Ver Noticias

Número de refugiados regista maior aumento em 2022 e atinge 35 milhões de pessoas

Governo aprova acordo de financiamento de Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central

Maio: Adê Costa apresenta projecto "Entre Ilhas" no festival Soltura em Agaete de Gran Canárias 

Câmara da Praia promete apresentar “brevemente” factos sobre construção do complexo pastoral de Terra Branca

União Europeia vai apoiar as associações e ONG com assistência técnica – embaixadora

Ribeira Grande/Dia do Município: Continuação do desenvolvimento apresenta novos desafios - presidente da AM

Ribeira Grande, 07 Mai (Inforpress) – A presidente da Assembleia Municipal (AM) da Ribeira Grande, Leida Santos, afirmou hoje que a continuação do desenvolvimento de Ribeira Grande, Santo Antão, apresenta novos desafios, exige novas dinâmicas e convoca a participação de todos.

“Ribeira Grande, como já tenho dito em outras ocasiões, é um município com grande potencial agrícola e pecuário, no domínio das pescas, indústria e do comércio, e, em especial, com um potencial forte para o turismo cultural, aventura e da natureza”, declarou a presidente da AM.

Segundo Leida Santos cabe aos órgãos municipais, empresários e munícipes “ousar, inovar e reivindicar “políticas que permitam atrair mais investimentos, não para bens básicos que já estão assegurados, mas para transformar Ribeira Grande num concelho desenvolvido e sustentável.

O aproveitamento do “grande potencial” turístico de Santo Antão, a modernização e desenvolvimento da agricultura e dinamização da economia local, segundo a presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, serão uma realidade se Santo Antão tiver um aeroporto que permita usufruir e fazer crescer a diversificação do turismo, e assim potencializar o desenvolvimento do sector dos transportes e da hotelaria, entre outros.

“Só assim, podemos garantir o bem-estar e melhoria das condições de vida das famílias, que devem estar sempre no centro de todas as políticas publicas”, salientou.

Outrossim, Leida Santos prestou uma homenagem ao presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, que vai terminar o seu mandato com autarca após 20 anos à frente a edilidade ribeira-grandense.

“Orlando Delgado faz parte da história deste concelho e merece todo o nosso reconhecimento. Ele foi, acima de tudo, um construtor de sonhos e soluções e queria destacar, não só o político, o homem de visão, mas em especial a pessoa com uma dimensão humana tocante”, elogiou.

Segundo, Leida Santos, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande vai deixar um “grande legado, reconhecido por todos, independentemente da cor política”.

“Os que lhe seguirão devem ter sempre presente a grande lição que nos deixa, a confiança não se compra, nem se herda, conquista-se, com competência, honestidade e obra, e não com teoria e discurso utópico. Um nosso muito obrigado engenheiro Orlando”, finalizou.

Hoje, comemora-se pela segunda vez nesta data, 07 de Maio, o Dia do Município da Ribeira Grande, que completa 292 anos da sua elevação à categoria de vila da então povoação de Santa Cruz e da criação da Câmara Municipal de Ribeira Grande.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Transportes: Presidente da CCS espera que solução do problema seja encontrada “o mais breve possível”

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) observou hoje que o problema dos transportes aéreo e marítimo no país afecta a todos, pelo que disse esperar que a solução seja encontrada “o mais breve possível”.

Esta reação foi dada à imprensa por Marcos Rodrigues à margem da inauguração, na Cidade da Praia, da Delegação da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, no quadro da parceria com a Câmara Municipal da Praia e a Câmara de Comércio do Sotavento.

Segundo disse, essa questão constitui “uma das grandes preocupações” na “unicidade do mercado” e na “melhoria do desempenho” da actividade empresarial em Cabo Verde.

“É realmente um problema que se coloca ao tecido empresarial, mas que se coloca ao país, que se coloca a todos nós sem excepção e que devemos trabalhar arduamente para conseguirmos encontrar o melhor caminho”, afirmou, manifestando-se “expectante” de que as coisas possam melhorar.

Pois, assegurou, o Governo já assumiu realmente que irá assumir esse desempenho da solução para o problema, que seja “o mais breve possível”, para que haja uma “unicidade territorial” de forma a justificar os ganhos para todos.

“Para a economia, para a circulação de pessoas, para as liberdades e garantias que todos nós temos direitos a movimentar sem qualquer problema a nível nacional”, almejou.

ET/AA

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Câmara da Praia promete apresentar “brevemente” factos sobre construção do complexo pastoral de Terra Branca

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, prometeu hoje apresentar “brevemente” todos os factos históricos relativamente à construção do complexo pastoral de Terra Branca, cujo projecto tem suscitado alguma polémica.

A placa que marcou o início da obra da Igreja Sagrada Família, em Terra Branca, na cidade da Praia, orçada em mais de 33 mil contos, foi descerrada no passado mês de Abril.

Mas, o projecto tem suscitado polémica por parte de alguns moradores que pediram embargo extrajudicial da obra por entenderem que lesa os seus interesses, alegando obstrução de uma via de acesso às suas garagens.

Confrontado com a situação, Francisco Carvalho prometeu que a autarquia vai emitir um comunicado sobre a matéria, “dentro em breve”, para esclarecer todos os factos históricos relacionados a este projecto.

“Porque eu percebo hoje em dia essa pressa toda, essa velocidade com que as pessoas analisam as situações, tem tudo a ver com o tempo em que nós vivemos. Este tempo de Internet, das redes sociais, é um tempo realmente tentador, sobretudo para as pessoas que não querem analisar e com alguma prudência as situações”, afirmou.

Entretanto, o autarca instou a todos que comecem um processo pedagógico, um processo de análise dos factos e a abrirem aos factos e não ficarem por estimativas e “percepções negativas”.

“Nós vamos apresentar os factos todos, vamos apresentar todos os tópicos em relação aquele espaço, a igreja já se pronunciou publicamente, apresentou dados importantes, eu não compreendo como é que as pessoas se recusam a fazer a leitura de dados, de factos que são apresentados publicamente”, frisou.

ET/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Maio: Adê Costa apresenta projecto "Entre Ilhas" no festival Soltura em Agaete de Gran Canárias 

Porto Inglês, 07 Mar (Inforpress) - O artista maiense Adê Costa, que reside em Espanha, participa no festival Soltura, que vai decorrer em Agaete, Gran Canarias, no sábado, 11, com o projecto "Entre Ilhas", que abarca artistas da Macaronesia.

Segundo o cantor e compositor, o projecto da sua autoria visa celebrar as “ricas semelhanças” históricas e geográficas desses arquipélagos, quais sejam Açores, Canárias, Madeira e Cabo Verde.

Sublinhou que o projecto emerge como um encontro único de vozes, melodias e ritmos, que ressaltam os laços culturais entre essas ilhas.

Além de Adê, o grupo apresenta o renomado percussionista e baterista N'du, residente em Cabo Verde há cerca de duas décadas.

Adiantou, por outro lado, que é também missão do projeto musical sensibilizar o público sobre a “delicada situação” ambiental da região, destacando a questão das práticas sustentáveis.

Numa apresentação inédita, o grupo "Entre Ilhas" fará sua estreia no renomado festival e promete oferecer ao público uma experiência musical “envolvente e multicultural”, enfatiza a organização.

WN/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Atletismo: Milly Brito e Valter Araújo da Emicela Team Cabo Verde participam na maratona da Transvulcania nas Canárias

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Os atletas Milly Brito e Valter Araújo, considerados especialistas cabo-verdianos nas provas de trial, vão representar Cabo Verde na competição Transvulcania 2024, a ser disputada sábado, 11, nas ilhas Canárias.

Segundo apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), os dois atletas representantes da Emicela Team Cabo Verde já se encontram nas Ilhas Canárias para treinos de altitude para a “prestigiada prova”, esperançados em atacar o pódio.

Os dois atletas, ambos da ilha de São Nicolau, vão disputar a prova de trail na categoria de maratona.  ´

A Transvulcania 2024, que se realiza em Santa Cruz de La Palma, de acordo com a programação, vai ser disputada nas distâncias da ultramaratona, maratona e meia maratona e quilómetro vertical, e prevê-se a participação dos melhores especialistas da modalidade.

Transvulcania é um evento desportivo marcadamente competitivo a nível nacional e internacional e com a possibilidade de ampla participação em diferentes níveis de competição, esforço e motivação em que os concorrentes competem nas diferentes trilhas na Ilha de La Palma.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Praia: Bairro Craveiro Lopes celebra 70º aniversário natalício com jardim da praça “totalmente abandonado”

Cidade da Praia, 07 Mai. (Inforpress) - O emblemático Bairro Craveiro Lopes completa, a 28 deste mês, o 70º aniversário natalício, pelo que a comissão organizadora das festividades tem programado uma série de actividades, enquanto reclama o “abandono” pelas autoridades locais do jardim da praça.

Ao que apurou a Inforpress junto de José Gomes “Bréu”, da Comissão Organizadora, as actividades desportivas, culturais, religiosas e recreativas iniciam-se na quinta-feira, 09, com um torneio de futebol denominado “Copa Bairro” que se estende até 27 do mês em curso, torneio de basquetebol de rua 3x3 de 17 a 29 do corrente e, a Feira de Gastronomia e jogos recreativos na Praça Central, que vai de 23 a 26.

Um “Mini Desfile do Carnaval” (homenagens, história e cultura) anima a rua Pedonal desta localidade na tarde do dia 25, estando o final do dia reservado a uma “Noite de Gala e Homenagens” no polidesportivo local, ao qual se segue, no dia seguinte, “Uma Roda de Conversa sobre Bairro” sobre a temática história, valores e continuidade e “Pagode e valências do Bairro”.

O dia 28, em que se comemora o 70º aniversário da sua inauguração pelo 12º Presidente da República de Portugal, o general Francisco Higino Craveiro Lopes, vai ser dedicado a uma missa na mítica “Capela do Bairro”, seguida de uma actividade cultural denominada “Bairro Tempo Sabi” ao longo da noite na praça central, por forma a marcar o encerramento da comemoração com um mini festival.

Inaugurado a 28 de Maio de 1954, em consequência do desastre da Assistência, em 1949, que vitimou 232 almas, o Bairro Craveiro Lopes é referenciado como a primeira zona urbanizada da capital, logo a seguir ao Platô.

O Bairro Craveiro Lopes nasceu já edificado de raiz, totalmente urbanizado com ruas calcetadas, casas alinhavadas e electrificadas, com duas praças, uma escola primária, uma capela em honra a Santa Filomena, posteriormente (re)baptizada de Imaculada Conceição, munida de catavento, um posto sanitário, um fontanário, um jardim/floresta ambiental totalmente equipada e balneário municipal, entretanto desativada na Primeira República, entre outras infra-estruturas.

Um “majestoso monumento” que outrora se afigurava como a sua imagem de marca e parte importante da história de Cabo Verde foi o seu maior património destruído pelas autoridades de então, depois da independência nacional, durante o período partido único, assim como a sua tradicional floresta ambiental, o que provocou algumas tensões entre os moradores e a classe política dessa época.

A localidade beneficiou em tempos da transformação de uma placa desportiva num polidesportivo coberto, fruto de uma parceria público/privada e viu o seu antigo cinema transformado em um centro paroquial.

O Bairro Craveiro Lopes foi dotado em Janeiro de 2021 de obras de requalificação, há muito reclamadas pelos moradores, que culminaram com a modificação de todo o calcetado para asfaltagem, renovação de candeeiros eléctricos, bancos de praças e jardins e, construção da rua pedonal.

Passados três anos da sua inauguração, os moradores reclamam que o jardim da praça central encontra-se totalmente abandonado, pelo que a viva cor verde de outrora, aparenta actualmente um montão de lenhas,  por falta de rega, culpabilizando a Câmara Municipal da Praia pelo sucedido.

Contrariamente ao jardim da praça, as arvorezinhas que embelezam a localidade encontram-se em grande estado de conservação, “bem vivinhas”, já que por se situarem defronte de cada uma das casas, os próprios moradores assumem as suas regas.

Com a construção do Centro de Saúde de Achadinha, entretanto desactivado face à insegurança da estrutura, a localidade acabou por ficar desprovida dos serviços de saúde, já que o emblemático edifício do Posto Sanitário se encontra há muito cerrado, outra queixa da população local que clama por um aproveitamento desta infra-estrutura.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Governo aprova acordo de financiamento de Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central

Mindelo, 07 Mai (Inforpress) - O Governo aprovou o acordo de financiamento celebrado entre Cabo Verde e a Associação Internacional de Desenvolvimento, relativamente ao Projecto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, que utiliza a abordagem programática multifásica.

Esta informação consta de um decreto aprovado pelo Conselho de Ministro, publicado no Boletim Oficial, que passa a vigorar a partir de hoje.

Conforme o documento, o montante relativamente a este acordo   equivale a DSE 19.100.000 (dezanove milhões e cem mil Direitos de Saque Especiais).

O Governo justifica que este acordo representa um “avanço significativo” na construção de um futuro “mais seguro e saudável” para Cabo Verde porque, sublinhou, além de fortalecer a resposta imediata a emergências sanitárias é um “passo crucial” na jornada de Cabo Verde em direcção a um sistema de saúde “robusto e resiliente”, preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

“O projecto, concebido com uma abordagem programática multifásica, visa fortalecer a capacidade de Cabo Verde para prevenir, detetar e responder às emergências sanitárias. Este investimento substancial não se limita apenas a uma injecção financeira, mas sim representa um compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável do país”, lê-se no documento.

De acordo com o mesmo decreto, o projecto aborda questões cruciais como governança em saúde, capacitação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura laboratorial, visando não apenas mitigar os impactos das crises sanitárias, mas também consolidar as bases do sistema de saúdecabo-verdiano para o futuro.

CD/AA

Inforpress/Fim
 

Ler mais

Número de refugiados regista maior aumento em 2022 e atinge 35 milhões de pessoas

Daca, 07 Maio (Inforpress) – O número de refugiados no mundo atingiu 35,3 milhões de pessoas em 2022, valor que representa o maior aumento anual e que foi provocado sobretudo pela guerra na Ucrânia, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“No final de 2022, havia um total de 35,3 milhões de refugiados em todo o mundo, estando 29,4 milhões sob mandato do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e 5,9 milhões registados pela Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados da Palestina (UNRWA)”, refere a OIM no seu relatório anual, hoje apresentado.

Segundo o documento, o número total de refugiados é o mais elevado registado pelos relatórios estatísticos modernos e o crescimento do número de refugiados entre 2021 e 2022 é o maior em termos anuais, o que se deve, “em grande parte, às fugas da Ucrânia depois da invasão da Rússia”.

A agência das Nações Unidas contabilizou cerca de 5,4 milhões requerentes de asilo, ou seja, pessoas que procuram proteção internacional e aguardam a determinação do seu estatuto de refugiado.

“Só em 2022, foram registados quase 2,9 milhões de pedidos de asilo em 162 países, o maior número de pedidos de asilo individuais alguma vez registado”, sublinha a OIM.

Nesse ano, o número global de novos pedidos de asilo individuais apresentados em primeira pela primeira vez foi de 2,6 milhões, um aumento de 83% em relação a 2021, acrescenta a organização.

O principal destino continua a ser os Estados Unidos, com cerca de 730.400 pedidos, número três vezes superior ao do ano anterior, enquanto a Alemanha é o segundo local preferido, com 217.800 novos pedidos.

A OIM sublinha ainda que os menores de 18 anos constituíram cerca de 41% do total de refugiados, tendo sido registados 51.700 pedidos de asilo feitos por crianças não acompanhadas.

Quase nove em cada 10 refugiados sob mandato do ACNUR provinham de 10 principais países de origem – Síria, Ucrânia, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar, República Democrática do Congo, Sudão, Somália, República Centro-Africana e Eritreia –, lista que, à exceção da Ucrânia, se mantém intacta há muitos anos, alerta o relatório

“Dinâmicas de conflito novas, não resolvidas ou renovadas em países chave contribuíram significativamente para os números e tendências atuais”, justifica a OIM no documento, lembrando que “a invasão da Ucrânia pela Federação Russa, em 2022, resultou numa das maiores crises de deslocamento de pessoas desde a II Guerra Mundial”.

No ano em que começou a guerra, cerca de 5,7 milhões de ucranianos foram forçados a fugir, tornando a Ucrânia “no segundo maior país de origem de refugiados no mundo”.

No entanto, “o conflito prolongado na República Árabe Síria fez com que o país continuasse a ser a maior origem de refugiados do mundo no final de 2022 (6,5 milhões), mesmo que o número tenha representado uma diminuição em relação aos 6,8 milhões de 2021”, sublinhou a agência da ONU.

Além disso, acrescentou, “a instabilidade e a violência que fez do Afeganistão uma importante fonte de refugiados durante mais de 30 anos continuou sendo o país o terceiro maior país de origem do mundo, com cerca de 5,7 milhões de refugiados em 2022, o que significa mais 2,7 milhões de pessoas do que em 2021”.

No total, os refugiados da Síria, Ucrânia, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar e República Democrática do Congo representaram mais de metade da população refugiada mundial.

Tal como nos anos anteriores, mais de metade de todos os refugiados reside em 10 países.

“Em 2022, pelo sétimo ano consecutivo, a Turquia foi o maior país anfitrião do mundo, com quase 3,6 milhões de refugiados, sobretudo vindos da Síria”, adianta a análise da OIM.

O Paquistão e a República Islâmica do Irão também estiveram entre os 10 principais países de acolhimento, sendo os dois principais anfitriões de refugiados do Afeganistão, o segundo maior país de origem.

A restante lista foi ocupada pelo Uganda, Rússia, Alemanha, Sudão, Polónia, Bangladesh e Etiópia.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens