locais de lançamento, terroristas armados e postos de observação”, refere o comunicado militar, sublinhando que a marinha israelita se juntou a estes ataques com “apoio de fogo” e assistência às forças terrestres.

Desde o início da guerra, em 07 de Outubro, mais de 34.300 palestinianos foram mortos, na sua maioria crianças e mulheres, na ofensiva implacável de Israel, na qual morreram 260 soldados israelitas.

Sem desvendar mais pormenores ou locais, o exército diz que os aviões mataram “vários” combatentes suspeitos perto das tropas e que os aviões e a artilharia mataram outro grupo de combatentes que operavam no centro da Faixa de Gaza.

Para o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), estes contínuos “bombardeamentos israelitas a partir do ar, terra e do mar em vastas zonas da Faixa de Gaza” estão a resultar em “mais vítimas civis, deslocações e destruição de casas e outras infraestruturas civis”.

O porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, descreveu esta semana as condições de vida em Gaza como “terríveis” e alertou para o facto de se agravarem com a subida das temperaturas e a crescente dificuldade de acesso a água potável, uma vez que os ataques israelitas provocaram o colapso do sistema de tratamento de água potável.

Estes ataques ocorrem no momento em que o Hamas analisa a última proposta de trégua em Gaza apresentada por Israel, que continua a insistir, apesar das pressões da comunidade internacional, na sua determinação de invadir Rafah, no extremo sul do enclave palestiniano, onde se aglomeram cerca de 200.000 habitantes e 1,2 milhões de pessoas deslocadas.

A coordenadora humanitária e de reconstrução das Nações Unidas para Gaza, Sigrid Kaag, advertiu em 24 de abril o Conselho de Segurança da ONU de que uma eventual incursão terrestre em Rafah “agravaria a catástrofe humanitária em curso, com consequências para as pessoas já deslocadas e que suportam graves dificuldades e sofrimentos”.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens