AdS vai investir 270 mil contos na melhoria da rede de abastecimento de água - administrador

08-05-2024 16:27

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - A empresa Águas de Santiago (AdS) avançou hoje que vai investir 270 milhões de escudos na melhoria da rede de abastecimento de água para fazer face aos vários desafios e levar água à casa das pessoas.

A informação foi avançada pelo administrador da empresa, Admilson Afonso, no acto de assinatura de um protocolo de cooperação tripartido entre a Câmara Municipal da Praia, a Associação Impact CV e a AdS.

“Neste momento, em parceria com o Governo, estamos a investir, directamente, 270 milhões de escudos na melhoria da rede de abastecimento de água. Temos obras em quase todos os bairros, e grande parte deste montante está a ser investido na cidade da Praia, para permitir que a água chegue a todos, em boa qualidade e regularidade”, enfatizou.  

Acrescentou que outro “grande objectivo” desta intervenção é o de reduzir o desafio das perdas, tanto técnicas, comerciais, perdas derivadas de roubo e fraude, uso indevido de água, que conforme sublinhou, representam ainda “um peso significativo” para a empresa.

“São investimentos elevadíssimos”, daí a AdS contar com a colaboração dos parceiros na promoção do uso eficiente da água, no combate à fraude no consumo de água e nas perdas.

“Queremos levar água a todas as casas, não obstante também o desafio decorrente da própria orografia da ilha de Santiago, já que montanhosa. Temos água para levar, mas enfrentamos muitos desafios, desde o custo da dessalinização, a problemas de redes obsoletas, entre outros desafios”, precisou, exemplificando que no município da Praia, a AdS produz, aproximadamente, 90 litros de água/dia por pessoa.

Admilson Afonso voltou a referir que, mesmo na Praia, desde a produção em Palmarejo Grande, utilizando todas as estações elevatórias, a empresa tem um custo “elevadíssimo” com energia, até fazer chegar a água à casa das pessoas, sem contar com o custo da produção, que também representa um peso significativo.

“E, se formos mais para o interior de Santiago, vemos que esse desafio é ainda maior. São tantos os desafios que precisamos, cada vez mais, dos nossos parceiros”, completou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-05-2024 22:01
19-05-2024 22:03
19-05-2024 21:25
19-05-2024 20:37
19-05-2024 19:09