Desporto


21-06-2024 19:35

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – As meias-finais da Taça de Cabo Verde vão ser disputadas nos dias 02 e 03 de Julho e a final a 05 do mesmo mês no estádio Marcelo Leitão, no Sal, informou hoje a FCF.

Em comunicado, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) esclarece que essa decisão deveu-se a razões de transporte que levou ao não cumprimento do calendário previamente estabelecido. 

Assim, no dia 02 de Julho o Mindelense (São Vicente) joga contra o Paulense de Santo Antão Norte e no dia seguinte a Académica da Praia medirá forças com a Palmeira do Sal.

A FCF informa ainda que a final do campeonato nacional, que estava marcado para 05 de Julho, Dia da Independência, vai ser disputada no dia 13 às 15:30, no estádio nacional, na cidade da Praia.

De referir que a ilha do Sal recebe, este fim-de-semana, os jogos da primeira mão das meias-finais do campeonato nacional de futebol com os semifinalistas Académico do Aeroporto do Sal, Palmeira, Derby e Boavista da Praia.

No sábado, 22, às 16:00, no estádio Marcelo Leitão, o Académico do Sal joga com o Derby de São Vicente e no domingo, 23, o Palmeira recebe o Boavista da Praia.

OM/HF

Inforpress/Fim 

21-06-2024 18:41

Cidade da Praia, 21 Jun. (Inforpress) – A dupla cabo-verdiana de voleibol feminino de praia, constituída pelas irmãs Janine e Ludmila Varela, venceu esta tarde as ilhas Maurícias no torneio olímpico em Marrocos, de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris’2024 e qualifica-se para as quartas-de-finais.

Esta foi a segunda vitória da equipa cabo-verdiana, vencedora do Torneio da Zona II Africana, depois de eliminar na quinta-feira a sua congénere do Níger (2-0), pelo que vai jogar no sábado em jogo de acesso às meias-finais do Continental Cup de Beach Volley.

Para se apurar para Paris’2024 e integrar o “Team Cabo Verde”, a dupla cabo-verdiana terá de sair vencedora neste torneio qualificativo de Marrocos.

Cabo Verde conta neste momento com quatro atletas qualificados para Paris’2024, designadamente o atleta Samuel Freire (maratona), os pugilistas David Pina (51Kg) e Nancy Moreira (66kg) e o esgrimista Victor Alvares

O COC deposita ainda esperanças em atletas com qualificação pendentes,  como Djamila Correia e Silva, no judo, e dos nadadores Jayla Pina, nos 100 metros bruços, e Troy Pina, nos 50 metros freestyle.  

Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 26 de Julho a 11 de Agosto e tem assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos Nacionais a competirem em 28 desportos olímpicos.

SR/JMV

Inforpress/Fim

21-06-2024 18:19

Espargos, 21 Jun (Inforpress) – A ilha do Sal recebe, este fim-de-semana, os jogos da primeira mão das meias-finais do campeonato nacional de futebol com os semifinalistas Académico do Aeroporto do Sal, Palmeira, Derby e Boavista da Praia.

No primeiro jogo da 1ª mão das meias-finais do campeonato nacional, que acontece no sábado, 22 de Junho, às 16 horas no estádio Marcelo Leitão, o Académico do Aeroporto do Sal, vencedor do Grupo "A" com 10 pontos, enfrentará o Futebol Clube Derby de São Vicente, melhor 2º classificado entre todos os grupos, com 11 pontos.

Já para domingo, espera-se o segundo jogo desta 1ª mão das meias-finais com o Grupo Desportivo Palmeira a receber o Boavista Futebol Clube da Praia, as duas equipas que ainda não sofreram qualquer derrota no campeonato.

O Palmeira, campeão nacional em título, foi o vencedor do Grupo "B", com 12 pontos, fruto de três vitórias, três empates e nenhuma derrota. Já o Boavista da Praia venceu o Grupo "C" com 16 pontos, foi a equipa que mais pontuou e teve mais vitórias, totalizando 5 vitórias e 1 empate.

O jogo entre o Académico e o Derby vai ser dirigido por um quarteto de árbitros, liderado por Hermógenes Fernandes, tendo como assistentes João Pires e Miguel Barbosa (Fogo) e Henrique de Pina actuará como quarto árbitro.

No jogo de domingo, entre Palmeira e Boavista da Praia, o quarteto é composto por por uma equipa de São Vicente, tendo como árbitro principal, Olavo Lopes, assistido por Benedito dos Santos e Carlos Monteiro, sendo que o quarto árbitro ficou a cargo de Manuel Gomes.

De recordar que os jogos da segunda mão estão agendados para o próximo fim-de-semana, 29 e 30, e a grande final acontece no dia 05 de Julho no estádio nacional na cidade da Praia

NA/HF

Inforpress/Fim

21-06-2024 16:29

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – A atleta cabo-verdiana, residente nos EUA, Ariane Morais já tem licença internacional para representar Cabo Verde no Campeonato Africano de Atletismo, que se realiza de 21 a 26 do corrente no Estádio Olímpico de Douala, Camarões.

“Finalmente, desenlace feliz para a conceituada lançadora cabo-verdiana residente nos Estados Unidos, Arianne Morais. A partir de hoje, luz verde para se juntar e reforçar a equipa nacional já instalada em Douala, República dos Camarões”, avançou a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, que deposita grande esperança nesta atleta de lançamento de dardo.

Arianne Morais vai a Camarões em busca de qualificação Olímpica para Paris’2024.

Medalhista de ouro no campeonato europeu sub-18 de 2016, norueguesa de origem cabo-verdiana e especialista no lançamento de dardo e peso, Morais manifestou-se disponível para competir por Cabo Verde nas competições internacionais.

Arianne Morais tem ainda no seu curriculum o título de medalhista de ouro no campeonato norueguês sub-17, de 2015, nas disciplinas do lançamento de dardo e arremesso de peso, tendo feito a sua estreia universitária na Universidade da Flórida (EUA) durante a temporada de 2021 na categoria de lançamento de dardo, terminando em segundo lugar com a marca de 55,13 metros.

No seu palmarés, conta ainda com o título de vencedora no lançamento de dardo com 57,38 metros no 63º Annual Mt. SAC Relays e segundo lugar com 53,82m em 2023 no lançamento de dardo no “Desert Heat Classic” e terceiro posicionado na prova do lançamento de dardo com 49,19 metros na “Conference USA Championships”, em 2022.

O Campeonato Africano de Atletismo, entretanto, começa a ser disputado hoje, com o “sprinter” cabo-verdiano Ronaldinho Oliveira Cabral a estrear-se nas eliminatórias dos 100 metros.

Já na disciplina do fundo, o país vai estar representado pelo atleta internacional cabo-verdiano Arthur Fortes.

SR/HF

Inforpress/Fim

21-06-2024 15:06

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) - O campeão do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul, em sénior masculino, vai ser conhecido no sábado, 22, no sétimo e último jogo do play-off da final, a disputar-se entre o Prédio e o ABC.

As duas equipas estão empatadas na serie (3-3), que é decidida sistema a melhor de sete jogos, conforme o regulamento da Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul.

A única certeza é que as duas formações vão ser os representantes de Santiago Sul no campeonato de Cabo Verde da modalidade, uma vez que o Prédio, na qualidade de campeão nacional, terá que fazer a defesa do título.

Nas meias-finais, a formação de Achada Santo António [Prédio], eliminou o Bairro, enquanto que o ABC deixou pelo caminho o Revolution.

O regional de Santiago Sul época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias das equipas Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase do play-off as quatro melhores classificadas.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) joga com o quarto (Bairro), e segundo (ABC) defronta o terceiro classificado (Revolution).

Na classificação final da fase preliminar o Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolution (38), Bairro (34), Veteranos (32), São Filipe (30), Guardiões (26), Achadinha (18) e Maracanã (desclassificado).

OM/AA

Inforpress/Fim

21-06-2024 12:29

Ribeira Grande, 21 Jun (Inforpress) – A Escolinha Pinhão, na costa leste do concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, criou o projecto “Bola no Pé, Caderno na Mão” como forma de incentivar os atletas a se dedicarem mais aos estudos. 

Segundo o vice-presidente da agremiação, Vanderzé Pires, a escolinha foi criada no pós-pandemia e a ideia surgiu porque muitas crianças da localidade de Pinhão jogam à bola no caminho.

“Comecei a observa-los e constatei que havia ali muitos talentos.  Nisso resolvi criar este projecto para trabalhar com essas crianças”, salientou, indicando que no início eram nove meninos dos 08 aos 09 anos, e hoje já são 74 atletas, dos quais 22 do sexo feminino.

Conforme Vanderzé Pires, o projecto da escolinha está voltado para a educação dos atletas, e, em parceria com os pais, ensinam não só o futebol, mas também “impulsionam” os mesmos a se dedicarem mais aos estudos.

E os resultados, segundo o vice-presidente da Escolinha Pinhão, estão sendo “muito satisfatório”, tanto na prática da modalidade, como no aproveitamento escolar dos atletas.

“A maiorias das nossas crianças têm evoluído muito bem nos estudos, mas temos outras crianças que nem por isso, até porquê, o nível de aprendizagem não é igual, depende de pessoa para pessoa”, frisou a mesma fonte.

“Uns que aprendem mais rápido e outros mais devagar, no entanto, o importante é que mesmo assim não desistimos deles e mostramos que são capazes mesmo aprendendo no tempo deles”, concretizou.

Vanderzé Pires contou inda que já participaram em algumas competições e classificaram-se na segunda posição, e que, em parceria com algumas pessoas conseguiram dar “uma nova cara” à placa desportiva de Pinhão e torna-la “mais atrativa”.

“Queria deixar um apelo ao poder local para acolher mais as escolinhas, porque não temos nenhum tipo de apoio do mesmo e o nosso projecto é de suma importância”, finalizou o mentor do projecto “Bola no Pé, Caderno na Mão”.

LFS/AA

Inforpress/Fim

20-06-2024 21:52

Cidade da Praia, 20 Jun. (Inforpress)A capitã da selecção cabo-verdiana de futebol feminino, Evy Pereira, encontra-se de férias no país, tendo sido recebida pelo ministro do Desporto, Carlos Monteiro, a quem partilhou um projecto para promover a educação nos bairros através do desporto.

O governante, de acordo com uma publicação do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), transmitiu que o Executivo “está totalmente comprometido em ser um parceiro de excelência nesta jornada”.

“No encontro, foram abordados não só a questão do futebol feminino, mas também o papel crucial que os jovens atletas desempenham no desenvolvimento do nosso país fora do campo”, reforça a publicação.  

Carlos do Canto Monteiro parabenizou a atleta pelo título conquistado e pelo sucesso de mais uma época desportiva em Portugal, onde milita no futebol profissional, já que se destacou como uma das peças mais importantes do Racing Power FC, que conquistou o título de campeã da II divisão de Portugal, e obviamente ajudou a equipa a subir  à primeira divisão.

SR/JMV

Inforpress/Fim

20-06-2024 17:37

Cidade da Praia, 20 Jun (Inforpress) - As equipas do Atlético (São Vicente) e Super Estrelas (Santo Antão) inauguram a edição de 2024 do Campeonato de Cabo Verde em andebol feminino, que vai ser realizado de 10 a 18 de Julho, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte.

Segundo avançou hoje a Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), ainda a contar para a primeira jornada, estarão frente a frente, as campeãs regionais de Santiago Norte da Graciosa (Tarrafal) e os detentores do título nacional e de Santiago Sul do ABC.

Já a formação do Girassol, a segunda equipa da região desportiva de Santiago Sul, fica isenta na ronda inaugural, para entrar em cena na jornada segunda, ante a congénere de Super Estrelas de Santo Antão, em jogo que sucede o Atlético - Graciosa.

De acordo com o regulamento anunciado pela FCA, as quatro primeiras equipas apuram-se às meias-finais, com o primeiro a jogar com o quarto posicionado, ao passo que na outra semifinal defrontam-se o segundo e o terceiro classificados.

O campeonato de Cabo Verde de andebol em séniores femininos, temporada 2023/2024, vai ser disputado por cinco equipas em representação de Santo Antão, São Vicente, Santiago Sul (duas, por ser a região cuja equipa, ABC, detém o título conquistado na temporada transacta) e Santiago Norte.

Já a nível do Campeonato Nacional de Andebol Sénior Masculino 2023/2024 já se sabe que será realizado na ilha do Sal, de 22 a 27 de Julho, com a organização a ser atribuída à Associação Regional de Andebol do Sal.

SR/CP

Inforpress/Fim

20-06-2024 17:02

Cidade da Praia, 20 Jun (Inforpress) - A dupla cabo-verdiana de voleibol de praia feminina iniciou hoje em Marrocos a sua participação no torneio qualificativo para Jogos Olímpicos Paris’2024 com uma vitória de 2-0 (21-12 e 21-07), sobre a congénere do Níger.

Segundo avançou o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), com esta vitória a dupla cabo-verdiana, constituída pelas irmãs Ludmila e Janice Varela, campeã da Zona II Africana, volta a competir na sexta-feira, 21, desta feita diante da sua similar das Maurícias nesta que é a última janela de qualificação olimpica’2024.

Para se apurar para Paris’2024, e integrar o “Team Cabo Verde”, a dupla cabo-verdiana terá de sair vencedora neste torneio qualificativo de Marrocos.

Ainda em Marrocos Cabo Verde está a competir no Campeonato Africano por uma vaga nos Jogos Olímpicos, na modalidade de atletismo, na disciplina do lançamento de dardo com a atleta Ariane Morais.

Cabo Verde conta neste momento com quatro atletas qualificados para Paris’2024, designadamente o atleta Samuel Freire (maratona), os pugilistas David Pina (51Kg) e Nancy Moreira (66kg) e o esgrimista Victor Alvares.

O COC deposita ainda esperanças em atletas com qualificação pendentes como Djamila Correia e Silva no judo, e nos nadadores Jayla Pina nos 100 metros bruços e Troy Pina nos 50 metros freestyle.

Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 26 de Julho a 11 de Agosto e têm assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos Nacionais a competirem em 28 desportos olímpicos.

SR/CP

Inforpress/Fim

20-06-2024 16:29

Porto Novo, 20 Jun (Inforpress) – O presidente do Clube de Futebol Sanjoanenses disse hoje que as últimas duas épocas foram “históricas” para esta instituição desportiva, que conquistou dois campeonatos regionais, uma taça Porto Novo, uma supertaça e um torneio de abertura.

Pedro Cruz disse à Inforpress que o seu mandato de dois anos, que está no fim, foi “histórico” para este clube, já com 40 anos de história.

O presidente dos azuis da Ribeira das Patas reafirmou a decisão de não se recandidatar ao cargo, mas disse não ter “dúvidas” de que aquilo que o clube conquistou nos últimos dois anos “vai ficar na história” desta agremiação desportiva, destacando o envolvimento dos dirigentes, mas também da comunidade e dos sócios e amigos do clube em Cabo Verde e na diáspora.

“O nosso mandato vai ficar na história dos Sanjoanenses, com a conquista de vários títulos. Temos resultados desportivos, temos algum património, também temos responsabilidades financeiras, mas continuamos a contar com o apoio de todos”, sublinhou o líder dos azuis, para quem o sucesso desportivo deveu-se também ao facto de os Sanjoanenses terem contado com uma equipa técnica prestigiada, comandada por Gunga Fonseca.  

A nível nacional, a actuação dos Sanjoanenses nas competições (taça e campeonato) não teve o sucesso que se esperava, no dizer do presidente do clube, que adiantou que o objectivo, inicialmente traçado, era chegar às meias-finais.

“Primeiro, houve aquele impasse na definição do campeão, o que acabou por criar alguma instabilidade e estressar o grupo de trabalho. Segundo, os Sanjoanenses integraram um grupo extremamente forte. Mas, mesmo assim, acredito que Santo Antão Sul esteve dignamente representado”, avançou ainda.

Segundo Pedro Cruz, o subsídio da Câmara Municipal do Porto Novo atribuído aos Sanjoanenses pela conquista do título ficou aquém do esperado, informando que os azuis receberam da edilidade 80 contos, enquanto que campeões de outras regiões, como São Vicente, Sal e Santiago Sul, recebem subsídios que chegam a centenas de contos. 

“Não exigimos que o campeão regional receba 300, 400 e 500 contos de subsídio de campeão como acontece em outras regiões, mas há necessidade de se repensar os valores que são atribuídos às equipas que representam Santo Antão Sul nas provas nacionais”, vincou, lamentando que os Sanjoanenses não tenham tido o apoio merecido das entidades públicas “que tem a obrigação de fazer mais para o futebol”.   

Em declarações à Inforpress, Pedro Cruz falou da qualidade do futebol em Santo Antão Sul que, na sua opinião, "deve melhorar", propondo para isso a criação de mais competições e a criação de uma segunda divisão para trazer mais competitividade a este desporto.

O líder dos Sanjoanenses defende também a realização de um campeonato regional a nível de toda a ilha de Santo Antão, mas com dois representantes no campeonato nacional.

Há, no seu entender, o desafio da sustentabilidade financeira dos clubes em Santo Antão Sul, que deve merecer a atenção da associação regional de futebol e do poder público.

“A Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul deve organizar-se melhor para poder ajudar os clubes a ultrapassar os desafios. A Câmara Municipal do Porto Novo deve melhorar os apoios. Se fizermos as contas, chegamos à conclusão de que temos estado a regredir”, adiantou Pedro Cruz, para quem a autarquia terá de repensar os valores dos subsídios que, a seu ver, têm estado muito aquém das expectativas.

Este dirigente desportivo voltou a defender a “discriminação positiva” para os clubes do interior da região, que têm despesas adicionais em relação aos clubes da cidade do Porto Novo, tendo destacado o facto de os Sanjoanenses, somente em transporte dos atletas (Ribeira das Patas - cidade do Porto Novo) terem uma despesa mensal à volta de 50 contos.

Uma outra questão abordada teve a ver com a situação do Estádio Municipal do Porto Novo, cuja relva e balneários estão degradados e lembrou que os clubes, no início da época 2023 – 2024 decidiram que não haverá campeonato na próxima temporada caso não seja substituída a relva e feitas melhorias nos balneários.  

“Trata-se de um problema nacional que deve merecer a atenção da câmara municipal e do Governo, mas acredito que a situação se vai resolver. Caso contrário, a decisão dos clubes vai prevalecer”, finalizou.

JM/HF

Inforpress/Fim 

20-06-2024 14:04

Mindelo, 20 Jun (Inforpress) - A quarta edição do Campus Aminga, que oferece formação e oportunidades aos jovens através do desporto e educação, arranca no próximo dia 21 de Julho, em São Vicente, com 85 participantes, dos quais cinco são de outras ilhas.

Esta informação foi avançada em nota à Inforpress pela coordenadora do projecto Aminga em Cabo Verde, Elisabete Gomes.

De acordo com a mesma fonte, o campus vai decorrer até a 27 de julho, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Mindelo, pelo que a organização está a finalizar os detalhes para que o tudo decorra “da melhor maneira possível”.

“Para além de treinamento na modalidade pretendida como andebol, basquetebol e voleibol e aulas teóricas de inglês, informática, artes, direitos humanos, preparação para carreira e teambuilding (técnicas usadas para fortalecer relações de grupo ou em equipa), eles praticam Yoga, são avaliados em termos comportamentais e têm direito à alimentação durante toda a semana de campus”, adiantou.

Também haverá aulas de fotografia ministradas por uma profissional nacional Queila Fernandes, e outra internacional, Fx Rougeot.

Este ano, acrescentou a mesma fonte, além de São Vicente, o campus terá dois participantes de Santo Antão, dois de Santiago e um do Sal, fruto de uma parceria com o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ) e o Ministério do Desporto e Juventude.

Conforme Elisabete Gomes, a chegada do staff internacional à ilha de São Vicente está prevista para o dia 17 de Julho para que, no dia 18, possam realizar o encontro e preparar o início do campus na Escola Salesiana.

Na manhã do dia 19 será realizado um teste de inglês para nivelar os participantes para as aulas de inglês e, no sábado à tarde, dia 20, haverá um encontro entre o staff do Aminga, com os pais e encarregados de educação e os participantes do campus.

“Este encontro tem como objectivo fazer a apresentação do staff, do conteúdo programático do campus, dos procedimentos, esclarecimento de dúvidas e anúncios diversos”, reforçou acrescentando que após a semana de treinamento, será realizada no dia 28 de julho, uma cerimônia de encerramento para premiação dos participantes e agradecer os nossos patrocinadores e parceiros.

O campus é promovido pela organização não governamental AMINGA-Youth Sports Development Program (Programa de Desenvolvimento do Desporto Juvenil) com sede em Miami, Estados Unidos da América, e certificada como organização cooperativa estrangeira sem fins lucrativos em Cabo Verde.  

Vai decorrer com o apoio do Comité Olímpico Cabo-Verdiano, do Instituto do Desporto e da Juventude, da Fundação Benfica, Escola Salesiana de Artes Ofícios do Mindelo, Ministério da Cultura e Indústrias Criativas entre outros parceiros.

CD/AA

Inforpress/Fim 

20-06-2024 13:12

Sal Rei, 20 Jun (Inforpress) - O Torneio do Município de Futsal Masculino e Feminino abriu as competições do programa do Município e Santa Isabel, esta quarta-feira 19, com o confronto entre as equipas masculinas Vikings de Sal Rei e Dream Team de Rabil.

O torneio conta com 14 equipas masculinas que vão enfrentar-se na fase de grupos em dois grupos de quatro equipas e dois grupos de três equipas, enquanto que até o momento apenas três equipas femininas estão inscritas no torneio que vai até o dia 29 de Junho.

Após o apito final no Polivalente Djidjung, deu-se início também no mesmo dia no Pavilhão Municipal Seixal ao Torneio do Município de Andebol Masculino, onde participam as três equipas federadas da ilha da Boa Vista, nos dias 19 e 21 de Junho.

Segundo o director do Desporto da CMBV, Heldon Lopes, além dos torneios de Futsal e Andebol, as Festas comemorativas do Município da Boa Vista e Santa Isabel 2024 têm um leque enorme de competições como Teqball, Boxe, Karaté, Final do Torneio Inter-Povoações, “Município pedala 2024”, Taça Município Basquetebol, Beach-Volley, Atletismo 100 e 200 metros, Corrida de Estrada 10 e 5km, Natação em Águas abertas 1 km, Djeu na Bross, Ténis de Mesa, Torneio Quadrangular de Veteranos, Jogo de Tacada, Pesca Artesanal, Skimboard Júnior, Regata de bote à remo e à vela, Natação Curta Distância, Corrida de Burros e de Cavalos.

O mesmo adiantou que as modalidades colectivas vão receber taças e as individuais vão receber prémios monetários e trofeus.

Heldon Lopes terminou, dizendo que de todas as modalidades do programa de celebração, o Futsal, a Corrida, a Regata, e a Corrida de Cavalos por ser no dia do município “tem mais envolvência”, pois as pessoas vêm dos povoados em clima de festa.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60