Paris’2024: David Pina e Djamila Correia e Silva-os porta-estandartes do “Team Cabo Verde”

26-07-2024 19:50

Cidade da Praia, 26 Jul. (Inforpress) – O pugilista David Pina e a judoca Djamila Correia e Silva foram esta tarde os porta-estandartes do “Team Cabo Verde” na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que decorrem no Rio Sena.

Os atletas cabo-verdianos apresentaram-se devidamente equipados com calças e camisas brancas, com o tradicional “pano de terra” a sobressair, e sandálias negras, enquanto os porta-estandartes exibiam a bandeira de Cabo Verde.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, oficialmente denominados Jogos da XXXIII Olimpíada e comumente conhecidos como Paris 2024, figuram-se como um evento multidesportivo internacional programado para acontecer de 26 de Julho a 11 de Agosto.  

Contrariamente ao que tem sido habitual, o tradicional desfile dos atletas não aconteceu nos estádios, mas em barcos, ao longo do rio Sena, passando pelos marcos mais emblemáticos de Paris.

Após o desfile dos primeiros barcos, a cantora norte-americana Lady Gaga fez uma entrada, considerada “espetacular” , ao apresentar a melodia “Mon Truc en Plumes”, música de Zizi Jeanmarie, referenciada como uma canção ícone das célebres “Revues Françaises”, desde sua criação nos anos 1960.

A cerimónia foi transmitida em directo nas televisões, mas o Comité Olímpico Cabo-verdiano organiza um “Festival Olímpico” na Praça Center em Palmarejo com transmissões televisivas, demonstrações desportivas, stands animados e prémios, num evento que decorre das 15:30 às 20:00.

Para além da retransmissão da cerimónia da abertura dos Jogos Olímpicos, o “Festival Olímpico” está a ser marcado por demonstrações de actividades desportivas como luta livre, esgrima, karaté, boxe, taekwondo, danças urbanas, teqball, BMX/BTT e Basket 3x3.

O COC está representado por um “stand” tal como os seus parceiros nacionais, designadamente Alou, BAI e Islndz, o Ekocentro Comunitário de São Francisco estará presente para sensibilizar o público para reciclagem de garrafas de vidros.

O momento ainda vai ser aproveitado para a promoção do desporto electrônico.

Cabo Verde vai competir em Paris com sete atletas, designadamente Samuel Freire, na meia-maratona, Jayla Pina  e José Tati em natação, Nancy Moreira e David Pina no boxe, Victor Alvares d’Oliveira no esgrima e Djamila Correia e Silva no judo.

Integram a delegação um total de 26 elementos, dos quais os sete atletas qualificados, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do Chefe da Missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e responsáveis da COC.

Esta é a maior delegação de sempre de Cabo Verde (sete atletas) aos Jogos Olímpicos, que arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto em Paris, onde está assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20