cultura


22-06-2024 10:05

Porto Inglês, 22 de Junho (Inforpress) - O Forte de São José, na ilha do Maio, acolhe na noite de hoje a exibição do filme “Pirinha”, de Natasha Craveiro, uma produção nacional que aborda o abuso sexual de menores e suas consequências para a infância.

Maio é a primeira ilha contemplada com a exibição do filme, após a antestreia que aconteceu durante a iniciativa Maio, Mês de Europa, na Assembleia Nacional, com a presença de 900 pessoas, soube a Inforpress.

As sessões na ilha do Maio iniciaram no dia 19, com exibição na Escola Secundária Horace Silver, mas hoje a exibição passa a contemplar a população geral, a partir das 20:00, no Forte São José, seguida de um debate com a presença da realizadora, da produtora e de uma psicóloga.

O filme “Pirinha” conta a viagem de uma jovem mulher às masmorras do seu subconsciente para se encontrar e se libertar de traumas de infância.

Foi produzido em Cabo Verde tendo como cenário as paisagens das ilhas, a música cabo-verdiana e a língua crioula.

A exibição do filme na ilha do Maio é apoiada pela União Europeia e enquadra-se na estratégia da sua divulgação por todas as ilhas e pela diáspora.

RL/PC//AA

Inforpress/Fim

22-06-2024 10:03

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, participa, de hoje a 24 do corrente, das festividades de São João Batista, em Roterdão (Países Baixos), realizado pela comunidade cabo-verdiana radicada naquele país.

Em comunicado, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas avançou que o ministro é convidado da organização destas festividades nos Países Baixos, onde vai marcar presença na missa e procissão em honra a São João Batista, a ser celebrada hoje, e na abertura da Festa de San Jon, na Praça d’Quebrod.

Logo a seguir, Abraão Vicente vai participar numa conversa aberta com a comunidade cabo-verdiana de Roterdão.

“No dia seguinte, dando continuidade das festividades, o ministro estará nas celebrações dos ‘75 anos de cabo-verdianos nos Países Baixos’”, realça a mesma fonte, que adianta que da programação da sua visita consta ainda uma reunião com o vereador da cultura da Câmara Municipal de Roterdão, visita ao Arquivo Municipal da cidade e ao Morabeza Records.

A comunidade cabo-verdiana em Roterdão tem realizado ao longo dos anos as festividades em honra a São João Batista, incluindo a tradicional dança kola san jon, que é um dos momentos altos desta celebração, realizada com o fito de dar a conhecer um pouco sobre a cultura cabo-verdiana, por meio de especialidades culinárias, artistas de Cabo Verde e a sua música.

ET/AA

Inforpress/Fim 

22-06-2024 9:51

Porto Novo, 22 Jun (Inforpress) – Os quatro grupos de romaria de São João que todos os anos, por altura das festividades do santo padroeiro, desfilam no centro histórico da cidade do Porto Novo, Santo Antão, foram homenageados na noite de sexta-feira pela autarquia.

Este ano, a Câmara Municipal do Porto Novo decidiu homenagear estes grupos pelo contributo que, ao longo destes anos, têm dado na preservação da identidade cultural destas festividades, acto que aconteceu no final do desfile, que levou, como habitualmente, milhares de pessoas ao centro histórico da cidade.

O desfile dos grupos de romaria de São João é um dos momentos mais aguardados das festas do santo padroeiro, de acordo com a câmara municipal, que decidiu que este ano as festas seriam dedicadas a esses grupos pelo contributo à cultura porto-novense, designadamente a esta manifestação popular.

Esta homenagem, ainda de acordo com a organização, visa reconhecer o “brilho” que os grupos de romaria vêm dando às festas de São João, contribuindo “para o resgate, revitalização, salvaguarda, valorização e promoção da originalidade e autenticidade” desta manifestação popular.

Nos últimos anos, foram homenageados os tamboreiros, as coladeiras e os capitães de navios, considerados “elementos inigualáveis” das festas de São João, classificadas, desde 2017, património imaterial nacional.

As festividades de São João, santo padroeiro, que se concentram, sobretudo, na cidade do Porto Novo, têm início no primeiro dia de Junho, com uma alvorada de tamboreiros, sendo encerradas a 25 do mesmo mês, na Ribeira das Patas, no interior do município, com o regresso da imagem do santo a essa vila.

Para hoje, o destaque da programação vai para a primeira eliminatória da corrida de cavalos e o baile no antigo campo de futebol, com Dino Oliveira, Gil Semedo, Nelson Freitas e Elji Beatzkilla.

JM/AA

Inforpress/Fim 

21-06-2024 19:19

Sal Rei 21 de Jun (Inforpress)- A Câmara Municipal da Boa Vista anunciou hoje a realização três dias de espetáculos musicais, agendados para 2, 3 e 4 de julho, enquadrados nas festividades do Município e Santa Isabel, sua santa padroeira.

O anuncio foi feito na página oficial da autarquia, na rede social Facebook, dando conta que o evento terá lugar no Largo Empa, prometendo “encantar e emocionar” todos os amantes da boa música.

Apesar de estrategicamente ainda não terem sido anunciados os nomes dos artistas que fazem parte do cartaz, a mesma fonte informa que a programação para cada noite de espetáculo será “diversificada, com artistas renomados e performances vibrantes”.

MGL/JMV

Inforpress/fim

21-06-2024 12:09

Lisboa, 21 Jun (Inforpress) – Os artistas Princezito, Dieg e Cremilda Medina são os nomes cabo-verdianos confirmados para o festival Jardim de Verão que acontece no Jardim Gulbenkian, em Lisboa, de 22 de Junho a 07 de Julho.

De acordo com o artista luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago, a quem coube a responsabilidade da curadoria da música, o Jardim Gulbenkian volta a abrir as suas portas para “celebrar os sons e os ritmos de várias culturas, apresentando, além de música, histórias e testemunhos que se expressam também através de imagens e palavras”.

Ao longo de três fins de semana, os espaços da Gulbenkian, como Sítio da Oliveira, o Anfiteatro ao Ar Livre e o palco do Grande Auditório irão receber cerca de duas dezenas de concertos.

A actuação de Princezito, com “Pilon de xou” que traz batuku e outros ritmos de Cabo Verde, está marcada para o dia 06 de Julho, pelas 17:00 (15:00 em Cabo Verde), no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian.

No mesmo dia, actua o músico multi-instrumentista Dieg, às 19:00, Anfiteatro ao Ar Livre Jardim Gulbenkian, e Cremilda Media sobe ao palco do Grande Auditório, no dia 07 de Julho, a partir das 17:00.

“No ano em que se celebram datas tão importantes como os 50 anos do 25 de Abril e os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral, o Jardim de Verão ensaia-se na arte de contar histórias difíceis e de experimentar diálogos poéticos, portadores de solidariedade e futuro”, disse Dino D’Santiago.

Entre os cabo-verdianos convidados, também está o DJ e produtor musical Berlok, que regressa ao Jardim de Verão com um concerto que “cruza a música tradicional cabo-verdiana com novos ritmos”.

Além da música, com concertos gratuitos, o evento também terá filmes, performances e conversas, sendo que uma delas será sobre “A outra face do homem: uma leitura das cartas de Amílcar Cabral”, no Auditório 2 das Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 07 de Julho, com Nádia Yracema, Joãozinho da Costa, Ana Valentim e Matamba Joaquim.

Além dos cabo-verdianos, entre os artistas que vão subir ao palco encontram-se nomes como Leo Middea e Japa System (Brasil), João Caetano e Luiz Caracol (Portugal), Assa Matusse (Moçambique), Jéssica Pina (Portugal de ascendência cabo-verdiana e angolana), Soluna (Argentina) e Kimi Djabaté (Guiné-Bissau).

Em 2022, Raiz Di Polon, Mário Marta e Hilar foram os nomes cabo-verdianos que actuaram no festival Jardim de Verão que aconteceu no Jardim Gulbenkian, e em 2022 foram Kady, Batukadeiras X, Banda Monte Cara e Acácia Maior.

DR/ZS

Inforpress/Fim

21-06-2024 12:03

Porto Novo, 21 Jun (Inforpress) – O espaço da aldeia cultural, na cidade do Porto Novo, esteve na noite de quinta-feira, 20, repleto de pessoas para assistir à Morna Fest, evento encerrado pela cantora Nancy Vieira, que "brilhou", a julgar pelas reacções do público.

No final do espectáculo, em declarações à imprensa, Nancy Vieira disse ter ficado “satisfeita” com a sua estreia no certame, e que foi “muito gratificante” actuar num espaço repleto de pessoas a cantar a morna com os artistas.

A cantora destacou ainda o facto de a Câmara Municipal do Porto Novo ter incluído na programação das festas de São João, santo padroeiro, uma noite de morna, que encheu o espaço da aldeia cultural.

“Fiquei satisfeita em ter participado, pela primeira vez, no Morna Fest no Porto Novo. Já tive vários convites, mas só agora puder vir por questão de agenda. Foi gratificante ver a plateia a cantar morna com os artistas”, finalizou.

Além da Nancy Vieira, a edição 2024 da Morna Fest teve ainda a participação de Bau, Mário Marta, Leontina Fortes, Bertânia Almeida, Domingos Santos e Aritiana Ramos.

Hoje, de acordo com o programa das festas, as atenções estão voltadas para o desfile dos grupos de romaria de São João que, todos os anos, leva ao centro histórico da cidade do Porto Novo milhares de pessoas para assistir a este que é considerado um dos momentos mais esperados das festividades.

JM/AA

Inforpress/Fim   

 

20-06-2024 20:37
20-06-2024 11:36

Porto Novo, 20 Jun (Inforpress) – Autarquia porto-novense e os governos de Cabo Verde e dos Países Baixos têm a “intenção” de apresentar à Unesco uma “candidatura conjunta” das festas de São João a património cultural imaterial da humanidade.

O anúncio foi feito quarta-feira pelo vereador da cultura da Câmara Municipal do Porto Novo, Nilson Santos, durante um encontro em que se debateu a necessidade de salvaguarda da identidade cultural das festas de São João neste município, classificadas em 2017 a património cultural imaterial nacional.

Nilson Santos disse que a ideia da câmara do Porto Novo e do Governo de Cabo Verde é aproveitar o facto de nos Países Baixos as festas de São João serem já consideradas património cultural imaterial e envolver o governo daquele país europeu na formulação de uma candidatura conjunta.

A intenção é, também, envolver o governo português tendo em conta que, em Cova da Moura, as festas de São João têm também o título de património cultural imaterial nacional, avançou.

O vereador da cultura da edilidade porto-novense anunciou ainda que a câmara do Porto Novo, em parceria com a Paróquia de São João Baptista, está a construir uma estátua que retrata a figura lendária de Mê Maia (mãe Maia) ligada às festas de São João neste concelho.

Porém, este autarca alertou para a necessidade de se preservar a identidade cultural desta manifestação cultural, que desde 2017 tem o título de património cultural imaterial de Cabo Verde, sendo “fundamental”, a seu ver, o envolvimento dos jovens na implementação do plano de preservação destas festas.  

Para já, o Instituto do Património Cultural (IPC) considera que esta classificação “não está em risco” apesar da “pouca participação” dos jovens na preservação dos “aspectos peculiares” desta manifestação popular.

JM/ZS

Inforpress/Fim

20-06-2024 11:28

Porto Novo, 20 Jun (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca) homenageou, quarta-feira à noite, na cidade do Porto Novo, o músico santantonense Manuel Eloy Évora, conhecido por “Ney Évora”, atribuindo-lhe o certificado de mérito pela sua “contribuição à cultura cabo-verdiana”.

O acto, que acontece depois de um espectáculo de Ney Évora no espaço da aldeia cultural, foi presidido pela presidente da mesa da assembleia-geral da Soca, Mana Guta Teixeira, para quem tratou-se de uma “alta distinção” atribuída a este artista natural da Ribeira da Torre, em Santo Antão, pelo seu tributo à cultura, no domínio da música. 

Conforme Mana Guta, Ney Évora, residente no Luxemburgo, faz parte de um grupo de artistas já homenageados pela Soca, que deles se “orgulha” pela contribuição dada no engrandecimento da cultura cabo-verdiana nos diferentes domínios.

O violonista e guitarrista Ney Évora (toca também outros instrumentos musicais) manifestou-se “satisfeito” com a homenagem e lembrou que está “na música desde criança”.

Na noite desta quarta-feira, a aldeia cultural esteve repleta de pessoas para assistir à actuação de Ney Évora, mas também da escola municipal de música e de artistas locais, estando agendado para hoje a morna fest para fechar as actividades culturais neste espaço (aldeia).

Esta quinta-feira, 20, o destaque do programa das festividades de São João vai para o desfile dos grupos de romaria, que vão ser homenageados pela Câmara Municipal do Porto Novo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

20-06-2024 10:41

Nova Sintra, 20 Jun (Inforpress) - O promotor do concurso Miss São João 2024, Nelson Miranda, avançou hoje que, para além deste habitual evento, a organização introduziu este ano o desfile de Mister, com o intuito de valorizar a beleza feminina e masculina.

Em declarações à Inforpress, Nelson Miranda salientou que o objectivo desta nova introdução é para que a ilha tenha “dignos representantes” quando tiver um concurso a nível nacional.

No que tange à organização, garantiu que já está quase tudo preparado para o evento que está agendado para o próximo dia 22, às 21:00, realçando que está “tudo sob controlo”, porque foi planeado atempadamente.

Nelson Miranda disse que tudo leva a crer que vai ser um “sucesso”, tendo em conta que todos os pormenores têm vindo a ser trabalhados desde o início.

“Penso que terremos um evento de qualidade, igual ou superior àquilo que estão a fazer nas outras ilhas e com isso queremos mostrar que a Brava tem potencial para isso”, perspectivou.

Questionado sobre as dificuldades em organizar este evento, disse que são várias, a começar pela questão dos patrocínios, uma vez que Brava é uma ilha pequena onde há poucas empresas, mas que algumas patrocinaram e também a comunidade emigrada nos Estados Unidos da América abraçou este projecto.

O promotor apelou a uma participação massiva por parte da população bravense e visitantes, mas também alertou para o cumprimento do horário para que tudo possa correr como planeado.

“Já faz um mês que os candidatos estão a preparar, sendo que os ensaios já estão na recta final, o preço do bilhete é acessível e já se encontra nos locais habituais de venda”, informou.

Igualmente, pede ao público que apoie as candidatas da melhor forma, pois, conforme realçou, muitas vezes as pessoas aproveitam as actividades para fazerem ‘memes’ e colocarem nas redes sociais, o que provoca alguns constrangimentos até em conseguir candidatas nas próximas edições.

DM/ZS

Inforpress/Fim

20-06-2024 7:55

Sal Rei, 20 Jun (Inforpress) - A Câmara Municipal da Boa Vista publicou na quarta-feira, 19, a programação oficial das Festas do Município e de Santa Isabel, que inclui festas de romaria, competições desportivas, espetáculos culturais, feiras, desfiles cívicos e procissão.

Tal como se pode ler na programação, publicada na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a mesma está “rica e repleta de oportunidades” para aprendizado, diversão, troca de experiências e ‘networking’.

Isto porque, de acordo com a mesma fonte, inclui palestras e workshops práticos ministrados por especialistas de áreas culturais como música, dança, gastronomia e artes, entre outras.

As celebrações, que se iniciaram no dia 13 com a festa de Santo António, atingem o seu ponto máximo no dia 04 de Julho, data da criação administrativa do Município da Boa Vista e dia da sua Santa Padroeira, e terminam no dia 05 de Julho com um desfile de cavalos.

As Festas do Município e de Santa Isabel são um dos eventos mais esperados do ano na ilha da Boa Vista e, para a comunidade, é um momento de conexão com a sua história, cultura e fé.

E, também, uma comemoração que “reflecte o orgulho” pela trajetória de desenvolvimento da ilha ao longo dos anos, lê-se na publicação da autarquia.

MGL/AA

Inforpress/Fim

19-06-2024 19:52

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas desafiou hoje todos os municípios do país, assim como as empresas nacionais, a serem parceiros do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), para que o mesmo possa ser alargado.

Abraão Vicente manifestou este desejo à Inforpress, à saída de uma visita efectuada esta tarde ao Centro Cooperativo de Formação e Superação Acad e Profissional de Achada São Filipe (FOSPRO COOP), na Cidade da Praia, beneficiário deste programa do Governo.

“Portanto, creio que é um programa que, como já disse, seria importante ver a sua municipalização. Estou a falar de todos os municípios de Cabo Verde, se eles também financiarem e forem de facto parceiros financeiros do projecto”, defendeu, argumentando que com isso teriam a oportunidade de alargar o programa, de criar uma equipa técnica ainda mais alargada e também com maior competência.

Na sua perspectiva seria interessante também ver as empresas e grandes marcas nacionais a apadrinharem o Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura).

“Um outro aspecto tem a ver com a apadrinhagem que nós gostaríamos de ter dos artistas nacionais. Muitas vezes ouço esses artistas a dizerem que não há arte, não há ensino, que a nossa cultura...mas o que não há é o conhecimento da parte deles desses programas”, advertiu Abraão Vicente, afirmando que seria bom que as grandes estrelas cabo-verdianas tivessem de facto esta preocupação de ir às comunidades e perceber que não têm que inventar nenhum outro programa.

Isto porque, justificou, trata-se de um programa que já existe, a Bolsa de Acesso à Cultura, que eles podem apadrinhar, não através de financiamento ou de transferência de verbas, mas, no sentido de partilharem o conhecimento sobre o que fazem e ensinar durante duas ou três aulas.

“Ter o selo de fulano que apoia esse programa nos ajudaria a dar ainda mais credibilidade e, obviamente, ajudaria os artistas a terem também essa credibilidade social de devolverem à comunidade parte daquilo que é ser famoso”, disse.

Neste sentido apelou também aos coordenadores e a equipe que estejam abertos para acolher os artistas que queiram pelo menos apoiar uma das 112 escolas, através do apoio moral e emocional que esses alunos precisam, para que fiquem mais motivados.

Pois, trata-se de um programa conforme salientou que já é marca de Cabo Verde, que, com ou sem muitas condições tem decorrido, e que o Estado tem aumentado todos os anos.

“Começámos com 10 milhões e hoje já são 31 milhões de escudos investidos anualmente, é muita verba e continuamos a ser o único país da Lusofonia e que eu conheça que tem um programa público de ensino às artes totalmente financiado pelo Estado. Portanto, não deixa de ser uma marca muito relevante”, realçou, assegurando que este programa já fez o seu caminho e vai continuar a caminhar.

ET/JMV

Inforpress/Fim 

19-06-2024 19:02

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, observou hoje que o programa Bolsa de Acesso à Cultura vem crescendo a cada ano e tem mostrado "sem dúvida" a solidez dos resultados.

O governante falava à Inforpress no final de uma visita efectuada hoje às escolas contempladas com o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), nos bairros de Tira Chapéu e Achada de São Filipe, na cidade da Praia.

Para Abraão Vicente estes pequenos núcleos de ensino nos bairros têm demonstrado uma grande capacidade de unir as comunidades, de ajudar os alunos a ocupar o seu tempo livre, a empoderar de certa forma também as famílias.

“Porque são espaços seguros, onde os pais têm a confiança de mandar os alunos, exactamente porque sabem que não só estão ocupados, mas também que são bem cuidados e acabam por aprender novos conhecimentos”, assegurou, avançando que este programa já conta a nível nacional com quase 4.500 alunos distribuídos por 112 escolas.

Abraão Vicente realçou ainda que este ano o Governo está a investir mais de 31.000 contos neste programa, que, segundo sublinhou, vem crescendo a cada ano, daí que almejou que seja um programa que se perenize a nível das orgânicas dos governos e da programação dos governos.

“Este é um programa que sem dúvida tem mostrado a solidez dos resultados. Dezenas e dezenas de alunos que se descobrem como capazes de praticar uma arte, capazes de aprender mais sobre a cultura cabo-verdiana. Mas, principalmente, tem demonstrado uma grande capacidade de organização da comunidade educativa em prol de um programa que é essencialmente pro bono”, asseverou.

Ou seja, explicou, toda a verba transferida para as escolas serve para financiar professores, materiais escolares e para financiar o funcionamento dessas escolas.

Realçou que apesar de registaram alguns atrasos na transferência das verbas este ano por questões orçamentais e questões de procedimentos das Finanças, os professores aguentaram mesmo assim as escolas, confiando que o programa não ia parar e confiando que se trata de um programa que eles não podem deixar parar de funcionar.

Na mesma linha, o ministro reconheceu que os coordenadores precisam essencialmente de melhores condições para o ensino das artes, lembrando que grande parte das escolas financiadas pelo BA-Cultura começaram com praticamente nada, ou seja, com algumas flautas, ou então, uma ou duas guitarras, por exemplo.

Entretanto, afirmou que há sempre falta de materiais, tendo afiançado que o programa tem feito o seu melhor para facultar e arrecadar mais verbas, e mais instrumentos oferecendo melhores condições de funcionamento.

O programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), desenvolvido pelo Governo de Cabo Verde a partir de 2016, tem sido apropriado, sobretudo, pelas comunidades e pelas famílias. Na sua implementação, o programa iniciou com 42 escolas inscritas e cerca de 1000 alunos bolseiros e um orçamento que rondava os 10 milhões de escudos cabo-verdianos.

ET/JJMV
Inforpress/Fim

19-06-2024 14:54

Porto Novo, 19 Jun (Inforpress) – A actuação da escola municipal de música e de artistas locais marca hoje a segunda noite cultural no âmbito das festividades de São João no município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

Esta quarta-feira vai ser dedicada à música com destaque para a actuação da escola municipal de música, a segunda desde a sua criação em Dezembro de 2023, destacando-se ainda a actuação de artistas locais, que prometem levar muita gente ao espaço da aldeia cultural.

Na terça-feira, na primeira noite cultural, o destaque foi para a dança, com os grupos Milla Dance, Maravilha Tropical e Nova Geração Sul, que levou uma multidão à aldeia cultural que tem centrado, nesta semana, as atenções das pessoas pelos vários eventos culturais que acolhe.

As actividades na aldeia cultural encerram-se esta quinta-feira com a edição 2024 da Morna Fest, com Nancy Vieira como uma das atracções.  

Além da dança e da música, a aldeia cultural tem recebido outras actividades culturais, com destaque para uma exposição de livros e de artesanato e mostra de produtos transformados.

JM/HF

Inforpress/Fim 

19-06-2024 14:21

Mindelo, 19 Jun (Inforpress) - “As minhas Mais … Marionetas”, de Manuel Costa Dias, que por ser antológico, sintetiza um percurso de mais de 40 anos de pesquisa e entendimento das várias técnicas de construção e manipulação de marionetas, acontece sexta-feira no Mindelo.

“Ao longo de 45 minutos, o público pode assistir a pura poesia visual em que os bonecos são tocados pelos dedos mágicos do bonecreiro e mostram-nos pedaços de vida em histórias de encantar”, informa em nota o Centro Cultural do Mindelo (CCM), que vai acolher o espectáculo.

De acordo com a mesma fonte, Manuel Costa Dias é um “marionetista, construtor e investigador em formas animadas e a sua vida confunde-se com a dos bonecos que cria e recria de uma forma tão peculiar e única, quanto honesta e intensa”.

Esta dedicação, acrescentou, trouxe-lhe muitas viagens à volta do mundo e o reconhecimento do seu trabalho com vários prémios internacionais.

A exibição de “As minhas Mais … Marionetas” acontece em duas sessões gratuitas, uma às 10:30 e outra às 16: 00 no Centro Cultural do Mindelo.

CD/ZS

Inforpress/Fim

19-06-2024 14:18

Porto Novo, 19 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo quer envolver os jovens na salvaguarda da identidade cultural das festas de São João Baptista, neste município santantonense, elevadas em 2017 à categoria de património imaterial nacional.  

Neste quadro, explicou o vereador que responde pelo pelouro da cultura da edilidade porto-novense, Nilson Santos, realiza-se hoje no espaço da aldeia cultural, na cidade do Porto Novo, uma conversa sobre esta questão com o propósito de levar os jovens a se comprometerem na defesa deste património nacional.

Nilson Santos explicou que a conversa vai debruçar-se sobre a participação dos jovens na defesa da identidade cultural das festividades de São João Baptista como forma de os levar a ajudarem na definição de estratégias de políticas culturais que promovam a participação efectiva da juventude na salvaguarda deste património.

Durante o encontro é provável que se discuta a eventual candidatura destas festas de romaria a património imaterial da humanidade, um assunto que tem vindo a ser ponderado entre a autarquia e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

A Inforpress soube que a Câmara Municipal do Porto Novo e o Governo têm estado a encarar a possibilidade de propor à Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a classificação das festas de São João Baptista, mais precisamente a peregrinação dos fiéis, num percurso de 24 quilómetros, a património imaterial da humanidade.

No entender dos promotores destas festas populares, a peregrinação, que envolve, anualmente, cerca de dez mil pessoas, é “o item de maior relevância” das festas de São João Baptista, no concelho do Porto Novo, e constitui “o aspecto que diferencia esta manifestação cultural das restantes” em Cabo Verde.

As festas de São João terão começado a ser celebradas em Santo Antão no século 17 e a peregrinação dos fiéis entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo terá começado há duas décadas.

JM/HF

Inforpress/Fim

19-06-2024 1:29
18-06-2024 18:47

Porto Novo, 18 Jun (Inforpress) - Os porto-novenses continuam a aguardar pela construção do museu das romarias do Porto Novo, em Santo Antão, cujo projecto, a cargo da edilidade, iniciou-se em 2014, mas que foi suspenso pouco tempo depois.  

Conforme constatou a Inforpress, os munícipes, numa altura em que Porto Novo celebra o santo padroeiro, o São João Baptista, têm perguntado pelo museu das romarias, que começou a ser construído há uma década e que continua por concluir.

A Inforpress soube que a conclusão do museu das romarias é um dos projectos constantes do Plano Operacional do Turismo (POT), podendo ser retomada ainda em 2024 no âmbito deste programa.

A conclusão do museu das romarias, que tem sido também muito reivindicada pelos agentes culturais, designadamente os ligados às festas de romaria, consta ainda do plano dos investimentos municipais para 20224.

A criação do museu nacional das romarias insere-se no quadro do projecto de salvaguarda das festas de romaria de São João no concelho do Porto Novo, que já contemplou a requalificação do roteiro das festividades e prevê ainda o restauro das capelas de São João Baptista na Ribeira das Patas e na cidade do Porto Novo.

Igualmente para este ano, a autarquia porto-novense prevê investir cerca de dois mil contos na promoção das festas de São João, desde 2017 património imaterial nacional, refere ainda o plano de investimentos.   

Entretanto, no âmbito das actividades de São João, a autarquia porto-novense promove, quarta-feira, 18, uma conversa sobre a participação dos jovens na preservação da identidade cultural destas festas com o propósito de definir “estratégias de políticas culturais que promovam a participação efectiva da nossa juventude na salvaguarda” deste património.

JM/CP

Inforpress/Fim

18-06-2024 18:42

Cidade da Praia, 18 Jun (Inforpress) – A organização deu a conhecer hoje as Top 25 para a grande final da gala de Miss Cabo Verde International 2024, que vai acontecer no dia 03 de Agosto, na cidade da Praia.

Em declarações à Inforpress, Nereida Lobo, promotor do evento, avançou que o processo de seleção das candidatas não foi fácil devido ao alto nível de todas as participantes. 

“Cada candidata trouxe uma combinação única de talento, inteligência e graça, tornando a decisão bastante desafiadora para o nosso júri”, acrescentou a mesma fonte.

Este ano, a organização quer garantir que todos os municípios de Cabo Verde estejam representados no concurso.
Independentemente de pertencerem ou não a determinada região, toda a candidata terá a oportunidade de representar um dos 22 municípios do arquipélago.

 “Esta decisão reflete o nosso compromisso com a inclusão e a diversidade, promovendo a união entre todos os municípios do país”, explica a organização.

A grande vencedora terá a oportunidade de representar Cabo Verde na 62ª Edição do Miss International, no Japão, uma plataforma internacional para destacar a sua beleza e talento.

O Miss Cabo Verde International é uma plataforma de empoderamento feminino, que celebra a diversidade e riqueza cultural de Cabo Verde, promovendo o desenvolvimento pessoal e liderança das suas participantes.

O evento visa capacitar as mulheres a serem embaixadoras de mudança, tanto a nível nacional como internacional.

A primeira edição foi realizada no início de Setembro de 2022, na cidade da Praia, tendo como vencedora a modelo Stephany Amado que representou Cabo Verde no Miss Internacional que teve lugar em Dezembro do mesmo ano no Japão.

TC/JMV
Inforpress/Fim
 

18-06-2024 17:14
Exibindo 1 para 20 de 706