Politics


22/10/24 08:25

Sal Rei, 21 Out (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD) formalizou hoje a sua candidatura para as eleições autárquicas, sendo a terceira força política a entregar a lista da candidatura no Tribunal da Comarca de Boa Vista.

Em declarações à Inforpress, após a entrega do processo no tribunal da candidatura de João Spencer, para câmara municipal, e Miriam Livramento, para assembleia municipal, o mandatário da candidatura do MpD, Marco Mendes, afirmou que se trata do primeiro passo para a mudança na Boa Vista.

O mandatário garantiu que é o que os boa-vistenses estão a pedir, e é o que no dia 01 de Dezembro com certeza que a equipa vai trazer para Boa Vista.

“Nós temos uma lista jovem, claramente temos de respeitar a paridade, assim, sendo nossa lista é uma lista multidisciplinar, tem respeito a toda classe, pensando no futuro da Boa Vista” afirmou Marcos Mendes.

O mesmo indicou que a paridade é um pressuposto legal, e claro que tem de respeitar a paridade, pois sabem e são conscientes da importância que as mulheres têm no desenvolvimento de Boa Vista.

Para Marcos Mendes, “é uma aposta que ganha” porque Boa Vista pediu mudança e com certeza que no dia 01 de dezembro não está a trazer essa mudança à Boa Vista.

E com o lema “Pela Boa Vista, pelas pessoas”, conclui que a equipa traz uma mensagem de esperança para os boa-vistenses e todos os que escolheram viver na ilha esperança num futuro melhor.

O candidato João Spencer, 52 anos, é natural de Rabil (Boa Vista), e concorre pela primeira vez, como a aposta do MpD para trazer “novas ideias para uma nova Boa Vista”.

João Spencer é licenciado em Gestão, variante Contabilidade e Finanças e tem pós-graduação em Comunicação Comercial e em Gestão e Economia das Pequenas e Médias Empresas, foi professor das disciplinas de Análise Financeiro e Controlo de Gestão em ISCEE.

No currículo profissional tem cargos como o de Diretor Geral da EFE, Diretor de Planeamento e Controlo de Gestão da Tecnicil SGPS, HPP – Hospitais Privados de Portugal, Grupo Caixa Geral de Depósitos, sendo que o último cargo exerceu foi o de Presidente do Conselho de Administração da Emprofac – Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos – S.A.

MGL/AA

Inforpress/Fim

22/10/24 08:08

Nova Sintra, 21 Out (Inforpress)- O Movimento para a Democracia (MpD, poder) foi o primeiro partido a formalizar hoje a sua candidatura às próximas eleições autárquicas na Brava, com a entrega das listas junto ao Tribunal da Comarca desse município.

Em declarações à imprensa, após a entrega do processo no tribunal, o porta-voz do partido, João Paulo Silva, disse que o sentimento é de dever comprido e considerou que a lista foi entregue dentro dos parâmetros e nos termos legais.

“O sentimento é de alegria e compromisso para com a Brava”, disse

João Paulo Silva considerou ainda que o grupo entregou uma lista, cuja lei da paridade foi cumprida e garantiu que o partido apresentou uma equipa vencedora que vai ao encontro dos anseios da a população.

Conforme adiantou, a lista do candidato Francisco Tavares, que concorre à sua própria sucessão, abrange diferentes tipos de pessoas, desde pescadores, professores a condutores.

 Neste sentido, salientou que acredita que a lista do MPD foi muito bem pensada e bem-feita.

“O grupo de candidatura apresentado é de continuidade e dá garantia a Brava, por isso os bravenses podem contar com esta equipa que continuará a trabalhar em prol do desenvolvimento do município”, finalizou.

DM/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 08:05

Pedra Badejo, 21 Out (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, poder) formalizou hoje as listas do partido para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro que cumprem com as exigências da lei e do Código Laboral.

Em declarações à imprensa, o mandatário Júlio Barbosa garantiu que a candidatura respeita tudo aquilo que a lei exige tanto do Código Laboral, como a lei de paridade, explicando que em termos de paridade a candidatura para a câmara municipal cuja a lista é liderada por Carlos Silva, tem uma representatividade de 60 por cento (%) para homens e 40% mulheres.

Para a Assembleia Municipal, com lista liderada por Gilson Cardoso, a representatividade é de 55% de mulheres e 45% para os homens, em que segundo o mandatário, além de cumprir com a lei da paridade, tem também a representatividade do concelho de Santa Cruz. 

Para a campanha que arranca oficialmente no dia 14 de Novembro próximo, prometeu uma campanha “séria, cheia de paz, esperança e amor, que é o que o PAICV sempre transmite as pessoas”.

Carlos Alberto Silva, mais conhecido por Sueck, nasceu a 10 de Dezembro de 1971 no Hospital Agostinho Neto, a sua infância foi dividida entre a cidade da Praia e Santa Cruz, é licenciado em Sociologia e desempenhou a função de professor no Ensino Básico Obrigatório.

MC/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 07:58

Espargos, 21 Out (Inforpress) – O Movimento para Democracia(MpD) oficializou hoje a sua candidatura para as eleições autárquicas no Sal, com a entrega do processo no tribunal da comarca, afirmando ser uma candidatura para todas as camadas e faixas etárias da ilha.

A lista é encabeçada pelo candidato à própria sucessão, Júlio Lopes, e por Nuno Lopes, que é candidato à presidência da Assembleia Municipal do Sal.

Após a formalização da candidatura, o mandatário, Billy Balton Brito, sublinhou que se trata de uma candidatura que preenche todos os requisitos do Código Eleitoral e das outras leis.

“Além de preencher todos os requisitos, é uma candidatura também que se preocupou com outros requisitos que não estão na lei, mas que são igualmente importantes. Nós temos uma candidatura onde constam pessoas de toda a faixa etária, de todas as profissões, todas as zonas da ilha do Sal e de outras ilhas”, sublinhou.

Neste sentido, para o mandatário do MPD, esta é uma candidatura “espetacular, digna de uma ilha como a do Sal”.

Em termos de paridade, a mesma fonte garantiu que foi igualmente respeitada, com uma lista composta por 52 porcento (%) de homens e 48% de mulheres.

Por outro lado, sublinhou, “é uma candidatura de serenidade, voltada para o civismo”, enaltecendo que este é um dos objetivos da candidatura liderada por Júlio Lopes.

No que se refere à composição da lista, Billy Balton Brito frisou que é uma lista que apresenta algumas renovações, tanto a nível da Câmara Municipal bem como da Assembleia Municipal, por isso diz ser “candidatura renovada”.

Júlio Lopes,60 anos, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD) e candidato à sua própria sucessão, nasceu e cresceu na Preguiça, Espargos, ilha do Sal, é doutor em Gestão Global, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, e é mestre em marketing/direcção comercial e gestão de empresas.

As eleições autárquicas estão marcadas para 01 de dezembro nos 22 municípios do país.

NA/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 07:54

Espargos, 21 Out (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), entregou hoje no Tribunal da Comarca do Sal, a candidatura às eleições autárquicas de 01 de Dezembro, garantindo que é uma lista que “espelha” a realidade social da ilha.

A garantia foi dada pelo mandatário da candidatura do PAICV, no Sal, Démis Almeida, que na ocasião sublinhou que a candidatura encabeçada por José paixão, candidato à Câmara Municipal e por Carlos Monteiro, candidato à presidência da Assembleia Municipal, são duas personalidades que dão “garantias” de vir a exercer da “melhor forma” as funções de Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal do Sal.

“Mas também uma lista que espelha a realidade social desta ilha. Temos na lista pessoas de várias partes do país, várias ilhas e várias nacionalidades, mas, sobretudo, gente competente, gente capaz, jovens, mulheres, técnicos, profissionais”, sublinhou.

“Portanto, uma lista que efetivamente nos dá todas as garantias de que, assumindo funções na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal do Sal, a ilha começará uma mudança para muito melhor”, continuou.

Quanto à paridade nas listas, Démis Almeida, sublinhou que respeita “escrupulosamente” os requisitos de paridade.

“Temos cerca de 45% de mulheres e 55% de homens. Portanto, respeitamos escrupulosamente a paridade, respeitamos o equilíbrio geracional, respeitamos o equilíbrio das diferentes localidades da ilha, espelhamos a realidade social da ilha do Sal”, frisou.

O mandatário concluiu afirmando que o “Projeto Peixão Pa Sal” vai trazer uma “visão renovada e ambiciosa”, que visa promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental da ilha do Sal.

José Paixão, 62 anos, apoiado pelo PAICV, é formado em ciências sociais e foi deputado municipal nos últimos três mandatos, dois dos quais como líder de bancada.

As eleições Autárquicas estão marcadas para 01 de dezembro nos 22 municípios do país.

NA/AA

Inforpress/Fim

22/10/24 07:50

Assomada, 21 Out (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) de São Salvador do Mundo (Santiago) entregou e oficializou esta tarde as candidaturas às eleições autárquicas de 01 de Dezembro no Tribunal da Comarca de Santa Catarina.

“A nossa candidatura respeita, na íntegra, a lei da paridade, tanto para câmara municipal como para a assembleia municipal. Na câmara municipal temos 50 por cento de mulheres e 50% de homens, e para a assembleia municipal temos 60% de homens e 40 % de mulheres”, adiantou à Inforpress o mandatário da candidatura do PAICV, Eugénio Nasolino.

Eugénio Nasolino, que falava à Inforpress após a entrega da candidatura do PAICV no tribunal, lembrou que a lista composta por cinco efectivos para câmara municipal é liderada por João Alberto Barros, 13 efectivos para assembleia municipal, liderada por Carlos Sena Júnior, e mesmo número de suplentes para ambos os órgãos autárquicos.

“Temos uma lista com pessoas humildes, maduras, responsáveis e com formações académicas. Uma lista integrada por jovens com vontade de trabalhar e de colocar São Salvador do Mundo num outro patamar de desenvolvimento”, acrescentou.

Relativamente à campanha eleitoral, que arranca oficialmente no dia 14 de Novembro próximo, adiantou que a mesma vai decorrer sob lema “djuntu pa desenvolvi piku!” (juntos para desenvolvemos Picos, em português)

Ou seja, ajuntou que o seu partido vai fazer uma campanha priorizando porta-a-porta, baseada no civismo e respeito, e não em “selvageria” como tem sido feito em outras eleições.

João Alberto Teixeira de Barros nasceu em 06 de Julho de 1975, no município de São Salvador do Mundo (Santiago), e fez os estudos primários em Rebelo Abaixo, Achada Leitão, e ex-E.B.C. em Pedra Badejo, em Santa Cruz, e liceais no Liceu Amílcar Cabral, em Santa Catarina.

O professor de carreia, que concorre pela segunda vez à Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, é formado em Ensino de Filosofia, e foi vereador na mesma edilidade de 2008 a 2016.

Para além de João Alberto de Barros, concorre à presidência da câmara de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, para Movimento para a Democracia (MpD, poder).

FM/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 07:47

Santa Cruz, 21 Out (Inforpress) – A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD, poder), em São Lourenço dos Órgãos, para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro, foi formalizada hoje junto ao Tribunal da Comarca de Santa Cruz, no interior de Santiago.

Após a formalização da candidatura, o mandatário, Braz Gabriel, em declarações à imprensa, avançou que se trata de uma candidatura jovem, que respeita a paridade de género e com representatividade de todas as zonas do município.

Esta candidatura, conforme afiançou, é “forte, organizada e disciplinada”,  tem o foco de dar continuidade ao trabalho feito pela equipa, nomeadamente a requalificação de João Teves e trabalhar na construção de balneários e bancadas no campo relvado de Careira, o desencravamento das demais localidades, a reabilitação de mais casas de famílias vulneráveis, entre outras acções.

A lista para a câmara municipal é liderada por Carlos Vasconcelos, e a Assembleia Nacional é liderada por Emanuel Borges, sob o lema “Por São Lourenço dos Órgãos, Pelas Pessoas”, uma candidatura que, segundo o mandatário, “promete trabalhar” para o desenvolvimento de São Lourenço dos Órgãos. 

Para o período da campanha, Braz Gabriel garantiu que vai ser uma campanha comprometida com a serenidade, disciplina, civismo e elevado sentido de responsabilidade.

Carlos Alberto Vasconcelos Fernandes, mais conhecido porLela, tem 49 anos, nasceu na Freguesia de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, e é residente em São Lourenço dos Órgãos. É licenciado em Engenharia Informática, com duas pós-graduações, sendo uma em Desenvolvimento Local e outra em Agricultura de Precisão. 

MC/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 07:44

Cidade das Pombas, 21 Out (Inforpress) - O Movimento para a Democracia (MpD, poder) no Paul, Santo Antão, oficializou hoje no Tribunal da Comarca do concelho a sua candidatura às eleições autárquicas de 01 de Dezembro.

“O MpD entregou uma lista, liderada por Adilson Fernandes para a Câmara e Sandra Galina para a Assembleia. Acreditamos que é uma lista ganhadora, preparada para enfrentar os desafios que o município enfrenta”, afirmou o mandatário.

Bartolomeu Cruz, que falava à imprensa após depositar na secretaria do Tribunal da Comarca do Paul a candidatura às eleições autárquicas de 01 de Dezembro, garantiu que a lista cumpriu toda a tramitação necessária.

“Inclusive a lei da paridade, não só por uma questão de paridade, mas porque acreditamos na capacidade feminina das nossas mulheres. Temos na Assembleia 50 por cento de mulheres e 50 por cento de homens”, salientou.

Já na Câmara, a mesma fonte disse que a lista é constituída por 60% de homens e 40% de mulheres.

Uma lista que o mandatário do partido no Paul considerou ser “bastante jovem” e justificou que o MpD acredita “muito” na força da juventude.

Bartolomeu Cruz referiu ainda que a juventude é “força para continuar a transformar” o município e garantiu que o partido tem um projeto “ganhador”.

“Acabamos de dar um passo fundamental rumo à vitória no dia 01 de Dezembro, para continuarmos o processo de desenvolvimento do município de Paul”, enfatizou.

A candidatura do MpD para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro é encabeçada por Adilson Fernandes (Câmara) e Sandra Galina (Assembleia).

Adilson Silva Fernandes, mais conhecido por Didi, tem 46 anos e nasceu na Freguesia de Santo António das Pombas, Paul, Santo Antão. É licenciado em Geografia e Ordenamento do Território e mestre em Recursos Geológicos e Ambiente.

Didi foi, durante vários anos, coordenador do MpD no Paul e membro da Direção Nacional do MpD de 2008 a 2014.

Em 2011, foi mandatário da candidatura de Jorge Carlos de Almeida Fonseca nas eleições presidenciais e, de 2012 a 2016, foi líder da Bancada do MpD na Assembleia Municipal do Paul.

Actualmente, Adilson Fernandes é deputado nacional por Santo Antão, eleito pelas listas do MpD.

É a primeira vez que Didi concorre às eleições autárquicas no município do Paul, Santo Antão.

LFS/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 07:40

Assomada, 21 Out (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD, poder), em São Salvador do Mundo (Santiago), entregou esta tarde, no Tribunal da Comarca de Santa Catarina, a lista dos candidatos às eleições autárquicas de 01 de Dezembro.

Em declarações à Inforpress, após a entrega do processo no tribunal, o mandatário da candidatura do MpD, Daniel Vieira, assegurou que as listas do seu partido respeitam a lei da paridade, e que inclusive tem uma mulher como cabeça-de-lista para a assembleia municipal, Elsa Rodrigues.

A candidatura do MpD, em São Salvador do Mundo (Picos), é liderada pelo actual presidente da edilidade salvadorenha, Ângelo Vaz, que se recandidata a um terceiro mandato.

“A nossa candidatura respeita a lei da paridade, e inclusive para a assembleia municipal temos uma jovem jurista a liderar, e mais cinco efectivos que compõem a assembleia municipal são mulheres”, adiantou Vieira, que se fez acompanhar dos candidatos, integrantes das listas e dirigentes do MpD nos Picos.

Ou seja, explicou que para câmara municipal são cinco efectivos, sendo três homens e duas mulheres, e suplentes três mulheres e dois homens, e para a assembleia municipal são 13 efectivos, sendo sete homens e seis mulheres, e suplentes sete mulheres e sete homens.

“É uma lista com pessoas engajadas e motivadas com o desenvolvimento de Picos, pessoas credíveis e que dão confiança”, reforçou.

Em relação à campanha eleitoral que arranca oficialmente no dia 14 de Novembro próximo, adiantou que o seu partido pretende fazer uma campanha “alegre e tranquila”, sobretudo centrada em mensagens de confiança e de responsabilidade.

“Não vamos prometer o que não vamos conseguir cumprir, mas acima de tudo temos confiança que o povo confia e acredita em nós porque já demos provas de boa governação que iniciamos em 2016 nos Picos”, enfatizou Daniel Vieira.

Ângelo Vaz, mais conhecido por Duca, nasceu em 11 de Julho de 1980, em Achada Igreja, no município de São salvador do Mundo.

Duca, que concorre a um terceiro mandato, é licenciado em Direito e pós-graduado em Direito Fiscal.

Para além de Ângelo Vaz, concorre à presidência da câmara dos Picos, João Alberto Teixeira de Barros, que lidera as listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

FM/JMV

Inforpress/Fim

22/10/24 07:35

Pedra Badejo, 21 Out (Inforpress) – A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), em Santa Cruz, para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro, foi formalizada hoje juntoao Tribunal da Comarca de Santa Cruz, no interior de Santiago.

Em declarações à imprensa, o mandatário, Ivanildo Tavares, garantiu que as listas “respeitam todas as exigências e princípios” previamente estabelecidos e exigidos, nomeadamente a lei da paridade e a representatividade territorial.

De acordo com a mesma fonte, a lista dos efectivos respeita a lei da paridade, com a apresentação para a câmara municipal de sete efectivos e sete suplentes e à Assembleia Municipal de 14 efectivos e 14 suplentes, totalizando 48 candidatos.

Segundo o mandatário a lista para a presidência da câmara municipal é liderada por Liver Gomes, que tem ao seu lado Constantina Afonso a liderar a lista para a Assembleia Municipal com uma equipa jovem “competente, motivada e disponível” para colocar à disposição de Santa Cruz e dos santa-cruzenses os seus serviços, para dar um outro rumo ao desenvolvimento do município.

A lista, conforme evidenciou, é composta por homens e mulheres jovens, pois, acreditam que “quem dá alavanca para o desenvolvimento do mundo em geral e em especial a Santa Cruz são os jovens e mulheres”.

“A candidatura permite uma boa governação de Santa Cruz e de facto consegue garantir um rumo e um futuro melhor ao município”, disse Ivanildo Tavares.

Esta candidatura promete uma campanha pautada pelo civismo, com elevação e educação para mostrar as propostas que têm para o desenvolvimento de Santa Cruz, “para garantir a vitória”.

Edson Liver Mendes Gomes nasceu a 30 de Novembro de 1992, em Santa Cruz, e fez o seu percurso escolar desde o Ensino Básico Obrigatório até o Ensino Secundário no município.

É licenciado em Ciências da Educação, vertente Supervisão Pedagógica, com pós-graduação em Gestão e Direcção de Equipas e desempenhava a função de director do Centro de Emprego e Formação Profissional de Pedra Badejo, em Santa Cruz.

MC/JMV

Inforpress/Fim

21/10/24 21:25

Nova Sintra, 21 Out (Inforpress)- O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) formalizou hoje junto ao Tribunal Judicial da Comarca da Brava, em Nova Sintra, a sua candidatura às eleições autárquicas de 2024 neste município.

Após a entrega do processo de candidatura às eleições autárquicas de 01 de Dezembro no município, o candidato, Amândio Brito, disse que o foco é “trabalhar para ganhar, ganhar para trabalhar por amor a Brava”.

Amândio Brito considerou que a Brava vem dando sinais que levam a crer que a mudança é um desejo da sociedade e que o partido está ciente desta necessidade.

“Para já, a questão do transporte, da saúde, a dinâmica que se deve criar em torno dos sectores-chave do seu crescimento e desenvolvimento, quais sejam, por exemplo, a agricultura, a pesca, o turismo, o desporto, a nossa juventude, mas também a pecuária, o agronegócio”, salientou.

Neste sentido, sublinhou que todos esses sectores vão merecer uma atenção especial por parte do partido de forma que possam transformar-se em estribos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do município.

“Eu penso que quando se candidata para funções do tipo, para cargos do tipo, a palavra de ordem é mudança e a população também está expectante com relação a esta mudança. Nós queremos ser agentes da mudança e o que queremos construir é de união. Pois queremos que a Brava se una em torno desta mudança”, finalizou

DM/JMV

Inforpress/fim

21/10/24 20:40

Ribeira Grande, 21 Out (Inforpress)  – O Movimento para a Democracia (MpD, poder) em Ribeira Grande, Santo Antão, formalizou hoje no Tribunal da Comarca do concelho a sua candidatura às eleições autárquicas de 01 de Dezembro, apresentando uma equipa diversificada.

Em declarações à imprensa, após a entrega da lista, o mandatário da candidatura, António Miranda, garantiu que a lista está em conformidade com a lei da paridade, com a inclusão de 53% de mulheres para a Câmara Municipal e 47% de homens.

“Para a assembleia, temos uma divisão de 50-50. Além disso, nas eleições para a câmara municipal, as mulheres estão em maior número entre os efetivos, com quatro mulheres e três homens”, acrescentou.

O mandatário sublinhou a importância de ter representantes de todas as freguesias do concelho na lista, o que, na sua opinião, demonstra que é uma candidatura de todos os ribeira-grandenses.

António Miranda expressou confiança na campanha que se avizinha, salientando que “cada candidatura apresenta a sua proposta” e que quem tiver o melhor projecto estará em vantagem.

“Nós acreditamos que este é o projecto que os ribeira-grandenses precisam, e isso é o que mais nos motiva”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, a candidatura do MpD está focada no desenvolvimento do concelho, apostando na sinergia entre juventude e experiência, com o objectivo de trazer novas ideias e soluções para Ribeira Grande.

A candidatura do MpD para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro é encabeçada por Armindo João da Luz (câmara) e Leida Santos (assembleia).

Armindo João da Luz, de 44 anos, nasceu na Freguesia de Santo Crucifixo, Ribeira Grande, Santo Antão. É licenciado em Economia e mestre em Economia e Finanças. Desde 2021, é deputado nacional e primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional.

Desempenha ainda as funções de presidente do conselho de administração da Assembleia Nacional, presidente do grupo parlamentar de amizade Cabo Verde/China e presidente do grupo nacional da União Interparlamentar (UIP).

É a primeira vez que concorre às eleições autárquicas no município da Ribeira Grande, Santo Antão.

LFS/JMV
Inforpress/Fim

Showing 1 to 12 of 60