Auditório e biblioteca vão valorizar e revitalizar história do ex-campo de concentração do Tarrafal - PM (c/áudio)

08-05-2024 17:40

Tarrafal, 08 Mai (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse que o auditório e a biblioteca com títulos proibidos, inaugurados hoje, no ex-campo de concentração do Tarrafal (Santiago), vão valorizar, revitalizar e a dar sentido de história ao espaço.

“Nós prometemos reabilitar o ex-campo de concentração do Tarrafal e temos estado a cumprir. Esta [inauguração] é mais uma acção que vai nesse sentido de valorizar, revitalizar e dar sentido de história ao ex-campo de concentração do Tarrafal”, declarou Ulisses Correia e Silva, no seu discurso de ocasião.

O Auditório do Campo de Concentração do Tarrafal, segundo ele, vai servir como uma infra-estrutura de apoio e a biblioteca que disponibiliza 30 livros anteriormente proibidos como espaço de investigação e conhecimento da história, e ainda para actividades de natureza cultural e entre outras.

Ou seja, continuou, o Governo quer com estes investimentos fazer com que o também Museu da Resistência se torne “num espaço de memória viva”, como pessoas, com actividades e eventos”.

Os dois projectos contaram com uma “parceria forte” do governo português, através do Instituto Camões, uma parceria que, segundo Ulisses Correia e Silva, Cabo Verde quer reforçar rumo ao projecto e ambição de transformar o ex-campo de concentração como património da humanidade.

Por sua vez, o vereador da Turismo e Cooperação, Arnaldo Andrade, em representação do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, agradeceu o Governo por estes investimentos, que considerou “muito importante” para vida e para futuro do ex-Campo de Concentração e seu impacto na vida do município.

No entanto, de entre os dois projectos, ora inaugurados, destacou a biblioteca de títulos proibidos, que segundo ele, transforma o campo num sítio de actividades de pesquisa e de trabalho para as comunidades jovens, para os liceus e para toda a gente que precisa transmitir e retransmitir esta história.

Na ocasião, o autarca, que lembrou que este sítio histórico é o mais visitado em Cabo Verde, disse acreditar que com estes dois espaços, ora inaugurados, o ex-campo de concentração do Tarrafal vai tornar ainda mais visitado, com maior poder de atração para Tarrafal, dos visitantes e dos turistas.

Interveio ainda no acto, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, que disse que o campo do Tarrafal passa a disponibilizar de um espaço de fruição, reflexão e debates, onde as histórias dos que ali sofreram podem ser contadas e preservadas para as gerações futuras.

Ou seja, ajuntou o ex-campo de concentração do Tarrafal ganhou “um espaço de encontro para todos os cidadãos comprometidos com a defesa dos direitos humanos e da liberdade”.

As duas inaugurações enquadram-se no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril e dos 50 anos do encerramento do Campo de Concentração de Tarrafal.

Paralelamente, decorre uma feira do livro e uma exposição permanente “Tarrafal, da repressão à liberdade”, que foram visitadas pelo primeiro-ministro, na companhia do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, do embaixador de Portugal em Cabo Verde e do autarca tarrafalense.

Ainda no âmbito da mesma iniciativa, o ex-Campo de Concentração do Tarrafal acolhe, esta quinta-feira e durante dois dias, o Simpósio Internacional “Memórias e Diálogos de Resistência do Tarrafal de Santiago”, cuja abertura vai ser presidida pelo ministro Abraão Vicente.

Já no dia 10, além da continuação do simpósio, consta da programação o lançamento do livro “Campo de Trabalho de Txon Bom (1961- 1974) – Tarrafal de Santiago – Cabo Verde”, da autoria da Nélida Maria Freire Brito.

As comemorações culminam com o “Festival de Resistência – Do Eco à Música” que contará com actuação de artistas como Batchart, Fattú Djakitté, Yacine Rosa, Princezito e Batucadeiras, Susete e Venancinho, Tabanca e Ary Kueka.

 

FM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-05-2024 22:01
19-05-2024 22:03
19-05-2024 21:25
19-05-2024 20:37
19-05-2024 19:09