Desporto


27-04-2024 9:16

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – A égua Badia, campeã da prova de hipismo 2021, não participa nas tradicionais corridas de cavalos das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe 2024 devido a uma lesão numa das patas.

A égua, do proprietário Salomão Amado, era um dos dez cavalos inscritos para as tradicionais corridas de cavalos cuja primeira fase é realizada hoje no hipódromo de São Filipe para apuramento de seis cavalos que vão disputar a fase final que se realiza na próxima segunda-feira, 29 de Abril.

Com a desistência de Badia os cavalos estão organizados em três séries de três cavalos cada, sendo que o primeiro e o segundo de cada série passam para a fase final. Assim, nesta primeira fase serão realizadas apenas três corridas para apuramento dos seis cavalos que vão disputar a fase final e com direito a prémios, sendo o primeiro no valor de 500 contos.

O sorteio realizado na tarde de sexta-feira ditou a composição das três séries, sendo a primeira constituída por Vulcão (vencedor do ano passado), Bless (que faz a sua estreia na corrida de São Filipe) e Rainha.

A segunda série é formada por Passadinha, Força Emigrante e Fradu Fra, sendo Passadinha e Fradu Fra do proprietário Arlindo Lopes e Força Emigrante de Cloves Teixeira, e a terceira série constituída por América Dreans, Miss e Chã (estreante nas corridas de São Filipe).

A primeira fase das corridas de cavalos, actividade que arrasta maior número de pessoas, está agendada para as 16 horas no hipódromo de São Filipe, nas proximidades do aeródromo de São Filipe.

JR/HF

Inforpress/Fim 

26-04-2024 20:58

Cidade da Praia, 26 Abr. (Inforpress) – O atleta paralímpico internacional cabo-verdiano Marilson Semedo estreou-se com a conquista da medalha de bronze no World Para Athletics Grand Prix Series de Marrakech’2024 (Marrocos) no lançamento de dardo na categoria de F-57 (amputação membro inferior).

“Já está no peito a nossa medalha”, realçou o atleta na sua primeira reacção pública, reacção sublinhada pelo presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COC) que se mostrou feliz e orgulhoso.

“Desta vez desde Marrocos, nosso atleta Paralímpico ganhou e não somente ritmo competitivo e preparação para os Jogos de Paris 2024 mas também uma medalha de Bronze...!!!”, escreveu Rodrigo Bejarano

O atleta de São Domingos de Santiago foi apenas ultrapassado pelo senegalês Diouf Youssupha e pelo cubano Gerdan Fonseca Bernar, num universo de 10 finalistas em representação de oito países da áfrica, Europa e América.

SR/JMV
Inforpress/Fim

 

26-04-2024 16:56

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) - Uma feira de desporto com a presença das modalidades de atletismo, basquetebol, voleibol e futsal, marca o fim de semana em Lagoa do Planalto Leste, Santo Antão, no âmbito das festividades do primeiro de Maio.

A organização das actividades vai estar a cargo da escola de atletismo JAL Domus Nostra, da Ribeira Grande, que convidou para este evento algumas agremiações desportivas desta ilha que promovem o basquetebol, o voleibol, o atletismo e o futsal.

Além de uma prova de corta mato em seniores e escalões de formação, a feira do desporto do Planalto Leste vai ser marcada ainda por provas de basquetebol entre as equipas de Madrugadores e Liprobasket e voleibol entre as equipas da Puva Volei e Ponta do Sol Volei.

Conforme a organização, participam nesta iniciativa sobretudo crianças e jovens das escolas de iniciação desportiva no município da Ribeira Grande.

JM/CP
Inforpress/Fim
  

 

26-04-2024 16:48

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) - A ginasta internacional cabo-verdiana Noa da Veiga, campeã nacional sénior, apurou-se para a final do Campeonato Africano de Ginástica Rítmica, que decorre em Kigali, Rwanda, nos aparelhos de massas e fita.

O 18º Campeonato Africano, de acordo com a organização, a Federação Africana de Ginastas, conta com o concurso de participantes de 13 países, quais sejam, Cabo Verde, África do Sul, Angola, Argélia, Congo, Costa do Marfim, Egipto, Maurícias, Marrocos, Namíbia, Ruanda, Togo e Tunísia.

A presença de Cabo Verde na maior prova africana da modalidade acontece, precisamente, depois da visita do presidente da Federação Internacional de Ginástica Watanabe Morinari, à Federação Cabo-verdiana de Ginástica (FCG), em meados deste mês.

Referenciada como um "marco histórico” para a ginástica de Cabo Verde, a visita de Morinari serviu para avaliar as condições da prática desta modalidade no país e estabelecer contacto com as autoridades locais, na expectativa que resulte em melhorias significativas para a modalidade.

SR/CP

Inforpress/Fim

26-04-2024 16:00

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) - A judoca internacional cabo-verdiana Djamila Correia e Silva conquistou hoje a medalha de prata no 45º Campeonato Africano da modalidade em seniores, durante a competição que decorre na cidade do Cairo, Egipto.

De acordo com informações avançadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Cabo Verde arrecadou ainda uma medalha de bronze, atribuída a Sandrine Billet e um “honroso quinto lugar”, para Carolina Francês.

Deste trio, refira-se que Djamila Correia e Silva e Carolina Francês integram o grupo de 10 bolseiros cabo-verdianos da Solidariedade Olímpica que buscam a qualificação para Paris’2024.

O atleta Jordin Andrade, os pugilistas David Pina, Ivanusa “Nancy” Moreira, e Wilson Semedo, o esgrimista Victor Alvares, a ginasta Márcia Lopes, a nadadora Jayla Pina, e o taekwondista Nicalas Fernandes são os restantes atletas cabo-verdianos contemplados pela Bolsa da Solidariedade Olímpica para os Jogos Olímpicos Paris’2024.

SR/CP

Inforpress/Fim

26-04-2024 15:42

Ribeira Grande, 26 Abr (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado, reiterou hoje, que as obras do Campo Municipal do Tarrafal vão iniciar “muito brevemente”.

O edil ribeira-grandense respondia a uma questão colocada durante o período antes da ordem-do-dia, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, relativamente ao ponto de situação da obra do Campo Municipal do Tarrafal.

“Tudo tem um tempo, lançamos o concurso, seleccionamos a empresa, enviamos o processo à Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas [ARAP], que tem de o validar e depois enviar para o Tribunal de Contas (…), e só depois destes processos podemos avançar”, explicou.

No entanto, o autarca sublinhou que o empréstimo para a materialização da obra já foi feito, ou seja, segundo Orlando Delgado, os recursos existem, já estão disponíveis, e “não há qualquer dificuldade” para o arranque da obra.

Em Agosto de 2020, na apresentação pública do estudo prévio, Orlando Delgado avançou que o projecto do Estádio Municipal do Tarrafal estava orçado em 115 mil contos.

“Neste momento temos cinco casas que já estão identificadas e já estamos em processo negocial com os proprietários. Estas casas não impedem que avancemos com o projecto, mas se as tirarmos de lá teremos a possibilidade de alargar infraestrutura”, acrescentou Orlando Delgado naquela ocasião, afirmando-se “muito convicto” que o projeto seria inaugurado “muito brevemente”.

O projecto do Estádio Municipal do Tarrafal, desenhado pelo arquitecto António Jorge Delgado, também engloba uma requalificação futura da zona, sendo que o estádio contará com dimensões de 100x55 metros, com área de segurança da bancada de 7,5 metros de 2,5 metros do lado oposto às casas.

A lotação das bancadas será de 1.270 lugares sentados e vestiário, e, numa primeira fase, terá dois balneários uma para cada equipa e dois balneários para árbitros.

Contará ainda com duas instalações sanitárias para o público, um gabinete médico, sala de fisioterapia, sala de imprensa, tribunas de transmissão de rádio e televisão, bem como uma sala de conferência e ginásio.

LFS/CP

Inforpress/Fim

26-04-2024 15:17

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) – As equipas de Lajedos, Ajax, Aventureiras e Chã de Armazém disputam, esta sexta-feira, as meias-finais da taça de futsal feminino em Santo Antão Sul.

Lajedos – Ajax e Aventureiras – Chã de Armazém são os jogos das semifinais da taça regional conforme calendário desta prova, organizada pela Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul, numa parceria com o Grupo Dinamizador dos Desportos de Salão no Porto Novo.

A equipa do Ajax conquistou, na semana passada, o campeonato regional de futsal feminino em Santo Antão Sul, também numa organização da associação regional de futebol.

Esta região desportiva recebeu, esta temporada e pela primeira vez, provas oficiais na modalidade de futsal, prevendo-se, dentro de pouco tempo, o arranque do campeonato masculino.

JM/HF

Inforpress/Fim 

26-04-2024 13:39

Ribeira Brava, 26 Abr (Inforpress) – A Associação Regional de Futebol de São Nicolau (ARFSN) promove, este fim-de-semana, um torneio quadrangular de futebol, com o objectivo de angariar fundos para a participação da selecção sub-17 num torneio em Portugal.

O torneio, que vai decorrer no Estádio Orlando Rodrigues, na cidade do Tarrafal, conta com a participação das equipas da Ultramarina, Chã Poça, AJAT-SN e da Selecção de São Nicolau sub-17.

Os jogos iniciam hoje às 16:00, com a Ultramarina a defrontar Chã Poça e prolongam até domingo, 28, e, para a equipa da Ultramarina, campeã regional de São Nicolau, servirá como preparação para o Campeonato Nacional.

WM/HF

Inforpress/Fim

26-04-2024 13:17

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – O Seven Stars inicia, este domingo, 28, no campo de Sucupira, na Praia, a defesa do título de campeão regional de Santiago Sul, em seniores feminino, ante à formação do Vila Nova.

A preceder esta partida, às 14:00, o Delta apadrinha o regresso dos Black Panthers à competição depois de muitos anos de ausência.

O jogo inaugural do campeonato, referente à época 2023-2024, coloca frente-a-frente o Bayer e a Kumunidadi, marcado para   sábado, 27, às 14:00, no campo de Sucupira, em Achada Santo António. 

Jogos da primeira jornada:

Campo de Sucupira: Sábado, 27: Bayer – Kumunidade;

Domingo, 28: Delta – Black Panthers e Vila Nova – Seven Stars.

OM/HF

Inforpress/fim

26-04-2024 12:02

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) - A equipa da Epif inicia este sábado, 27, às 16:00, no Estádio da Várzea, na Praia, a defesa do título de campeão regional de Santiago Sul, no escalão sub-19, ante à Escola de Formação Orlando Duarte (Efsod).

A preceder esta partida, no jogo inaugural da competição e da primeira jornada, a Bola pa Frente, um crónico candidato ao título, medirá forças com os Garridos de São Domingos.

No mesmo dia, às 16:00, o campo de Sucupira, em Achada Santo António, vai ser palco do jogo entre o Prédio e os Atletas de Cristo.

A formação do Relâmpago, que este ano vai fazer a sua estreia na competição, fica isenta nesta primeira jornada.

Jogos da primeira jornada:

Sábado, 27: Estádio da Várzea: Bola pa Frente – Os Garridos e Epif – Efsod

Campo de Sucupira: Prédio - Atletas de Cristo.

A prova, conta com a participação de sete equipas e é disputada no sistema de todos contra todos, a uma volta, e as quatro melhores classificadas disputam as meias-finais.

De notar que a Epif, na qualidade de campeão nacional, vai representar a região desportiva de Santiago Sul no campeonato de Cabo Verde do referido escalão.

OM/ZS

Inforpress/Fim

26-04-2024 11:52

Mindelo, 26 Abr (Inforpress) - Morreu na noite de quinta-feira José António Borja Monteiro Barreto, conhecido como Djô Borja, aos 84 anos, vítima de doença prolongada, informou a família.

Nascido a 13 de Junho de 1939, na cidade da Praia, Djô Borja foi professor de Educação Física, dinamizador do desporto, treinador das modalidades de basquetebol, futebol e voleibol, e um dos pioneiros das modalidades do culturismo e halterofilismo, entre outras.

Através do Ginásio Progresso, Djô Borja usava o desporto como forma de disciplina, mas também para incentivar jovens mindelenses a cultivarem hábitos saudáveis. Tanto assim é que após o encerramento do ginásio resolveu montar um espaço para continuar os treinos no terraço da casa onde vivia, no Alto São Nicolau.

Djô Borja era uma figura bastante acarinhada em São Vicente não apenas pelo seu contributo no desporto, mas também pela sua entrega ao Carnaval, tendo sido mentor e presidente do grupo Maravilhas do Espaço, entre outros.

Djô Borja foi homenageado a 25 de Setembro de 2022 por ocasião da Taça de Cabo Verde em Fisiculturismo, na Academia Jotamont, em São Vicente, organizada pela Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH) em parceria com a Associação Regional de Levantamento de Peso Olímpico de São Vicente.

Nessa altura, de acordo com o jornal online Mindelinsite, o filho de Djô Borja, Jorge Noel Barreto, antigo director-geral da Saúde, disse que o pai dava a vida pelo desporto”.

“Ele acreditava que os jovens podiam ter disciplina e um objectivo na vida se praticassem desporto”, declarou a mesma fonte naquela ocasião, em que representava o pai na homenagem.

CD/ZS

Inforpress/Fim

26-04-2024 10:41

Cidade da Praia, 26 Abr. (Inforpress) – O esgrimista internacional cabo-verdiano Victor Alvarez de Oliveira joga no sábado, 27, na Argélia, no Torneio Olímpico de qualificação africana, a sua última tentativa de se qualificar para os Jogos Olímpicos Paris’2024.

Na Argélia, o esgrimista cabo-verdiano na disciplina de florete vai integrar o quadro dos 212 atletas que buscam entrar na lista dos seis qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.

De acordo com a organização, dois destes concorrentes em prova serão qualificados por arma, ou seja, por espada, um por sexo, e outros tantos por florete e sabre.

Victor Alvarez de Oliveira é um dos dez Bolseiros de Solidariedade Olímpica cabo-verdiana em busca de qualificação para Paris’2024.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60