Ribeira Grande/292 Anos: Habitação social e perda da população dominam discursos das bancadas municipais

07-05-2024 15:07

Ribeira Grande, 07 de Mai. (Inforpress) – A habitação social e a perda da população dominaram, hoje, os discursos dos representantes das bancadas da oposição e situação (PAICV, ARG e MpD) durante a sessão solene da Assembleia Municipal da Ribeira Grande comemorativa do Dia do Município.

O representante da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição na AM), Armindo Cruz durante o seu discurso defendeu ser “necessário” ter uma política “séria” de habitação social, principalmente para as camadas mais desfavorecidas.

A redução da pobreza e alta taxa de desemprego, mais água de qualidade para o consumo e agricultura, melhor saneamento do meio associado à recolha do lixo, localização das pocilgas em sítios adequados e menos cães vadios nas ruas, foram algumas das problemáticas do concelho da Ribeira Grande elencadas pelo líder da bancada do PAICV.

“Os jovens, por falta de oportunidades no seu próprio município, são forçados a saírem do concelho para outras ilhas ou para o estrangeiro, em busca de emprego e melhores condições de vida, contribuindo assim para o despovoamento, de ano para ano, e sem soluções à vista para travar esta saída desenfreada”, acentuou.

Segundo Armindo Cruz, o desejo do seu partido é que Ribeira Grande consiga recuperar o peso económico, social e político que teve no passado, acelerar o seu desenvolvimento, sob pena de “perder o comboio do desenvolvimento”.

Na mesma linha, o representante da bancada do grupo independente Alternativa Ribeira Grande (ARG – oposição na AM), Lauro Oliveira, disse que, não obstante o caminho “evolutivo e positivo” em muitos domínios nomeadamente acesso à água, electricidade, telefone requalificação urbana de entre outros ainda subsistem “muitos problemas” no concelho com destaque para a habitação social, o desencravamento de localidades e o desemprego.

Daí que, segundo Lauro Oliveira, torna-se “fundamental” investir em actividades que possam diversificar a economia bem como modernizar a agricultura.

“Aproveitar da melhor forma as excelentes condições que possuímos para prática do turismo diversificado e com várias valências”, disse.

Ainda também, o eleito da bancada da ARG salientou que “torna-se necessário e urgente estancar a saída “desenfreada” de grande número de jovens” que vão à procura de outras oportunidades de vida em outros concelhos do país e no estrangeiro.

E neste sentido, Lauro Oliveira sublinhou que este fenómeno tem que ser devidamente levado em conta, pois, os seus reflexos já vêm sendo evidentes porque tem contribuído para a diminuição da população do concelho.

“São desafios a vencer no futuro próximo e possivelmente conjugado com outras medidas de política para a juventude, quais sejam mais oportunidade em emprego, construção do aeroporto de Santo Antão, segunda fase do porto do Porto Novo, venham ajudar a fixar mais população em Santo Antão”, mostrou.

Por seu lado, o eleito municipal da bancada do Movimento para a Democracia (MpD – situação), Manuel Medina, salientou que o concelho tem dado sinal de melhorias.

Conforme Manuel Medina, Ribeira Grande tem tido “ganhos significativos” a nível de infra-estruturas básicas e com forte impacto no bem-estar das pessoas, no urbanismo, desencravamento de localidades de entre outros.

No entanto, Manuel Medina afirmou que não obstante os “ganhos” alcançados, o censo de 2021 demostrou a “dura” realidade da perda desenfreada da população.

“Urge tomar medidas para conter o tal sangramento e para nós, tais medidas têm que passar necessariamente pela via de mudanças dos paradigmas e das políticas dos sectores económicos do concelho e da ilha”, afirmou.

Comemora-se pela segunda vez nesta data, 07 de Maio, o Dia do Município da Ribeira Grande, que completa 292 anos da sua elevação à categoria de Vila da então povoação de Santa Cruz e da criação da Câmara Municipal de Ribeira Grande.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-05-2024 13:56
19-05-2024 13:50
19-05-2024 12:10
19-05-2024 9:34
19-05-2024 9:29