Sociedade


24/06/24 23:01

Ribeira Brava, 24 Jun (Inforpress) - A missão médica especializada do Ministério da Saúde à ilha de São Nicolau realizou um total de 515 consultas e mais de 20 cirurgias, informou hoje a coordenadora da equipa, Dulce Silva.

Em declarações à imprensa, para fazer o balanço da semana de trabalho dos médicos especialistas na ilha, Dulce Silva afirmou que a missão “superou as espectativas”, pelo que o balanço é “extremamente positivo”.

A equipa médica foi composta por nove especialistas, nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, optometria, estomatologia e nutrição.

Segundo a mesma fonte, por especialidade foram realizadas 71 consultas de estomatologia, 92 consultas de oftalmologia (das quais 13 tiveram encaminhamento para os hospitais de referência), na especialidade de otorrinolaringologia, foram 96, sendo um caso de urgência.

Prosseguiu, afirmando que na especialidade de urologia foram realizadas 90 consultas e duas intervenções cirúrgicas, já na de nutrição foram 53 consultas.

“Fizemos ainda 20 intervenções cirúrgicas, das quais 18 foram cirurgia geral e duas de urologia, também foi para além das nossas expectativas e vimos na população que a muita procura pelas cirurgias e com isto reduzimos a lista de evacuação”, sublinhou.

Por sua vez, o delegado de saúde substituto, Orlando Andrade, apelou ao Ministério da Saúde a repetir a iniciativa todos os anos, pelo menos duas vezes ao ano, tendo em conta os “impactos positivos” que esta missão teve.

“Com esta missão são várias pessoas que já não têm a necessidade de se deslocar à cidade da Praia ou São Vicente para terem estas especialidade e partimos que esta iniciativa deve continuar e se possível com a vinda de outros especialistas”, acrescentou.

São Nicolau é a segunda ilha a receber esta missão do Ministério da Saúde, depois da ilha do Fogo.

WM/CP

Inforpress/Fim

24/06/24 18:16

Porto Novo, 24 Jun (Inforpress) - O bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, defendeu hoje, no Porto Novo, em Santo Antão, mais respeito pela vida, no dia em que a Igreja Católica celebra a solenidade do nascimento de São João Baptista.

D. Ildo Fortes, que presidiu à eucaristia em honra ao São João Baptista, santo padroeiro do Porto Novo, disse que celebrar o nascimento deste santo significa “celebrar o respeito pela vida” que, a seu ver, tem andado “nas ruas de amargura” pelo País todo.

Na sua homilia, o bispo de Diocese do Mindelo disse que tem havido em Cabo Verde, “à uma escala impressionante, casos gritantes” de desrespeito pela vida humana e que “lamentavelmente” acontecem também no concelho do Porto Novo, onde há registos de casos de homicídios e de violência no lar.

D. Ildo Fortes disse ter constatado que “aos poucos” tem-se “em nome da liberdade” tomado “conta da vida dos outros”, uma situação que, adiantou, começa a se tornar “banal” no País, onde “não há respeito pelo outro”.

Perante uma multidão que encheu a ribeira da antiga igreja, na cidade do Porto Novo, para assistir à missa em honra ao santo padroeiro, o bispo adiantou que “da maneira como caminhamos hoje não tem nada a ver com o São João Baptista”, propondo uma reflexão sobre o ambiente à volta das celebrações do nascimento deste profeta.

Para D.Ildo, está-se perante “uma sociedade que não é capaz de ver as coisas boas da vida, uma geração inconformada” que “gasta muito tempo a lamentar o pouco que lhe falta, em vez de agradecer a Deus o muito que tem”.

“Temos paz, temos saúde, fé, família. Temos tanta coisa positiva, mas não somos capazes de a ver”, sublinhou o bispo da Diocese do Mindelo que, durante a eucaristia, procedeu à bênção aos emigrantes que, a seu ver, têm “um grande compromisso” com a paróquia de São João Baptista.

Os emigrantes, segundo D. Ildo Fortes, são os "embaixadores" da paróquia de São João Baptista na edificação da nova igreja, cujo início das obras aconteceu hoje, no dia de São João, com a bênção do sítio onde vai ser construído o projecto.

JM/CP

Inforpress/Fim

24/06/24 16:25

Cidade da praia, 24 Jun (Inforpress) – O presidente do SIACSA disse hoje que os funcionários da CMP das áreas de saneamento, bombeiros, logística, aterro sanitário e oficinas mecânicas podem partir para a greve nos dias 08 e 09 de Julho para reivindicação do novo PCFR.

Em conferência de imprensa, esta manhã na cidade da Praia, Gilberto Lima explicou que devido a indefinição da data da implementação do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) da referida instituição, a injúria e a violação das leis do trabalho, direccionados ao pessoal de saneamento, aterro sanitário, progressões vencidas dos bombeiros municipais, a falta de materiais de protecção e de trabalho, entre outras situações de violação, esses trabalhadores podem partir para a greve.

“Na Câmara Municipal da Praia, depois de uma ronda negocial com este sindicato verificámos que ainda não estão criadas as condições para a implementação do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), o que pode custar muito caro a esta câmara”, afirmou, o presidente do SIACSA.

O sindicalista alertou a todas as câmaras municipais que a implementação do PCFR deve ser feita “antes” das eleições autárquicas porque, conforme explicou, caso contrário, são greves e mais greve a serem realizadas nas câmaras que não respeitarem a decisão da sua implementação.

Lembrou que a Câmara Municipal de São Vicente já implementou o quadro do seu pessoal, de acordo com o PCFR, mas que deixaram de fora os bombeiros municipais.

Na Câmara Municipal de São Domingos assegurou também que os funcionários se queixam que existem muitos erros sobretudo erros no nome das pessoas sem apelidos, no que tange à lista de transição do novo PCFR.

Neste quesito apelou às outras câmaras para não cometerem o mesmo erro, avançando que fazem de tudo para impedir as violações das leis contra os funcionários e que está na hora de dar um “basta” a essas situações de violação das leis e injúria no trabalho.

DG/HF

Inforpress/fim

24/06/24 13:52

Mindelo, 24 Jun (Inforpress) - A Polícia Nacional (PN) informou hoje que deteve em flagrante delito um indivíduo do sexo masculino, de 48 anos, na sequência de um homicídio ocorrido na zona de Vila Nova, bairro da periferia da cidade do Mindelo.

De acordo com uma nota da PN, o homem foi detido por uma equipa operacional, que se deslocou ao local para atender a ocorrência, após ser accionada pelo Centro de Comando e Controle da PN, segundo a qual, um indivíduo teria agredido outro até a morte.

“A vítima, de 32 anos, que era sobrinho do agressor, foi agredido até a morte supostamente pelo tio, quando estes desentenderam-se e entraram em confronto físico, no interior da residência onde os dois coabitavam”, informou.

O corpo foi transportado para a casa mortuária do Hospital Baptista de Sousa, para a realização da autópsia e a PN vai apresentar o suspeito, nas próximas horas, ao Ministério Público para o primeiro interrogatório e aplicação de medida de coacção adequada ao caso.

CD/ZS

Inforpress/Fim

24/06/24 12:07

Nova Sintra, 24 Jun (Inforpress) - Centenas de pessoas, entre residentes, emigrantes e visitantes, saíram esta manhã à rua de Nova Sintra, para fazerem o habitual cortejo e entrega dos presentes ao mastro de São João Baptista 2024.

Todos os participantes do cortejo, inclusive as pessoas que estavam a participar no baile popular, reuniram-se e foram à Escola Materna em Achada Igreja apanhar os presentes e com entusiasmo e muito “fulgor” cantavam a música tradicional do festejo, mantendo assim a tradição.

Daí, no percurso de Achada Igreja até Cutelo Grande, local onde é levantado o mastro, as pessoas seguiram ao som do tambor e no cantar das coladeiras para entregar ao Henrique Pina, que é o arrumador do mastro na ilha, pois somente ele mantém viva a tradição do mastro e logo às 07:00 ele já se encontrava pronto para receber as ofertas que mais tarde serão colocadas no mastro.

Com a entrega dos presentes, Henrique Pina inicia os seus trabalhos, e o público volta cada um para o seu destino, uns seguindo os tamboreiros e as coladeiras e outros vão para casa.

A celebração eucarística em honra a São João Baptista está agendada para às 10:30, seguida da procissão, o habitual almoço oferecido pelo festeiro, o bote ao mastro que é sempre agendado para às 17:00 e a passagem da bandeira para o festeiro de São João 2025.

DM/ZS

Inforpress/Fim

23/06/24 16:17

Nova Sintra, 23 Jun (Inforpress) – O festeiro e ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje que ser dono da bandeira de São João Baptista 2024, na ilha Brava, representa um acto de “gratidão” e garantiu que os preparativos estão “bem encaminhados”.

Em declarações à Inforpress, Jorge Carlos Fonseca disse que há um ano, precisamente, no dia 24 de Junho, no meio de um almoço, propuseram-no ser o festeiro e aquilo foi uma proposta de surpresa. Disse que ainda hesitou, mas ao fim e ao cabo, acabou por aceitar mesmo sem ter a ideia do trabalho e responsabilidade que é ser um festeiro.

“Mas agora que já estamos no meio dos festejos nós contamos também com a colaboração da câmara municipal, porque também na data é celebrada o dia do município, as coisas vão andando, com descolados, hesitações e com desafios pelo meio. Eu sinto-me bem na qualidade de um cidadão cabo-verdiano, de filho bravense e uma pessoa que passou uma boa parte importante da sua infância e adolescência nesta ilha”, sublinhou.

Informou ainda que foi realizado uma conferência no salão nobre da Câmara Municipal da Brava para entender melhor sobre o significado das festas de São João na Brava, com dois oradores, Frei Bernardino com a sua perspectiva mais religiosa, embora também sociológica, e outra com perspectiva mais sociológica e antropológica de Carlos Barbosa.

Daí, de acordo com o mesmo, foi apresentado um filme de comentário sobre os festejos, para que as festas também não sejam só a missa, a procissão, o mastro, o pilão, o almoço e também os bailes, as bandas musicais e entre outras actividades.

“Tudo isso é muito importante também, porque isto é uma festa popular e introduzir esses elementos também culturais de outro género de reflexão, divulgação e apresentação de livros, isto também é importante, são outros elementos que dão uma afeição mais abrangente às festas de São João”, finalizou.

DM/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 09:33

Porto Novo, 23 Jun (Inforpress) – O pároco da Paróquia de São João Baptista, Porto Novo, frei José Pires, regozijou-se, sábado, com o envolvimento dos paroquianos na construção da igreja matriz, cuja placa indicativa de início das obras vai ser descerrada esta segunda-feira, 24.

José Pires, que falava aos paroquianos, na eucaristia deste sábado, mostrou-se “satisfeito” com a adesão dos porto-novenses residentes e na diáspora à volta do projecto da nova igreja, acreditando que, a continuar assim, o “sonho” de construção da igreja matriz será concretizado.

O acto de descerramento da placa indicativa do início dos trabalhos vai ser presidido pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, que procede ainda à bênção das obras.

A paróquia tem em marcha uma campanha de mobilização de recursos em prol da construção da nova igreja e tem aproveitado para pedir o envolvimento dos porto-novenses à volta do projecto, desafiando-os a contribuírem “cada um com um bloco de cimento” para a edificação deste espaço de culto.

José Pires tem exortado os munícipes a ajudarem a Igreja Católica a concretizar este projecto, que, a seu ver, representa “um sonho” da comunidade católica porto-novense, considerando que as festas de São João Baptista, património imaterial nacional, merece “uma Igreja com dignidade”.

A igreja matriz, que terá capacidade para receber 700 pessoas sentadas, vai ser erguida no sítio onde se situava a antiga igreja paroquial, numa área de 3.400 metros quadrados, com “uma identidade muito própria, moderna e contemporânea”, segundo o projecto.

JM/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 09:25

Porto Novo, 23 Jun (Inforpress) – A peregrinação dos fiéis com a imagem de São João acontece este domingo, 23, prevendo-se que mais de 12 mil pessoas participem nesta romaria, que marca o ponto alto das festividades do santo padroeiro do Porto Novo.

A peregrinação, em que participam pessoas oriundas de todos os municípios de Santo Antão e de outras ilhas do arquipélago, inicia-se às 08:00 a partir da capela da Ribeira das Patas e, durante oito horas a pé, os milhares de fiéis percorrem 24 quilómetros até à cidade do Porto Novo, levando sobre os ombros a imagem do santo, ao som de tambores.

A imagem é trazida todos os anos, no dia 23 de Junho, à cidade do Porto Novo, onde acontece, no dia seguinte, 24 de Junho, a missa solene em honra ao santo, este ano presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.  

A romaria, durante a qual as pessoas demonstram uma verdadeira devoção para com o santo padroeiro, é uma oportunidade para muitos fiéis pagarem promessas e pedirem a São João Baptista saúde e protecção dos familiares, havendo quem peça ainda ao santo “boas águas” num concelho marcado pela seca persistente.

De acordo com o programa, a que a Inforpress teve acesso, a imagem do santo padroeiro esteve desde os primeiros dias de Junho a percorrer as várias localidades, uma iniciativa das duas paróquias sediadas no município do Porto Novo (São João Baptista e São João Paulo II), que visa promover a evangelização dos cristãos.  

“No Porto Novo, falar da festa de São João Baptista é falar da peregrinação com a imagem do santo, que se faz a pé durante oito horas, num percurso de 24 quilómetros, desde da igreja na vila da Ribeira das Patas até à capela de São João, na cidade do Porto Novo”, explicou a edilidade porto-novense, através de uma nota.

Além da peregrinação da imagem e da romaria dos fiéis, as actividades religiosas incluem ainda a missa solene e a procissão, seguido de bênção às obras de construção da nova igreja, na cidade do Porto Novo.

JM/HF

Inforpress/Fim

22/06/24 18:04

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Engenheiro de Cabo Verde (OECV), Carlos Monteiro, apelou hoje à aproximação dos engenheiros à Ordem para que possam trabalhar juntos na “melhoria das actividades” da classe e obterem “melhor reconhecimento”.

Este apelo foi feito hoje, no segundo e último dia do 1º Congresso dos Engenheiros de Cabo Verde, realizado no âmbito das comemorações do Dia do Engenheiro de Cabo Verde, assinalado a 04 de Maio, sob o lema “Cabo Verde e a engenharia em inovação e sustentabilidade”.

Segundo salientou, desde a independência muitos quadros se formaram em Cabo Verde, e no estrangeiro, afirmando que o país está a desenvolver-se com um “grande esforço” dos engenheiros.

Entretanto, apontou como um dos maiores desafios da classe o envolvimento dos engenheiros na vida da Ordem em todas as suas fases e actividades.

“E outro, que a Ordem seja mais interventiva na sociedade” acrescentou assegurando que estão a trabalhar neste sentido e que este fórum é justamente uma forma de mostrar aos engenheiros e à sociedade a importância da Ordem para a sociedade.

Pois, lamentou que muitos engenheiros que trabalham no sector privado, mas também no Estado, não estão tão envolvidos e não aderiram a este primeiro congresso, apesar de serem convidados.

Aproveitou a ocasião para apelar a que se aproximem, como forma de poderem trabalhar juntos na melhoria das actividades da classe, e que esta seja mais “conhecida e reconhecida” perante a sociedade.

“A ideia do Congresso é justamente ter uma oportunidade para discutir alguns temas de interesse para o país, temas que, nas diversas áreas são importantes”, disse, justificando que são amigos do ambiente e da sociedade.

O bastonário contou que o congresso teve um lema maior e quatro painéis, cujos participantes de Cabo Verde, e associações congéneres de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil e Portugal, puderam discutir temas como o ambiente de segurança alimentar, inovações tecnológicas, sistema de ensino e investigação científica e ética e deontologia no exercício da engenharia.

Ainda hoje a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde vai assinar, no âmbito deste evento, um protocolo com a Provedoria da Justiça, que segundo o bastonário, vai ao encontro das incumbências do Governo de que devem ser parceiras das instituições do Estado para ajuda mútua em casos de necessitarem de uma intervenção da alçada de uma ou da outra parte.

A Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde é uma associação pública, criada pelo decreto lei 28/2001 de 19 de Novembro, representativa de licenciados em Engenharia.

Neste momento tem inscritos mais de mil membros e tem como principal missão contribuir para o progresso da engenharia em Cabo Verde, estimulando os esforços dos seus associados nos domínios técnico, científico, profissional e social, bem como o cumprimento das regras da ética profissional.

ET/AA

Inforpress/Fim 

22/06/24 14:53

Porto Inglês, 22 Jun (Inforpress) - A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) apelou hoje para a adesão de mais homens aos rastreios do cancro da próstata na ilha do Maio, no final de mais uma campanha de rastreios.

Para além do cancro da próstata, a campanha envolveu rastreios dos cancros da mama e de colo de útero, com uma adesão principalmente de mulheres.

“Como sempre, temos tido uma boa adesão de mulheres e os homens continuam a aderir menos, pelo que precisamos insistir na sensibilização dos homens no combate ao preconceito em torno do toque retal”, reconheceu a presidente da ACLCC, Cornélia Pereira.

A campanha abrangeu as localidades de Barreiros, Pedro Vaz, Calheta e Porto Inglês, de entre outras localidades, com rastreios gratuitos do cancro da próstata, da mama e do colo do útero, para cerca de 250 mulheres e 100 homens. Cornélia Pereira apelou para a necessidade de despistes cada vez mais precoces, tendo em conta o caráter assintomático de vários cancros. 

No caso do cancro da mama e de colo de útero, a recomendação é para despistes a partir dos 28 anos, já que, segundo a presidente da ACLCC, é cada vez mais comuns diagnósticos desses cancros em jovens nesta faixa etária.

Além dos rastreios, a ACLCC promoveu palestras nas localidades sobre a prevenção desses tipos de cancros, o que, para Cornélia Pereira, contribui para passar informações para as “comunidadesencravadas”.

A campanha de rastreio contou com a parceria da câmara municipal e da Delegacia de Saúde do Maio, de entre outras. 

RL/AA

Inforpress/Fim

22/06/24 13:55

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – A Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência (Apimud) contemplou hoje a população de Achada de São Filipe com uma feira de saúde, realizada no âmbito do Dia Internacional contra as Drogas.

Em entrevista à Inforpress, a presidente da associação, Eurídice Andrade, avançou que a iniciativa visa, além de levar serviços de saúde à população, também sensibilizá-la sobre as consequências que o uso tanto do álcool como de outras drogas traz às suas vidas e à sociedade.

“Sempre quisemos realizar esta feira aqui em Achada São Filipe, que agora está a ser possível, numa união de parceiros, como forma de retribuir a esta comunidade algo de bom, uma vez que a nossa sede se situa nesta zona cuja população nos acolheu bem”, explicou.

Conforme a mesma, a iniciativa enquadra-se no âmbito das comemorações do 26 de Junho, Dia Internacional contra as Drogas, daí que uniram “o útil ao agradável” proporcionando a esta população  serviços gratuitos de saúde, e também orientações sobre as consequências do uso dessas substâncias.

“Convidamos a Verdefam para estar aqui connosco e outras instituições como a Comissão de Coordenação do Álcool e Outras Drogas (CCAD) e também instituições como a Câmara Municipal da Praia para fazermos algo completo. Porque como sabem o álcool e outras drogas são substâncias muito usadas na nossa sociedade, principalmente na camada juvenil, e por isso é preciso falarmos sobre isso”, afirmou.

Pois, para esta responsável, quanto mais se fala, quanto mais se luta e mais apoio estes usuários tiverem, e mais próximos deles, o número de usuários pode vir a diminuir.

Durante a feira, os moradores de Achada de São Filipe terão a oportunidade, segundo realçou, de medir a glicemia, hipertensão, fazer despistes de doenças sexualmente transmissíveis, como o VIH, sífilis, e consultas de ginecologia.

A organização espera contar com “boa adesão” do público, para que no final possa sair com o dever cumprido.

As moradoras Domingas Martins e Elizabete Tavares louvaram a iniciativa e partilham a mesma opinião de que se trata de algo importante para a comunidade, justificando que no dia-a-dia muitas pessoas desleixam de ir às estruturas de saúde para realizaram as consultas, tendo argumentado ainda que quando estes serviços chegam a comunidade será mais fácil e todos vão beneficiar.

ET/AA

Inforpress/Fim

 

22/06/24 10:30

Porto Novo, 22 Jun (Inforpress) – As festas de romaria de São João no município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, atingiram, a partir de 2016, “uma outra dimensão”, tornando-se na “maior manifestação popular” de Cabo Verde.

Quem o afirmou foi o vereador da Cultura da câmara do Porto Novo, Nilson Santos, que lembrou à Inforpress que “foi com esta câmara que as festas de São João foram classificadas a património cultural imaterial” de Cabo Verde.

“Desde que a actual câmara assumiu as festas, estas atingiram uma outra dimensão. Foi com esta câmara que as festas de São João foram elevadas à categoria de património cultural imaterial nacional”, sublinhou o autarca, defendendo a necessidade de a autarquia e os porto-novenses continuarem a trabalhar para que esta manifestação popular não perca este estatuto.

Para isso, a câmara municipal e o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas têm estado a implementar um plano de salvaguarda das festas, que terá começado a ser festejado no Porto Novo em 1898, quando havia já 300 tamboreiros neste município.

Também está em curso um programa de requalificação do roteiro da peregrinação dos fiéis entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo, que acontece no dia 23 de Junho, que inclui ainda a restauração das capelas de São João no município.

Nilson Santos anunciou que está a ser construída uma estátua da figura lendária das festas, a Mê Maia (mãe Maia) que, segundo reza a lenda, vivia numa gruta na Ribeira da Igreja, onde cuidava da imagem de São João.

Aliás, é nessa ribeira, considerada para muitos o “berço” do Porto Novo, que se celebra a missa solene em honra ao santo padroeiro no dia 24 de Junho, dia de São João, este ano celebrada pelo bispo da diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

O frei Ademário Delgado, natural do Porto Novo, chegou a defender a construção de uma basílica na Ribeira da Igreja, onde fica a mais antiga capela do concelho do Porto Novo, construída em 1905.

JM/AA

Inforpress/Fim

Showing 1 to 12 of 60