Brava: Delegacia de Saúde recebe uma ambulância orçada em mais de 9 mil contos (c/áudio)

26-04-2024 20:21

Nova Sintra,26, Abr (Inforpress)- O Governo entregou hoje à Delegacia de Saúde da Brava uma nova ambulância, que segundo o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, está orçada em mais de 9 mil contos.  

O acto de entrega aconteceu esta manhã, na Delegacia de Saúde da Brava, em Nova Sintra e foi presidido pelo secretário de Estado Adjunto da ministra da Saúde, Evandro Monteiro, com a presença da directora da Região Sanitária Fogo e Brava, Liziana Barros, do presidente substituto da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, e representante das instituições locais.

Em declarações à comunicação social, Evandro Monteiro garantiu que o próprio equipamento em si é muito moderno com todas as condições em termos de acessórios necessários no interior do veículo, para que possa, segundo o mesmo, reforçar o essencial nos cuidados de saúde prestados na ilha.

“Mas também irá ter algo que vai diferenciar essa resposta, que são os recursos humanos sendo que já tinha abordado esta questão com a própria directora regional, no sentido de ter dentro desse automóvel equipamento que irá reforçar as actividades inerentes, com os recursos humanos capacitados”, sublinhou.

Neste sentido, salientou que o objectivo é trazer uma equipa de formação para a ilha Brava, para “termos um desenho inicial, mas com um crescimento progressivo, ligado às emergências médicas pré-hospitalares”.

“Reparem que neste município ainda não existe um serviço hospitalar, o importante aqui, sendo pelas características da própria ilha, é ter um centro de saúde, com valências próprias, ligadas às especificidades do concelho, no sentido de garantir aspectos significativos, ligados à segurança sanitária das pessoas que vivem na ilha, mas também os turistas que querem visitar o município”, ressaltou.

Daí, frisou que devem criar este atrativo necessário, ligado a segurança sanitário, isso porque, de acordo com o mesmo, esta segurança se afigura o mais importante dos requisitos para a fixação das pessoas em determinados sítios.

O responsável acredita este equipamento irá trazer mais-valia para a ilha.
“Lógico que ele tem uma função determinante, em reforçar o próprio sistema de saúde, quer a nível regional que e nível nacional. Como sabemos os pré-requisitos para propiciar evacuação médica - aqui que se quer dar, cada vez mais com qualidade -  é ter equipamentos à altura, neste caso a ambulância, mas também associados a profissionais habilitados e capacitados, para fazer o transporte de doentes nas melhores condições”, afirmou.

Já o delegado de Saúde da Brava, Hélder Pires, congratulou-se com o feito, salientando que é um momento de “estrema satisfação”,
Adiantou que de certeza a população está a sentir-se mais segura e com um suporte mais forte.

“É uma ambulância muito moderna, com maiores equipamentos e acessibilidade, em relação à antiga, pois, no seu interior existem vários equipamentos necessários, o que irá diminuir o esforço que estávamos acostumados a fazer com a outra ambulância, e isso significa que ganharemos mais tempo, durante o transporte de doentes”, realçou.

O delegado considerou ser um momento de muita “satisfação”, tendo frisado que na altura de transportar doentes, os pacientes sairão mais seguros e mais confortáveis.

Por seu turno, o presidente substituto da Câmara Municipal da Brava, Mário Soares, disse que esta ambulância significa muito para a Delegacia de Saúde local, enquanto instituição que lida directamente com os pacientes, mas também a Brava em geral.

“De vez em quando, acontece algumas situações pontuais que é preciso uma intervenção ou uma resposta rápida e a falta deste equipamento na ilha até então estava a dificultar muito o trabalho da Proteção Civil, Cruz Vermelha e até a própria Delegacia de Saúde. Nesta situação, esta entrega é muito benéfica para este município e esperamos que os responsáveis façam bom uso desta viatura”, finalizou.

DM/JMV
Infopress/fim

Notícias Recentes


07-05-2024 21:23
07-05-2024 22:28
07-05-2024 21:13
07-05-2024 21:08
07-05-2024 20:53