Desporto
Desporto
Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) - A equipa do Varanda sagrou-se hoje campeã do campeonato regional de futebol de Santiago Sul de veteranos, referente à época 2021-2022, ao vencer, no jogo da final, a formação do Brasil por 1-0.
Numa partida que levou uma boa moldura humana ao Estádio da Várzea, estavam em campo duas equipas de Achada Santo António, o avançado Drogba foi o herói do jogo ao apontar o único golo do jogo.
O avançado empurrou de cabeça, à boca da baliza, um pontapé de livre apontado pelo lateral Nilson, a cobrar uma falta sobre Zé Mário.
No final da partida foram entregues os troféus para a equipa campeã (Varanda), vice-campeão ( Brasil), Fair Paly (Reencontro), Melhor Marcador (Ny – Reencontro) e Melhor guarda-redes (Nelo – Achadinha).
O prémio de melhor jogador da prova foi repartido por Watch (Brasil) e Tigana ( Varanda), por decisão da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul.
O Varanda conquista assim o seu segundo título regional de Santiago Sul de veteranos.
A Achadinha é a equipa mais titulada, com quatro troféus, seguida do Qatar, com três.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O seleccionador nacional, Bubista, divulga segunda-feira, 07, os convocados para o duplo confronto com o Botswana, a contar para a terceira e quarta jornadas do grupo C de qualificação para o Campeonato de Africano das Nações (CAN’2025).
De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), no dia 10 de Outubro Cabo Verde joga, às 15:30, no Estádio Nacional e, cinco dias depois, será no Botswana, a ser disputado no Estádio Odeb Chilume, em Francistown, às 15: 00 locais (12: 00 em Cabo Verde).
Cabo Verde ocupa o segundo lugar do grupo C, com três pontos, os mesmos que a Mauritânia. O Egipto lidera com seis pontos e o Botswana, ainda não pontuou.
Os dois primeiros lugares qualificam-se para o CAN’2025 que será disputado em Marrocos.
OM/HF
Inforpress/Fim
Porto Novo, 04 Out (Inforpress) – A Associação Académica do Porto Novo vai apostar, esta temporada, numa equipa competitiva para recuperar o título regional de futebol em Santo Antão Sul, que lhe foge há duas temporadas, informou o presidente deste clube, Luís Gonzaga.
O líder da Académica do Porto Novo disse à Inforpress que a sua direcção tem-se preocupado em manter o equilíbrio desportivo e financeiro do clube, mas tendo sempre presente o propósito de esta equipa competir para ganhar todas as provas em que participa.
Depois de ganhar o título regional por dez temporadas consecutivas, um facto inédito no futebol cabo-verdiano, a Académica do Porto Novo enfrenta um jejum de duas temporadas, mas, avançou a mesma fonte, o clube está a apostar numa equipa competitiva para conquistar o ceptro nesta época.
Além dos Sanjoanenses, campeões em título, e da Académica do Porto Novo, o Lajedos Futebol Clube já assumiu também a candidatura ao título de campeão na região desportiva de Santo Antão Sul.
Para a temporada 2024 – 2025, estão inscritos sete clubes nesta região desportiva, sendo de destacar regresso do Sporting e do Tarrafal, que estiveram ausentes na temporada passada, e a retirada do Inter, alegando a necessidade de se fazer uma reflexão sobre o actual momento do futebol em Santo Antão Sul.
As competições devem arrancar em Dezembro, com a conclusão das obras no Estádio Municipal do Porto Novo, quais sejam, a colocação de uma nova relva, já em andamento, e a reabilitação dos balneários.
JM/CP
Inforpress/Fim
Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) - As equipas do Brasil e do Varanda disputam este sábado, às 15:45, no Estádio da Várzea, a final do campeonato regional de futebol de veteranos de Santiago Sul, referente à época 2023-2024.
O jogo, que estava por disputar no último sábado, fora adiado por causa da chuva que, na semana passada caiu na cidade da Praia.
Em campo vão estar duas equipas do bairro de Achada Santo António, pelo que se perspectiva uma final renhida dentro e fora das quatro linhas.
Os veteranos do Brasil, do talentoso Watch, vão à procura do seu primeiro título regional, enquanto o Varanda, liderado pelo antigo internacional cabo-verdiano Tigana, o seu segundo.
Nas meias-finais, disputada a duas mãos, o Brasil eliminou a Achadinha (2-1 e 2-2), e o Varanda deixou pelo caminho o Qatar (1-0 e 0-1) vencendo por 5-4 nas grandes penalidades.
A prova, que contou com a participação de 24 equipas, enquadra-se no calendário competitivo da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) e foi disputada durante a primeira fase em três grupos de oito equipas, no sistema todos contra todos, a uma volta.
Os dois primeiros classificados mais os dois melhores terceiros lugares transitaram para as quartas-de-final.
Resultados dos jogos da primeira-mão das meias-finais:
Sábado, 14 de Setembro, Estádio da Várzea:
Varanda 1 - Qatar 0
Domingo, 15 de Setembro, Estádio da Várzea:
Brasil 2 - Achadinha 1
Resultados e jogos da segunda mão das meias-finais:
Sábado, 21 de Setembro, Estádio da Várzea:
Achadinha 2 - Brasil 2
Domingo, 22 de Setembro, Estádio da Várzea:
Qatar 1 - Varanda 0 (4 - 5 nas grandes penalidades).
OM/CP
Inforpress/Fim
Nova Sintra, 03 Out (Inforpress) – Os dirigentes e treinadores das equipas de futebol na Brava temem a não realização do campeonato regional 2024/2025, no município, tendo em conta que algumas equipas não estão com condições de arcar com as despesas.
Em declarações à Inforpress, o dirigente da equipa do Coroa, João Baptista Rodrigues, salientou que actualmente na ilha, se as equipas não tiverem como gratificar ou remunerar os jogadores, mensalmente ou anualmente, o clube corre o risco de ficar sem atletas e assim não conseguirão competir.
No entanto, disse esperar que o campeonato se realize e prometeu tudo fazer para a participação do seu clube na competição.
Segundo sublinhou ainda que Brava não pode ficar de fora e ser vista como uma ilha inferior nesta modalidade, em relação às outras.
“Agora ninguém quer jogar por amor à camisola, pois se não houver prémio de assinatura, remuneração ou outros incentivos, os jogadores não irão jogar. Na Brava a única equipa que melhor tem gerado uma receita considerável é o clube de Morabeza, os restantes são os próprios dirigentes, com algumas ajudas, que têm se esforçado para manter o clube”, realçou.
Mas, garantiu que o Coroa tem condições para participar na competição deste ano e disse esperar que a prova realize.
Por seu turno, o treinador do Morabeza, Ney Loko, mostrou-se preocupado, tendo em conta que até o momento as equipas não começaram a fazer as suas inscrições na associação, mas afirmou que os dirigentes e as equipas têm de estar ciente da realidade actual do futebol, realçando que os jogadores não jogam sem um vencimento.
Antigamente, disse que jogavam por vontade, ou seja, por amor à camisola, todavia, admitiu que agora esta realidade mudou e os dirigentes estão a trabalhar no impacto da não realização do campeonato regional na ilha, o que considerou ser muito grave.
‘’Se o campeonato não se realizar este ano, seria um erro muito grave, pois teremos problemas em reerguer a competição nos próximos anos. Eu propriamente pensei até em desistir de treinar as equipas, mas reflecti melhor e vi que com o meu contributo a Brava pode ir mais longe, nesta modalidade ", frisou.
Conforme salientou, sempre fez de tudo para que as equipas da Brava tenham uma boa prestação a nível regional e nacional, por isso, apelou aos dirigentes, sócios e simpatizantes a unirem-se e não deixarem o campeonato regional parar.
DM/JMV
Inforpress/fim
Porto Novo, 03 Out (Inforpress) – O presidente do Clube Sportivo Marítimo do Porto Novo, Hernany Santos, afastou hoje a possibilidade de se candidatar ao cargo nas eleições dos órgãos sociais deste clube marcadas para 26 de Outubro.
Hernany Santos, contactado pela Inforpress, alegou a necessidade de se dedicar mais à sua pessoa e à família para fundamentar a decisão de não se recandidatar ao cargo nas próximas eleições dos órgãos directivos do clube, em finais do mês em curso.
“Infelizmente não vou me recandidatar. Estou a sair para poder me dedicar mais à minha pessoa e à família”, sublinhou Hernany Santos, que chegou à presidência do Marítimo em Janeiro deste ano, na sequência da renúncia do então presidente Horson Pires, eleito em Maio de 2022.
Horson Pires alegou “motivos pessoais” para renunciar ao cargo, tendo a presidência do Marítimo sido assumida pelo primeiro vice-presidente Hernany Santos.
O exercício do cargo do actual líder maritimista ficou marcado pela perda pelo Marítimo “na secretaria” do título de campeão regional de Santo Antão Sul 2023 – 2024, a favor dos Sanjoanenses.
Os verde-rubros do Porto Novo festejaram a conquista do campeonato regional em Santo Antão Sul, mas na sequência de um protesto dos Sanjoanenses, acabaram por perder o título por utilização irregular de um jogador na prova.
Os maritimistas chegaram a recorrer da decisão do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul para o Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol, que veio a confirmar a decisão da primeira instância.
JM/CP
Inforpress/Fim
Porto Inglês, 01 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal do Maio inaugurou hoje o polidesportivo da localidade de Morro, uma infraestrutura que segundo a edilidade vai criar uma dinâmica desportiva e cultural no povoado.
Orçado em 14 mil contos, com financiamento da edilidade maiense, o novo polidesportivo do Morro, segundo o presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, vai permitir a realização de actividades recreativas e culturais.
“Assumimos o compromisso com a população do Morro e esta infraestrutura vai criar uma dinâmica não só neste povoado, como também nesta região Porto-Inglês-Morro-Calheta-
Segundo o edil, a inauguração do polidesportivo do Morro faz parte do investimento da câmara municipal de mais de 200 mil contos em infraestruturas desportivas, com destaque para as obras do estádio municipal e dos campos relvados de Calheta e Barreiro.
O acto de inauguração do polidesportivo de Morro foi presidido pelo ministro da Cultura, Augusto Veiga, que destacou a qualidade da infraestrutura que, além do desporto, como disse, vai permitir potencializar a parte cultural da localidade.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) - A Associação dos Treinadores de Andebol de Cabo Verde (ATAC) vai estar oficializada antes do final do ano, com o objectivo de unir a classe e criar oportunidades a nível da carreira.
A informação foi avançada à Inforpress por Juari Nobre, mentor desta iniciativa, acrescentando que o objectivo passa igualmente pela promoção de mais união entre os treinadores
“A seleção principal de Cabo Verde tem sido dirigida por estrangeiros e nós queremos ter oportunidade”, perspectivou Juary Nobre, que é treinador da selecção nacional masculina sub-18.
Para isso, avançou, os treinadores, através da ATAC, precisam ter mais força dentro da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), com um plano anual de formação e capacitação contínua.
“Isto para termos alguns treinadores de nível III e IV, quiçá master, para que também possam ser capazes de integrar as selecções nacionais, mesmo que seja na qualidade de treinador-adjunto”, esclareceu.
Em relação à criação da associação, informou que os estatutos já estão elaborados e que, em breve, vão reunir-se em assembleia constituinte para a formalização da mesma.
“Neste momento já contamos com 41 associados de todas as ilhas e regiões desportivas do país”, acrescentou Juary Nobre, que também comanda a equipa Os Madrugadores do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
OM/AA
Inforpress/Fim
Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) - As equipas da primeira divisão do futebol da região desportivas de Santiago Sul já começaram a preparar a nova época, que será marcada pela ausência do Desportivo da Praia.
Este clube, um histórico desta região desportiva, vai esta temporada jogar pela primeira vez na segunda divisão.
A equipa dos Travadores, que se reforçou para esta nova temporada futebolística, foi a primeira a iniciar os trabalhos, sob o comando do técnico Mundinho, que transita da época passada.
O defesa central Williams (ex-Boavista da Praia), o médio Sissoko (ex-Celtic) e o atacante Tidjon (ex-Boavista da Praia) são os destaques do novo plantel da formação encarnada da capital.
Ainda esta semana, Sporting, Celtic, Bairro, Boavista e Académica devem iniciar os treinos, uma vez que vão participar na sexta edição do Gaft Cup, torneio de preparação, previsto para o dia 09 de Outubro.
O regional de futebol de Santiago Sul, época 2024/2025, perspectiva-se muito renhida, uma vez que a região desportiva vai ter dois representantes no campeonato nacional.
O Boavista da Praia vai fazer a defesa do título na qualidade de campeão nacional, pelo que Santiago Sul ganha direito a mais um representante no campeonato de Cabo Verde.
OM/AA
Inforpress/Fim
Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – As obras de construção de duas placas desportivas vão ser lançadas hoje no município do Porto Novo, em Santo Antão, totalizando quatro infra-estruturas desportivas lançadas em apenas dois meses pela autarquia local.
Uma nota da autarquia a que a Inforpress teve acesso confirmou para hoje o lançamento das obras de construção das placas desportivas na Ribeira dos Bodes e em Jorge Luís, no interior do município do Porto Novo, infra-estruturas que visam responder a “uma reivindicação dos jovens” dessas localidades.
Nos princípios de Agosto, a equipa camarária lançou as obras do polivalente em Alto São Tomé, na cidade do Porto Novo, tendo ultimamente lançado as obras de mais uma placa desportiva, desta feira em Companhia, no Planalto Leste.
Nestes dois meses, são quatro espaços desportivos lançados pelo executivo, que diz ter investido nos últimos anos mais de 40 mil contos na infra-estruturação desportiva no município do Porto Novo.
A câmara do Porto Novo consignou no domingo, 29 de Setembro, as obras de construção do pavilhão desportivo coberto na cidade do Porto Novo.
JM/AA
Inforpress/Fim
Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – A nova relva sintética destinada ao Estádio Municipal do Porto Novo, em Santo Antão Sul, começou esta segunda-feira a ser instalada, devendo os trabalhos ficar concluídos em Novembro, segundo a previsão da autarquia porto-novense.
Além da instalação de uma nova relva, fabricada em Portugal, o Estádio Municipal está ainda a receber trabalhos de manutenção dos balneários e da cobertura da tribuna.
Estas intervenções, iniciadas em finais de Agosto e com um período de execução de três meses, estão orçadas em 35 mil contos.
A região desportiva de Santo Antão Sul dispõe apenas de um campo relvado para as competições oficiais (Estádio Municipal), facto que tem levado os agentes desportivos a pedirem a construção de, pelo menos, mais um campo, desta feita na vila da Ribeira das Patas.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Porto Novo, 30 Set (Inforpress) – A longevidade das competições de futsal em Santo Antão Sul, com quase duas décadas, trouxe "Porto Novo para o mapa dos desportos de salão em Cabo Verde" e faz deste município "uma referência nacional" nesta modalidade.
Quem o diz é o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, segundo o qual, este município tem a maior longevidade em Cabo Verde no que tange às competições de futsal, que começaram com a realização da copa de futsal local, que vai já na sua décima oitava edição.
"Se não fosse a epidemia de covid 19 já estaríamos na vigésima edição", referiu este autarca.
Aníbal Fonseca, que falava, este domingo, no acto de consignação das obras do pavilhão desportivo coberto do Porto Novo, avançou que esta região desportiva é uma referência em Cabo Verde a nível do futsal, com "praticantes de grande qualidade", mas também com "fortes tradições" nas modalidades de basquetebol, voleibol, andebol e do karaté.
Esta infra-estrutura desportiva, que ficará pronta dentro de um ano, vai trazer Porto Novo para o mapa das competições nacionais e internacionais, uma vez que o polidesportivo foi concebido para tal, avançou o edil porto-novense.
O pavilhão desportivo coberto vai ser erguido no sítio onde se encontra o recinto 5 de Julho, o mais antigo espaço desportivo existente no município do Porto Novo, que tem sido também um espaço muito utilizado na promoção de eventos culturais.
Esta decisão da autarquia tem gerado alguma polémica, com os agentes desportivos a mostrarem-se contra a demolição do recinto, alegando que Porto Novo tem espaços de sobra para a construção do polidesportivo coberto.
JM/ZS
Inforpress/Fim