Portugal: Projecto “Songbook” do cabo-verdiano Humberto Ramos prevê editar 20 livros de 20 compositores nacionais (c/áudio)

07/05/24 13:03

Lisboa, 07 Mai (Inforpress) – O projecto “Songbook” do músico cabo-verdiano Humberto Ramos quer editar 20 livros, de 20 compositores nacionais, com 20 temas, que contém letras, cifras e partituras em formato Leadsheet, ou seja, melodias com letras e cifras.

“Songbook” é apoiado pelo Programa de Ajuda Directa do Governo australiano em Cabo Verde (PAD), que está a completar o 15º aniversário, de acordo com Humberto Ramos, em declarações à Inforpress, indicando que o volume I do projecto, já apresentado, contém temas do próprio.

“No projecto ‘Songbook’ estou a recuperar a música de Cabo Verde e transcrevê-la para partituras, de forma que perdure no futuro, porque nós até esta data, praticamente, a música de Cabo Verde era de tradição oral”, explicou Humberto Ramos, indicando que numa primeira fase irá editar 20 livros, de 20 compositores, com 20 temas/composições, contendo letras, cifras e partituras em formato Leadsheet (melodias com letras e cifras).

De acordo com o músico natural de São Vicente e residente há cerca de 30 anos em Portugal, há uns anos propôs-se fazer este projecto, que pensa continuar por mais uns anos, até completar os 20 volumes.

“Já estão editados três e para este ano de 2024, estou a fazer mais, porque nós temos que chegar às outras escolas a nível mundial. É nesse aspecto que penso que devo oferecer estes livros às escolas de música. Estou a fazer dois compositores por ilha”, disse o autor, esclarecendo que um dos livros lançados foi sobre as composições de Vuca Pinheiro, natural da ilha Brava, residente nos Estados Unidos da América (EUA).

“São compositores que eu conheço, que eu consigo falar com eles e que peço directamente o material a eles. No projecto já comecei as recolhas há mais de 10 anos”, indicou Humberto Ramos que tem um site (www.humbertoramos.net) onde publica material desse tipo”, frisou.

Conforme ele, é nesse site que a maior parte dos músicos vai lá buscar as letras com cifras, por isso, decidiu passar as mesmas para o papel, com esse projecto que não sabe precisar por mais quantos anos vai durar, já que vai depender de financiamentos para editar os próximos volumes.

 

DR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19/05/24 15:42
19/05/24 14:19
19/05/24 13:56
19/05/24 13:50
19/05/24 12:10