Festa de São Filipe: Centenas de pessoas passaram no largo Alto São Pedro no primeiro dia do funcionamento do palco alternativo

28-04-2024 10:53

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) - Centenas de pessoas, entre crianças, adolescentes e com idade mais avançada passaram no primeiro dia pelo palco alternativo instalado no Alto São Pedro no quadro das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe.

Apesar do atraso registado no início das actividades, as pessoas esperaram “pacientemente” pelo espectáculo com o grupo Enigma que viajou da cidade da Praia e que foi muito aplaudido, mas também pela actuação de artistas locais e outros que não actuam no Presídio, epicentro das actividades culturais das festas.

As pessoas contactadas no local mostravam-se satisfeitas com a instalação do palco alternativo e que serviu para dinamizar o Alto São Pedro, passagem quase obrigatória para as pessoas que se deslocam ao Presídio.

O espaço é aberto e com entrada gratuita e a ideia da sua instalação, segundo explicou a vereadora da cultura, é dar oportunidade aos artistas e grupos locais e não só de referência de actuarem nas festividades, por um lado, e, por outro, dar àqueles que não podem deslocar-se ao Presídio, oportunidade para diversão.

No primeiro dia/noite, já que a actuação do último grupo aconteceu depois das 23:00 começou com espectáculo com o grupo Enigmas, seguindo depois a actuação Mrs Rappers e Dário, Gamboa e banda, Gildo, Dj Sambriu, Pó de Lume, Litocoolio Andrade e Mané de Armindo.

O palco de Alto São Pedro funciona durante quatro dias/noites, de 27 a 30 de Abril já que o palco tem de ser removido para permitir à organização a colocação de areia para as tradicionais cavalhadas, que também acontecem neste espaço, na tarde de 01 de Maio, último actividade relativo a parte tradicional da bandeira e que culmina com a passagem da bandeira ao festeiro do ano seguinte.

Assim, para o dia 30 o cartaz está mais recheado e com nomes como Jandir e banda, Jorge Senna, Nenny Senna, Yacine Rosa, Dany Lobo, Braz Andrade, Lino Soldado e Dj Askid, mas para os dias 28 e 29 estão programados actuação da banda Sete Sóis Sete Luas, Benzo e Suzete, Txicau, Sem Piano, Jeiza Montrond, Fogo em Chama, Puto Djey, Chris Centeio, Original de Patim, Zé Love, Hélder, Dj Tayson e Moisés e banda, e para o dia 30 de Abril.

Quanto à programação para hoje destaca-se a continuação da feira agropecuários, rastreio de saúde, exposição de livros e coletâneas das várias revistas produzidas pela Soca Magazine, desfile de motos, encontro com idosos do centro de dia da organização das mulheres de Cabo Verde, final do torneio de futebol júnior e veteranos, encontro de networking com emigrantes e empresários e apresentação de projectos que contará com a presença do ministro das Comunidades.

Ainda para hoje e, na Casa das Bandeiras, acontece o segundo dia de pilão e na primeira das quatro noites de baile no Presídio estão agendados a actuação de quatro grupos e artistas como Don Kikas, Ferro Gaita, Josslyni.

JR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


12-05-2024 19:45
12-05-2024 19:44
12-05-2024 19:41
12-05-2024 19:26
12-05-2024 18:45