ambiente


21/10/24 14:34

Porto Novo, 21 Out (Inforpress) – A circulação na estrada Fundão – Ribeira Fria, no interior do município do Porto Novo, foi restabelecida graças à intervenção dos próprios proprietários dos veículos, informou hoje o representante, Adilson Gomes.

Adilson Gomes explicou que graças a algum trabalho feito pelos proprietários das viaturas, já se pode circular nessa estrada, embora as condições sejam ainda muito precárias, razão pela qual se pede a intervenção da edilidade porto-novense na recuperação dessa via carroçável.

A mesma fonte, que é também proprietário de veículo, disse que a Câmara Municipal do Porto Novo melhorou o troço que dá acesso ao furo que abastece a comunidade, mas praticamente toda a estrada Fundão – Ribeira Fria precisa de trabalhos de recuperação, avisou.

As recentes chuvas provocaram estragos nas estradas carroçáveis e, no caso da Ribeira Fria, se não fosse a intervenção dos proprietários esta zona estaria ainda isolada, avançou Adilson Gomes, defendendo a necessidade de uma intervenção nessa via.

A edilidade porto-novense disse ter na sua posse o “diagnóstico” sobre o estado das estradas municipais afectadas pelas recentes chuvas e que as intervenções estão a ser feitas com vista à reposição das ligações às comunidades.

O vereador que responde pelas obras municipais, Irlando Ramos, avançou que a maior preocupação se prende com as estradas de acesso ao Planalto Norte, à Ribeira Fria e à Ribeira dos Bodes.

O Governo já anunciou a requalificação das estradas de ligação às Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, obras orçadas em cerca de 200 mil contos, que estão em fase concursal para a adjudicação das empreitadas.  

JM/CP

Inforpress/Fim

21/10/24 14:20

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que vai ser feita uma nova avaliação técnica da situação agrícola depois da queda das últimas chuvas, uma situação “completamente melhorada do ponto de vista da produção de pastos.

À margem da reunião da quarta sessão ordinária do Comité da África Ocidental para aprovação de pesticidas, Gilberto Silva foi questionado pela Inforpress sobre a avaliação agrícola que estava prevista para ser apresentada no mês de Setembro, tendo confirmado que há um relatório que não foi divulgado, tendo em conta a alteração climática.

Neste caso, disse que uma nova avaliação vai ser feita na próxima semana, considerando o que se está a passar na natureza nestas últimas semanas, apontando maior prudência e aguardar para saber em que ponto está a campanha agrícola de sequeiro.

“Temos uma situação completamente melhorada do ponto de vista da produção de pastos, do ponto de vista da recarga dos lençóis freáticos e inclusive também vamos poder melhorar consideravelmente a produção de grãos”, avançou o governante.

No entanto, Silva garantiu que as perspectivas são boaslevando em conta a confirmação de algumas previsões, apesar dos intervalos entre os episódios de tempo da queda das chuvas.

“As pessoas fizeram as sementeiras, levaram muito tempo a ver novas chuvas e isto trouxe muitos problemas, e por isso, nós entendemos que só uma avaliação técnica adequada poderá dar elementos dizer o que é que nós temos como resultado da agrícola e, sobretudo, se há ou não há necessidade de medidas, mas já estamos a crer que não haverá a necessidade”, finalizou Gilberto Silva.

OS/AA

Inforpress/Fim

21/10/24 13:53
20/10/24 12:41

Cidade da Praia, 20 Out. (Inforpress) – A praia de Gamboa, na cidade da praia, está a ser contemplada este domingo com uma campanha de limpeza, uma iniciativa comunitária da Children’s Trust CV e que visa  mobilizar a sociedade em prol da preservação ambiental.

A iniciativa, segundo o seu promotor, Ronivaldo Costa, envolve instituições diversas como “Academia Zona Lima”, “Glad Studio”, “We Care,  de entre outras, que se desdobram neste  dia em acções que visam a remoção de resíduos, por forma a proteger o ecossistema marinho, consciencializar a população  e turistas sobre a importância de conservação das praias.

Pretende ainda com esta ofensiva, trabalhar para a prevenção de poluição, com o intuito de minimizar o impacto ambiental das cheias e da contaminação das águas costeiras, assim como contribuir para o fortalecimento do tecido social, mediante a união da comunidade em torno desta causa comum.

Palco de um dos maiores festivais de música de Cabo Verde, a praia de Gamboa, que acolhe esta campanha sob o lema “Juntos Podemos Mudar a nossa cidade, ilha e país”,  foi escolhida com o propósito de “incentivar as crianças, enquanto  futuro de Cabo Verde, para a cultura da responsabilidade desde a base.

“A praia da Gamboa é o nosso património. Estamos em época de as águas pelo que tem acumulado muitos lixo na praia e arredores, razão pela qual decidimos juntar aos nossos parceiros para dar uma nova visibilidade à zona”, referiu Cardoso, que enalteceu a importância do envolvimento da comunidade.

Os lixos recolhidos, adiantou, serão empregues às estruturas responsáveis dos serviços municipais, mas a ideia futuramente passa pela reciclagem, visando a sua reutilização através de produtos recicláveis.

Já em representação da “Glad Studio, Sociedade Unipessoal”, a Ceo e fundadora, Otelinda Brito, disse que a sua organização tem por hábito envolver em actividades outras de cariz social e ambientais, e que a entrada nesta campanha de sensibilização pode-se perfeitamente ser enquadrada no combate ao surto de dengue, numa altura em que “número de casos tem-se aumentando”.

Afiançou que abraçar a esta causa pode ser uma inspiração para outras pessoas singulares e organizações engajarem a iniciativas idênticas, por entender que “mais do que participar numa simples campanha de limpeza”, está-se a promover a saúde, a salubridade e a felicidade.

Segundo o presidente e fundador da “Children’s Trust CV”, esta organização foi criada há dois anos nesta urbe, para trabalhar na prevenção à criminalidade, através do desporto, cidadania e actividades lúdicas e recreativa, bem como capacitar comunidades através de formação profissional e sensibilização ambiental e animal.

SR/JMV

Inforpress/Fim

19/10/24 09:01

Sal Rei, 18 Out (Inforpress) – A Escola Secundária de Sal Rei, na Boa Vista, apresentou o videoclipe “Odja Mar” em debate com alunos e artistas sobre mudanças climáticas, no âmbito das celebrações do dia de Acção da Juventude para Adaptação Climática.

O evento serviu para partilha de ideias, através da Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), e contou com a participação dos artistas Ga da Lomba, Kumba e Arley Lopes, que participaram no videoclipe “Odja Mar” sobre mudanças climáticas, produzido na ilha em Agosto.

Durante o evento, os artistas conversaram com os alunos sobre as mudanças climáticas, suas consequências e os comportamentos que cada um pode adotar para proteger o meio ambiente, mas também falaram do processo de produção do videoclipe e da importância da mensagem que o mesmo transmite.

Os artistas Arley Silva e Kumba destacaram a “mensagem forte” do videoclipe e a importância de levar aos alunos mensagens e conhecimentos precisos no dia-a-dia quanto à proteção do planeta, uma preocupação universal, quando na Boa Vista “os sinais estão bem claros”.

Ambos concordam que tendo em conta que atualmente a maioria das pessoas estão conectadas, a mensagem da música apresentada em videoclipe tem uma maior penetração na comunidade, o que pode ajudar na mudança de comportamento.

O activista e presidente da Associação Voluntária de Boa Esperança, Celestino de Pina, que assistiu o evento, destacou a importância do mesmo para levar conhecimento aos alunos e a mudança da mente, daí apelar para que os mais novos tomem esse ramo para mudar a situação.

Segundo a aluna Deviline Silva, 14 anos, o tema tratado foi “muito importante” para se evitar a poluição do ambiente e comportamentos como não lançar lixo ao chão, evitar plásticos e reutilizar, de forma a evitar a poluição do mar, por exemplo.

A celebração do dia de Ação da Juventude para a Adaptação Climática, celebrado a 12 de Outubro, é um evento global que visa capacitar jovens de mais de 100 países para lidar com as mudanças climáticas.

São fornecidas plataformas para os jovens compartilharem ideias, mostrarem soluções e agirem para ajudar as comunidades a se adaptarem aos impactos climáticos.

MGL/AA

Inforpress/Fim

19/10/24 08:56

Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress) – Cabo Verde acolhe de 21 a 24 de Outubro, na cidade da Praia, a 4.ª sessão ordinária do Comité da África Ocidental para aprovação de pesticidas e formação dos membros do COAHP.

De acordo com uma nota a que a Inforpress teve acesso, o evento é organizado conjuntamente com três organizações intergovernamentais, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) e a Comité Interestadual de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), signatárias do acordo tripartido.

 “Visa contribuir para o processo de criação do Comité da África Ocidental para a aprovação de pesticidas através da realização de sessões ordinárias dedicadas à adoção de ferramentas e procedimentos de aprovação com vista à sua operacionalização no final da nova fase transitória”, lê-se na nota.

Esta sessão é precedida de uma reunião preparatória e de uma sessão de formação técnica para os membros do COAHP, que está em curso desde o dia 14, e termina hoje.

A sessão de abertura contará com a presença do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, às 09:00, na Assembleia Nacional, na cidade da Praia.

JBR/AA

Inforpress/Fim

 

18/10/24 18:53

Porto Inglês, 18 Out (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade promoveu hoje uma acção de plantação de plantas endémicas, frutíferas e de legumes nos três viveiros escolares estabelecidos pela fundação nas localidades de Calheta, Pedro Vaz e Alcatraz.

Conforme comunica a fundação, o estabelecimento de viveiros escolares e o reforço da plantação de plantas frutíferas e de legumes pretende incentivar a educação ambiental desde cedo entre as crianças e garantir o reforço da refeição dos alunos.

“Além de ensinar as crianças sobre a importância da conservação e da sustentabilidade, estes viveiros têm um impacto directo na dieta dos alunos, proporcionando alimentos frescos e saudáveis que podem enriquecer as suas refeições diárias”, explica a nota da fundação.

A intenção, segundo a mesma fonte, é das próprias crianças das localidades assumirem a responsabilidade pelo cuidado dos viveiros, aprendendo, na prática, sobre a importância de uma alimentação saudável e da agricultura sustentável.

Durante as actividades de plantação, que decorreram hoje, os participantes colaboraram na mistura de substrato, enchimento das bolsas e sementeira de algumas sementes.

RL/ZS

Inforpress/Fim

17/10/24 15:37

Porto Novo, 17 Out (Inforpress) – Muitos caminhos vicinais em Santo Antão correm o risco de desaparecer devido à falta de manutenção e conservação, alertou hoje o coordenador do projecto Raízes - Consolidar o Turismo Sustentável e Inclusivo em Cabo Verde.

Ravidson Delgado, que falava durante o seminário “Territórios sustentáveis: iniciativas locais, desafios globais”, que decorre em Santo Antão, realçou o facto de esta ilha dispor de mais de 700 quilómetros de trilhas já identificados, referindo, porém, ao “descaso” ainda em relação a muitos percursos que estão abandonados, que podem desaparecer.

Este técnico do turismo, que abordou o tema sobre a importância dos caminhos vicinais para o turismo sustentável, disse que, apesar do investimento que se tem feito a nível de restauro, preservação e sinalização, há ainda a necessidade de se “trabalhar mais a fundo” em relação à preservação das trilhas.

Apontou, por isso, como um dos desafios a recuperação dos caminhos que correm o risco de se perder, referindo-se àquilo que considera o "descaso" à volta desses percursos pedestres, criados inicialmente para ligar as comunidades e facilitar as trocas comerciais.

Com o turismo, avançou, os caminhos vicinais acabaram por ganhar “um destaque muito importante”, contribuindo para potencializar o turismo rural e “proporcionar experiências incríveis”.

Falando da importância dessas trilhas para o turismo de natureza, Ravidson Delgado destacou o facto de permitirem uma maior conexão com a natureza, a valorização do património natural, a descentralização do turismo e a conservação do ambiente, além de outros aspectos.

O seminário “Territórios sustentáveis: iniciativas locais, desafios globais”, promovido pela Associação Terras Baixo Guadiana, Portugal, pretende realizar uma abordagem integrada sobre vários temas, com especial destaque para o turismo e agricultura sustentáveis, as áreas protegidas, os produtos locais enquanto eixos para a promoção do desenvolvimento” de  Santo Antão.

No âmbito deste seminário, decorre entre os dias 17 e 18 de Outubro, na cidade do Porto Novo, uma mostra de produtos locais (agrícolas e transformados) de Santo Antão e de Portugal.

JM/ZS

Inforpress/Fim

17/10/24 14:08

Mindelo, 17 Out (Inforpress) – Várias organizações da sociedade de Cabo Verde reúnem-se entre os dias 21 e 24, em São Vicente e Santo Antão, para troca de experiências e partilha de conhecimentos sobre projectos ambientais.

O encontro nacional vai ser realizado pelo Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF-SGP, sigla em inglês) e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

Visa essencialmente, de acordo com os organizadores, partilhar experiências sobre métodos de execução de projectos ambientais e reforçar os conhecimentos sobre as boas práticas e soluções associativas das organizações participantes.

Conforme a mesma fonte, tem ainda como objectivos partilhar e favorecer o conhecimento sobre a resiliência no campo e segurança alimentar, reflectir e reforçar os conhecimentos sobre o acesso à energia e luta contra a pobreza energética e ainda sobre as novas tendências de alimentação saudável animal e inseminação artificial animal.

O evento, que terá no programa visitas outras actividades paralelas, conta com a participação de 16 organizações subvencionadas do programa nacional das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boa Vista, Santiago e Fogo, e ainda a Coordenação Nacional do GEF-SGP e da representante da OMCV em São Vicente.

O GEF-SGP, desde a sua implementação em Cabo Verde, já subvencionou 177 projectos a organizações da sociedade civil nacionais.

Também beneficiou 31.372 pessoas, das quais 15.429 são mulheres, num investimento aproximado de cinco milhões de dólares americanos.

Presentemente o programa tem em execução 17 projectos num montante de cerca de 500 mil dólares.

O GEF SGP é um programa corporativo implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS).

LN/AA

Inforpress/Fim

16/10/24 20:46

Porto Inglês, 16 Out (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade registou 18.825 ninhos de tartarugas marinhas entre Junho e Setembro deste ano, conforme dados preliminares do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas, apresentados hoje na ilha do Maio.

Segundo o coordenador do programa, Herval Silva, o número de ninhos identificados nas praias da ilha do Maio, nesta temporada, satisfaz a fundação, já que foi superior à temporada anterior.

“Para a equipa que temos, os dados são satisfatórios, o que mostra um aumento de ninhos, entretanto a apanha da espécie continua a ser uma preocupação, porque ainda é um hábito para muitas pessoas e temos de encontrar formas de trabalhar esta questão”, avançou o coordenador à Inforpress, destacando que o trabalho de sensibilização tem sido feito.

De acordo com os dados preliminares, foi registada a apanha de 79 tartarugas, bem como de 15 ninhos. Os dados apontam para 33 tartarugas encontradas mortas e de 109 resgatadas.

Durante a temporada, segundo a mesma fonte, mais de 100 pessoas, entre trabalhadores e voluntários, estiveram envolvidas no programa, bem como a comunidade em geral que beneficiou do mesmo.

“O nosso programa é de base comunitário, ou seja, envolvemos a comunidade na protecção, ao mesmo tempo que geramos recursos para as pessoas. Tanto é que quase 90% dos postos de empregos são destinados aos locais. A própria comunidade protege o que é seu”, destaca.

Herval Silva nomeia, entretanto, desafios enfrentados pela fundação para dar continuidade das actividades de conservação, nomeadamente a obtenção de mais financiamentos para alargar as equipas e combater a apanha da espécie.

A temporada 2024 fica marcada pelo aparecimento, na ilha, de duas tartarugas-verdes e de uma tartaruga Oliva, que surgiu na ilha pela primeira vez. 

 

RL/JMV

Inforpress/Fim 

16/10/24 13:00

Porto Novo, 16 Out (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, enalteceu hoje os ganhos conseguidos com a instalação do campo experimental do Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, apontando-o como “exemplo de resiliência face às alterações climáticas”.

Numa nota divulgada, esta associação portuguesa, mentora do projecto, informou que, passados três anos após a instalação do campo experimental do Planalto Norte, este espaço tem sido um exemplo de resiliência numa comunidade desértica afectada pelos sucessivos anos de seca.

“O campo experimental do Planalto Norte foi instalado em 2021 com o objectivo de criar um ecossistema multifuncional autónomo em água e em matéria orgânica. Desde a sua instalação, o principal obstáculo para o desenvolvimento das espécies foi a falta de água e o intenso calor que se faz sentir na região desértica”.

Porém, avançou a mesma fonte, graças às técnicas agro-ecológicas desenvolvidas no campo experimental (cobertura de solo, policultivo, cortinas-de-vento) e ao ensaio de aplicação do hidrogel biodegradável, as espécies fixadas neste espaço estão a resistir.

Além de espécies forrageiras, o campo experimental do Planalto Norte, que tem sido uma espécie de laboratório para experiências agroecológicas, recebe ainda árvores frutíferas e nele são produzidos hortícolas que são doados às escolas do Planalto Norte.

No âmbito do projecto sobre sistemas agroflorestais de Santo Antão, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, foram instalados nesta ilha três campos experimentais no Planalto Norte, Casa de Meio e no Planalto Leste.

JM/CP

Inforpress/Fim

16/10/24 00:09

*** Por Feliciano Monteiro, da Agência Inforpress***

Assomada, 16 Out (Inforpress) – Nilton Ramos, mais conhecido por Ny, é um jovem de Ribeira da Barca, em Santa Catarina (Santiago), apaixonado pela natureza desde criança, e há seis anos é responsável pela protecção e preservação da praia da Baía de Angra.

"A Baía de Angra é minha segunda casa", confessou à Inforpress este activista ambiental.

Conforme lembrou, quando em 2018 chegou à praia da Baía de Angra encontrou-a suja, ou seja, com muitos plásticos e garrafas, sem areia e com muitas pedras.

Ny não pertence a nenhuma associação, mas acredita que tem feito a sua parte por um litoral mais sustentável, ou seja, que tem desenvolvido acções de conscientização e preservação de praias em Ribeira da Barca.

Além da limpeza da praia, construiu ali uma cabana e espaços para instalação de tendas, que, segundo ele, pode ser usado por todos, desde que tenham atitudes sustentáveis, que passam pela limpeza da praia e do próprio espaço.

Aliás, informou que logo à entrada da cabana está uma placa onde pode-se ler: “leba bu lixo ku bo” (leve o teu lixo contigo, em português).

“Após a retirada das pedras e dos plásticos com vista a salvar vida marinha, hoje a praia tem areia e tem servido de desova para tartarugas”, regozijou-se, revelando que não sinalizou os ninhos com medo de alguém danificá-los.

No entanto, informou que já sabe onde estão os ninhos e os tem monitorizado, para quando nascerem as primeiras “tartaruguinhas” ajudá-las a entrar no mar.

Para o jovem, se a praia da Baía de Angra hoje voltou a registar ninhos de tartarugas se deve ao trabalho voluntário que tem desenvolvido desde 2018.

Ny, que confessou ser “leigo na matéria”, pediu o apoio de associações na ilha de Santiago que lidam com a preservação de tartarugas para o ajudar, para que possa proteger esta espécie marinha que vai voltar a fazer dessa praia, nos próximos tempos, seu lugar para desova.

Este activista ambiental disse acreditar que dentro de pouco tempo por causa da desova de tartarugas e das suas belezas naturais a praia da Baía de Angra, assim como Pilão e gruta das Águas Belas, duas das sete maravilhas do município de Santa Catarina, vai atrair turistas.

Aliás, é por causa dessa sua paixão pela natureza que viu nela uma forma de ganhar dinheiro, daí estar a construir um bote próprio para poder levar turistas para conhecer Angra e as maravilhas de Ribeira da Barca.

“Os guias turísticos têm levado turistas para Angra e a ganhar às minhas custas, por isso, pretendo entrar nesse negócio de passeio de bote. Mas, contrariamente aos demais guias turísticos, o meu foco é empreendedorismo ambiental, ou seja, mais do que dar a conhecer as belezas naturais pretendo que as pessoas que visitam Pilão, gruta das Águas Belas ou Angra tenham a consciência ambiental”, revelou.

O também guia turístico, que não pretende emigrar, como tem feito a maioria dos jovens dessa vila piscatória, adiantou que tem na forja um projecto de educação ambiental, que visa levar as crianças de Ribeira da Barca e não só para a praia de Angra.

Sobre a iniciativa deste jovem, o guia turístico Carlos Rodrigues, que tem mostrado aos turistas duas das sete maravilhas do município de Santa Catarina, localizadas em Achada Leite e Ribeira da Barca, através de passeio de bote, entende que a mesma deve ser acarinhada por todos, sobretudo as pessoas que trabalham na área do turismo.

O pacote desse passeio de bote, segundo o jovem empreendedor Carlos Rodrigues, mais conhecido por Jair, às vezes inclui churrasco na praia da Baía de Angra e almoço na mesma praia.

Esta actividade, segundo Jair e Ny, tem sido “ganha-pão” da maioria dos pescadores e jovens da Ribeira da Barca, que depois da faina aproveitam para levar turistas e ganhar mais um extra.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Showing 1 to 12 of 60