Desporto


21/10/24 19:21

Ribeira Grande, 21 out (Inforpress) – A equipa do Santo Crucifixo vai jogar as competições em Santo Antão Norte com os pés no chão e uma equipa 60% mais barata em relação a época transacta, garantiu hoje o presidente Arnaldino Rodrigues.

Perspectivando o arranque da época futebolística 2024/2025, na Região Norte de Santo Antão, o presidente da equipa da União Desportiva de Santo Crucifixo, Arnaldino Rodrigues, disse em declarações à Inforpress que para a presente temporada o seu combinado resolveu colocar os “pés no chão” e montar uma equipa mais barata, mas competitiva.

“Algo que tem vindo a acontecer é a criação de uma equipa com ´grandes valores` o que, depois, cria muitas dificuldades em honrar os compromissos. Desta vez, como presidente, resolvi colocar os pés no chão e fiz uma equipa com um orçamento 60% (por cento) mais barato do que o ano passado”, informou.

Segundo a mesma fonte, quando se fala da equipa do Santo Crucifixo os atletas pensam logo em dinheiro o que, considerou, acaba por criar algum constrangimento na montagem do plantel, visto que muitos dos jogadores ficam à espera até a último momento das inscrições, ambicionando propostas vantajosas de outros clubes, antes de preencher as fichas, na expectativa de conseguir alguma compensação financeira.

Arnaldino Rodrigues, que vai completar um ano a dirigir o clube, assegurou que, não obstante, a redução do orçamento para a época 2024/2025, o plantel da equipa da União Desportiva de Santo Crucifixo, que é formado por vinte e seis jogadores e uma equipa técnica de quatro elementos, foi montado para ser uma equipa competitiva para disputar os títulos oficiais.

“Este ano resolvemos responder às reivindicações de muitos adeptos e trazer alguns jogadores para casa, valorizando os atletas da nossa freguesia e deixando a prática de ir buscar jogadores no município do Paul e em outras zonas de Santo Antão”, explicou.

A equipa do Santo Crucifixo, com dez de anos de existência, venceu o primeiro campeonato logo no ano de estreia nas competições oficiais, conta com dois títulos nacionais como as maiores provas (taça e supertaça de Cabo Verde) e para a presente temporada será dirigida pelo novo técnico Nelson Delgado, mais conhecido por “Mantcha”.

Segundo a Associação de Futebol de Santo Antão Norte (ARFSAN), as provas oficiais 2024/2025 iniciam no dia 02 de Novembro, com o torneio de abertura.  

 

EL/JMV

Inforpress/Fim

21/10/24 09:55

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) - O Boavista da Praia vai iniciar a defesa do título de campeão de Santiago Sul, do primeiro escalão, defrontando o Relâmpago, conforme o calendário divulgado pelo organismo que dirige o futebol nesta região desportiva.

O campeonato arranca no dia 31 de Outubro, no Estádio da Várzea, com o jogo entre o Celtic e a Fiorentina.

A ronda inaugural é marcada pelo derby entre os Travadores e o Sporting da Praia, a acontecer no sábado, 02 de Novembro.

Ao todo são 12 equipas e os jogos serão disputados no sistema de todos contra todos a duas voltas.

No entanto, a época inicia-se no dia 26 de Outubro com a disputa da Supertaça entre o Boavista e a Académica da Praia.

O campeonato regional de Santiago Sul desta temporada é marcado ainda pela ausência do Desportivo da Praia, que vai, pela primeira vez, evoluir no segundo escalão.

Jogos da primeira jornada:

Quinta-feira, 31/10: Celtic – Fiorentina

Sexta-feira: 01/11: Bairro – São Filipe

Sábado, 02/11: Relâmpago – Boavista e Travadores – Sporting da Praia

Domingo: 03/11: Vitória – Benfica e Ribeira Grande – Académica da Praia.

OM/CP

Inforpress/Fim

20/10/24 21:49

Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) - O Boavista da Praia venceu hoje  os Travadores por 3-1, no desempate por grande penalidades, e conquistou a sexta edição do Gaft Cup, em futebol, na final disputada no Estádio da Várzea.

Numa partida marcada por muita picardia entre os jogadores e as respectivas equipas técnicas, nem parecia um jogo de pré-época, os golos aconteceram todos na primeira parte.

Os Travadores inauguraram o marcador   por intermédio de Evinilson e os axadrezados empataram pelo reforço Hendrick,  que chegou do Palmeira, da ilha do Sal.

O Boavista da Praia sucede assim ao Celtic , que foi o vencedor da edição do ano passado do Gaft Cup.

Este é o segundo troféu da época dos campeões regionais e nacional, dado que na semana passada vencera o "Jogo dos Campeões", ante ao Benfica, campeão do segundo escalão da época passada.

No próximo sábado,28 disputa a Supertaça de Santiago Sul com a Académica da Praia, partida a ser realizada no Estádio da Várzea 

António Furtado, presidente do Gaft Sport, faz um balanço positivo da prova, não bastante alguns constrangimentos que levaram que a final-four fosse realizada na Cidade da Praia.

Inicialmente estava programada para que acontecesse na região desportiva de Santiago Norte.

Os melhores do Gaft Cup 2023

Melhor marcador: Isaías( AJAC -Calheta)

Melhor guarda-redes : Kelvi (Boavista da Praia )

Melhor jogador: Tutucho (Boavista da Praia) 

Vice-campeão : Travadores 

Campeão: Boavista da Praia

OM/JMV

Inforpress/Fim

20/10/24 11:16

Porto Novo, 20 Out (Inforpress) – Ribeira das Patas, no interior do município do Porto Novo, recebe este domingo, 20, uma movimentação desportiva fora de comum com a realização de várias provas no âmbito das comemorações do dia desta vila.

O programa a que a Inforpress teve acesso diz que as atenções vão estar viradas para a realização das corridas de atletismo e de ciclismo, além da final do torneio de futsal, actividades que envolvem dezenas de jovens de todo o município do Porto Novo.

Ribeira das Patas, elevada à condição de vila em 2015, assinala a 22 de Outubro o dia desta urbe, com actividades de cariz cultural, recreativo, desportivo e religioso, sendo de destacar ainda uma noite cultural e uma mostra de sabores, que aconteceram este sábado com a presença dos artistas Anísio Rodrigues, Alyrio e Ary Beatz.

O dia da paróquia São João Paulo II, com sede na Ribeira das Patas, é assinalado também a 22 de Outubro, com a missa solene em honra ao santo padroeiro.  

JM/JMV

Inforpress/Fim  

 

19/10/24 20:44

Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress) - As equipas dos Travadores e do Boavista da Praia são as finalistas da sexta edição do Gaft Cup, cuja final disputa-se no domingo,20, às 15:30, no Estádio da Várzea.

Nos jogos das meias-finais, disputados hoje, os Travadores venceram o Varandinha de Tarrafal por 3-1, no desempate por grandes penalidades, após um empate a uma bola durante o tempo regulamentar.

Quanto aos golos, Bruno marcou para os Travadores, e Ceidy, através de um pontapé de livre, empatou pelos encarnados do Tarrafal de Santiago.

Por seu lado, o Boavista da Praia derrotou os Scorpions de Santa Cruz por 2-1, depois de vir da primeira parte a perder, com golo do avançado Grilo, que aproveitou uma fífia do guarda-redes Kelvi.

Na segunda parte, os campeões regionais e nacional viraram o resultado com tentos do extremo Gato (ex-Vulcanico) e do defesa-central Chibinho.

Para chegar a esta fase, o Varanda venceu o Grupo A e o Scorpions conquistou o Grupo B, cujos jogos aconteceram na região desportiva de Santiago Norte, no Estádio Municipal de Tarrafal.

Em Santiago Sul, o Boavista da Praia ficou em primeiro lugar do Grupo B, enquanto que os Travadores venceram o Grupo A.

O campeão vai substituir o Celtic da Praia, vencedor da edição anterior.

O Gaft Cup é uma competição que serve de preparação para a  nova época futebolística nas regiões desportivas de Santiago Norte e Sul.

Divisão de grupos - Santiago Sul

Grupo A: Académica da Praia, Bairro e Travadores; 

Grupo B: Celtic, Boavista e Sporting da Praia

Divisão de grupos - Santiago Norte

Grupo A: Varandinha, Estrela dos Amadores e Delta FC; 

Grupo B: Grémio Desportivo de Nhagar, AJAC da Calheta e Scorpion Vermelho. 

OM/AA

Inforpress/Fim 

19/10/24 19:38

Sal Rei, 19 Out (Inforpress) – O presidente do Programa Special Olimpics Cabo Verde, Rodrigo Bejarano, informou hoje que a ilha da Boa Vista vai ter apresentação do programa destinado a promover a inclusão de crianças com deficiência.

Bejarano encontra-se na ilha a participar no Fórum de Saúde Familiar 2024, realizado em parceria com a Delegacia de Saúde da Boa Vista, câmara municipal e Delegação do Ministério de Educação.

A ideia, segundo a mesma fonte é trazer o programa desportivo para pessoas com deficiência, que utiliza o desporto como ferramenta de inclusão, e trabalha especificamente com crianças e jovens com deficiência intelectual e necessidades educativas especiais.

O mesmo informou que já estão a criar uma representação na Boa Vista porque querem que aprendam a fazer as actividades específicas do Special Olympics, como por exemplo desportos unificados, que são jogos para pessoas com deficiência intelectual e sem deficiência intelectual.

Rodrigo Bejarano indicou que também querem fazer consultas médicas ao seu público alvo, com grupos de voluntários organizados pelas Special Olympics de cada região, assim como fazem na ilha de Santiago.

“As crianças e as famílias que têm crianças com deficiência intelectual precisam de uma atenção, como toda a população, e acreditamos que o grupo vai ter sucesso, porque estamos muito mentalizados em que podemos introduzir o programa em Boa Vista”, afirmou Rodrigo Bejarano.

Rodrigo Bejarano avançou que o plano de 2024 é diversificar as suas actividades e ter uma representação do programa em cada ilha do país.

Além de Santiago, o Programa Special Olimpics Cabo Verde já esteve na ilha do Sal e agora na Boa Vista com uma programação que inclui criação do núcleo, Fórum de Saúde Familiar e a realização de actividades desportivas.

A organização objectiva ter pais e encarregados de educação informados sobre temas específicos, ter professores de educação física e especialistas da educação inclusiva preparados e motivados para trabalhar com alunos e jovens com deficiência intelectual e necessidade educativa especial.

MGL/AA

Inforpress/Fim

18/10/24 19:10

Cidade da Praia, 18 Out. (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Ginástica reúne-se a 16 de Novembro na, cidade da Praia, em assembleia-geral electiva para a escolha de novos membros dos órgãos sociais.

De acordo com o calendário eleitoral, foi estipulado o dia 26 de Outubro como o prazo limite para a apresentação das candidaturas na sede federativa no pavilhão desportivo Vavá Duarte, ou enviadas pelo correio electrónico, estando agendada a apresentação da lista definitiva para 09 de Novembro.

A presidente da Federação Cabo-verdiana de Ginástica, Lizandra Varela, já tornou público a sua decisão de não se candidatar a mais um mandato, pelo que se prevê uma nova liderança federativa nesta modalidade. 

SR/ZS

Inforpress/Fim

18/10/24 18:55

Cidade da Praia, 18 Out. (Inforpress) – O seleccionador de andebol feminino de Cabo Verde convocou 20 atletas para o estágio de preparação em Portugal, em Novembro, visando a participação no Campeonato Africano das Nações, CAN’2024, na República Democrática do Congo.

De acordo com a lista divulgada hoje pela Federação Cabo-verdiana de Andebol, das 20 convocadas, para este estágio em Rio Maior (Portugal), de 17 a 25 de Novembro, 16 representarão Cabo Verde no 26º Campeonato Africano de Andebol feminino.

Cabo Verde partilha o Grupo A com as selecções nacionais do Congo, do Egipto, da Argélia, do Senegal e do Quénia.

Já a poule é constituída pelas equipas nacionais da Guiné Conacri, dos Camarões, da Angola, da Tunísia, da RD Congo e do Ruanda.

 

Lista das convocadas:

Guarda-redes: Eneida Lopes e Elga Torres.

LW: Marta Coelho, Iliana Semedo e Emilice Rodrigues.

RW: Djenifer Veiga, Adriana Fernandes e Kiara Tavares.

CB: Odete Tavares, Vanessa dos Santos e Honorata dos Santos.

LB: Telma Sanches, Miriam Almeida e  Mayra Almeida.

RB:  Jorgeana Carvalho, Shanice Pereira e Érica Tavares,

P: Gisele Varela, Flávia Fernandes e Maria Silva.

SR/JMV

Inforpress/Fim

18/10/24 13:53

Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) - O seleccionador nacional, Fernando Fernandes, divulgou hoje a lista dos 20 convocados da selecção sénior feminina para o estágio em Portugal, com vista à participação no Campeonato Africano das Nações (CAN´2024).

De acordo com a FCA, o estágio vai decorrer de 17 a 25 do próximo mês de Novembro na cidade portuguesa de Rio Maior, do qual serão dispensados quatro atletas.

O Campeonato Africano de Andebol feminino será disputado de 26 de Novembro a 07 de Dezembro deste ano, em Kinshasa, na República Democrática do Congo.

Além de se conhecer a campeã continental, a competição serve como qualificatória para o Campeonato Mundial de Andebol Feminino e para os Jogos Olímpicos.

Cabo Verde partilha o Grupo A com as selecções nacionais do Congo, do Egipto e da Argélia, do Senegal e do Quénia.

Já a poule B é constituída pelas equipas nacionais da Guiné, dos Camarões, de Angola, da Tunísia, da RD Congo e do Ruanda.

Lista dos convocados: 

Guarda-redes: Eneida Lopes e Elga Torres;

Ponta Esquerda:  Marta Coelho, Iliana Semedo e Emilice Rodrigues;

Ponta Direita: Djenifer Veiga, Adriana Fernandes e Kiara Tavares;

Armador Central:  Odete Tavares, Vanessa dos Santos e   Honorata dos Santos;

Defesa Esquerdo. Telma Sanches, Miriam Almeida e Mayra Almeida;

Defesa Direito:  Jorgeana Carvalho, Shanyce Pereira e Érica Tavares;

Pivô:  Gisele Varela, Flávia Fernandes e Maria Silva.

OM/CP
Inforpress/Fim

18/10/24 11:29

Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) - Varandinha de Tarrafal - Travadores e Boavista da Praia e Scorpions da Calheta são os confrontos das meias-finais (‘final- four’) da sexta edição do Gaft Cup, a disputar-se sábado, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.

A final está agendada para domingo, 20, no mesmo recinto e o campeão vai substituir o Celtic da Praia, vencedor da edição anterior.

Para chegarem a esta fase, o Varanda venceu o grupo A e o Scorpions conquistou a poule B, cujos jogos aconteceram na região desportiva de Santiago Norte, no Estádio Municipal do Tarrafal.

Em Santiago Sul, o Boavista da Praia ficou em primeiro lugar do grupo B, enquanto os Travadores venceram o grupo A.

A prova acontece de 09 a 20 de Outubro nas regiões desportivas de Santiago Norte e Sul e é organizada pelo Gaft Sport.

Divisão  de grupos - Santiago  Sul

Grupo A:  Académica  da Praia, Bairro e  Travadores;

Grupo B: Celtic, Boavista  e Sporting  da Praia

Divisão  de grupos - Santiago Norte

Grupo A: Varandinha, Estrela dos Amadores e Delta FC;

Grupo B: Grémio Desportivo de Nhagar, AJAC da Calheta e Scorpion Vermelho.

OM/CP

Inforpress/Fim

17/10/24 16:59

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O atleta internacional cabo-verdiano Samuel Freire, que recentemente representou Cabo Verde nos Jogos Olímpicos Paris’2024, anunciou hoje o seu regresso ao Sporting Clube de Portugal, depois de três anos em Setúbal.

“É com enorme alegria que anuncio o meu regresso ao grande clube do Sporting. Já se passaram alguns dias desde este momento, mas não poderia deixar de expressar a minha gratidão a todos aqueles que sempre acreditaram em mim e no meu trabalho”, realçou o atleta na sua comunicação.

Campeão de Portugal de corta-mato nos 10 Km, Samuel Freire, atleta originário de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, residente nos últimos anos em Portugal, é recordista nacional da maratona com o tempo de 02 horas 11 minutos e 01 segundo, proeza alcançada na 39ª Maratona de Sevilha (Espanha) e que selou a sua qualificação para Jogos Olímpicos Paris’2024 por quota de universalidade.

Detém ainda o “record” de Cabo Verde nos 5.000 metros, alcançado no “Meeting” de Bruxelas (Bélgica), em Maio último, com a marca de 13 minutos, 55 segundos e 36 centésimas.

É ainda recordista nacional dos 1.500 metros com o tempo de 03 minutos, 45 segundos e 94 centésimos, alcançados em Bilbao (Espanha), em Junho de 2017.

SR/HF

Inforpress/Fim

17/10/24 16:08

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A selecção cabo-verdiana de andebol feminina vai estagiar em Rio Maior (Portugal), de 17 a 25 de Novembro, visando os trabalhos de preparação para o Campeonato Africano de Andebol 2024.

Segundo informações avançadas pela Federação Cabo-verdiana de Andebol, o treinador Fernando Fernandes está prestes a divulgar a lista das atletas convocadas, que representarão Cabo Verde “nesta importante competição”.

O 26º Campeonato Africano de Andebol feminino vai ser disputado na República Democrática do Congo.

Cabo Verde partilha o Grupo A com as selecções nacionais do Congo, do Egipto e da Argélia, do Senegal e do Quénia.

Já a poule B é constituída pelas equipas nacionais da Guiné, dos Camarões, de Angola, da Tunísia, da RD Congo e do Ruanda.

SR/HF

Inforpress/Fim

Showing 1 to 12 of 60