Ver Noticias

Governo assina contratos de financiamento com grupos de tabanca da Praia e Salineiro

ERIS avisa que é proibido usar produtos cosméticos relacionados com a canábis

Ribeira Grande/Dia do Município: Orlando Delgado diz que sai com o sentimento do dever cumprido

Número de refugiados regista maior aumento em 2022 e atinge 35 milhões de pessoas

Governo aprova acordo de financiamento de Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central

Ribeira Grande/Dia do Município: Orlando Delgado diz que sai com o sentimento do dever cumprido

Ribeira Grande, 07 Mai (Inforpress) – O presidente da câmara da Ribeira Grande disse hoje, no seu último discurso na sessão solene da Assembleia Municipal, enquanto autarca, que sai com o sentimento do dever cumprido e ter dado o seu contributo para o desenvolvimento.

“Fizemos tudo? Não fizemos, há muita coisa que gostaríamos de ter feito, é verdade, mas tenho a plena consciência e saio com o sentimento do dever cumprido, de ter dado o meu contributo de forma como pude, enquanto presidente da câmara”, declarou Orlando Delgado, visivelmente emocionado.

Delgado informou que não vai terminar a sua carreira política, mas sim terminar a sua contribuição enquanto autarca e prometeu que, independentemente onde estiver, vai acompanhar todo o desenvolvimento de Ribeira Grande e de Santo Antão.

Segundo o edil, Ribeira Grande é um “exemplo” a nível de Cabo Verde daquilo que se pode falar da democracia plena a nível do município.

É que, conforme a mesma fonte, “podem discutir, discordar, a oposição apresenta as suas soluções”, mas depois disso sentam à mesma mesa “almoçam, brincam, e sobretudo nas sessões de Assembleia Municipal não há questão do tempo”.

“Esse é o meu quinto mandato e dos cinco que fiz a frente da câmara sempre tive maioria qualificada, ou seja, mais de dois terços dos deputados, mas isto não nos envaideceu” salientou.  

Conforme Orlando Delgado pode-se discutir a perda da população que tem as suas razões, mas “não anula os dados e nem desmente” o facto de que deixa o concelho no terceiro lugar no índice de coesão territorial, a nível nacional.

Segundo o político, “não são números, são factos” que demostram toda a evolução que Ribeira Grande tem tido ao longo dos tempos.

“Levo a amizade e o respeito das pessoas, isso é que é importante, e, ao longo de todos esses anos, não há uma pessoa a nível do concelho que é capaz de dizer que o presidente da câmara o discriminou, ou lhe apoiou em função da sua cor política ou em troca de voto. Nunca fizemos porque sempre respeitamos os homens e as mulheres do nosso concelho”, finalizou.

Hoje comemora-se pela segunda vez nesta data, 07 de Maio, o Dia do Município da Ribeira Grande, que completa 292 anos da sua elevação à categoria de Vila da então povoação de Santa Cruz e da criação da Câmara Municipal de Ribeira Grande.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Transportes: Presidente da CCS espera que solução do problema seja encontrada “o mais breve possível”

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) observou hoje que o problema dos transportes aéreo e marítimo no país afecta a todos, pelo que disse esperar que a solução seja encontrada “o mais breve possível”.

Esta reação foi dada à imprensa por Marcos Rodrigues à margem da inauguração, na Cidade da Praia, da Delegação da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, no quadro da parceria com a Câmara Municipal da Praia e a Câmara de Comércio do Sotavento.

Segundo disse, essa questão constitui “uma das grandes preocupações” na “unicidade do mercado” e na “melhoria do desempenho” da actividade empresarial em Cabo Verde.

“É realmente um problema que se coloca ao tecido empresarial, mas que se coloca ao país, que se coloca a todos nós sem excepção e que devemos trabalhar arduamente para conseguirmos encontrar o melhor caminho”, afirmou, manifestando-se “expectante” de que as coisas possam melhorar.

Pois, assegurou, o Governo já assumiu realmente que irá assumir esse desempenho da solução para o problema, que seja “o mais breve possível”, para que haja uma “unicidade territorial” de forma a justificar os ganhos para todos.

“Para a economia, para a circulação de pessoas, para as liberdades e garantias que todos nós temos direitos a movimentar sem qualquer problema a nível nacional”, almejou.

ET/AA

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Câmara da Praia promete apresentar “brevemente” factos sobre construção do complexo pastoral de Terra Branca

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, prometeu hoje apresentar “brevemente” todos os factos históricos relativamente à construção do complexo pastoral de Terra Branca, cujo projecto tem suscitado alguma polémica.

A placa que marcou o início da obra da Igreja Sagrada Família, em Terra Branca, na cidade da Praia, orçada em mais de 33 mil contos, foi descerrada no passado mês de Abril.

Mas, o projecto tem suscitado polémica por parte de alguns moradores que pediram embargo extrajudicial da obra por entenderem que lesa os seus interesses, alegando obstrução de uma via de acesso às suas garagens.

Confrontado com a situação, Francisco Carvalho prometeu que a autarquia vai emitir um comunicado sobre a matéria, “dentro em breve”, para esclarecer todos os factos históricos relacionados a este projecto.

“Porque eu percebo hoje em dia essa pressa toda, essa velocidade com que as pessoas analisam as situações, tem tudo a ver com o tempo em que nós vivemos. Este tempo de Internet, das redes sociais, é um tempo realmente tentador, sobretudo para as pessoas que não querem analisar e com alguma prudência as situações”, afirmou.

Entretanto, o autarca instou a todos que comecem um processo pedagógico, um processo de análise dos factos e a abrirem aos factos e não ficarem por estimativas e “percepções negativas”.

“Nós vamos apresentar os factos todos, vamos apresentar todos os tópicos em relação aquele espaço, a igreja já se pronunciou publicamente, apresentou dados importantes, eu não compreendo como é que as pessoas se recusam a fazer a leitura de dados, de factos que são apresentados publicamente”, frisou.

ET/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Governo assina contratos de financiamento com grupos de tabanca da Praia e Salineiro

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Atletismo: Milly Brito e Valter Araújo da Emicela Team Cabo Verde participam na maratona da Transvulcania nas Canárias

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Os atletas Milly Brito e Valter Araújo, considerados especialistas cabo-verdianos nas provas de trial, vão representar Cabo Verde na competição Transvulcania 2024, a ser disputada sábado, 11, nas ilhas Canárias.

Segundo apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), os dois atletas representantes da Emicela Team Cabo Verde já se encontram nas Ilhas Canárias para treinos de altitude para a “prestigiada prova”, esperançados em atacar o pódio.

Os dois atletas, ambos da ilha de São Nicolau, vão disputar a prova de trail na categoria de maratona.  ´

A Transvulcania 2024, que se realiza em Santa Cruz de La Palma, de acordo com a programação, vai ser disputada nas distâncias da ultramaratona, maratona e meia maratona e quilómetro vertical, e prevê-se a participação dos melhores especialistas da modalidade.

Transvulcania é um evento desportivo marcadamente competitivo a nível nacional e internacional e com a possibilidade de ampla participação em diferentes níveis de competição, esforço e motivação em que os concorrentes competem nas diferentes trilhas na Ilha de La Palma.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

ERIS avisa que é proibido usar produtos cosméticos relacionados com a canábis

Mindelo, 07 Mai (Inforpress) - A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu uma circular em que informa estar proibida a utilização de preparações e substâncias obtidas a partir da planta da canábis, a inclusão canabidiol (CBD) ou outros canabinóides em produtos cosméticos.

De acordo com uma publicação da ERIS, tendo em conta a movimentação da indústria cosmética e a discussão técnico-científica a nível global em torno do aproveitamento das propriedades benéficas do canabidiol na pele e partes externas do corpo humano, impõe-se a clarificação de alguns conceitos e, sobretudo, das normas legais vigentes em Cabo Verde.

Isto, explicou, para uma melhor orientação dos operadores económicos do sector e dos consumidores no tocante a produtos cosméticos com preparações e substâncias relacionadas com a canábis.

Assim, a ERIS reiterou que está proibida a utilização de preparações e substâncias obtidas a partir da planta da cannabis ou a inclusão de CBD ou outros canabinóides a título especial provenientes de outras fontes e noutras condições, em produtos cosméticos.

A entidade informou ainda que a pessoa deve assegurar, antes da colocação de produtos cosméticos no mercado, que os mesmos não contenham substâncias ou preparações relacionadas com a planta da canábis, de forma a cumprir as referências adotadas pela ERIS através do decreto-lei n.º 21/2016, de 31 de Março e respectivos regulamentos.

Também alertou aos consumidores a estarem atentos à rotulagem e à eventual presença de substâncias relacionadas com a planta da canábis, antes da aquisição de produtos cosméticos, por se tratar de ingredientes proibidos na composição de produtos cosméticos.

CD/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Governo aprova acordo de financiamento de Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central

Mindelo, 07 Mai (Inforpress) - O Governo aprovou o acordo de financiamento celebrado entre Cabo Verde e a Associação Internacional de Desenvolvimento, relativamente ao Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, que utiliza a abordagem programática multifásica.

Esta informação consta de um decreto aprovado pelo Conselho de Ministro, publicado no Boletim Oficial, que passa a vigorar a partir de hoje.

Conforme o documento, o montante relativamente a este acordo   equivale a DSE 19.100.000 (dezanove milhões e cem mil Direitos de Saque Especiais).

O Governo justifica que este acordo representa um “avanço significativo” na construção de um futuro “mais seguro e saudável” para Cabo Verde porque, sublinhou, além de fortalecer a resposta imediata a emergências sanitárias é um “passo crucial” na jornada de Cabo Verde em direcção a um sistema de saúde “robusto e resiliente”, preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

“O projecto, concebido com uma abordagem programática multifásica, visa fortalecer a capacidade de Cabo Verde para prevenir, detetar e responder às emergências sanitárias. Este investimento substancial não se limita apenas a uma injecção financeira, mas sim representa um compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável do país”, lê-se no documento.

De acordo com o mesmo decreto, o projecto aborda questões cruciais como governança em saúde, capacitação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura laboratorial, visando não apenas mitigar os impactos das crises sanitárias, mas também consolidar as bases do sistema de saúdecabo-verdiano para o futuro.

CD/AA

Inforpress/Fim
 

Ler mais

Número de refugiados regista maior aumento em 2022 e atinge 35 milhões de pessoas

Daca, 07 Maio (Inforpress) – O número de refugiados no mundo atingiu 35,3 milhões de pessoas em 2022, valor que representa o maior aumento anual e que foi provocado sobretudo pela guerra na Ucrânia, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“No final de 2022, havia um total de 35,3 milhões de refugiados em todo o mundo, estando 29,4 milhões sob mandato do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e 5,9 milhões registados pela Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados da Palestina (UNRWA)”, refere a OIM no seu relatório anual, hoje apresentado.

Segundo o documento, o número total de refugiados é o mais elevado registado pelos relatórios estatísticos modernos e o crescimento do número de refugiados entre 2021 e 2022 é o maior em termos anuais, o que se deve, “em grande parte, às fugas da Ucrânia depois da invasão da Rússia”.

A agência das Nações Unidas contabilizou cerca de 5,4 milhões requerentes de asilo, ou seja, pessoas que procuram proteção internacional e aguardam a determinação do seu estatuto de refugiado.

“Só em 2022, foram registados quase 2,9 milhões de pedidos de asilo em 162 países, o maior número de pedidos de asilo individuais alguma vez registado”, sublinha a OIM.

Nesse ano, o número global de novos pedidos de asilo individuais apresentados em primeira pela primeira vez foi de 2,6 milhões, um aumento de 83% em relação a 2021, acrescenta a organização.

O principal destino continua a ser os Estados Unidos, com cerca de 730.400 pedidos, número três vezes superior ao do ano anterior, enquanto a Alemanha é o segundo local preferido, com 217.800 novos pedidos.

A OIM sublinha ainda que os menores de 18 anos constituíram cerca de 41% do total de refugiados, tendo sido registados 51.700 pedidos de asilo feitos por crianças não acompanhadas.

Quase nove em cada 10 refugiados sob mandato do ACNUR provinham de 10 principais países de origem – Síria, Ucrânia, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar, República Democrática do Congo, Sudão, Somália, República Centro-Africana e Eritreia –, lista que, à exceção da Ucrânia, se mantém intacta há muitos anos, alerta o relatório

“Dinâmicas de conflito novas, não resolvidas ou renovadas em países chave contribuíram significativamente para os números e tendências atuais”, justifica a OIM no documento, lembrando que “a invasão da Ucrânia pela Federação Russa, em 2022, resultou numa das maiores crises de deslocamento de pessoas desde a II Guerra Mundial”.

No ano em que começou a guerra, cerca de 5,7 milhões de ucranianos foram forçados a fugir, tornando a Ucrânia “no segundo maior país de origem de refugiados no mundo”.

No entanto, “o conflito prolongado na República Árabe Síria fez com que o país continuasse a ser a maior origem de refugiados do mundo no final de 2022 (6,5 milhões), mesmo que o número tenha representado uma diminuição em relação aos 6,8 milhões de 2021”, sublinhou a agência da ONU.

Além disso, acrescentou, “a instabilidade e a violência que fez do Afeganistão uma importante fonte de refugiados durante mais de 30 anos continuou sendo o país o terceiro maior país de origem do mundo, com cerca de 5,7 milhões de refugiados em 2022, o que significa mais 2,7 milhões de pessoas do que em 2021”.

No total, os refugiados da Síria, Ucrânia, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar e República Democrática do Congo representaram mais de metade da população refugiada mundial.

Tal como nos anos anteriores, mais de metade de todos os refugiados reside em 10 países.

“Em 2022, pelo sétimo ano consecutivo, a Turquia foi o maior país anfitrião do mundo, com quase 3,6 milhões de refugiados, sobretudo vindos da Síria”, adianta a análise da OIM.

O Paquistão e a República Islâmica do Irão também estiveram entre os 10 principais países de acolhimento, sendo os dois principais anfitriões de refugiados do Afeganistão, o segundo maior país de origem.

A restante lista foi ocupada pelo Uganda, Rússia, Alemanha, Sudão, Polónia, Bangladesh e Etiópia.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens