Desporto


26/07/24 22:52

Ribeira Grande, 26 Jul (Inforpress) – As obras para a construção do Campo Municipal do Tarrafal, com lotação para 1.270 pessoas, arrancam na próxima segunda-feira, 29, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado.

Orlando Delgado, que falava depois do lançamento da primeira pedra do Campo Municipal do Tarrafal, considerou que o acto marca o início oficial da obra, que, segundo o mesmo, vai trazer grandes benefícios para a comunidade local.

Segundo o autarca, o projecto, que há muito tempo era aguardado pelos residentes, representa uma importante promessa cumprida por parte das autoridades locais.

No seu discurso, Orlando Delgado expressou a sua satisfação com o início das obras, e destacou que "não há volta a dar".

Para o autarca ribeira-grandense a construção do campo de futebol do Tarrafal é uma das várias iniciativas de requalificação urbana que visam melhorar as condições de vida e de lazer na região.

"A realização deste projeto é uma demonstração do nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade de Ribeira Grande. Estou emocionado por finalmente estarmos aqui, dando início a uma obra que irá beneficiar toda a comunidade", afirmou.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, prometeu que no próximo ano, seguramente num dia 24, irão fazer a inauguração deste “grande empreendimento”.

“Estou de acordo com o arquitecto António Jorge, que 24 é de facto um número mágico para a localidade de Tarrafal, mas é um número mágico que se transformou em realidade”, disse.

Segundo Ulisses Correia e Silva o lançamento da obra do campo do Tarrafal é também o símbolo daquilo que é resultado de boa parceria entre a Câmara Municipal e o Governo.

Em Agosto de 2020, na apresentação pública do estudo prévio, o presidente da câmara da Ribeira Grande, Orlando Delgado, avançara que o projecto do Estádio Municipal do Tarrafal estava orçado em 115 mil contos.

“Neste momento temos cinco casas que já estão identificadas e já estamos em processo negocial com os proprietários. Estas casas não impedem que avancemos com o projecto, mas se as tirarmos de lá teremos a possibilidade de alargar infraestrutura”, acrescentou Orlando Delgado naquela ocasião, afirmando-se “muito convicto” que o projeto seria inaugurado “muito brevemente”.

O projecto do Estádio Municipal do Tarrafal, desenhado pelo arquitecto António Jorge Delgado, também engloba uma requalificação futura da zona, sendo que o estádio contará com dimensões de 100x55 metros, com área de segurança da bancada de 7,5 metros de 2,5 metros do lado oposto às casas.

A lotação das bancadas será de 1.270 lugares sentados e vestiário, e, numa primeira fase, terá dois balneários, uma para cada equipa e dois balneários para árbitros.

Contará ainda com duas instalações sanitárias para o público, um gabinete médico, sala de fisioterapia, sala de imprensa, tribunas de transmissão de rádio e televisão, bem como uma sala de conferência e ginásio.

LFS/JMV

Inforpress/Fim

26/07/24 20:59

Cidade da Praia, 26 Jul. (Inforpress) – A Escola de Capoeira Angola Cortiço do Abelha vai homenagear este sábado, 27, o mestre da capoeira e activista cultural cabo-verdiano Beto Diogo, na cidade do Porto (Portugal), pelo seu reconhecimento no mundo das artes.

O evento realiza-se na Escola de Capoeira do Cortiço do Abelha, do “Mestre Abelha”, referenciado como um dos nomes sonantes do mundo da capoeira de Angola, outrora aluno do mestre João Pequeno, que foi discípulo de mestre Pastinha.

À Inforpress, directamente da cidade do Porto, Júlio Coelho Serra, conhecido no mundo da capoeira como o “Mestre Abelha”, disse que se trata de uma homenagem a “uma cara de outro planeta” e que tem feito muito pelo mundo das artes, particularmente pelo mundo da capoeira e não só.

Disse que a vivência de ambos foi determinante para esta homenagem mútua na passagem de Beto Diogo por Portugal, alegando que, mais do que um amigo e um mestre, “esta homenagem simboliza o valor de um humano no mundo cultural”.

Por sua vez, Beto Diogo adiantou à Inforpress que recebe este preito como um reconhecimento da Escola de Cortiço, na pessoa do mestre Abelha e que se sente muito honrado, por considerar que o proponente deste tributo lhe proporcionou um acolhimento que ultrapassa a dimensão humana.

“Estou a fazer pontes para promover relação entre Cabo Verde e Portugal, como forma de manter este clima de amizade no mundo da capoeira”, explicitou Diogo, que se define como artesão, capoeirista, activista cultural e ginasta, de entre múltiplas particularidades.

O mestre Abelha, ao que apurou à Inforpress junto de Beto Diogo, vai estar em Cabo Verde em Março do ano que vem para ministrar oficina dos fundamentos da capoeira na ilha do Fogo.

SR/JMV

26/07/24 20:46

Espargos, 26 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal distinguiu esta sexta-feira as equipas Llana e Efiz, pela conquista de campeonatos regionais nos seus escalões, época 2023/2024.

A cerimónia de homenagem à equipa sénior feminino do Sal Llana, heptacampeã regional, e à equipa da Efiz sub-19, pela vitória no campeonato regional, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, num acto presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.

O evento acontece no âmbito do programa “Sal Campeão”, que tem como propósito distinguir e reconhecer o mérito e o trabalho dos atletas, dirigentes e desportistas, de uma forma geral, que se destacaram ao longo das épocas desportivas.

A equipa de Llana levou um cheque no valor de 200 mil escudos e a Efiz foi premiada com 100 mil escudos, como apoio para participação das equipas no campeonato nacional.

Na sua comunicação de ocasião, o edil Júlio Lopes começou por parabenizar as duas equipas que, “por diversas vezes e de forma merecida”, já passaram pelo salão Nobre para serem homenageadas pela Câmara Municipal em nome do povo do Sal.

Entretanto lembrou que com isso  acresce as responsabilidades, enquanto representantes da ilha nos campeonatos sénior feminino e sub-19 masculino.

Além do apoio disponibilizado hoje, o autarca prometeu continuar a incentivar as equipas financeiramente, para que possam representar a ilha do Sal sem sobressalto.

O vereador do Desporto, Euclides Silva também reforçou que a homenagem é pelos trabalhos que as duas equipas têm feito na ilha, elevando assim o nível do futebol no Sal.

Na ocasião, também o representante da Associação Regional de Futebol, Paulo Évora, agradeceu o gesto da autarquia  em atribuir “um importante valor” às duas equipas, que ao longo da época demonstraram “grande potencial”.

Por sua vez, a presidente da escola de formação Efiz, Maria da Luz, afirmou que este é o resultado de um trabalho que é feito anualmente com os jovens da escola, com objetivos claros a serem atingidos.

A mesma fonte prometeu continuar a fazer um trabalho de excelência e garantiu que a equipa da Efiz sub-19 vai dar o seu melhor para representar a ilha do Sal “dignamente” no Campeonato Nacional.

Já o representante da equipa do Llana, José Carlos Carvalho, agradeceu também o apoio, mas aproveitou para apelar a mais infraestruturas para os treinos para fazer face à sobrecarga no Estádio Marcelo Leitão.

NA/JMV

Inforpress/Fim

26/07/24 20:22

Espargos, 26 Jul (Inforpress) – A autarquia salense rubricou hoje com o Núcleo de Futsal da Ilha do Sal (A-PRO-SPORTS) um protocolo de cooperação, visando apoiar a realização do Inter-ilhas de Futsal Masculino, que acontece de 1 a 7 de Setembro na ilha.

O protocolo rubricado entre as partes prevê a atribuição de um apoio financeiro no valor de 300 mil escudos para o fomento da prática desportiva de futsal por parte dos clubes/atletas, com sede no concelho do Sal, nos termos do programa de desenvolvimento apresentado pela A-PRO-SPORTS.

Para o edil local, Júlio Lopes, o desporto é uma das áreas privilegiadas da Câmara Municipal do Sal, estando entre as três primeiras.

“Nós temos três prioridades que são cidades requalificadas, disciplinadas, acção social para a habitação e apoio à infância e juventude. Portanto, uma das áreas da infância e juventude que nós privilegiamos é o desporto”, sublinhou.

Para o autarca, este trabalho, juntamente com as ONG, para melhorar o ecossistema do desporto, visa garantir que crianças e jovens do Sal estejam a fazer coisas positivas.

“É neste contexto que nós abraçamos e apoiamos qualquer iniciativa da sociedade civil, das organizações desportivas, para organizar encontros desportivos como este ou para intercâmbios com outras ilhas de Cabo Verde”, continuou.

Júlio Lopes adiantou que o evento, que acontece em Setembro próximo, é “importante”, por se traduzir numa oportunidade para jovens de outras ilhas visitarem o Sal.

O mesmo destacou ainda que o futsal foi uma actividade muito praticada no Sal em tempos idos, acreditando que esta iniciativa e outras "vão dinamizar ainda mais o futsal na ilha, juntamente com outros incentivos que a edilidade tem neste campo".

“Além de outras obras que temos realizado, que é a construção de polivalentes, polidesportivos, vamos continuar a investir em infraestruturas para prática desta modalidade desportiva”, frisou.

Entretanto apelou à sociedade civil e às empresas privadas, a apoiarem este grupo e esta iniciativa, que também se enquadra nas actividades comemorativas de mais um aniversário do município.

Por sua vez, o líder do A-PRO-SPORTS, Fábio Vaz, sublinhou que este incentivo “já é uma grande ajuda”, assumindo ser uma ousadia realizar um evento orçado em cerca de dois mil contos.

“Para este evento temos um orçamento de cerca de dois mil contos e com este grande apoio da Câmara Municipal vamos agora continuar a correr atrás de outras empresas para poder patrocinar o torneio”, explicou.

Fábio Vaz prometeu oferecer à ilha do Sal um “grande torneio”, com seleções de todas as ilhas.

A nível de, disse, pretende-se que todos os atletas e dirigentes se sintam em casa, à semelhança de outros eventos realizados na ilha.

Para a mesma fonte ainda não se pode falar no peso do futsal na ilha do Sal, porque ainda não tem competições oficiais, mas garantiu que o Sal é das ilhas onde a modalidade tem maior dinâmica.

Fábio Vaz concluiu afirmando que a expectativa para esta edição do Inter-Ilhas Futsal é “grande”, numa altura em que a Federação já deu “luz verde” para a oficialização do futsal em Cabo Verde.

Quem também está confiante neste “campeonato” é o selecionador do Sal, Fábio Ramos, primeiro por ser uma disputa em casa e, segundo, pelo trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos meses.

“Sabemos que vai ser difícil, mas temos trabalhado desde Março para tentar fazer uma melhor seleção, estando já pré-convocados 20 jogadores, de onde sairão os 12 melhores que irão representar o Sal”, sublinhou.

Na primeira edição do inter-ilhas de futsal, que aconteceu no ano passado na ilha da Boa Vista, a seleção do Sal foi eliminada da competição nas meias-finais, por marcação de grandes penalidades.

Na edição deste ano, a ilha do Sal, anfitriã da competição, divide o Grupo A com as ilhas do Fogo e Maio.

No Grupo B jogam São Vicente, Brava e Boa Vista, enquanto que São Nicolau, Santiago e Santo Antão encontram-se no Grupo C.

NA/JMV

Inforpress/Fim

26/07/24 19:50

Cidade da Praia, 26 Jul. (Inforpress) – O pugilista David Pina e a judoca Djamila Correia e Silva foram esta tarde os porta-estandartes do “Team Cabo Verde” na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que decorrem no Rio Sena.

Os atletas cabo-verdianos apresentaram-se devidamente equipados com calças e camisas brancas, com o tradicional “pano de terra” a sobressair, e sandálias negras, enquanto os porta-estandartes exibiam a bandeira de Cabo Verde.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, oficialmente denominados Jogos da XXXIII Olimpíada e comumente conhecidos como Paris 2024, figuram-se como um evento multidesportivo internacional programado para acontecer de 26 de Julho a 11 de Agosto.  

Contrariamente ao que tem sido habitual, o tradicional desfile dos atletas não aconteceu nos estádios, mas em barcos, ao longo do rio Sena, passando pelos marcos mais emblemáticos de Paris.

Após o desfile dos primeiros barcos, a cantora norte-americana Lady Gaga fez uma entrada, considerada “espetacular” , ao apresentar a melodia “Mon Truc en Plumes”, música de Zizi Jeanmarie, referenciada como uma canção ícone das célebres “Revues Françaises”, desde sua criação nos anos 1960.

A cerimónia foi transmitida em directo nas televisões, mas o Comité Olímpico Cabo-verdiano organiza um “Festival Olímpico” na Praça Center em Palmarejo com transmissões televisivas, demonstrações desportivas, stands animados e prémios, num evento que decorre das 15:30 às 20:00.

Para além da retransmissão da cerimónia da abertura dos Jogos Olímpicos, o “Festival Olímpico” está a ser marcado por demonstrações de actividades desportivas como luta livre, esgrima, karaté, boxe, taekwondo, danças urbanas, teqball, BMX/BTT e Basket 3x3.

O COC está representado por um “stand” tal como os seus parceiros nacionais, designadamente Alou, BAI e Islndz, o Ekocentro Comunitário de São Francisco estará presente para sensibilizar o público para reciclagem de garrafas de vidros.

O momento ainda vai ser aproveitado para a promoção do desporto electrônico.

Cabo Verde vai competir em Paris com sete atletas, designadamente Samuel Freire, na meia-maratona, Jayla Pina  e José Tati em natação, Nancy Moreira e David Pina no boxe, Victor Alvares d’Oliveira no esgrima e Djamila Correia e Silva no judo.

Integram a delegação um total de 26 elementos, dos quais os sete atletas qualificados, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do Chefe da Missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e responsáveis da COC.

Esta é a maior delegação de sempre de Cabo Verde (sete atletas) aos Jogos Olímpicos, que arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto em Paris, onde está assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos.

SR/JMV

Inforpress/Fim

26/07/24 19:23

Cidade da Praia, 26 Jul. (Inforpress) – O Estádio Nacional em Achada de São Filipe acolhe de 25 a 29 do corrente o Campeonato de Cabo Verde de atletismo de sub-18 e sénior, envolvendo os melhores atletas do país.

Organizadas pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo, as provas decorrem em simultânea, mas de forma separadas, na pista do Estádio Nacional, nas disciplinas dos 100 metros, 1500, 400 e 200 e 800 e 300 metros, salto em comprimento (masculinos e femininos) e estafeta 4x100 metros mistos.

Sob o lema “Atletismo combina com Fair-Play”, as provas dos 100 metros em sub-18 vão ser disputadas primeiramente em sistemas de eliminatórias, contrariamente às restantes em que os atletas entram directamente nas finais.

A nível de seniores, as corridas de velocidades dos 100 e 200 metros começam com séries de eliminatórias, ao passo que em todas as restantes disciplinas os atletas entram directamente na final, à semelhança da prova dos sub-18.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfredo Lima, enalteceu o entusiasmo dos atletas nesta competição e a dimensão que a modalidade está a granjear no panorama desportivo cabo-verdiano, sustentando que a prova promete porquanto está em jogos título, cobiçado pelo melhores atletas cabo-verdianos das diferentes regiões desportivas.

SR/JMV

Inforpress/Fim 

26/07/24 19:19

Cidade da Praia, 26 Jul. (Inforpress) – A Ilha de São Vicente vai receber o campeonato de Cabo Verde de futebol feminino 2023/24, a ser disputado de 30 de Julho a 10 de Agosto, numa organização da Federação Cabo-verdiana de Futebol.  

O nacional de futebol feminino vai contar com o concurso de cinco equipas, designadamente as campeãs em título de Cabo Verde do Seven Stars (Santiago Sul), Black Panthers (vice-campeã regional de Santiago Sul), Real Sociedade (São Vicente), mais os representantes das regiões desportivas de Santiago Norte e do Sal, ainda por apurar.

A primeira fase realiza-se de 30 de Julho a 07 de Agosto, pelo que a cada jornada uma equipa ficará isenta da prova.

De acordo com o calendário, o Nacional de Futebol Feminino vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma única volta, de modo que os dois primeiros classificados se qualificam para a grande final agendada para 10 de Agosto no Estádio Adérito Sena

SR/JMV

Inforpress/Fim

26/07/24 17:54

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – O campeonato de Cabo Verde de futebol em sub-19 vai ser disputado de 02 a 10 de Agosto nas cidades da Praia e do Mindelo, anunciou hoje a Federação Cabo-verdiana de Futebol.

A prova, de acordo com a organização, vai ser disputada em dois grupos, com a ilha de São Vicente a acolher o Grupo A, constituído pelas equipas da Académica do Porto Novo, Bola Pra Frente (Santiago Sul), Batuque (São Vicente) e o representante da ilha do Sal, ainda por designar.

A Poule B vai ser realizada na cidade da Praia, envolvendo as equipas da EPIF (Santiago Sul), o campeão de Santiago Norte (por definir), o Sporting da Boa Vista e o Sumbango, da ilha do Fogo.

A segunda fase, ou seja, as meias-finais, vão ser disputadas a 08 de Agosto no Estádio Adérito Sena, com o vencedor do Grupo A, a receber o segundo classificado do Grupo B e o primeiro do Grupo B, a enfrentar o segundo do Grupo A.

A final realiza-se no dia 10 de Agosto, no Estádio Adérito Sena.

SR/AA

Inforpress/Fim 

26/07/24 16:32

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) - A Inforpress divulga o calendário dos jogos da 2.ª jornada do campeonato de veteranos de futebol de Santiago Sul, a realizarem-se no próximo fim-de-semana. 

O destaque vai para o jogo entre o Varanda e o Brasil, marcado para 16:00, no Estádio da Várzea, duas formações do bairro da Achada Santo António, daí os apoiantes dos dois clubes perspectivarem uma boa partida de futebol.

Grupo A

Sábado, 27, Estádio da Várzea: Achada Trás – Os Castelão (14:30) e Varanda – Brasil (16:00); 

Campo de Achada Grande Frente: Diáspora – Amigos da Bola (14:30) e Os Amigos – Eugénio Lima (16:00).

Grupo B

Sábado, 27, Campo de São Martinho: Ponta de Água – Reencontro (14:30); 

Campo de Sucupira: Dinós – Encontro (14:30) e Achadinha – Maio (16:00); 

Campo de Sucupira, domingo, 28:   Qatar – Kobon (16:00).

Grupo C 

Sábado, 27, Campo de Achada Frente: Plateau – Praia (16:00); 

Domingo, 28: Estádio da Várzea: Babolacha – Ribeira Grande (14:30) e Lém Ferreira – Paiol (16:00);

Domingo, 28, Campo Sucupira: Terra Branca – Real Ponta (14:30).

OM/AA

Inforpress/Fim

26/07/24 15:51

Espargos, 26 Jul (Inforpress) – As equipas Vitória de Santo Antão e Atlético de São Vicente, completaram na quinta feira, 25, o quadro das semifinalistas do campeonato nacional de andebol, juntando-se assim à ASA Stars da Praia e a Graciosa do Tarrafal.

O terceiro semifinalista ficou conhecido após o jogo entre as equipas de RBS da Boavista e Vitória do Paul, tendo sido este um dos jogos mais equilibrados deste campeonato nacional de andebol.

O vencedor só foi conhecido a dez segundos do fim, com o resultado final em 26 para Vitória e 24 para RBS.

A última equipa a alcançar as meias-finais foi conhecida após a partida entre o Atlético de São Vicente e Girassol da Praia, marcada pelo equilíbrio.

Na ponta final do jogo, o Atlético procurava um empate que chegava para passar às meias finais e Girassol lutava até ao último suspiro para vencer, mas o jogo terminaria com um empate 21-21.

Entretanto, graças à goleada por mais de 30 bolas frente ao K-Cobra do Fogo, o Atlético conseguiu a sua presença nas meias finais por maior diferença de de golos.

A equipa de Santiago Norte, Graciosa, desde quarta-feira tem o seu passaporte carimbado para as meias-finais, ao eliminar o K-Kobra por 35-28.

No mesmo dia e no último jogo do Grupo A, ASA Stars também conseguiu o mesmo feito, ao vencer o terceiro jogo consecutivo, desta vez frente à Académica do Sal, que ficou afastada da prova, depois de um empate e duas derrotas.

Hoje, às 19:00, a primeira meia final coloca frente a frente Asa Stars e Atlético e, logo a seguir, jogam para um lugar na final as equipas Graciosa e Vitória.

NA/AA

Inforpress/Fim

26/07/24 10:13

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – A equipa de sub-18 masculina do ABC (Santiago Sul) venceu hoje de madrugada o Atlético do Tarrafal por 66-63 na final disputada no pavilhão Vavá Duarte e revalidou o título de campeão de Cabo Verde.

Numa final renhida entre duas equipas que apostaram, e muito, na conquista do troféu da presente temporada, o jogo foi um autêntico tira-teimas, já que na fase de grupos, a jovem formação do Tarrafal foi a única que alcançou o pleno de vitórias em quatro jogos, pelo que havia imposto a primeira e única derrota aos “abecedários”.

O ABC contou com o apoio da multidão que acorreu ao pavilhão desportivo Vavá Duarte para tirar proveito de uma entrada muito forte, pelo que chegou ao primeiro quarto do jogo com uma vitória clara por 23-08.

A partir do segundo período, os tarrafalenses deram boa réplica aos encarnados da cidade da Praia, equilibrando o “placard” até ao final, uma vez que à entrada dos últimos dois minutos registou um empate a 60 pontos.

O técnico vitorioso, Marcos Moreira, enalteceu a união, a crença e o querer do grupo desde o início da época, como sendo determinante para a revalidação do título de campeão de Cabo Verde.

O treinador do Atlético, William de Pina, mostrou-se orgulhoso pelo contributo dos seus atletas, ainda que tivesse criticado “certas parcialidades da equipa de arbitragem”, pois acredita que o “futuro do basquetebol em Santiago Norte está salvaguardado”, pelo que promete título nacional para o ano vindouro.

MVP de Cabo Verde: Elton de Pina (ABC)

Cinco Ideal: Elton Pina (ABC), André Figueiredo (La família), Emanuel Correia (Atlético Tarrafal) e Fábio Costa (Atlético)

SR/HF

Inforpress/Fim

26/07/24 09:59

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – A equipa do Prédio sagrou-se campeã de Cabo Verde em basquetebol feminino da temporada 2023/24, ao vencer o All Blacks (São Vicente) por 77-44, na final disputada na noite de quinta-feira no pavilhão Váva Duarte.

Numa partida cuja primeira parte foi equilibrada, o Prédio foi a equipa que mais trabalhou para merecer o título, ao vencer todos os quartos de jogo pelos parciais de 14-11, 26-12, 29-15 e 08-06.

A atleta Alzira, do Prédio, policial de formação, foi a melhor pontuadora da final, ao passo que  Telma Correia, também  do Prédio, foi a MVP do Campeonato de Cabo Verde.

No final da partida, o técnico do Prédio Zé Anguila mostrou-se muito feliz pelo feito alcançado pelo colectivo da cidade da Praia ao fazer o pleno em todos os jogos do Nacional.

Já o treinador das campeãs de São Vicente, Zé Baía, aceitou a derrota com todo o desportivismo, alegando ter apresentado uma equipa muito jovem que garante o futuro do basquetebol cabo-verdiano.

O Prédio sucede assim à formação do Maracanã, Santiago Sul,  como a nova campeã de Cabo Verde em basquetebol feminino.

SR/HF

Inforpress/Fim

Showing 1 to 12 of 60