Hospital Agostinho Neto e missão médica dos EUA com protocolo de cooperação para os próximos cinco anos

25-04-2024 13:39

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) - O Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) e a missão médica dos Estados Unidos da América estabeleceram hoje, na cidade da Praia, um protocolo de cooperação com a duração de cinco anos.

Tem por objeto o estabelecimento das bases em que se processam as relações de parceria entre o Hospital Universitário Agostinho Neto e a Associação de Médicos dos EUA, com interesse mútuo, no cumprimento das respectivas missões.

Segundo o presidente do conselho de administração do HUAN, Gabriel Gonçalves, o protocolo visa promover uma “parceria estratégica” com o objetivo de reforçar as competências técnicas e equipamentos nos serviços públicos de saúde em Cabo Verde.

“Esta associação tem tido uma ligação muito forte com o hospital a mais de 20 anos e hoje estamos a estabelecer as bases de uma relação de parceria de cooperação e de amizade e almejamos que tenha continuidade”, declarou Gabriel Gonçalves.

A equipa tem vindo a prestar apoio nos domínios da cirurgia laparoscopia, autopedia e da oftalmologia, e, segundo a mesma fonte, o protocolo prevê acções de formação nas áreas de cirurgia laparoscopia, ligamento plastia, autoplastias, oftalmologia e ainda nas áreas de cardiologia, cirurgia oncológica e ginecologia oncológica.

Assegurou que esta parceria permitirá diminuir o número de transferências de doentes para o exterior, permitindo o tratamento local com “todas as condições advenientes”.

Por outro lado, o chefe da missão dos EUA, Júlio Teixeira, adiantou que foi uma oportunidade de toda a equipa aprender muito com a realidade de Cabo Verde, e frisou que os casos “são sempre difíceis” e o acesso às tecnologias “limitado”.

Júlio Teixeira enfatizou a importância do protocolo e agradeceu pela iniciativa, afirmando que esta cooperação vai permitir uma presença “mais regular” da equipa médica dos EUA em Cabo Verde.

“Penso que as oportunidades são enormes no futuro para desenvolver não só em termos de cirurgias, mas mesmo em termos de apoio a serviços necessários, organização do hospital e desenvolver no futuro os próximos passos de formação tanto em medicina como também em pós-graduação e especialização em medicina no Hospital da Praia”, finalizou Júlio Teixeira.

A missão médica, constituída por 27 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros, concluiu hoje os trabalhos em Cabo Verde.

A equipa está na cidade da Praia desde o dia 20, onde realizou um leque diversificado de actividades formativas.

OS/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 21:51
04-05-2024 20:41
04-05-2024 20:36
04-05-2024 20:22
04-05-2024 20:07