Paróquias da Vigararia de Santiago Norte em reflexão sobre Palavra Divina revelada nas Sagradas Escrituras

27-04-2024 18:57

Achada Igreja, 27 Abr (Inforpress) – Os delegados das paróquias da Vigararia de Santiago Norte encontram-se reunidos em São Salvador do Mundo para reflexão sobre a Palavra Divina revelada nas Sagradas Escrituras, no âmbito dos 500 anos da Diocese de Santiago.

Em declarações à imprensa, o Vigário Forâneo da Região Pastoral Santiago Norte, Padre Adérito Rodrigues, explicou que neste encontro, estão a debruçar no ‘Dei Verbum’ sobre a Revelação Divina, uma das quatro Constituições Dogmáticas do Concílio Vaticano II. 

O objectivo, segundo este responsável, é fazer com que os delegados das paróquias presentes conheçam e possam estar prontos para perceberem o que é a Revelação Divina contida, sobretudo, na Sagrada Escritura e na tradição da Igreja que o magistério propõe para ser vivida. 

Por seu turno, o conferencista, Padre Edson Soares, avançou que pretendem dar a conhecer aos delegados “este grande evento que aconteceu na igreja, o Concílio Vaticano II”, sublinhando que no próximo ano vai ser celebrado o 60º aniversário do Concílio e o Papa pediu que esses documentos sejam divulgados na Igreja. 

Hoje, informou que estão a debruçar sobre o Concílio Vaticano II e a ‘Dei Verbum’, um documento que, segundo o mesmo, explica o que é a palavra de Deus, como deve ser lida e interpretada, como é feita, a sua natureza, ou seja, “dar aos cristãos a conhecer cada vez mais a importância da Palavra e o seu lugar na Igreja”. 

E é neste sentido que aos cristãos católicos deixou a mensagem que o próprio Concílio Vaticano II deixou no seu documento, pedindo-lhes que leiam a Palavra de Deus com os olhos da fé, mas também para ler dentro da Igreja e não cada um, individualmente em sua casa, pois, ao ser feito individualmente ressaltou que cada um entende e interpreta da sua forma.

Portanto, defendeu que é preciso, sim, ir à Igreja, para poder interpretar a Sagrada Escritura correctamente, justificando que fora da Igreja cai-se no subjetivismo, onde cada um interpreta como quer, enfatizando que é por isso que existem tantos entendimentos da Bíblia e de acordo com cada entendimento existe uma igreja.

Esta actividade, organizada no contexto jubilar dos 500 anos da Diocese de Santiago, em 2033, e o 60º aniversário do Concílio, estão reunidos delegados das sete paróquias da Vigararia de Santiago Norte, nomeadamente, Santo Amaro Abade (Tarrafal), Santa Catarina (Assomada), São Lourenço (Órgãos), São Miguel (Calheta), Nossa Senhora de Fátima (Assomada), São Salvador do Mundo (Picos), Santiago Maior (Santa Cruz), hoje, em São Salvador do Mundo para a I edição deste Fórum, e no domingo, 28, é a grande celebração de Santiago Menor, onde vão reunir-se todos os paroquianos e fiéis em Santa Cruz. 

MC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


10-05-2024 14:27
10-05-2024 14:25
10-05-2024 14:13
10-05-2024 13:59
10-05-2024 13:58