São Filipe: Projecto da aldeia turística rural e religiosa de Luzia Nunes socializado hoje

26-07-2024 9:43

São Filipe, 26 Jul (Inforpress) – O projecto da aldeia turística rural e religiosa de Luzia Nunes e Santuário da Nossa Senhora do Socorro vai ser socializado hoje com a comunidade de Luzia Nunes disse a vereadora da Cultura, Lia Barbosa.

O acto de socialização do projecto acontece no final da tarde na sede da Associação Luzabril e vai coincidir-se com o início da formação em cooperativismo cujo objectivo é dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam criar “souvenirs” como produção de velas, rendas, bordados ligados ao Santuário da Nossa Senhora do Socorro e dinamizar assim a economia local.

Para a implementação do projecto da aldeia turística rural e religiosa de Luzia Nunes e Santuário da Nossa Senhora do Socorro a edilidade mobilizou parte dos recursos junto de uma organização internacional da francofonia que disponibilizou 35 mil euros (à volta de 3.900 contos).

No quadro do projecto vai ser sinalizado o percurso e a câmara deverá trabalhar a via alternativa sempre no sentido de uma aldeia turística e de caminhada, algumas casas vão ser seleccionadas e trabalhadas de modo a ajudar as famílias a criarem as condições para receber turistas.

Luzia Nunes é uma aldeia do município de São Filipe, localizada a sul da cidade de São Filipe e tem o mar como pano de fundo num quadro em que se destacam a ilha Brava e os seus ilhéus do Rombo.

Os cerca de meio milhar de habitantes, na sua maioria jovens, têm como principal actividade económica a agricultura de regadio, expressas nos perímetros irrigados de Monte Genebra e Ramos Inglês, e a criação de gado, sobretudo o caprino.

Esta aldeia possui outro potencial que, segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal de São Filipe se “ergue isolada e mergulhada no silêncio” que é o Santuário de Nossa Senhora do Socorro, padroeira dos viajantes e dos náufragos cuja capela foi construída pelo Padre Amaro Monteiro Pereira de Rebelo, nos meados do século XVIII, reconstruída e restaurada várias vezes.

O santuário constituiu um factor de atracção por excelência e é visto como uma alavanca para o desenvolvimento do turismo religioso em toda a ilha do Fogo.

As potencialidades turísticas de Luzia Nunes “sui generis” e diversificadas são reconhecidas como fundamento para o desenvolvimento do turismo rural e de natureza expressas no agro-turismo e valorização dos produtos locais e no turismo cultural associado às festas populares e às festas seculares de romarias em homenagem aos santos populares, como Nossa Senhora do Socorro, destacou a referida nota de imprensa.

“O turismo religioso é a grande promessa no sector turístico e o valor religioso, patrimonial e cultural do santuário de Nossa Senhora de Socorro pode-se afirmar que o turismo em Luzia Nunes tem a sua expressão máxima no turismo rural, religioso e espiritual do referido santuário, lugar de peregrinação onde todos os anos milhares de pessoas, cabo-verdianos e estrangeiros se deslocam, principalmente no dia de Nossa Senhora do Socorro, 05 de Agosto”, salientou a mesma fonte.

As boas infra-estruturas rodoviárias, a sua proximidade ao porto e aeródromo de São Filipe e a disponibilidade de alojamento em casas unifamiliares para acolhimento de turistas de onde poderão fazer peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora do Socorro é um atractivo para quem quer vivenciar experiências religiosas únicas.

A transformação da capela de Nossa Senhora de Socorro, localizada a sul da cidade de São Filipe, a pouco mais de dez quilómetros, num “verdadeiro santuário” enquadra-se no domínio de turismo religioso e neste projecto de aldeia turística que a autarquia de São Filipe pretende desenvolver em parceria com a Igreja Católica.

A reabilitação do caminho vicinal São Filipe/Nossa Senhora Socorro que anualmente é percorrido por centenas de peregrinos também está a ser equacionada no quadro do projecto.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20