ICIEG quer estimular e envolver meninas e mulheres nas áreas tecnológica e científica

07/05/24 12:40

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) -  A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) disse hoje que projecta estimular e envolver meninas e mulheres nas áreas tecnológica e científica por serem as catalisadoras da maior parte da economia mundial.

Marisa Carvalho falava na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, no ateliê de socialização sobre a participação das mulheres nas áreas das tecnologias, ciências, engenharia e matemática, em parceria com o Banco Mundial.

O propósito, avançou a mesma fonte, é estimular e envolver meninas e mulheres nessas áreas por serem os catalisadores da maior parte da economia do mundo e garantirem maior nível de empregabilidade no sector empresarial.

“Nós sabemos que em Cabo Verde o desemprego é maior nas mulheres do que nos homens, é uma oportunidade também para as mulheres entrarem no seio do mercado de trabalho” afirmou, realçando países cuja percentagem já ultrapassou a média da participação das mulheres, ou seja, 38 por cento (%).

Segundo esta responsável, a instituição tem trabalhado a questão comportamental e os estereótipos junto dos jardins de infância, a fim de mostrar que o lema “O lugar da mulher é onde ela quiser” deve ser traduzido na realidade e em acções concretas.

O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, por seu lado, referiu que o Governo tem desenvolvido programas de empreendedorismo de base tecnológica como Cabo Verde Digital, Pró-Empresa e Nosi Akademia para a massificação de meninas e mulheres ao sector.

“Há que fazer, não só do nosso lado, mas também de todas as organizações. Este é o repto que deixo a sociedade civil, há aqui uma oportunidade para o digital seja realmente uma ferramenta de escape ao social e se vemos que há uma necessidade das meninas e mulheres participarem no desenvolvimento de Cabo Verde futuro, tem que ser agora”, considerou o governante.

Aliás, avançou Pedro Lopes, Cabo Verde foi reconhecido como a “melhor nova delegação” das 54 delegações internacionais presentes no Women in Tech Global Summit 2024 realizado nos dias 06 e 07 de Maio, em Paris (França).

“Estamos a sentir que na área do empreendedorismo as coisas estão a equilibrar, mas na área da formação ainda há passos para dar, efectivamente há custos de formação técnica nesta área e com toda certeza o digital vai ser o futuro”, reiterou Pedro Lopes.

LT/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19/05/24 12:10
19/05/24 09:34
19/05/24 09:29
19/05/24 09:24
19/05/24 09:16