Desporto


13/06/24 19:45

Mindelo, 13 Jun (Inforpress) – A Associação Abadá-Capoeira organiza no domingo, 16, no Mindelo, uma “mega gincana” de capoeira para estimular os seus atletas mirins e os preparar para competições de nível internacional, asseverou o membro da comissão organizadora.

A ideia do evento, que acontece no pavilhão da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, é motivar as crianças da escola a participarem de competições internacionais, disse Nailton Lopes à Inforpress.

“A gincana pretende ser tipo um laboratório preparatório para que os nossos atletas possam futuramente participar, por exemplo, dos Jogos Mundiais de Capoeira, realizados no Brasil, pelo Abadá-Capoeira Internacional”, explicou a mesma fonte, lembrando que, além do Brasil, a associação está presente em mais 69 países do mundo, incluindo Cabo Verde.

Segundo Nailton Lopes, a gincana se mostra também como uma oportunidade dos atletas mirins terem mais competições a nível nacional, dado que, normalmente, só é organizado o baptizado de troca de cordas, que acontece uma vez por ano.

Com este propósito, a escola pretende reunir no domingo, cerca de 50 crianças dos 04 aos 13 anos, num evento que ainda celebra o Dia da Criança, assinalado no mesmo dia.

O programa, conforme a mesma fonte, divide-se em duas partes, sendo a primeira com função lúdica, através de jogos tradicionais adaptados à capoeira.

Já a segunda parte, ajuntou, será mais de competição, com demonstrações a solo e ainda jogos dois a dois, que vão ser avaliados por um corpo de jurados,

Todos esses desafios, assegurou Nailton Lopes, serão feitos para pôr à prova as habilidades físicas e mentais dos alunos por forma a melhorar a parte técnica da capoeira.

LN/CP

Inforpress/Fim

13/06/24 17:11

Porto Novo, 13 Jun (Inforpress) - O presidente do Clube de Futebol Sanjoanenses, Pedro Cruz, disse hoje que a sua equipa quer sair do Campeonato de Cabo Verde com uma vitória frente à Ultramarina, jogo calendarizado para sábado no Estádio Municipal do Porto Novo.

Neste desafio, que encerra a participação dos Sanjoanenses no campeonato nacional, os azuis da Ribeira das Patas vão competir em nome do “prestigio” desta instituição desportiva e, também, para dignificar o futebol em Santo Antão Sul, declarou à Inforpress o presidente do clube.

“Esperamos sair do campeonato com uma vitória, em nome do nosso prestígio. A equipa está moralizada e acredito que vamos conseguir”, notou Pedro Cruz, para quem o grupo C, ao qual pertence os Sanjoanenses foi o mais competitivo da prova.

Mesmo assim, avançou, os bicampeões regionais em Santo Antão Sul praticam um bom futebol e, apesar de um único ponto conquistado até agora, prestigiou a região de Santo Antão Sul.

Nesta derradeira jornada da primeira fase do campeonato nacional, grupo C, os Sanjoanenses recebem a Ultramarina e o Derby recebe o Boavista.

A equipa do Boa Vista lidera o grupo com 15 pontos, seguido pelo Derby, com dez pontos, e Ultramarina, com três pontos, estando os Sanjoanenses na última posição, com um ponto. 

JM/CP

Inforpress/Fim

13/06/24 16:42

Cidade das Pombas, Paul, 13 Jun (Inforpress) - O presidente da equipa de andebol Vitória Sport Clube, no Paul, José Candeias, considerou hoje que a criação do clube tem como objectivo “resgatar os valores” e “incorporar” os jovens nas actividades desportivas.

“A ideia da criação do projecto de andebol surgiu de um grupo de jovens, com o objectivo de se integrarem nos desportos de salão”, revelou José Candeias, que resolveu apoiar a agremiação e integrar um projecto que visa “incorporar” os jovens nas actividades desportivas e fazer face aos “malefícios sociais”.

“Reunimo-nos no dia 27 de Janeiro de 2020, na sede ‘emprestada’ do Paulense, numa data que é aniversário do “Neno” (antigo/falecido guarda-redes, luso-cabo-verdiano, do Vitória de Guimarães de Portugal), e, devido a minha inspiração pelo clube, resolvemos adoptar o nome Vitória Sport Clube do Paul”.

Conforme a mesma fonte, o time já tem personalidade jurídica e é um clube oficial que conta com equipas em sénior masculino e feminino, bem como os escalões de sub-17.

José Candeias revelou, também, que nos quatro anos de existência o Vitória Sport Clube do Paul já conseguiu vários feitos desportivos na única região andebolística de Santo Antão, gerida pela Associação de Andebol de Santo Antão (ARASA).

O clube é bicampeão de andebol em sénior masculino, já conquistou várias taças em provas oficiais, nos três concelhos da ilha, e, este ano, os rapazes venceram todas as provas oficiais em sénior, enquanto nos sub-17, as meninas foram as vencedoras.

Os “parcos recursos financeiros” e as dificuldades em encontrar patrocínios constitui um obstáculo, pois, muitas vezes, as instituições “recusam” apoiar o projecto, o que fez a direcção decidir escolher o modelo “mais sacrificado” para participar no nacional de andebol deste ano.

O Paul, que hoje festeja o seu dia de Município e do padroeiro, Santo António das Pombas, é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão e tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície.

Tem uma população de 5.766 habitantes, em 2023, com 55,3 por cento (%) de indivíduos de sexo masculino e 44,7% de sexo feminino, segundo dados cedidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, a população do Paul representa 15,6% do total da ilha de Santo Antão e está reunida em 1.802 agregados familiares.

A taxa de ocupação da população activa é de 47,8% e a taxa de desemprego 10.2%, com o desemprego jovem (15-24 anos) na casa dos 24%.

O Paul tem uma taxa de alfabetização de 83.7% na faixa etária superior a 15 anos, mas a taxa sobe para 98,1% na faixa etária dos 15 a 24 anos.

Ainda citando os dados facultados pelo INE, o quesito das condições de vida indica que 95,5% da população tem acesso à electricidade, 85,3% tem casa de banho, 89,5% tem acesso à água da rede pública, 51,7% usa contentores, 74,7% usa gás butano e 22 % usa lenha para cozinhar.

EL/HF//CP

Inforpress/Fim

13/06/24 14:44

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) - A equipa feminina do Seven Stars, líder do campeonato de Santiago Sul da presente temporada, defronta na tarde de domingo, 16, o Delta, quarto classificado, no Estádio da Várzea, em jogo referente à quarta jornada.

A ronda será, entretanto, inaugurada na manhã de domingo, às 09:30, em partida que oporá as formações de Kumunidadi e Vila Nova, de acordo com o comunicado da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, enviado à Inforpress.

A 5.ª jornada vai ser encerrada entre as agremiações do Black Panthers e Bayer, jogo marcado para as 16:00 de domingo, 16.

Na tabela classificativa, a formação do Seven Stars lidera com 12 pontos, seguida do Black Panthers com nove, do Vila Nova com seis, Delta e Bayer com quatro cada, sendo que Kumunidadi ocupa a posição de lanterna vermelha com zero ponto.

SR/AA

Inforpress/Fim

13/06/24 12:21

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) - As obras da sede social da Associação Académica e Operária da Boa Vista, avaliadas no valor de 40 mil contos, vão arrancar, na próxima semana, anunciou hoje fonte da associação.

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da direcção do clube, o engenheiro Saulo Soares, acrescentando que a construção da infra-estrutura conta com a parceria de uma empresa privada.

"Iniciaremos a demolição da actual sede no dia 20 de Junho", precisou.

Saulo Soares informou ainda que na última assembleia da Câmara Municipal da Boa Vista foi aprovada a cedência de um lote de terreno para desenvolver o projecto de edificação do Centro de Estágio do clube.

Esses projectos, segundo o responsável, apontam para uma visão direccionada para a auto-sustentabiliadade do clube.

A Associação Académica e Operária da Boa Vista foi fundada a 03 de Julho de 1977 na cidade de Sal-Rei e conta com um título nacional no palmarés conquistado em 1982.

A nível regional conta com 15 títulos do campeonato da Boa Vista, sendo a ultima conquistada na época 2013-2014.

Tem ainda no seu historial uma "Taça Bubista", uma Supertaça e um Torneio de Abertura.

OM/ZS

Inforpress/Fim

13/06/24 11:20

Cidade da Praia, 13 Jun. (Inforpress) - Os atletas paralímpicos internacionais cabo-verdianos Marilson Semedo e Heidilene Oliveira e o guia Jailson Oliveira estreiam-se esta quinta-feira no World Para Athletics Grand Prix Series, que que se realiza de 13 a 14 do corrente em Paris (França).

Heidilene Oliveira categoria T-12 (baixa visão) e o guia Jailson Oliveira competem na prova de velocidade dos 100 metros, ao passo que Marilson Semedo vai estrear-se no lançamento de dardo classe F-57 (membro inferior amputado).

Já o outro concorrente, o veterano Gracelino Barbosa, o mais medalhado de todos os atletas cabo-verdianos, só vai entrar em cena na sexta-feira, 14, nos 400 metros rasos (classe T-20), no mesmo dia que Heidilene voltará a competir, desta feita, nos 200 metros.

Nesta competição que serve de preparação para Jogos paralímpicos Paris’2024, Marilson Semedo disse que tudo está a posto para uma boa participação do colectivo cabo-verdiano e que pessoalmente se sente confiante para dar o seu máximo para representar o país na perseguição ao “ranking” africano.

O Grand Prix Series de Paris é um evento-chave no calendário do desporto paralímpico.

A participação da delegação de Cabo Verde no World Para Athletics Grand Prix Series de Paris 2024 está sendo referenciada como “uma vitrine importante para esses atletas”, poias “buscam não apenas se preparar da melhor forma possível para os Jogos Paralímpicos, mas também inspirar toda a nação com suas conquistas”.

“O país acompanhará atentamente o desempenho desses competidores, torcendo por resultados que os coloquem entre os melhores do mundo”, sublinhou o Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC).

SR/ZS

Inforpress/Fim

13/06/24 11:01

Cidade da Praia, 13 Jun. (Inforpress) - A equipa de sub-17 do Batuque vai participar no torneio Challenge Cup no Algarve (Portugal), de 24 a 28 do corrente, na qualidade de vencedora do prémio Fair-Play do Torneio Internacional de Futebol jovem - Africa Youth Cup’2023.

Segundo informações avançadas à Inforpress pela organização do Africa Youth Cup, com esta formalização do convite ao Batuque Futebol Clube, de São Vicente, está-se a cumprir na íntegra os dois objectivos internacionais propostos “de levar a melhor equipa “Fair-Play” e o melhor jogador de Cabo Verde nessa prova a participar numa experiência única na Europa”.

O convite, segundo apurou a Inforpress, inclui deslocação interna, alojamento e alimentação gratuita para este torneio internacional de futebol de jovens “Africa Youth Cup” é reconhecido pela FIFA e referenciado como o único evento no continente que oferece este tipo de apoio aos jogadores e academias que participam no torneio.

“Inicialmente (mês de Abril-Maio) levámos à Espanha a Jogadora Mais Valiosa (MVP) de 2023 edição inaugural da categoria feminina do torneio, Mayra Semedo, popularmente chamada de Thaís do Delta FC - Praia, Cabo Verde, a fim de realizar testes num conceituado clube espanhol tudo gratuitamente durante um mês, voo incluído”, refere a comunicação.

De regresso a Cabo Verde, Thaís, explicitou a missiva, termina actualmente os seus estudos secundários na esperança de retornar à Espanha no próximo ano quando completará 18 anos, terminará o ensino secundário e terá uma oportunidade profissional.

O Africa Youth Cup fez questão de enaltecer a parceria do Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Desporto e do Instituto do Desporto da Juventude, a Federação Cabo-verdiana de Futebol, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, a gestão do Estádio Nacional e as autarquias da Ribeira Grande de Santiago de São Domingos e de Santa Cruz por acolher e facilitar a edição de 2023 do evento.

SR/ZS

Inforpress/Fim

13/06/24 10:28

Cidade de Praia, 13 Jun (Inforpress) - A equipa do Prédio venceu, esta quarta-feira, no pavilhão Vavá Duarte, na Praia, o ABC por 65-59, e empatou (2-2) a série da final dos play-off no regional basquetebol de Santiago Sul, em sénior masculino, referente à época 2023-2024.

Disputados quatro jogos da final, que é decidida no sistema de a melhor de sete jogos, perspectiva-se uma luta renhida para se encontrar o campeão regional.

A única certeza é que as duas formações vão ser os representantes de Santiago Sul no campeonato de Cabo Verde da modalidade, uma vez que o Prédio, na qualidade de campeão nacional, terá que fazer a defesa do título.

No primeiro jogo os "abecedários" venceram por 64-61 e na segunda partida a formação de Achada Santo António ganhou com o resultado de 72-63. A terceira partida, o ABC ganhou por 80-75.

Nas meias-finais, a formação de Achada Santo António [Prédio], eliminou o Bairro, enquanto que o ABC deixou pelo caminho o Revolution.

O regional de Santiago Sul época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias das equipas Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase do play-off as quatro melhores classificadas.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) joga com o quarto (Bairro), e segundo (ABC) defronta o terceiro classificado (Revolution).

Na classificação final da fase preliminar o Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolution (38), Bairro (34), Veteranos (32), São Filipe (30), Guardiões (26), Achadinha (18) e Maracanã (desclassificado).

OM/ZS

Inforpress/Fim

12/06/24 20:12

Cidade da Praia, 12 Jun (Inforpress) - O internacional cabo-verdiano Hélio Varela visitou hoje, no de Sucupira, na Cidade da Praia, às escolas Crioulinhos e Bola pa Frente, para conhecer, de perto, a realidade formativa os jovens futebolistas cabo-verdianos.

“Era uma oportunidade que estava à procura, há muito tempo, para conhecer o dia-a-dia de uma equipa de formação de Cabo Verde”, justificou o extremo-esquerdo do Portimonense de Portugal, que entrou durante a segunda parte na vitória de Cabo Verde (1-0) esta terça-feira, 11, sobre a Líbia, em jogo de qualificação para o Mundial´2026.

“É muito bom estar com jovens futebolistas, que tal como eu estão à procura de um sonho”, frisou.
Hélio Varela informou que desta visita poderá “nascer” alguma “coisa”, esclarecendo, contudo, que desta vez serviu para partilhar o seu trajecto e deixar alguns conselhos aos jovens que alimentam o sonho de ser futebolista profissional.

“O conselho que deixo é que não desistam, porque normalmente quem luta com poucas condições para conseguirem o seu sonho estão mais preparados para o sucesso”, apontou.

Por outro lado, Hélio Varela, que na época passada fez 37 jogos e marcou seis golos, disse que ainda é jogador do Portimonense, com mais dois anos de contrato, quando questionado sobre o seu futuro, uma vez que o clube que representa foi rebaixado à II Liga portuguesa.

“Estava concentrado com selecção e temos que estar mentalmente preparado, principal numa partida de qualificação para o Mundial, que é um sonho dos jogadores, da equipa técnica e de todos os cabo-verdianos”, respondeu, frisando que desde início tem sido “acarinhado” pelo “fantástico” povo cabo-verdiano.

Por isso, concluiu que depois de concretizar o “desejo de menino” de representar a selecção de Cabo Verde, acalenta, doravante, o sonho de marcar presença num Mundial, vestido as cores do combinado nacional cabo-verdiano.

“Este é o sonho máximo de todos os jogadores. Seria o ponto alto da minha carreira de futebolista. Jogar por esta selecção é especial, quando mais num Mundial”, rematou.

Descoberto no Sintrense da quarta divisão portuguesa, Hélio Varela está no Portimonense desde a temporada 2022-2023, em que actuou na equipa sub-23 dos algarvios, tendo apontado quatro golos em 26 jogos.

Em Outubro de 2023 foi convocado pela primeira vez para os trabalhos da selecção de Cabo Verde e estreou-se no dia 12 de Fevereiro deste ano pelos Tubarões Azuis, num particular com os Comores.
 

Desde essa data tem sido sempre chamado pelo seleccionador Pedro Bubista, mas o extremo renunciou à participação no CAN´2023, para se focar apenas no Portimonense.

OM/JMV
Inforpress/Fim

12/06/24 13:00

Porto Novo, 12 Jun (Inforpress) - Porto Novo, em Santo Antão, tem registado, nas últimas semanas, uma grande movimentação desportiva com a realização de provas abarcando todas as modalidades desportivas praticadas neste município santantonense.

Futsal, voleibol, basquetebol, futebol, andebol, teqball, karaté e o atletismo são algumas das modalidades, cujas provas foram já realizadas, trazendo uma movimentação desportiva fora do comum ao município nesta altura no quadro das festividades do santo padroeiro.

O programa desportivo das festas de São João prossegue este fim de semana com a corrida de ciclismo, encerrando a 24 de Junho com a corrida de cavalos, que é uma das actividades mais aguardadas pelos porto-novenses.

As actividades desportivas têm-se centrado na cidade do Porto Novo e na vila da Ribeira das Patas, aliás, os palcos das festividades do São João, foram lançados oficialmente a 01 de Junho e se prolonga até ao dia 25 deste mesmo mês.

JM/ZS

Inforpress/Fim 

12/06/24 11:42

Cidade de Praia, 12 Jun (Inforpress) - As equipas do Prédio e do ABC fazem hoje no pavilhão Vavá Duarte, na Cidade da Praia, o quarto jogo da final dos play-off no regional basquetebol de Santiago Sul, em sénior masculino, referente à época 2023-2024.

A formação, que vence a série por 2-1, parte em vantagem nesta final que é disputada no sistema de a melhor de sete jogos.

No primeiro jogo os "abecedários" venceram por 64-61 e na segunda partida a formação de Achada Santo António ganhou com o resultado de 72-63. A terceira partida, o ABC ganhou por 80-75.

Nas meias-finais, a formação de Achada Santo António [Prédio] eliminou o Bairro, enquanto que o ABC deixou pelo caminho o Revolution.

O regional de Santiago Sul época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias das equipas Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase do play-off as quatro melhores classificadas.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) joga com o quarto (Bairro), e segundo (ABC) defronta o terceiro classificado (Revolution).

Na classificação final da fase preliminar o Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolution (38), Bairro (34), Veteranos (32), São Filipe (30), Guardiões (26), Achadinha (18) e Maracanã (desclassificado).

OM/ZS

Inforpress/Fim

12/06/24 11:28

Cidade da Praia, 12 Jun. (Inforpress) - A segunda etapa do Cabo Verde Trail Series 2024 (CVTS) em atletismo realiza-se no domingo, 16, nas modalidades do Trail Sprint - 18Km (Série 150) e Trail – 29 Km (Série 150) e Quilómetro Vertical (KmV) - Série 50.

Denominada Trail d´Santiago, este segundo circuito conta com a organização da empresa especializada “In Totum” e do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e, segundo a organização, as inscrições para os participantes continuam abertas, no formato on-line, mas também presencial nas câmaras municipais para as modalidades de Caminhada e Trail Jovem.

A Cabo Verde Trail Series 2024 (CVTS) em atletismo decorre de 13 de Abril a 08 de Dezembro, em cinco circuitos nas ilhas do Fogo, Santiago, Boa Vista, São Nicolau e Santo Antão, soube a Inforpress junto da organização.

De acordo com a programação, para o ano em curso, o Fogo Vulcan Trial deu o pontapé de saída de Cabo Verde Trail Séries, nos dias 13 e 14 de Abril, com provas de Trail Sprint – 18 Km (Série 150), Trail – 29Km (Série 150) e Quilómetro Vertical (KmV) - Série 50.

Após o Trail de Santiago segue-se, o Boa Vista Sand Trail marcado para os dias 03 e 04 de Agosto as provas de Trail Sprint - 21Km (Serie 150) e Trail – 42Km (Serie 150).

O São Nicolau Trail está calendarizado para os dias 28 e 29 de Setembro nas disciplinas do Trail Sprint - 18Km (Série 150), Trail – 29 Km (Série 150), sendo que a quinta e última etapa, vai ser disputada no Santo Antão Triangle Trail, de 06 a 08 de Dezembro, com provas de 3 X Trail Sprint – 14 Km + 13 Km + 14Km (Série 200) e 3 X Trail – 28Km + 23 Km + 33 Km (Serie 200).

A CVST tem a missão de promover a marca Cabo Verde, os seus recursos naturais, por via do desporto e do turismo, de forma a ir ao encontro das novas tendências de desenvolvimento/financiamento e economia verde, promoção dos territórios de baixa densidade e da redução das assimetrias no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável PEDS II.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Showing 1 to 12 of 60