São Filipe 2024: Animação e muita movimentação de pessoas marca início do primeiro dia de pilão

27-04-2024 21:33

Fogo, 27 Abr (Inforpress) – A tradicional festa da bandeira de São Filipe teve hoje início com o primeiro dia de pilão, que se estende até ao dia 01 de Maio, com muita animação, música, dança e movimentação de pessoas nacionais e da diáspora.

O evento, que marca as festividades de “São Filipe 2024”, este ano com o lema “nós munícipes”, reserva nos próximos dias, segundo o investigador e docente Fausto do Rosário, mais influência de pessoas num momento marcante do desenrolar do processo da bandeira.

No ritual das bandeiras, a festa é antecedida por foguetes e o pilão, tradição assídua da Casa das Bandeiras, palco onde decorre quase todas as cerimónias, eventos e exposições em homenagem ao Santo Filipe.

Fausto do Rosário, que acompanha a festa regularmente há mais de 40 anos, disse que na qualidade de investigador e, sobretudo, de munícipe e amante da cultura, a passagem da tradição para a nova geração está sendo feita de forma tranquila e dinâmica.

Conforme avançou, hoje verifica-se a existência de tamboreiros, coladeiras e, sobretudo, bailarinos jovens que antes não havia, um momento que classificou de importante para as festividades do município 2024.

“A festa da bandeira tem uma matriz própria, temos quatro dias de pilão, depois naturalmente temos a matança, diria que vai ser uma festa igual às outras, com “pompa e circunstância”. Esperamos que as pessoas continuem a aderir, a cantar e a festejar com o santo da cidade e da ilha como ela merece” perspectivou, augurando uma adesão maior das pessoas.

Quanto ao futuro, o mesmo aconselhou ser necessário modernizar a tradição da bandeira, inovar e evoluir as linhas de acordo com o que vem sendo encontrado no caminho, para uma inovação que não descaracterize a sua existência.

Como parte da comissão organizadora desde o ano de 2012, Euclides Fernandes garantiu que o primeiro dia começou como esperado, com muita movimentação das pessoas, sobretudo, da comunidade imigrada.

Este ano, pontuou, devido aos problemas de transportes, muitos imigrantes não conseguiram participar do evento, sublinhando que São Filipe 2024 conta com um número considerável de cabo-verdianos provenientes da Praia e dos Estados Unidos da América.

O ponto alto da festa da bandeira, realçou, é o almoço dos cavaleiros que acontece no dia 01 de Maio e conta com a participação de 500 pessoas no almoço.

No quintal da Casa das Bandeiras é colocado um pilão à volta do qual trabalham, em simultâneo, três pessoas, na sua maioria mulheres, que num movimento ritmado e cadenciado, marcado pelo som e ritmo de canções apropriadas, do toque do tambor, do bater dos paus de colexa vão se triturando o milho para a preparação do xerém, cenário que dura até a antevéspera do dia do Santo.

LT/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


09-05-2024 21:07
09-05-2024 21:01
09-05-2024 20:49
09-05-2024 20:18
09-05-2024 19:53