Ver Noticias

Futsal/Santo Antão Sul: Ajax e Chã de Armazém são as finalistas da taça Porto Novo

Ilha do Sal: ICCA e Associação “Nu Bai” lançam campanha de sensibilização “Não dê na rua”

Santo Antão: Domingos Santos vence gala regional “todo mundo canta”

Mortos na Faixa de Gaza sobem para 34.388

São Filipe: Nuías Silva garante que transformar feira de agronegócio num espaço de ‘networking’ é grande aposta da câmara municipal

Celebrações dos 116 anos Cidade da Praia devem ser encaradas como um momento jubiloso – PAICV

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) defendeu hoje que as celebrações dos 116 anos da elevação da Praia ao estatuto de cidade devem ser encaradas como um momento “jubiloso”.

A afirmação foi feita em conferência de imprensa, pela vice-presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul, Paula Moeda, num pronunciamento para assinalar os 166 anos da elevação da Vila de Santa Maria da Vitória à categoria de Cidade, que se celebra a 29 de Abril.

“Aos 166 anos como cidade, assim como fazemos a retrospectiva histórica e evolutiva desta nossa bela cidade, mas desafiante, termos de ser capazes de fazer também a prospectiva da Praia”, apontou.

Por isso, lamentou que o Governo tenha “abandonado a Praia”, deixando-a à sua sorte, fora do mapa de investimentos em infra-estruturas que são da sua responsabilidade.”

Segundo Paula Moeda, o Governo central está mais interessado em soluções demagógicas, com básicas mensagens de ajuda destinadas ao “aliciamento” dos eleitores, em concursos de responsabilidades municipais.

“Temos o dever ético, moral, político e social de renegar, democraticamente, discursos e actos inconsequentes e eleitoralistas, uma afronta e ataque permanente do Governo e do MpD à Câmara Municipal da Praia”, acrescentou.

Em vez disso, apontou que “neste futuro que se aguarda à Praia Maria” espera do Governo central mais segurança pública, energia e água, transportes, emprego digno, áreas sociais mais pujantes, empreendedorismo e ambiente para investimento.

“Mais cooperação externa, promoção do desenvolvimento e jogo limpo e sereno para com a Câmara Municipal da Praia, liderada por Francisco Carvalho, que vai continuar a representar democraticamente os cidadãos residentes na capital cabo-verdiana”, acrescentou Paula Moeda, enaltecendo o mandato do edil praiense.

“Cumpriu e consagrou o seu compromisso com o cidadão munícipe da Praia e impulsionou o espírito da confiança e esperança no futuro”, notou.

Para concluir, garantiu que o PAICV vai continuar a trabalhar com “passos firmes” na concretização de uma “Praia para Todos”, com programas e projectos capazes de tornar a capital cabo-verdiana mais inclusiva, mais próspera e mais justa.

OM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Nuías Silva garante que transformar feira de agronegócio num espaço de ‘networking’ é grande aposta da câmara municipal

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, defendeu hoje a transformação da feira de agronegócio, realizada anualmente por ocasião das festas do município e da bandeira de São Filipe, num espaço de networking (rede).

A ideia da transformação da feira de agronegócios num espaço onde os artistas, artesãos, agricultores e criadores tenham oportunidade de conhecer as soluções que podem ajudá-los a melhorar os seus negócios foi defendida pelo edil de São Filipe, durante a abertura da feira que, este ano, decorre no Largo de Alto São Pedro de hoje, 27, até 30 de Abril.

“O objectivo da realização da feira de agronegócios é para que a cada ano atraiamos mais expositores e mais empresas”, referiu o edil, sublinhando que anualmente a feira está sendo melhorada em termos de infra-estruturas e criação de condições mais agradáveis para que as pessoas exponham os seus produtos, mas também para os visitantes.

Nuías Silva advogou que esta edição da feira está melhor organizada que nos anos anteriores, mas reconheceu que a câmara municipal deve trabalhar para melhorá-la ainda mais para que venha ser uma “grande feira de agronegócios da ilha do Fogo”.

“Ainda não conseguimos trazer expositores de áreas de maquinarias e de soluções de agronegócios para além de exposição/venda de produtos de artesanatos, agricultores e outros”, destacou Nuías Silva, deixando a garantia de criar condições para que os expositores venham a ter oportunidade de conhecer soluções que podem ajudá-los a melhorar os seus negócios.

O edil de São Filipe expressou votos aos expositores para que realizem bons negócios e apelou aos visitantes para aproveitarem para ajudar a cada um dos agentes da economia local e o comércio local, adquirindo os produtos.

A feira que decorre até ao dia 30 de Abril conta com um total de duas dezenas de expositores, entre artesãos, produtores locais, empresas nacionais e locais de diferentes áreas.

Paralelamente à feira de agronegócio o largo de Alto São Pedro funcionará das 17 às 23 horas com actividades culturais e recreativas com círculo enigma que chega da Cidade da Praia para um espectáculo de acrobacia e círculo e também músicas com artistas locais, numa espécie de palco alternativo ao do Presídio que funciona das 23 às 04 de madrugada.

Para hoje, 27 actuam no palco de Alto São Pedro artistas e grupos como Mrs Rappers e Dário, Gamboa e banda, Gildo, Pó de Lume, Litocoolio Andrade, Mané de Armindo e DJ Sambriu.

Para o Presídio está programada uma noite de baile com actuação dos artistas Jorge Neto Júnior para tributo a Jorge Neto, Heavy H e Apollo G, todos estreantes nas festividades do dia do município e da bandeira e actuação de DJ.

Da programação das actividades constam ainda exposição de livros e colectâneas das várias revistas produzidas pela SOCA – Magazine Alto São Pedro, visita de idosos do lar Madre Teresa de Calcutá à Casa das Bandeiras, primeira fase da corrida de cavalos, final do torneio de basquetebol e início de pilão nas instalações da Casa das Bandeiras.

JR/HF

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Ilha do Sal: ICCA e Associação “Nu Bai” lançam campanha de sensibilização “Não dê na rua”

Espargos, 27 Abril (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e a Associação “Nu Bai”, na ilha do Sal, têm em curso uma campanha, “Não dê na rua” para sensibilizar turistas a não oferecerem dinheiro ou alimentos a menores nas ruas.

A iniciativa visa chamar a atenção dos visitantes para a questão de cuidados com crianças e adolescentes nas ruas com aquilo que acreditam ser um “gesto nobre”, oferecendo, donativos, alimentos e dinheiro directamente a crianças que encontram nas ruas.

Conforme explica a presidente do ICCA, Zaida Freitas, que se encontra na ilha para uma visita de dois dias, o facto da ilha do Sal ser a mais turística de Cabo Verde, traz maiores preocupações neste aspecto.

“O turismo traz-nos muitas coisas boas para o desenvolvimento do país, mas também pode trazer alguns constrangimentos, daí que o ICCA está a lançar esta campanha em força para sensibilizar não só os turistas, mas a população no seu todo para não dar dinheiro ou outros tipos de bens na rua”, explica.

Para a mesma, essas atitudes, se por um lado podem ser de generosidade, depois tem um impacto negativo na vida das crianças.

“A rua é um desafio para nós porque alicia as crianças para esta vida sem regras, sem normas e onde muitas vezes tem acesso a coisas que se calhar na família não conseguem”, continuou.

E para fazer face a estes aliciamentos, conforme a mesma, é preciso fortes contrapartidas, que são conseguidas em parcerias, num verdadeiro “djunta mô” (juntar as mãos), cada um com as suas responsabilidades e ver o que cada um pode oferecer.

“Precisamos unir para ver o que cada um pode fazer para que a criança/adolescente perceba que a rua não é um lugar adequado para eles e que a rua tem perigos sérios nestas fases de desenvolvimentos. A própria criança não tem a consciência dos perigos e porque consegue hoje 10 ou 15 euros pensa que a vida é isto”, concluiu.

A campanha “sem fotos, sem dinheiro, sem comida e sem donativos directos”, que está a circular por toda a ilha, visa chamar atenção dos turistas e dos próprios guias que têm as escolas e jardins na ilha como um ponto de interesse turístico.

NA/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Santo Antão: Domingos Santos vence gala regional “todo mundo canta”

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – O candidato Domingos Santos ganhou, esta sexta-feira, a edição 2024 da gala regional “todo o mundo canta”, que teve como palco o espaço da aldeia cultural, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão.

Domingos Santos, da cidade do Porto Novo, manifestou a sua “alegria” pela conquista do primeiro lugar neste evento musical regional, promovido pela Escola Municipal de Música do Porto Novo, em parceria com a edilidade porto-novense.

O vencedor da gala “todo o mundo canta” 2024 disse que sempre acreditou no seu potencial e prometeu “trabalho” para representar da melhor maneira possível a ilha de Santo Antão na gala nacional, que se realiza na ilha do Sal.

Dulce Graça e Dilma Lopes ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Este certame, que já faz parte da agenda musical em Santo Antão, contou com oito candidatos.

JM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futsal/Santo Antão Sul: Ajax e Chã de Armazém são as finalistas da taça Porto Novo

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – As equipas de Ajax e Chã de Armazém são as finalistas da taça Porto Novo na modalidade de futsal feminino na região desportiva de Santo Antão Sul.

Nas meias-finais, que se disputaram esta sexta-feira, a equipa do Ajax ganhou à formação de Lajedos, por 10-1, e Chã de Armazém venceu as Aventureiras, por 7-2.

A final da taça Porto Novo está calendarizada para o dia 03 de Maio.

A região desportiva de Santo Antão Sul recebeu esta temporada as primeiras competições oficiais em futsal feminino numa iniciativa da Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul que conta com a parceria do grupo dinamizador dos desportos de salão no Porto Novo.

A Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul já anunciou a realização, durante o Verão, do campeonato regional e taça Porto Novo em futsal masculino.

A equipa do Ajax conquistou o campeonato regional de futsal feminino em Santo Antão Sul.

JM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Orlando Delgado garante que obras das pocilgas de Barbasco vão iniciar-se nos próximos dias

Ribeira Grande, 26 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado, garantiu hoje que as obras das pocilgas da ribeira de Barbasco vão iniciar-se nos “próximos dias”.

O autarca respondia a uma questão colocada durante o período antes da ordem-do-dia, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, relativamente ao ponto de situação das obras das pocilgas da ribeira de Barbasco e de como iriam fazer a deslocalização da pocilga de Boca de Pinhão, tendo em conta que muitos dos criadores disseram que não irão utilizar as pocilgas da ribeira de Barbasco.

Na resposta, Orlando Delgado foi categórico e afirmou que “quer as pessoas estiverem ou não interessadas” vão deixar de criar animais em Boca de Pinhão.

“É um esforço que estamos a fazer, lançamos o concurso, já selecionamos a empresa, que é A3 engenharia e as obras vão custar aos cofres da câmara 21 mil contos", esclareceu. 

Um investimento que, segundo Orlando Delgado, irá complementar uma fossa, sistema de deposito de água para que as pessoas possam fazerem a limpeza das pocilgas.  

A mesma fonte acentuou que se trata de um trabalho "sério" e que os criadores terão de fazer a parte deles, que é criar as condições em termos de transporte, desde Povoação até a zona da ribeira de Barbasco, de forma a continuarem a criarem os seus animais.

Segundo Orlando Delgado, a edilidade está a fazer esse “esforço” porque tem a “plena consciência” que a criação de animal ainda é um complemento do orçamento familiar.

“Muita gente, chefes de família ainda criam um porco para poder  comprar  uniforme para os filhos, medicamentos, pagar energia, de entre outros, ou seja, por isso estamos a fazer esse esforço para fazer esse grande investimento e a obra vai iniciar nos próximos dias”, garantiu.

Em 2017, a Câmara Municipal da Ribeira Grande já tinha em andamento o processo de deslocalização da pocilga de Boca-de-Pinhão e apoiou os proprietários dos chiqueiros desse local na construção de uma nova pocilga na ribeira de Barbasco.

Boca-de-Pinhão é o local onde muitas pessoas despedem-se dos seus entre queridos e, por isso, ocorrem pequenas cerimónias fúnebres antes do sepultamento no Alto de São Miguel, e o mau-cheiro que exala dessa pocilga afecta as pessoas.

Os habitantes da zona de Pinhão há muitos anos têm reivindicado a deslocalização dessa pocilga, pois vêm obrigados a inalar o fedor dos chiqueiros, quando sobem, a pé sobretudo, a íngreme subida que dá acesso à localidade.

A decisão de deslocalizar essa pocilga é irreversível, tendo em conta que se trata de uma deliberação da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, tomada por unanimidade, e vai melhorar a imagem da cidade da Ribeira Grande, já que Boca-de-Pinhão é uma das portas de entrada da cidade.

Esta solução deverá servir, também, a população de Sinagoga, onde, segundo os responsáveis municipais, também já se sente o incómodo provocado pelos chiqueiros existentes dentro daquela localidade e arredores.

LFS/JMV
Inforpress/fim

Ler mais

Portugal: José Maria Neves qualifica Cabo Verde como um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações (c/áudio)

Sines, 26 Abr (Inforpress) – O Presidente da República considerou hoje que Cabo Verde é um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações, um trabalho que, acredita, a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém tem desempenhado bem.
J

osé Maria Neves fez essa consideração em declarações à Inforpress, no final da visita que efectuou à Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém (ACSSC), à margem da sua deslocação a Portugal para participar na cerimónia oficial de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, que aconteceu esta quinta-feira, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Aqui a associação serve dezenas de comunidades, não só cabo-verdianos, mas também europeus, russos, ucranianos, portugueses e também da América Latina, de vários países, de vários países africanos e essa é a essência de Cabo Verde, uma possibilidade de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações”, considerou.

José Maria Neves considerou ainda que Cabo Verde pode ser um factor de paz, de estabilidade, útil na sua região e onde todos possam se encontrar, tendo acrescentado que para um país pequeno como Cabo Verde, é preciso “procurar ser um espaço de encontro, de liberdade, de democracia e de oportunidades”.

“Um país onde todos possam viver com dignidade e ser também um país que recebe bem e que cuida do diálogo, da solução negociada de conflitos e esta parece ser a vocação de Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém”, frisou José Maria Neves.

Por sua vez, a presidente da ACSSC, Gracinda da Luz, concordou com o Presidente da República, indicando que nos seus 41 anos, a associação “tem crescido imenso”, com várias gerações a trabalharem em prol das comunidades.

“Começamos com uma nacionalidade [cabo-verdiana] e hoje temos 51 nacionalidades que contam connosco. Estamos muito à frente do nosso tempo, porque aqui é uma casa para toda a gente e que pode vir para ter apoio social, apoio na sua valorização, na promoção da sua cultura e a parte social”, explicou.

Conforme ela, a instituição que dirige disponibiliza todo o leque de serviço em um único espaço de serviço das comunidades imigrantes, com um trabalho segmentado, reconhecido e a trabalhar com instituições municipais que reconhecem também o trabalho da organização.

“Os desafios são muitos, porque o fluxo migratório actualmente é grande e como trabalhamos com diferentes nacionalidades sentimos isso. Neste momento sentimos que a liberdade está sendo posta em causa em relação aos nossos imigrantes, porque muita gente considera importante termos os imigrantes, mas temos uma grande massa que considera já não ser tão importante. Por isso, temos que trabalhar aqui a nossa integração e o próprio acolhimento para espelharmos o nosso trabalho”, sustentou.

Em relação à visita do Presidente da República à associação, Gracinda da Luz entende que a mesma acontece nove anos depois de ter feito a última visita, como primeiro-ministro, para inaugurar a sede da ACSSC, por isso entendeu que é “um reconhecimento real” do trabalho que tem feito, mostrando que fazem parte de Cabo Verde.

Na visita à associação, com presença da comunidade cabo-verdiana em Sines, José Maria Neves esteve acompanhado pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos, a primeira dama, Débora Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Sines, os vereadores da autarquia e outros dirigentes de instituições no concelho estiveram também presentes.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Mortos na Faixa de Gaza sobem para 34.388

Gaza, Palestina, 27 Abr (Inforpress) – O número de mortos na sequência da ofensiva lançada pelo exército israelita contra a Faixa de Gaza desde o início da guerra subiu para 34.388, revelou hoje o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas.

Segundo as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita palestiniano Hamas, pelo menos 34 pessoas perderam a vida nas últimas 24 horas, em ataques do exército israelita contra a Faixa de Gaza.

“A ocupação israelita cometeu quatro massacres contra famílias na Faixa de Gaza, nos quais morreram 32 pessoas e 69 ficaram feridas”, informou o Ministério da Saúde no seu comunicado diário, em que deu conta das vítimas que foram transferidas para hospitais.

Além das 34.388 mortes, a maioria das quais mulheres e crianças, nos 204 dias de guerra registaram-se 77.437 feridos.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza indicou também que há vítimas debaixo dos escombros e nas estradas, cujos corpos não podem ser recuperados pelas equipas de emergência.

De acordo com a agência de notícias palestiniana Wafa, entre os mortos contabilizados nas últimas horas estão seis cidadãos que morreram num ataque aéreo israelitas contra a cidade de Rafah, no sul de Gaza.

O exército israelita informou também que, nas últimas 24 horas, atacou 25 alegados alvos de combatentes palestinianos em diferentes partes da Faixa de Gaza.

Estes ataques ocorreram enquanto o Hamas estuda a última proposta que Israel apresentou a um grupo de mediadores egípcios para chegar a acordo para uma trégua.

Inforpress/Lusa/fim

Ler mais

Galeria de imagens