Ilha do Sal: CEMAM realiza programa de apoio à orientação vocacional para estudantes

06/05/24 19:43

Santa Maria, 06 Mai (Inforpress) - O Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM), em Santa Maria, ilha do Sal, concluiu hoje a primeira edição do programa de orientação vocacional, cujo principal objectivo é possibilitar aos estudantes as primeiras experiências com o mundo do trabalho.

O programa, intitulado “X-Priência”, fruto de uma parceria com a Câmara Municipal do Sal, que visa também facilitar na transição do mundo escolar para o laboral e a posterior integração no mercado de trabalho, colocou nesta primeira fase, 15 jovens estudantes em contacto directo com áreas escolhidas, para "in loco", entenderem como funcionam.

Conforme a directora do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Sal, Zuleica Veiga, esta aposta é no sentido de ajudar os jovens estudantes a tomarem decisões correctas sobre a área que pretendem formar.

“O programa surge com o intuito de orientar os jovens, principalmente os que já se encontram a partir do nono ano de escolaridade, que muitas vezes têm muitas dificuldades em decidir qual área vão seguir e acabam por escolher um curso que depois desistem porque não era esta a escolha certa”, explicou.

“É neste sentido que o programa quer ajudar estes alunos, com contacto directo com o meio laboral, e clarificar sobre as áreas a seguir (...) é um programa com duração de 12 horas, mas que varia consoante a disponibilidade do aluno e do profissional que o acompanha”, acrescentou.

A ideia, conforme Zuleica Veiga, “é realizar próximas edições brevemente, que abarcarão alunos de outras localidades e escolas da ilha do Sal”.

Para o vereador da Juventude, Euclides Silva, essa iniciativa surge das experiências que o seu pelouro tem tido, principalmente com jovens que terminam o secundário, à procura de uma vaga de estudo, mas sem saber ao certo que área seguir.

“Temos tido experiências, principalmente a nível de Bragança, de jovens que escolhem estudar ali e acabam por mudar ou desistir por não ser a área de interesse, então desta forma queremos ajudar os jovens a conhecer a realidade laboral, para depois fazerem a melhor escolha dos cursos a seguir”, disse o vereador.

Para a estudante Larissa Dias, que escolheu a área de contabilidade para este primeiro contacto, “foi uma experiência que a ajudou a tirar algumas dúvidas sobre que área deve seguir, bem como desmistificar algumas ideias sobre esta área”.

Já para Leonardo Fonseca, que estuda o 11º ano, esta experiência serviu para reforçar a sua ideia da área que quer seguir e se formar, que é arquitectura, “com confiança”.

Para esta primeira edição do programa “X-Priência”, foram seleccionados para contacto, as áreas de contabilidade, veterinário, comunicação, enfermagem, laboratório, engenharia civil, arquitetura, desporto, juventude e psicologia.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18/05/24 21:23
18/05/24 21:04
18/05/24 20:52
18/05/24 20:23
18/05/24 17:48