Ver Noticias

III Edição da “Gala Lecciona Professor Cabo-Verdiano” elege esta noite o melhor do ano

Santo Antão: 15ª edição da Feira Agro-industrial e Serviços arrancou hoje com 65 expositores

Paróquias da Vigararia de Santiago Norte em reflexão sobre Palavra Divina revelada nas Sagradas Escrituras

Porto Novo: Programa sobre rendimento social de inclusão abarca mais de 270 famílias em situação de vulnerabilidade

Faleceu nos EUA o percursor do humorismo cabo-verdiano Nhu Puxim

Porto Novo/Autárquicas 2024: Elisa Pinheiro aponta “falta de gestão dos bens públicos” como um dos desafios do município

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – A candidata do PAICV à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, apontou hoje a “falta de transparência na gestão dos bens públicos” como um dos desafios que se colocam a este município.

Numa mensagem dirigida aos porto-novenses, depois de ter sido anunciada, oficialmente, como candidata deste partido à presidência da edilidade porto-novense, Elisa Pinheiro disse que Porto Novo enfrenta alguns desafios, desde logo, a falta de transparência na gestão dos bens públicos, o desemprego e a escassez de infra-estruturas.

“Com transparência e amor vamos transformar Porto Novo”, propõe a candidata do PAICV, que se diz “comprometida em construir um Porto Novo mais justo e inclusivo para todos”.

Dirigindo-se aos munícipes, Elisa Pinheiro, arquitecta de profissão, assegurou que o seu “coração fala mais alto” quando pensa no “futuro que podemos construir juntos”.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Santo Antão: 15ª edição da Feira Agro-industrial e Serviços arrancou hoje com 65 expositores

Ribeira Grande, 27 Abr (Inforpress) – A 15ª edição da feira agro-industrial e serviços de Santo Antão, arrancou hoje, na Rua Direita, cidade da Ponta do Sol, com 65 expositores dos três concelhos da ilha de Santo Antão.

Produtos agro-industriais, artesanais, pecuária, rendas e bordados, pinturas, plantas ornamentais, ervas medicinais, de entre outros são várias mercadorias expostas na feira.

Em declarações à imprensa, a vereadora do pelouro do empreendedorismo, Sheila Andrade, salientou que este ano houve um aumento de expositores em relação ao ano passado.

Segundo a autarca a feira visa “promover e divulgar tudo o que há de melhor e que se produz em Santo Antão”, nos sectores agro-industrial, pesca, agricultura, artesanato e tudo o que está ligado à industria do turismo e da cultura.

“Este ano trouxemos uma novidade na qual montamos um atelier de saberes, em que algumas pessoas partilham um pouco das suas vivencias em termos de produção. Temos um senhor que é da localidade de Losnã que faz enxadas e outras ferramentas, temos pessoas que fazem tambores e corte e costura”, mostrou.

Cibelle Lima, feirante da Ribeira Grande, disse que está a expor os seus produtos feitos em porcelana fria pela primeira vez.

“Os meus produtos são novidades em Santo Antão e têm tido muita procura. A feira servirá para divulgar mais os meus produtos”, afirmou.

Eric Monteiro, que é da localidade de Janela, no concelho do Paul, afiançou que é a primeira vez que expõe os seus produtos “Gustim de Santo Antão” na feira.

“Temos vários produtos de bebidas alcoólicas e seus derivados e espero ter uma boa venda”, pontuou.

A 15ª edição da feira agro-industrial e serviços de Santo Antão está enquadrada no âmbito das festividades do dia do município da Ribeira Grande, que se assinala no dia 07 de Maio.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

III Edição da “Gala Lecciona Professor Cabo-Verdiano” elege esta noite o melhor do ano

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A III Edição da “Gala Lecciona Professor Cabo-Verdiano” elege hoje o melhor docente do ano, durante evento que deverá ser presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves. 

A gala, que visa agraciar o “professor do ano”, já vai na sua terceira edição e é uma iniciativa da Associação para a Promoção do Património Educacional de Cabo Verde (Asppec) e do Museu da Educação.

De acordo com uma nota explicativa, através dos concursos periódicos, a associação quer, também, proporcionar a visibilidade das práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar.

Assim, premiar a excelência no ensino e promover a qualidade e a meritocracia no sector, incentivando os professores a elaborarem projectos pedagógicos centrados nos alunos e nas comunidades, bem como a serem cada vez mais inovadores, empreendedores e amigos dos seus alunos.

“Considerando que o professor merece ser reconhecido, pois lida com a educação e formação de crianças, jovens e adultos e, consequentemente, com o desenvolvimento de Cabo Verde, temos o direito e o dever de valorizar os docentes, para a dignificação desta profissão”, realça o documento rubricado pela presidente Clara Marques. 

“A fim de se perspectivar uma educação diferente, uma mudança de paradigma, para uma educação de qualidade e um desempenho profissional de excelência”, referiu ainda.

O vencedor deste ano será conhecido na gala de logo à noite, a partir das 19:30, no Salão Nobre "Abílio Duarte" na Assembleia Nacional, cujo Prémio Lecciona, instituído pela Asppec desde 2018, tem como propósito incentivar os professores a desenvolverem projectos inovadores.

SC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Santa Catarina: Ministro manifesta confiança em ver um dia a Tabanca elevada a Património da Humanidade

Assomada, 27 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas manifestou hoje a sua confiança em ver a Tabanca ser elevada a Património da Humanidade e pediu aos grupos que se mantenham firmes na tradição.

Abraão Vicente mostrou esta confiança no seu discurso, em Assomada, durante o acto da assinatura de um acordo financeiro entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do o Instituto do Património Cultural (IPC) e sete grupos de tabanca de Santa Catarina.

Segundo este governante vai ser preparado o dossier para manifestação e apresentação desta iniciativa à UNESCO, acreditando que assim como Cidade Velha e a Morna, a tabanca possa vir a ser Património da Humanidade, ressaltando que este processo leva o seu tempo.

Sobre o acordo financeiro, celebrado com os sete grupos, onde cada um recebeu o valor de 200 mil escudos, relembrou que é uma acção que já está a decorrer desde 2018, e este valor, caso for bem empregue, dará os seus frutos.

Ainda, na questão da tabanca, Abraão Vicente afiançou que esta tradição “não está a morrer” considerando que a tabanca “está no ar, nas pessoas” e enquanto existe o património vivo (as pessoas), garantiu que a tabanca também “não morre”.

Entretanto, sublinhou que é preciso fazer o trabalho da passagem do conhecimento, acentuando que muito mais do que pensar no momento de festa é enraizar a tabanca na comunidade de tal maneira que as actividades, ao serem feitas, sejam mais tradição do que simplesmente um ritual para divertimento. 

Abraão Vicente desabafou que a sua grande preocupação com a Cultura em Cabo Verde não é o seu desaparecimento, mas sim a superficialidade com que são celebrados alguns actos e rituais culturais, transformando-os apenas em momentos de festa, pelo que reforçou que “cultura é muito mais do que isso”.

O ministro lançou um desafio aos grupos e à Câmara Municipal de Santa Catarina no sentido de resgatarem os rituais fortes da tabanca no município, pois “o futuro não é somente o digital, mas é também a tradição”. 

Neste mesmo evento, anunciou que vai ser lançada a obra de reabilitação do Museu Norberto Tavares, orçado em 21 mil contos, informando que o financiamento já se encontra garantido e o concurso vai ser lançado dentro de dias para dar ao Museu, que foi também Museu Tabanca, a sua dignidade.

Em representação do grupo de tabanca de Tcharco, José Avelino Monteiro disse no seu depoimento que o montante tem possibilitado a realização de várias intervenções importantes, e neste ano, o montante vai ser canalizado para construção de tambores e de vestuários, o que segundo o mesmo simboliza a tabanca.

Por seu turno, Ana Samira Baessa, presidente do IPC, afiançou que estão a trabalhar no processo contínuo de valorização da tabanca enquanto Património Nacional e que ao longo de vários anos têm vindo a fazer este trabalho juntamente com os grupos.

Segundo esta responsável, o financiamento não representa apenas um apoio para que os grupos realizem actividades de tabanca, mas também permite uma relação de confiança, previsibilidade com os grupos e acompanhar a dinâmica da tabanca, justificando que cada uma tem a sua particularidade e o objectivo é fazer este resgate.

Já a vereadora Isabel Monteiro, em substituição à presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, garantiu que há disponibilidade da autarquia santa-catarinense em auxiliar os grupos da tabanca no município.

Ressaltou que a autarquia tem um gabinete incubadora de negócios que pode apoiar os grupos na elaboração de projectos e na justificação de valores recebidos para que possam receber cada vez mais apoios para não perderem.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futsal/Santo Antão Sul: Ajax e Chã de Armazém são as finalistas da taça Porto Novo

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – As equipas de Ajax e Chã de Armazém são as finalistas da taça Porto Novo na modalidade de futsal feminino na região desportiva de Santo Antão Sul.

Nas meias-finais, que se disputaram esta sexta-feira, a equipa do Ajax ganhou à formação de Lajedos, por 10-1, e Chã de Armazém venceu as Aventureiras, por 7-2.

A final da taça Porto Novo está calendarizada para o dia 03 de Maio.

A região desportiva de Santo Antão Sul recebeu esta temporada as primeiras competições oficiais em futsal feminino numa iniciativa da Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul que conta com a parceria do grupo dinamizador dos desportos de salão no Porto Novo.

A Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul já anunciou a realização, durante o Verão, do campeonato regional e taça Porto Novo em futsal masculino.

A equipa do Ajax conquistou o campeonato regional de futsal feminino em Santo Antão Sul.

JM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Orlando Delgado garante que obras das pocilgas de Barbasco vão iniciar-se nos próximos dias

Ribeira Grande, 26 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado, garantiu hoje que as obras das pocilgas da ribeira de Barbasco vão iniciar-se nos “próximos dias”.

O autarca respondia a uma questão colocada durante o período antes da ordem-do-dia, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, relativamente ao ponto de situação das obras das pocilgas da ribeira de Barbasco e de como iriam fazer a deslocalização da pocilga de Boca de Pinhão, tendo em conta que muitos dos criadores disseram que não irão utilizar as pocilgas da ribeira de Barbasco.

Na resposta, Orlando Delgado foi categórico e afirmou que “quer as pessoas estiverem ou não interessadas” vão deixar de criar animais em Boca de Pinhão.

“É um esforço que estamos a fazer, lançamos o concurso, já selecionamos a empresa, que é A3 engenharia e as obras vão custar aos cofres da câmara 21 mil contos", esclareceu. 

Um investimento que, segundo Orlando Delgado, irá complementar uma fossa, sistema de deposito de água para que as pessoas possam fazerem a limpeza das pocilgas.  

A mesma fonte acentuou que se trata de um trabalho "sério" e que os criadores terão de fazer a parte deles, que é criar as condições em termos de transporte, desde Povoação até a zona da ribeira de Barbasco, de forma a continuarem a criarem os seus animais.

Segundo Orlando Delgado, a edilidade está a fazer esse “esforço” porque tem a “plena consciência” que a criação de animal ainda é um complemento do orçamento familiar.

“Muita gente, chefes de família ainda criam um porco para poder  comprar  uniforme para os filhos, medicamentos, pagar energia, de entre outros, ou seja, por isso estamos a fazer esse esforço para fazer esse grande investimento e a obra vai iniciar nos próximos dias”, garantiu.

Em 2017, a Câmara Municipal da Ribeira Grande já tinha em andamento o processo de deslocalização da pocilga de Boca-de-Pinhão e apoiou os proprietários dos chiqueiros desse local na construção de uma nova pocilga na ribeira de Barbasco.

Boca-de-Pinhão é o local onde muitas pessoas despedem-se dos seus entre queridos e, por isso, ocorrem pequenas cerimónias fúnebres antes do sepultamento no Alto de São Miguel, e o mau-cheiro que exala dessa pocilga afecta as pessoas.

Os habitantes da zona de Pinhão há muitos anos têm reivindicado a deslocalização dessa pocilga, pois vêm obrigados a inalar o fedor dos chiqueiros, quando sobem, a pé sobretudo, a íngreme subida que dá acesso à localidade.

A decisão de deslocalizar essa pocilga é irreversível, tendo em conta que se trata de uma deliberação da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, tomada por unanimidade, e vai melhorar a imagem da cidade da Ribeira Grande, já que Boca-de-Pinhão é uma das portas de entrada da cidade.

Esta solução deverá servir, também, a população de Sinagoga, onde, segundo os responsáveis municipais, também já se sente o incómodo provocado pelos chiqueiros existentes dentro daquela localidade e arredores.

LFS/JMV
Inforpress/fim

Ler mais

Portugal: José Maria Neves qualifica Cabo Verde como um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações (c/áudio)

Sines, 26 Abr (Inforpress) – O Presidente da República considerou hoje que Cabo Verde é um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações, um trabalho que, acredita, a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém tem desempenhado bem.
J

osé Maria Neves fez essa consideração em declarações à Inforpress, no final da visita que efectuou à Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém (ACSSC), à margem da sua deslocação a Portugal para participar na cerimónia oficial de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, que aconteceu esta quinta-feira, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Aqui a associação serve dezenas de comunidades, não só cabo-verdianos, mas também europeus, russos, ucranianos, portugueses e também da América Latina, de vários países, de vários países africanos e essa é a essência de Cabo Verde, uma possibilidade de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações”, considerou.

José Maria Neves considerou ainda que Cabo Verde pode ser um factor de paz, de estabilidade, útil na sua região e onde todos possam se encontrar, tendo acrescentado que para um país pequeno como Cabo Verde, é preciso “procurar ser um espaço de encontro, de liberdade, de democracia e de oportunidades”.

“Um país onde todos possam viver com dignidade e ser também um país que recebe bem e que cuida do diálogo, da solução negociada de conflitos e esta parece ser a vocação de Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém”, frisou José Maria Neves.

Por sua vez, a presidente da ACSSC, Gracinda da Luz, concordou com o Presidente da República, indicando que nos seus 41 anos, a associação “tem crescido imenso”, com várias gerações a trabalharem em prol das comunidades.

“Começamos com uma nacionalidade [cabo-verdiana] e hoje temos 51 nacionalidades que contam connosco. Estamos muito à frente do nosso tempo, porque aqui é uma casa para toda a gente e que pode vir para ter apoio social, apoio na sua valorização, na promoção da sua cultura e a parte social”, explicou.

Conforme ela, a instituição que dirige disponibiliza todo o leque de serviço em um único espaço de serviço das comunidades imigrantes, com um trabalho segmentado, reconhecido e a trabalhar com instituições municipais que reconhecem também o trabalho da organização.

“Os desafios são muitos, porque o fluxo migratório actualmente é grande e como trabalhamos com diferentes nacionalidades sentimos isso. Neste momento sentimos que a liberdade está sendo posta em causa em relação aos nossos imigrantes, porque muita gente considera importante termos os imigrantes, mas temos uma grande massa que considera já não ser tão importante. Por isso, temos que trabalhar aqui a nossa integração e o próprio acolhimento para espelharmos o nosso trabalho”, sustentou.

Em relação à visita do Presidente da República à associação, Gracinda da Luz entende que a mesma acontece nove anos depois de ter feito a última visita, como primeiro-ministro, para inaugurar a sede da ACSSC, por isso entendeu que é “um reconhecimento real” do trabalho que tem feito, mostrando que fazem parte de Cabo Verde.

Na visita à associação, com presença da comunidade cabo-verdiana em Sines, José Maria Neves esteve acompanhado pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos, a primeira dama, Débora Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Sines, os vereadores da autarquia e outros dirigentes de instituições no concelho estiveram também presentes.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Mortos na Faixa de Gaza sobem para 34.388

Gaza, Palestina, 27 Abr (Inforpress) – O número de mortos na sequência da ofensiva lançada pelo exército israelita contra a Faixa de Gaza desde o início da guerra subiu para 34.388, revelou hoje o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas.

Segundo as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita palestiniano Hamas, pelo menos 34 pessoas perderam a vida nas últimas 24 horas, em ataques do exército israelita contra a Faixa de Gaza.

“A ocupação israelita cometeu quatro massacres contra famílias na Faixa de Gaza, nos quais morreram 32 pessoas e 69 ficaram feridas”, informou o Ministério da Saúde no seu comunicado diário, em que deu conta das vítimas que foram transferidas para hospitais.

Além das 34.388 mortes, a maioria das quais mulheres e crianças, nos 204 dias de guerra registaram-se 77.437 feridos.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza indicou também que há vítimas debaixo dos escombros e nas estradas, cujos corpos não podem ser recuperados pelas equipas de emergência.

De acordo com a agência de notícias palestiniana Wafa, entre os mortos contabilizados nas últimas horas estão seis cidadãos que morreram num ataque aéreo israelitas contra a cidade de Rafah, no sul de Gaza.

O exército israelita informou também que, nas últimas 24 horas, atacou 25 alegados alvos de combatentes palestinianos em diferentes partes da Faixa de Gaza.

Estes ataques ocorreram enquanto o Hamas estuda a última proposta que Israel apresentou a um grupo de mediadores egípcios para chegar a acordo para uma trégua.

Inforpress/Lusa/fim

Ler mais

Galeria de imagens