Praia: Dezoito Famílias de Fundo Calabaceira vão ser beneficiadas com abastecimento de água e casas de banho

08-05-2024 14:56

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - Dezoito famílias de Fundo Calabaceira vão ser beneficiadas com abastecimento de água, ligações domiciliares e construção de casas de banho, mediante protocolo de cooperação tripartido, rubricado hoje entre Câmara Municipal da Praia, Associação Impact CV e AdS.

O protocolo assinado no quadro do projecto “Água agora: transformando vidas” visa melhorar a qualidade de vida e garantir mais dignidade para os munícipes, desta feita das famílias moradoras em Fundo Calabaceira.

O projecto que vai beneficiar 18 famílias daquela comunidade com abastecimento de água, ligações domiciliares e construção de casas de banho, iniciativa da Associação Impact CV, está orçado em cinco mil contos, devendo esta associação entrar com quatro mil contos, a Águas de Santiago (AdS), com 500 contos, enquanto a câmara com 600 contos.

Na sua intervenção de ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, destacando a importância do trabalho das associações da sociedade civil na melhoria da qualidade de vida das pessoas, sublinhou, neste particular, que enquanto todas as famílias não tiverem água não se pode ficar sossegado.

“Não é digno que, também, famílias vivam numa casa sem casa de banho, nem tão pouco num espaço que serve de tudo, de sala, cozinha, quarto, casa de banho, e essa é uma realidade dramática no nosso município e em Cabo Verde”, lamentou.

Com esta análise, Francisco Carvalho referiu que o objectivo da construção de casas de banho, para além de ser pensado com o fundo da edilidade, deverá contar com outras parcerias, diferentes fundos de financiamento, sendo a assinatura deste protocolo, um exemplo.

“Conseguir fazer parcerias em Cabo Verde é uma coisa bonita e muito importante. Devemos pensar todos juntos que tipo de sociedade é que queremos. Pensar e construir uma sociedade é da responsabilidade de todos”, enfatizou o autarca.

Por seu lado, o administrador da AdS, Admilson Afonso, considerou de “extrema importância” a assinatura deste protocolo que visa a conclusão desse projecto de abastecimento de água, melhoria da deficiência hídrica no bairro da Calabaceira. 

“Porque representa mais um passo no cumprimento da nossa missão de levar água em quantidade, qualidade sobretudo de forma regular, para todos”, exteriorizou aquele responsável, realçando, igualmente a parceria com a Impact CV, que já permitiu, conforme comentou, levar água a centenas de famílias da ilha de Santiago, além de vários outros projectos em curso.

Neste caso específico, apontou que vai ser uma rede de abastecimento de água com 1.500 metros de comprimento, que “vai transformar” a vida das 18 famílias de Fundo Calabaceira.

Admilson Afonso concluiu, sublinhando, entretanto, que nesta missão de levar água às casas das pessoas a AdS enfrenta diversos desafios, desde redes obsoletas, custo da produção de água, entre outros.

E para o presidente da Associação Impact CV, Vladimir Borges, sem essa parceria não seria possível fazer chegar água às torneiras das famílias.

“Trata-se de uma etapa importante e de grande impacto social, no sentido de ajudar o país a desenvolver-se. É um projecto pequeno, mas que poderá abrir caminhos para que outras famílias beneficiem também de ligações domiciliárias”, sublinhou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-05-2024 22:01
19-05-2024 22:03
19-05-2024 21:25
19-05-2024 20:37
19-05-2024 19:09