Desporto


24/06/24 17:57

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – A dupla cabo-verdiana de voleibol de praia constituída pelas irmãs Janice e Ludmila Varela qualificou-se hoje para o Mundial’2025 na Austrália, ao terminar o torneio continental de qualificação olímpica, realizado em Marrocos, em quarto lugar.

Segundo informações avançadas esta tarde pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, as irmãs perderam hoje com Marrocos 2-0 e classificaram-se no quarto lugar do torneio Continental de Voleibol de praia feminino.

Refira-se que Janice e Ludmila Varela tinham sido eliminadas no domingo para os Jogos Olímpicos de Paris’2028, face à derrota no jogo das meias-finais com a Nigéria por 2-0, pelos parciais de 21- 08 e 21-15.

A equipa cabo-verdiana somou três vitórias consecutivas ao deixar pelo caminho as suas congéneres do Níger, das Maurícias e do Gana.

“As irmãs Varela perderam com Marrocos (2-0) no último jogo do torneio. Mas a determinação e paixão pelo voleibol de praia não pára por aí! O seu sonho olímpico foi adiado para 2028”, finalizou o COC na sua comunicação.

SR/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 23:35

Mindelo, 23 Jun (Inforpress) – A égua Marisa, de Santo Antão, completou hoje a sua 20ª vitória ao vencer a corrida de ‘San Jon’, realizada na Ribeira de Julião, São Vicente, e retomada após um interregno de vários anos.

O evento, que levou vários mindelenses ao terreiro da Ribeira de Julião, mostrou ser uma das grandes atractividades da festa de ‘San Jon’, (São João, em português), iniciada desde sexta-feira, 21.

A tarde de hipismo começou com demonstrações de salto com alunos e professores do Clube Hípico do Mindelo e, de seguida, a primeira série do final da corrida, iniciada no sábado, 22, para discussão de quinto e sexto lugares, vencidos, nesse caso,  por Muxima, de São Vicente, e Morena, da Boa Vista, respectivamente.

O momento mais esperado, para discussão do pódio, teve a concurso os cavalos Marisa, Santo Antão, Apollo, São Nicolau, Raça Mau, São Vicente, e Prince de São Nicolau.

A égua santantonense levou a melhor e deixou satisfeito o seu jóquei Hernani da Luz, também conhecido por Billick, que assegurou à Inforpress estar feliz por representar o Clube Juvenil, seu clube de há muito tempo e que considera ser como família.

A satisfação, adiantou, é maior ainda por estar a montar uma égua, campeã de Cabo Verde, que completou a 20ª vitória amealhadas em diversas corridas pelo País.

“E a Marisa já tem uma cria que já vai entrar na pista e o objectivo é mantê-lo no pódio da sua mãe”, asseverou Billick.

Quanto à corrida considerou ter sido difícil por ter os “melhores meio-sangue” do País, mas a verdade é que “a Marisa mostrou que neste momento é superior”, garantiu a mesma fonte, que leva para casa 200 contos.

O pódio ficou completo com Prince, segundo lugar e premiado com 160 contos, Apollo, 3º lugar com um prémio de 120 contos, e Raça Mau, que ganhou 80 contos.

Os quinto e sexto lugares tiveram os prémios de 60 e 40 contos, respectivamente.

Em nome da organização do evento, a presidente da Associação de Hipismo de São Vicente, Nídia Araújo, congratulou-se pela retoma, depois de vários anos, e pela forma como tudo decorreu, “lindamente, como planeado e com boa adesão do público”.

“Conseguimos mostrar o nosso trabalho, trazer pessoal de outras ilhas e as pessoas estão todas contentes e não houve qualquer confusão”, sublinhou a mesma fonte, para quem a aposta é na continuidade.

Até porque, admitiu à Inforpress, esta é mais uma das festividades que querem incluir no calendário de corridas da ilha, que arrancou “com força” no ano passado no festival Baía das Gatas, agora em 2024 no dia do município de São Vicente, a 22 de Janeiro, depois na festa de Santa Cruz, em Salamansa, em Abril, e agora em Ribeira de Julião.

A festa de San Jon, neste ano prolongada pela edilidade por quatro dias, arrancou na sexta-feira, 21, com toda a movimentação nas barracas, bancas de jogos e tamboreiros e, ainda, apresentaram-se em palco artistas e grupos como Djony do Cavaco, Pen Drive e Dénis Graça, Sizal, Cláudio Hoshai e Loony Johnson.

Já para a noite deste domingo estavam reservadas as actuações de Lateral, Rui Last One, Paulinha e Cabo Verde Show.

O evento continua na segunda-feira, 24, o dia exacto da comemoração do São João Baptista, e que será dedicado mais à parte religiosa, com a missa e peregrinação dos fiéis, que aproveitam para pagar as promessas com voltas à igreja e acender de velas ao santo.

LN/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 23:22

Fundo das Figueiras, 23 Jun (Inforpress) – A equipa da Bofareira venceu a de Independência, de Rabil, por 2-0, no jogo da final disputado hoje no campo de Fundo das Figueiras e sagrou-se vencedor do torneio inter Povoações 2024 em futebol.

Antes do arranque do jogo houve um minuto de silencio em homenagem ao falecido guarda-redes da Bofareira, Mané.

As torcidas das duas equipas lotaram o campo para assistir à final do Inter Povoações que arrancou no dia 27 de Maio com a participação de sete equipas não federadas, de todos os povoados da ilha.

O placard foi inaugurado por Calú, aos 26 minutos da primeira parte e Fidel fechou a contagem logo nos primeiros minutos da segunda parte.

No final da partida, Calú disse à Inforpress que o sentimento é de "missão cumprida" especialmente por ser o ano em que perderam o guarda-redes da "11 estrelas" e, por isso deram o "máximo" e venceram pelo Mané.

Segundo o director do Desporto da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), Heldon Lopes, o balanço foi positivo porque imperaram a festa e o “fair-play".

ML/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 21:30

Espargos, 23 Jun (Inforpress) – O Grupo Desportivo da Palmeira e o Boavista da Praia empataram (1-1 no jogo da primeira mão das meias finais do campeonato nacional de futebol, disputado hoje no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

O Palmeira, campeão nacional, pôs-se em vantagem no minuto 68, por intermédio de Kanté, mas uma grande penalidade permitiu ao campeão de Santiago Sul empatar, com golo de Stopira, aos 98 minutos.

Para o treinador da equipa da Palmeira, Toca Leite, a sua equipa esteve tacticamente “perfeito”, durante toda a partida, resultado dos trabalhos ao longo desta semana, ressaltando que estavam em campo duas grandes equipas e um “excelente” trabalho da arbitragem.

Já para o treinador do Boavista da Praia, Edvaldo Cardoso, o empate no último minuto encoraja a sua equipa para o próximo jogo no Estádio da Várzea na próxima semana e assim como o treinador da equipa adversária, este é um “bom” resultado para uma partida entre “as duas melhores equipas de Cabo Verde”, conforme disse.

O Palmeira, da ilha do Sal, que além de defender o título de campeão de Cabo Verde da época passada (2022-2023), chega a esta fase da competição pela terceira vez consecutiva, classificando-se como primeiro do seu grupo (B).

Por sua vez, o Boavista da Praia, campeão de Santiago Sul, chegou a estas meias-finais como primeiro classificado do grupo C, não sofreu nenhuma derrota na prova, teve a melhor defesa e foi a equipa que alcançou maior número de pontos (16) nas seis jornadas da fase de grupos.

As duas equipas voltam a encontrar-se no próximo sábado, no Estádio da Várzea, na Cidade da Praia.

NA/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 15:03

Cidade da Praia, 23 Jun (Inforpress) – A selecção cabo-verdiana de futebol mantém a 65ª posição, com 1.380 pontos, no ranking da FIFA do mês de Junho, actualizado pelo organismo que superintende o futebol mundial.

Apesar da vitória no último jogo de qualificação para o Mundial ante à Líbia e nos jogos do Torneio da FIFA Serie do passado mês de Março, Cabo Verde mantém a mesma posição nas duas últimas actualizações.

Cabo Verde está a frente da Albânia e da Geórgia, duas selecções presentes no Euro 2024, que está a decorrer na Alemanha.

A nível do continente africano, continuou no 13º lugar, classificação liderada por Marrocos, seguido do Senegal e do Egipto, que completam o pódio.

A Costa do Marfim, actual campeão africano, subiu uma posição no ranking, passando a ser 37.º no geral e quarto a nível continental. 

No que concerne aos países africanos de língua portuguesa, Cabo Verde é a melhor classificada à frente da Angola (92 – subiu uma posição), Moçambique (103 - subiu sete), Guiné-Bissau (115 - subiu um lugar) e São Tomé e Príncipe (192 - desceu quatro posições).

A selecção africana melhor classificada no ranking mundial é o Marrocos (12.º lugar), a frente de selecções como Colômbia, México, Uruguai e Alemanha.

O ranking da FIFA continua a ser liderado pela Argentina (1.860 pontos), seguida da França, Bélgica, Brasil, Inglaterra, Portugal, Países Baixos, Espanha, Croácia e Itália, que formam o “Top 10”.

OM/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 14:22

Cidade da Praia, 23 Jun (Inforpress) – O sonho de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris’2024 da dupla cabo-verdiana de voleibol de praia, feminino, Janine e Ludmila Varela, caiu hoje por terra, após a derrota (2-0) frente à Nigéria, nas meias-finais do torneio olímpico.

De acordo com as informações divulgadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), as "manas" do Tarrafal de Santiago perderam pelos parciais de 21- 8 e 21-15.

"Após vencer todos os jogos até agora termina assim o sonho Olímpico de Ludmila Varela e Janice Varela, rumo a Paris 2024", lê-se na página oficial do COC.

Para chegar às meias-finais Janine e Ludmila Varela eliminaram as duplas do Níger, das lhas Maurícias e do Gana.

Cabo Verde conta neste momento com quatro atletas qualificados para Paris’2024, designadamente o atleta Samuel Freire (maratona), os pugilistas David Pina (51Kg) e Nancy Moreira (66kg) e o esgrimista Victor Alvares.

O COC deposita ainda esperanças em atletas com qualificação pendentes, como Djamila Correia e Silva, no judo, e dos nadadores Jayla Pina, nos 100 metros bruços, e Troy Pina, nos 50 metros freestyle.  

Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 26 de Julho a 11 de Agosto e tem assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos Nacionais a competirem em 28 desportos olímpicos.

OM/HF

Inforpress/Fim

23/06/24 09:58

Cidade da Praia, 23 Jun (Inforpress) – A equipa do Prédio sagrou-se, este sábado, campeão regional de basquetebol de Santiago Sul, em sénior masculino, após vencer o ABC por 58 -53, no sétimo e último jogo dos play-off da final, disputado no pavilhão Vavá Duarte. 

As duas equipas entraram em campo empatadas na série (3-3) e com muito público no recinto, o Prédio foi mais forte e conseguiu o quarto título seguido, desta vez sob a "batuta" de David Buccilli, que foi o Most Value Player (MVP) – Jogador Mais Valioso – da final. 

O ABC, que foi um adversário à altura, conforme demonstra o equilíbrio do resultado da série fica com o "prémio de consolação" a participação no campeonato nacional, onde o Prédio vai fazer a defesa do título.

De referir que nas meias-finais, a formação de Achada Santo António [Prédio], eliminou o Bairro, enquanto que o ABC deixou pelo caminho o Revolution.

O regional de Santiago Sul época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias das equipas Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase do play-off as quatro melhores classificadas.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) jogou com o quarto (Bairro), e o segundo (ABC) defrontou o terceiro classificado (Revolution).

Na classificação final da fase preliminar o Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolution (38), Bairro (34), Veteranos (32), São Filipe (30), Guardiões (26), Achadinha (18) e Maracanã (desclassificado).

OM/HF

Inforpress/Fim

22/06/24 21:09

Espargos, 22 Jun (Inforpress) - O Académico do Sal derrotou hoje o Derby de São Vicente por 1-0 em jogo da primeira-mão das meias-finais do campeonato de Cabo Verde de clubes, jogo disputado no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

Com esta vitória, o campeão da ilha do Sal segue em vantagem para o jogo da segunda mão, a realizar-se no próximo fim-de-semana, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.

Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas a zero, mas na segunda parte o Académico do Sal chegou à vitória através do golo marcado por Yanick, aos 89 minutos de jogo.

Nas declarações pós-jogo, o treinador do Académico do Sal, Dichinha, considerou que foi uma partida difícil contra uma “grande equipa”.

“Este foi apenas a primeira parte da eliminatória e sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades em São Vicente, porque o Derby é uma excelente equipa. Hoje assistimos a um bom jogo, agora é ir ao Adérito Sena tentar defender este resultado”, sublinhou.

Quanto à preparação para o segundo jogo das meias-finais, Dichinha enfatizou que é um privilégio para qualquer jogador estar nesta fase no nacional de futebol, algo que muitos jogadores aspiram, pelo que aconselhou os seus atletas a desfrutarem deste momento.

O treinador do Derby, Elizandro Mendes, conhecido como Lizi, por seu lado, disse que a sua equipa estava consciente de que seria um jogo difícil, mas que hoje “nada resultou” para a sua equipa.

“O Académico mereceu esta vitória e temos de lhes dar o mérito. Já o Derby falhou em tudo. Mas temos mais um jogo e vamos trabalhar para vencer. Conseguiram marcar um golo aqui, mas também poderemos ripostar em casa”, afirmou.

O Académico do Aeroporto, campeão da ilha do Sal, chegou às meias-finais como primeiro classificado do Grupo A, enquanto o Derby de São Vicente, que integrou o Grupo C, qualificou-se como melhor segundo classificado da fase de grupos.

O Palmeira do Sal e o Boavista da Praia disputam no domingo, 23, às 16:00, o outro jogo da primeira-mão das meias-finais, igualmente no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

NA/AA

Inforpress/Fim

22/06/24 20:55

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) - A dupla cabo-verdiana de voleibol feminino de praia constituída pelas irmãs Janine e Ludmila Varela garantiu hoje a passagem às meias-finais do torneio olímpico em Marrocos, de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris’2024.

As ‘manas’ do Tarrafal de Santiago venceram a dupla do Gana, num jogo que a página do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) classificou, na sua página oficial, de uma “partida de loucos”.

“As irmãs Varela venceram a congénere do Gana, numa partida de loucos”, lê-se.

Esta foi a terceira vitória da equipa cabo-verdiana, vencedora do Torneio da Zona II Africana, depois de eliminar na quinta-feira, 20, a congénere do Níger (2-0) e na sexta-feira, 21, frente às Ilhas Maurícias.

Para se apurar para Paris’2024 e integrar o “Team Cabo Verde”, a dupla cabo-verdiana terá de sair vencedora neste torneio qualificativo de Marrocos.

Cabo Verde conta neste momento com quatro atletas qualificados para Paris’2024, designadamente o atleta Samuel Freire (maratona), os pugilistas David Pina (51 quilogramas) e Nancy Moreira (66 quilogramas) e o esgrimista Victor Alvares.

O COC deposita ainda esperanças em atletas com qualificação pendentes, como Djamila Correia e Silva, no judo, e dos nadadores Jayla Pina, nos 100 metros bruços, e Troy Pina, nos 50 metros freestyle.

Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 26 de Julho a 11 de Agosto e tem assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos Nacionais a competirem em 28 desportos olímpicos.

OM/AA

Inforpress/Fim

22/06/24 20:01

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) - As equipas da Epif e Bola pa Frente são as finalistas do campeonato regional de futebol de Santiago Sul, escalão sub-19, referente à época 2023-2024.

Para isso, esta tarde, no Estádio da Várzea, em jogos da segunda-mão das meias-finais, a Epif goleou o Prédio por 4-0, e a Bola pa Frente venceu a Efsod, equipa sensação do campeonato, por 3-2.

Nos jogos da primeira-mão, a Epif havia vencido por 3 -1, enquanto a Bola pa Frente e a Efsod não foram além de um empate sem golos, em jogos também realizados no Estádio da Várzea.

A fase regular contou com a participação de sete equipas e foi disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, e as quatro melhores classificadas seguiram qualificaram-se às meias-finais.

A Epif, na qualidade de campeão nacional, vai representar a região desportiva de Santiago Sul no campeonato de Cabo Verde do referido escalão.

Bola pa Frente também garante a participação na prova, uma vez que a Epif é também a detentora do título em Santiago Sul.

OM/AA

Inforpress/Fim

22/06/24 12:34

Assomada, 22 Jun (Inforpress) – O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) promoveu hoje, em Assomada, Santa Catarina, no interior de Santiago, uma marcha cívica para lembrar a ligação de Amílcar Cabral com o desporto e o olimpismo.

A iniciativa, para celebrar o Dia Olímpico, assinalado no domingo, 23, e o ano do centenário do líder anticolonialista, foi organizada em parceria com Assomada Sport Center e Fundação Amílcar Cabral (FAC).

Em declarações à Inforpress, o presidente da Academia Olímpica, Orlando Mascarenhas, explicou que a marcha cívica no percurso Liceu Amílcar Cabral - Praça Central de Assomada, que contou com a presença de um grupo de pessoas, na maioria crianças, teve como objectivo demostrar a ligação do pai da independência de Guiné e Cabo Verde com o desporto e o olimpismo.

A marcha cívica, reforçou, simboliza o espírito de união, diversidade e determinação, valores que Amílcar Cabral sempre promoveu e que são a essência do Movimento Olímpico.

“Nós quisemos aproveitar esta data para celebrarmos as relações que Amílcar Cabral teve com o olimpismo, porque, independentemente de ele ser apresentado como um grande líder africano e internacional pelas suas acções como diplomata, militante, fundador do PAIGC, e que fez a luta de libertação para independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, ele durante a sua trajetória teve uma relacção muito forte com o desporto, particularmente o futebol”, notou.

Amílcar Cabral, segundo ele, aproveitou do desporto para fazer a mobilização para a luta da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, e viu que nos Jogos Olímpicos havia liberdade e oportunidade para todo o mundo, onde negros também notabilizaram.

“Para Amílcar Cabral os Jogos Olímpicos constituem um elemento precioso para que as pessoas sejam livres, felizes, e participem activamente naquilo que gostam e querem”, acrescentou, insistindo que as pessoas devem conhecer esta ligação de Cabral com o desporto e o olimpismo.

Além da marcha cívica no município onde Cabral esteve muito tempo durante a instrução primária, antes de ir para as cidades da Praia e do Mindelo e a formação superior em Lisboa (Portugal), foi realizado um conjunto de actividades desportivas na Praça de Assomada.

Da programação consta ainda a inauguração um “mural dos atletas”, no Estádio Municipal 25 de Julho, em Santa Cruz.

Amílcar Cabral é considerado um dos líderes africanos mais carismáticos, influentes e figura de destaque no continente africano.

Fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), morreu depois de uma luta armada iniciada em 1962 contra o colonialismo português.

A 20 de Janeiro de 1973, Amílcar Cabral foi assassinado, em Conacri, numa altura em que travava uma luta armada contra o exército português, e 61 anos depois, permanece como uma figura central da história de África, em especial a de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

FM/AA

Inforpress/Fim

22/06/24 11:21

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) - O treinador do Boavista da Praia, Edvaldo Cardoso, garante “uma postura vencedora” no primeiro jogo das meias-finais, ante à Palmeira, marcado para domingo,2 3, às 16:00, no Estádio Marcelo Leitão, na ilha doi Sal.

“Prometo o mesmo Boavista de sempre, com postura vencedora, mas ciente das qualidades do adversário”, disse o técnico axadrezado antes da partida para a ilha do Sal, ressalvando que o adversário também está ciente das potencialidades da sua equipa.

“Vamos à procura da vitória, desde do primeiro minuto. Não sabemos jogar de outra forma”, frisou.

O Boavista da Praia, campeão de Santiago Sul, conta com todos jogadores disponíveis, pelo que, segundo Edvaldo Cardoso, está na “máxima força”.

O Boavista da Praia chegou às meias-finais na qualidade de primeiro classificado do Grupo C de qualificação, com 16 pontos, fruto de cinco vitórias e um empate.

Do grupo fizeram parte o Derby, que se classificou como o melhor segundo lugar, Sanjonenses (Santo Antão Sul) e Ultrmarina (São Nicolau).

O outro jogo das meias-finais disputa-se também hoje, no Estádio Marcelo Leitão, e coloca frente-a-frente o Académico do Sal e o Derby de São Vicente.

A final do campeonato nacional de futebol está agendada para o dia 13 de Julho, às 15:30, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

OM/AA

Inforpress/Fim 

Showing 1 to 12 of 60