Governo aprova acordo de financiamento de Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central

07/05/24 16:40

Mindelo, 07 Mai (Inforpress) - O Governo aprovou o acordo de financiamento celebrado entre Cabo Verde e a Associação Internacional de Desenvolvimento, relativamente ao Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, que utiliza a abordagem programática multifásica.

Esta informação consta de um decreto aprovado pelo Conselho de Ministro, publicado no Boletim Oficial, que passa a vigorar a partir de hoje.

Conforme o documento, o montante relativamente a este acordo   equivale a DSE 19.100.000 (dezanove milhões e cem mil Direitos de Saque Especiais).

O Governo justifica que este acordo representa um “avanço significativo” na construção de um futuro “mais seguro e saudável” para Cabo Verde porque, sublinhou, além de fortalecer a resposta imediata a emergências sanitárias é um “passo crucial” na jornada de Cabo Verde em direcção a um sistema de saúde “robusto e resiliente”, preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

“O projecto, concebido com uma abordagem programática multifásica, visa fortalecer a capacidade de Cabo Verde para prevenir, detetar e responder às emergências sanitárias. Este investimento substancial não se limita apenas a uma injecção financeira, mas sim representa um compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável do país”, lê-se no documento.

De acordo com o mesmo decreto, o projecto aborda questões cruciais como governança em saúde, capacitação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura laboratorial, visando não apenas mitigar os impactos das crises sanitárias, mas também consolidar as bases do sistema de saúdecabo-verdiano para o futuro.

CD/AA

Inforpress/Fim
 

Notícias Recentes


19/05/24 14:19
19/05/24 13:56
19/05/24 13:50
19/05/24 12:10
19/05/24 09:34