Ver Noticias

INE confirma acréscimo de estabelecimentos hoteleiros e disponibilização de quartos em 2023

Portugal: EasyJet começa a voar para Cabo Verde a partir de 29 de Outubro com seis voos semanais

São Vicente: Manuel de Candinho e Palinh Vieira em concerto no Centro Cultural do Mindelo

INPS vai criar estratégia de comunicação para chegar aos trabalhadores da economia informal

Easyjet anuncia abertura de rotas Lisboa/Sal e Porto/Sal em Outubro

Presidente da UCID desloca-se aos Estados Unidos com inauguração de sede do partido em agenda

Mindelo, 08 Mai (Inforpress) - O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) visita os Estados Unidos da América a partir de hoje até dia 19 com a inauguração da sede do partido nas Américas na sua agenda de actividades.

De acordo com informações do partido, João Santos Luís cumpre uma programação de 11 dias, que inclui visitas às estruturas da UCID naquela Região, à comunidade cabo-verdiana e a diversas outras instituições.

O líder do partido presidirá o acto central da comemoração dos 46 anos da UCID e irá ainda inaugurar a sede do partido na Região das Américas.

LN/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

INE confirma acréscimo de estabelecimentos hoteleiros e disponibilização de quartos em 2023

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – O inventário anual do INE sobre estabelecimentos turísticos em 2023 indica que estiveram em actividade 332 estabelecimentos hoteleiros com disponibilização de 16.263 quartos, mais 12,2 por cento (%) e um acréscimo de 6,6%, em relação ao ano 2022.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) registaram-se também acréscimos em camas e capacidade de alojamento, de 8,2% e 8,8%, respectivamente, e acréscimos, em pessoal empregado, de 18,4% face ao mesmo período do ano anterior.

Nesse período, realça a mesma fonte, a ilha de Santo Antão possuía 77 estabelecimentos de alojamento turístico, o que corresponde a 23,2% do total de estabelecimentos em funcionamento, seguido das ilhas de Santiago com 64, São Vicente com 56, Sal com 44 e Fogo com 35, representando 19,3%, 16,9%, 13,3% e 10,5% do total, respectivamente.

“Seguem-se as ilhas do Maio (18), Boa Vista (16) e São Nicolau (12), representando 5,4%, 4,8% e 3,6% do total. Em último, temos a ilha Brava com 10 estabelecimentos em funcionamento, representando 3,0% do total”, lê-se no Inventário Anual aos Estabelecimentos Turísticos de 2023.

Conforme o INE o acréscimo em termos de número de estabelecimentos em funcionamento, ocorreram em todas as ilhas, exceptuando a Brava, com menos dois estabelecimentos.

Os maiores acréscimos, indica a mesma fonte, ocorreram nas Ilhas do Sal (+10), São Vicente (+9) e Santiago (+7). Acréscimos menores ocorreram nas ilhas do Maio (+4), Santo Antão (+3), São Nicolau e Fogo, com (+2) cada, e Boavista (+1), face ao ano anterior. 

Em relação ao tipo de alojamento, o INE avançou terem-se verificado aumentos no número de hotéis e residenciais, ambos com +19, hotéis-apartamentos (+4), pousadas (+2) e aldeamentos turísticos (+1), e diminuições nas outras tipologias de estabelecimentos, a saber, pensões (-6) e alojamento complementar com -3 estabelecimentos em relação ao ano 2022.

Considerando a tipologia dos estabelecimentos hoteleiros, o INE indica que as residenciais continuaram a ser os estabelecimentos com maior peso, representando cerca de 35,8% do total, seguido dos hotéis, com 27,4%, e as pensões com 19,9%.

No período em análise, conforme o INE, os quartos disponíveis continuaram a ter maior expressão na ilha do Sal, representando 54,5%, seguido por Boa Vista, com 21,2%, e Santiago com 7,8%.

Por tipo de estabelecimentos, os hotéis continuam a liderar com 78,1% dos quartos, seguidos pelos hotéis-apartamentos e residenciais, representando 8,7% e 6,7%, respectivamente. 

A oferta de camas concentrou-se principalmente na ilha do Sal (61,1%), seguindo-se as ilhas da Boa Vista, com 19,8%, e Santiago, com 5,9%.  As restantes ilhas ofereciam cerca de 13,1% do total das camas disponíveis.

A distribuição das camas por tipo de estabelecimento, de acordo com o INE, revelou que os hotéis representam 82,9% da capacidade de camas disponíveis, os hotéis-apartamentos (7,5%), as residências (5,2%) e as pensões (2,5%).

Dados do INE indicam ainda que, nos finais de 2023, os estabelecimentos hoteleiros inventariados empregavam 11.196 pessoas, o que corresponde a um acréscimo de 18,4% em relação ao mesmo período do ano de 2022. 

Os hotéis continuam a empregar o maior número de pessoas, representando cerca de 82,5% do total do pessoal, seguindo-se os hotéis-apartamentos (8,5%) e as residenciais (4,3%).

A ilha do Sal continuou a ser a ilha com a maioria do pessoal empregado nos estabelecimentos de alojamento turístico, sendo que 57,8% dos empregados dos referidos estabelecimentos estão na ilha. A ilha de Boa Vista aparece com 22,0%, Santiago com 8,6% e São Vicente, com 6,2%.

Conforme o INE o pessoal remunerado representa 99,6% do total do pessoal empregado, sendo a grande maioria do pessoal empregado (93,6%) é nacional e 58,2% desse mesmo efectivo é mulher.  

“Do pessoal ao serviço remunerado, 65,3% tem contrato a termo, 32,6% tem contrato permanente e apenas 2,2% não tem contrato. Dos com contrato a termo, 41,6% tem contrato de três meses, 34,3% tem contrato de um ano ou mais, e 24,1% tem contrato de seis meses”, frisa o documento que avança que a restauração representa 20,4% dos contractos por categoria, a cozinha 17,0% e andares 13,0%.

O inventário anual do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) sobre estabelecimentos turísticos em 2023 registou ainda que quase a totalidade dos estabelecimentos inventariados (83,4%) está equipada com telefone, 88,0% tem internet, 75,0% tem computador e 56,3% tem fotocopiadora. Além disso, (81,9%) oferecem WIFI, (51,2%) bar, (52,7%) restaurante e (42,5%) televisão por cabo.

De acordo com dados divulgados pelo INE, nas épocas alta e baixa, os preços médios dos quartos duplos e individuais continuam sendo mais elevados nas ilhas da Boa Vista e do Sal, enquanto que os preços médios mais baixos dos quartos duplos registaram-se nas ilhas de Santo Antão e Maio.

A capacidade total dos restaurantes dos estabelecimentos hoteleiros em actividade, passou de 22.759 para 24.130 lugares sentados, correspondendo a uma variação positiva de 6,0%, face ao ano anterior. Em média, os hotéis ofereciam uma capacidade de 240 lugares sentados. Maiores capacidades foram oferecidas pelos hotéis das ilhas da Boa Vista e Sal, com uma média de 590 e 427 lugares sentados, divulgou a mesma fonte.

PC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Adventistas reunidos em assembleia-geral para nomear novos membros para os próximos cinco anos

Ler mais

São Vicente: Manuel de Candinho e Palinh Vieira em concerto no Centro Cultural do Mindelo

Mindelo, 08 Mai (Inforpress) - O compositor e instrumentista cabo-verdiano Manuel de Candinho vai estar em concerto Jazz Verde – DUO acompanhado de Palinh Vieira, no sábado, no Centro Cultural do Mindelo, São Vicente.

Esta informação foi avançada em nota pelo Centro Cultural do Mindelo (CCM), que informou que o concerto se insere nas programações do mês de Maio.

Conforme lembrou a mesma fonte, Manuel dos Santos Fernandes Pereira, conhecido por Manel di Candinho, é natural de São Domingos e destaca-se como instrumentista, arranjador, produtor musical e compositor.

O instrumentista, acrescentou, viveu por quase 30 anos na Holanda antes de regressar a Cabo Verde. A sua carreira musical foi iniciada em 1978, num agrupamento animador de bailes populares locais. Ainda muito jovem, começou a escrever as primeiras composições, versando a vida social da época no seu País e algum romantismo.

O CCM referiu ainda que com a emigração para Portugal, em 1982, Manel di Candinho encetou a profissionalização na música, altura em que “a sua perícia com a guitarra era já reconhecida, ao ponto de ser considerado um dos principais guitarristas da música cabo-verdiana”.

“Com várias digressões pelos principais palcos de world music do mundo, teve oportunidade de acompanhar gente célebre e actuar a título próprio, vindo a coordenar artisticamente alguns trabalhos de Bana, Celina Pereira, Ildo Lobo, Djosinha, Titina, Jorge Sousa, Cesária Évora e Gardénia, entre muitos outros”, lê-se na nota que acrescenta ainda que, além do trabalho de produção, Manuel de Candinho é também requisitado regularmente como compositor tendo participado algumas dezenas em discos de outros artistas.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Atletismo: Milly Brito e Valter Araújo da Emicela Team Cabo Verde participam na maratona da Transvulcania nas Canárias

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Os atletas Milly Brito e Valter Araújo, considerados especialistas cabo-verdianos nas provas de trial, vão representar Cabo Verde na competição Transvulcania 2024, a ser disputada sábado, 11, nas ilhas Canárias.

Segundo apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), os dois atletas representantes da Emicela Team Cabo Verde já se encontram nas Ilhas Canárias para treinos de altitude para a “prestigiada prova”, esperançados em atacar o pódio.

Os dois atletas, ambos da ilha de São Nicolau, vão disputar a prova de trail na categoria de maratona.  ´

A Transvulcania 2024, que se realiza em Santa Cruz de La Palma, de acordo com a programação, vai ser disputada nas distâncias da ultramaratona, maratona e meia maratona e quilómetro vertical, e prevê-se a participação dos melhores especialistas da modalidade.

Transvulcania é um evento desportivo marcadamente competitivo a nível nacional e internacional e com a possibilidade de ampla participação em diferentes níveis de competição, esforço e motivação em que os concorrentes competem nas diferentes trilhas na Ilha de La Palma.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Ministério da Agricultura queixa-se de corte ilegal de árvores no perímetro florestal de Lagoa

Ribeira Grande, 08 Mai (Inforpress) – A Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ribeira Grande, Santo Antão, queixou-se na Polícia Nacional da prática ilegal de corte de árvores, que tem ocorrido no perímetro florestal de Lagoa, no Planalto Leste.

Em declarações à Inforpress, o delegado substituto do Ministério da Agricultura e Ambiente, Orlando Freitas, disse que assim que tiveram conhecimento que estavam a fazer o abate de arvores no perímetro florestal de Lagoa alertaram as autoridades policiais, o que culminou com a apreensão de duas carrinhas Toyota Hilux carregada de lenha.

A mesma fonte indicou que há guardas-florestais no perímetro, entretanto “nem sempre conseguem dar cobertura” a este tipo de eventualidade, e, neste sentido, alertaram a Polícia Nacional.

“As pessoas desta localidade têm conhecimento que tal prática é ilegal, pois existe lei florestal e todo o corte de lenha nas zonas florestais são feitas somente com a autorização da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, e quem descumprir corre o risco de sofrer consequências”, sublinhou.

A prática de abate ilegal de arvores, conforme Orlando Freita, “sempre acontece”, principalmente nesse período de produção de aguardente, no entanto alegou que a delegação tem estado em alerta para evitar tais práticas.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

UE renova derrogação do Acordo de Pesca com Cabo Verde e explora soluções duradouras - embaixadora

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - A União Europeia (UE) publicou, segunda-feira, a nova derrogação do Acordo de Pesca com Cabo Verde que vai até 31 de Dezembro de 2025, enquanto buscam soluções a longo prazo, revelou hoje a embaixadora Carla Grijó.

A diplomata avançou estas informações à imprensa, no âmbito do dia Mundial da Europa, que se assinala esta quinta-feira, 09 de Maio, avançando que o novo protocolo de pesca está na fase de recolha de aprovação, pelo que no início de Julho próximo este estará em condições de ser assinado.

“Há um protocolo de implementação que é renovado periodicamente e estamos neste ano, período de transição entre um protocolo de implementação que aspira este mês e um novo que irá entrar em vigor daqui alguns meses, cujas negociações foram já concluídas, aliás em tempo em recorde, e agora estamos nos trâmites de aprovação porque nós como sabemos temos 27 Estados membros todos têm que dar o seu aval”, explicou Carla Grijó.

“Pensamos que no início do mês de Julho este novo protocolo de implementação estará em condições de ser assinado. Esse protocolo o que faz no fundo é estabelecer as condições em que as embarcações de Estados membros da UE podem pescar em águas cabo-verdianas e as contrapartidas que a UE oferece”, acrescentou.

Através do sistema de preferências generalizadas, os produtos transformados em Cabo Verde têm acesso ao mercado único da UE livre de taxas.

Entretanto, a indústria cabo-verdiana tem enfrentado desafios de abastecimento de matéria-prima para sua produção e busca fora de Cabo Verde matéria-prima para transformar, segundo a embaixadora.

A embaixadora informou que para resolver temporariamente esse problema, foi publicada uma nova derrogação às regras de origem, válida até 31 de Dezembro de 2025. Esta medida permitirá a continuação do comércio sem taxas até que uma solução mais permanente seja encontrada.

“Isto é uma solução temporária que está a resolver este problema da falta de matéria prima, neste momento, compramos mais um bocadinho de tempo, digamos assim, até ao final de 2025”, sustentou Carla Grijó, salientando que a UE e Cabo Verde tem estado a ponderar uma solução que vá “para além desta solução temporal que a derrogação das regras de origem possibilita”.

Ressalvou ainda que a possibilidade da entrada em vigor do acordo de parceria económica no âmbito da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] seria uma via de solução, mas esse acordo, embora tenha sido assinado pela maioria dos Estados membros da Comunidade, está impedido de entrar em vigor, porque há um Estado membro que não assinou.

As contrapartidas que a UE oferece por estas oportunidades de pesca incluem uma parcela importante de financiamento destinado a comunidades piscatórias locais, ao desenvolvimento do sector da economia azul em Cabo Verde.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Kiev reclama ter interceptado dezenas de 'drones' e mísseis russos

Kiev, 08 Mai (Inforpress) – A Força Aérea ucraniana afirmou hoje ter abatido dezenas de mísseis e ‘drones’ lançados pela Rússia durante a noite em todo o país, num ataque que visava instalações de energia.

“O inimigo utilizou 76 meios de ataque aéreo, dos quais 55 mísseis e 21 ‘drones’ de ataque”, afirmou a força aérea nas redes sociais, acrescentando que os sistemas de defesa aérea interceptaram 39 mísseis e 20 ‘drones’.

De acordo com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o ataque da Rússia ocorrido na última madrugada atingiu sete regiões da Ucrânia.

Os ataques também danificaram a estação ferroviária e os carris de caminho de ferro na cidade de Kherson, nas margens do rio Dnieper, em território controlado pela Rússia, e feriram duas pessoas em Brovary, perto de Kiev.

A Rússia tem como alvo constante as infra-estruturas de energia da Ucrânia.

Numa publicação difundida através das redes sociais, Zelensky referiu que os ataques de quarta-feira ocorreram no momento em que a Ucrânia assinala o fim dos combates europeus na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

“O mundo inteiro deve compreender claramente quem é quem; o mundo inteiro não tem o direito de dar outra oportunidade ao nazismo”, acusou Zelensky.

O operador da rede eléctrica ucraniano, Ukrenergo, informou que foram atingidas instalações nas regiões de Vinnytsia, Zaporijia, Kirovohrad, Poltava e Ivano-Frankivsk.

De acordo com o governador regional Maksym Kozytskyi, duas instalações de energia foram atingidas na região de Lviv, no extremo ocidental do país e distante dos combates da linha da frente.

Inforpress/Lusa/Fim

Ler mais

Galeria de imagens