São Lourenço dos Órgãos: Fundação SimaJúlia assinala Dia dos Avós com momentos de confraternização

26-07-2024 19:42

João Teves, 26 Jul (Inforpress) – A Fundação SimaJúlia reuniu hoje os idosos do município de São Lourenço para momentos de confraternização em comemoração do Dia Mundial dos Avós.

Em declarações à imprensa, a presidente da fundação, Teresa Mascarenhas, apelou à necessidade de se preservar a memória e a riqueza que são as pessoas idosas, reforçando que estas “são uma biblioteca humana”.

Aliás, sublinhou que assim como se procura as bibliotecas para consultar livros e adquirir mais sabedoria, assim também as pessoas idosas deveriam ser mais aproveitadas.

Outra questão que Teresa Mascarenhas chamou a atenção da sociedade, tendo em conta o lema deste ano “Na Velhice não me Abandones”, é para a situação da solidão que fundação tem vindo a “trabalhar fortemente” para evitar que os idosos vivam na solidão.

Sobre a solidão, a dirigente ressaltou que é na velhice que as pessoas se sentem mais solitárias.

Também presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, considerou que os idosos são uma prioridade, defendendo que eles são merecedores de todo o afecto e carinho.

Da parte da autarquia avançou que tem dispensado apoios aos idosos com cuidadores que tomam conta os idosos com perda de mobilidade ou então os que vivem sós.

Não obstante esta contribuição, reforçou que a edilidade tem apoiado na questão da saúde, estabelecem cooperações com outras instituições que trabalham com idosos no sentido de prestar mais apoio e cuidados, mas também tem feito trabalhos de reabilitação nas suas casas, além de promover convívios para proporcionar momentos de lazer.

Os idosos/avós presentes demonstraram-se satisfeitos com esta actividade, pedindo a todos que acarinhem e protejam os netos, pois a maioria hoje vive sob os cuidados dos netos e bisnetos.

Durante a actividade, foi inaugurada a “Sala de Memórias e Afetos” da fundação, criada para promover encontro das famílias e comunidades, na promoção da cultura e no convívio salutar, entre os idosos/avós/netos, jovens e crianças.

A Fundação SimaJúlia foi criada com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida dos idosos e crianças. A sua sede foi inaugurada a 1 de Outubro de 2019, no município de São Lourenço dos Órgãos, para homenagear e perpetuar o legado de Maria Júlia dos Reis Mascarenhas, filha ido Município de São Lourenço dos Órgãos que dedicou toda a sua vida às causas social, religiosa e sanitária.

Para o dia 01 de Outubro, para a celebração do quinto aniversário, a presidente anunciou que vai decorrer uma celebração especial no município, em honra à santa Teresinha, protectora da fundação SimaJúlia.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20