São Filipe: Juventude em sub-19 e Kkobra em sénior são os campeões do torneio de andebol das festas de São Filipe

27-04-2024 11:11

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – As equipas de Juventude em sub-19 e Kkobra em sénior masculino conquistaram, esta sexta-feira, 26, o torneio de andebol das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe 2024.

Na final, que, curiosamente, foi disputado pelos mesmos clubes, na categoria de sub-19 a formação de Juventude venceu Kkobra por 41 a 40 e na categoria de sénior a vitória sorriu para a formação de Kkobra, também pela diferença mínima, 32 a 31.

O coordenador da Comissão de Gestão de Andebol, Nelson Pina, disse que o torneio de andebol, quer em sub-19 quer em sénior masculino contou com a participação das três equipas em actividades no município e na ilha do Fogo, nomeadamente Juventude, Kkobra e Escola Renascer.

Por decisão da comissão a equipa que lidera o campeonato regional neste momento, a Juventude quer em sub-19 como em sénior masculino apurou-se directamente para a fase final do torneio e a segunda vaga foi discutida entre Kkobra e Escola Renascer nas duas categorias.

O presidente da comissão de gestão disse que além do torneio das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe, está a decorrer o campeonato regional e que a segunda volta inicia-se no dia 5 de Maio e os dois primeiros classificados, nos dois escalões, vão disputar um play-off num total de três jogos para encontrar o campeão regional que irá representar a ilha no nacional.

A equipa de Juventude, que lidera nos dois escalões, participa pela primeira vez no campeonato de andebol tentando quebrar o domínio de Kkobra que tem sete títulos consecutivos.

Em relação ao andebol feminino, Nelson Pina disse que não há equipas suficientes para fazer o campeonato devido à desistência da Escola Renascer em feminino por insuficiência de atletas.

Em anos anteriores o campeonato regional chegou a contar com a participação de equipas de sub 19 de Ponta Verde (zona norte de São Filipe) e dos Mosteiros e a nível de sénior com a participação de uma equipa de Santa Catarina do Fogo, mas a ausência é explicada pelas equipas por falta de incentivo e de apoio sobretudo no transporte.

Hoje realiza-se a fase final do torneio de futebol sub-12 entre as equipas de Valência e Aliança de Patim no campo de Lém na cidade de São Filipe e enquadrado nas festas do dia do município e da bandeira de São Filipe.

Com relação ao jogo calendarizado para domingo entre Académica, campeã regional, e Vulcânico, vencedor da Taça Fogo, no campo de São Lourenço, o vereador do desporto João José Canuto disse que não está enquadrado nas festividades.

Trata-se de um jogo de preparação entre as duas equipas que vão representar a ilha do Fogo no campeonato nacional e na Taça de Cabo Verde, cujos jogos foram adiados por constrangimentos no transporte e as direcções das duas agremiações decidiram realizar o jogo para manter o nível dos jogadores.

João José Canuto disse que a câmara municipal vai apoiar com transporte das equipas de São Filipe para o campo de São Lourenço e vice-versa, assim como na disponibilização do recinto de jogo.

A Associação Regional de Futebol do Fogo avançou que o jogo de preparação é organizado pelas duas equipas e que apenas nomeou um quarteto de arbitragem para permitir a realização do jogo.

Recorde-se que o jogo da primeira eliminatória da Taça de Cabo Verde entre Vulcânico e Académica da Praia estava agendado para o dia 27 de Abril e o jogo da primeira jornada do campeonato nacional em que a Académica do Fogo recebe a Juventude da Boa Vista devia acontecer hoje, mas os jogos foram adiados e ainda não têm uma data marcada.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


09-05-2024 19:21
09-05-2024 19:13
09-05-2024 18:17
09-05-2024 17:58
09-05-2024 17:43