Ver Noticias

São Vicente: Grupo Acácia Maior em espectáculo incluído num ciclo de concertos nacionais

Praia: Dezoito Famílias de Fundo Calabaceira vão ser beneficiadas com abastecimento de água e casas de banho

Ministra da Justiça defende revisão do Código de Contratação Pública 

Economia Informal: Quatro em cada dez trabalhadores estão inscritos no Instituto Nacional de Previdência Social - estudo

São Vicente: CCP quer continuar como “ponto de partilha e de ligação” entre culturas portuguesa e cabo-verdiana (c/áudio)

Presidente da República realça os desafios da África e de Cabo Verde no processo de transformação socioeconómica

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – O Presidente da República realçou nos EUA os desafios que se colocam a África e a Cabo Verde no processo de transformação socioeconómica e as possibilidades de parcerias com o Governo dos EUA e empresas privadas.

José Maria Neves fez estas declarações na 16.ª Cimeira de Negócios EUA-África. que decorre em Dallas, Texas, sob o tema “Negócios entre os EUA e África: parcerias para o sucesso sustentável”, promovido pelo Corporate Council on África.

Na sua comunicação num dos painéis no Diálogo de Alto Nível, que juntou a CEO do Millennium Challenge Account, Alice Albright, e chefes de Estado e de Governo de países parceiros, entre outras altas entidades, sobre os impactos do Programa Millennium Challenge Account no crescimento, competitividade e inclusão em África, José Maria Neves falou sobre os principais reptos que se colocam a África e a Cabo Verde.

Neste particular, referiu-se sobre o processo de transformação socioeconómica em curso e as possibilidades de parcerias com o Governo dos Estados Unidos, assim como empresas privadas.

José Maria Neves encontra-se nos Estados Unidos da América (EUA) onde participa nas celebrações do 20.º Aniversário do Millennium Challenge Corporation (MCC) e na cimeira empresarial Estados Unidos-África.

Na cimeira dissertou no tema sobre “Diálogo de Alto Nível sobre o Reforço dos Sistemas de Saúde no Continente Africano”.

Durante a sua estada em Dallas, o Presidente da República encontrou-se com a comunidade cabo-verdiana no Texas, “na linha da sua agenda de proximidade e mobilização da diáspora para os grandes desafios do país”.

PC/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Ministra da Justiça defende revisão do Código de Contratação Pública 

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - A ministra da Justiça defendeu hoje a revisão do Código de Contratação Pública visando estar ao serviço dos cidadãos, das empresas e se poder exercer as actividades de fiscalização, mas também de persuasão às entidades incumpridoras.

Joana Rosa falava à imprensa, na cidade da Praia, após presidir ao acto de abertura da conferência “O poder sancionatório das entidades reguladoras”, promovida pela Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), que marca os seus 16 anos de existência.

Na altura, a governante enalteceu o trabalho feito pela instituição até agora, lembrando que a ARAP foi criada tendo como a principal atribuição garantir a transparência na contratação pública, a igualdade entre os concorrentes e também combater a corrupção, defendendo alterações relativamente ao Código de Contratação Pública.

Segundo a ministra, há a necessidade, igualmente, de haver procedimentos dos processos judiciais mais ágeis que possam responder às demandas com maior rapidez.

Relativamente ao Código do Processo Administrativo, Joana Rosa assegurou que o Governo está a trabalhar para dar respostas aos processos urgentes, fixando prazos para as secretarias judiciais, assim como está a trabalhar também a lei da organização judiciária adequando-a às novas exigências.

ET/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Praia: Dezoito Famílias de Fundo Calabaceira vão ser beneficiadas com abastecimento de água e casas de banho

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - Dezoito famílias de Fundo Calabaceira vão ser beneficiadas com abastecimento de água, ligações domiciliares e construção de casas de banho, mediante protocolo de cooperação tripartido, rubricado hoje entre Câmara Municipal da Praia, Associação Impact CV e AdS.

O protocolo assinado no quadro do projecto “Água agora: transformando vidas” visa melhorar a qualidade de vida e garantir mais dignidade para os munícipes, desta feita das famílias moradoras em Fundo Calabaceira.

O projecto que vai beneficiar 18 famílias daquela comunidade com abastecimento de água, ligações domiciliares e construção de casas de banho, iniciativa da Associação Impact CV, está orçado em cinco mil contos, devendo esta associação entrar com quatro mil contos, a Águas de Santiago (AdS), com 500 contos, enquanto a câmara com 600 contos.

Na sua intervenção de ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, destacando a importância do trabalho das associações da sociedade civil na melhoria da qualidade de vida das pessoas, sublinhou, neste particular, que enquanto todas as famílias não tiverem água não se pode ficar sossegado.

“Não é digno que, também, famílias vivam numa casa sem casa de banho, nem tão pouco num espaço que serve de tudo, de sala, cozinha, quarto, casa de banho, e essa é uma realidade dramática no nosso município e em Cabo Verde”, lamentou.

Com esta análise, Francisco Carvalho referiu que o objectivo da construção de casas de banho, para além de ser pensado com o fundo da edilidade, deverá contar com outras parcerias, diferentes fundos de financiamento, sendo a assinatura deste protocolo, um exemplo.

“Conseguir fazer parcerias em Cabo Verde é uma coisa bonita e muito importante. Devemos pensar todos juntos que tipo de sociedade é que queremos. Pensar e construir uma sociedade é da responsabilidade de todos”, enfatizou o autarca.

Por seu lado, o administrador da AdS, Admilson Afonso, considerou de “extrema importância” a assinatura deste protocolo que visa a conclusão desse projecto de abastecimento de água, melhoria da deficiência hídrica no bairro da Calabaceira. 

“Porque representa mais um passo no cumprimento da nossa missão de levar água em quantidade, qualidade sobretudo de forma regular, para todos”, exteriorizou aquele responsável, realçando, igualmente a parceria com a Impact CV, que já permitiu, conforme comentou, levar água a centenas de famílias da ilha de Santiago, além de vários outros projectos em curso.

Neste caso específico, apontou que vai ser uma rede de abastecimento de água com 1.500 metros de comprimento, que “vai transformar” a vida das 18 famílias de Fundo Calabaceira.

Admilson Afonso concluiu, sublinhando, entretanto, que nesta missão de levar água às casas das pessoas a AdS enfrenta diversos desafios, desde redes obsoletas, custo da produção de água, entre outros.

E para o presidente da Associação Impact CV, Vladimir Borges, sem essa parceria não seria possível fazer chegar água às torneiras das famílias.

“Trata-se de uma etapa importante e de grande impacto social, no sentido de ajudar o país a desenvolver-se. É um projecto pequeno, mas que poderá abrir caminhos para que outras famílias beneficiem também de ligações domiciliárias”, sublinhou.

SC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

São Vicente: Grupo Acácia Maior em espectáculo incluído num ciclo de concertos nacionais

Mindelo, 08 Mai (Inforpress) – O grupo Acácia Maior apresenta na sexta-feira, 10, um espectáculo no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) que está inserido num ciclo de concertos que deverá percorrer as nove ilhas habitadas do país.

Conforme informações do CNAD, este ciclo de concertos, denominado “Acácia na Terra, uma aventura Maior”, acontece na sequência de Henrique Silva e Luís Firmino, fundadores do projecto, em Portugal, terem lançado, em 2023, o álbum de estreia “Cimbron Celeste” e de sentirem a necessidade de “levar a sua árvore musical à terra natal” que lhes possibilita “tantas inspirações”.

Os eventos, segundo a mesma fonte, são apresentados em formato intimista, nos quais os dois músicos contam ter, em cada concerto, vozes convidadas para darem “corpo e alma” às canções do disco, mas também para reinterpretações de músicas do cancioneiro cabo-verdiano que “tanto lhes influenciam nas suas criações”.

“O objectivo deste projecto é levar o concerto a cada uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde e, em cada ilha, ter pelo menos um artista local como convidado”, revelou o CNAD.

No caso do Mindelo, o concerto terá como convidados Armando Soares e Débora Melício.

O primeiro do concerto deste ciclo foi apresentado em Março, na cidade da Praia.

LN/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Atletismo: Milly Brito e Valter Araújo da Emicela Team Cabo Verde participam na maratona da Transvulcania nas Canárias

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Os atletas Milly Brito e Valter Araújo, considerados especialistas cabo-verdianos nas provas de trial, vão representar Cabo Verde na competição Transvulcania 2024, a ser disputada sábado, 11, nas ilhas Canárias.

Segundo apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), os dois atletas representantes da Emicela Team Cabo Verde já se encontram nas Ilhas Canárias para treinos de altitude para a “prestigiada prova”, esperançados em atacar o pódio.

Os dois atletas, ambos da ilha de São Nicolau, vão disputar a prova de trail na categoria de maratona.  ´

A Transvulcania 2024, que se realiza em Santa Cruz de La Palma, de acordo com a programação, vai ser disputada nas distâncias da ultramaratona, maratona e meia maratona e quilómetro vertical, e prevê-se a participação dos melhores especialistas da modalidade.

Transvulcania é um evento desportivo marcadamente competitivo a nível nacional e internacional e com a possibilidade de ampla participação em diferentes níveis de competição, esforço e motivação em que os concorrentes competem nas diferentes trilhas na Ilha de La Palma.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Ministério da Agricultura queixa-se de corte ilegal de árvores no perímetro florestal de Lagoa

Ribeira Grande, 08 Mai (Inforpress) – A Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ribeira Grande, Santo Antão, queixou-se na Polícia Nacional da prática ilegal de corte de árvores, que tem ocorrido no perímetro florestal de Lagoa, no Planalto Leste.

Em declarações à Inforpress, o delegado substituto do Ministério da Agricultura e Ambiente, Orlando Freitas, disse que assim que tiveram conhecimento que estavam a fazer o abate de arvores no perímetro florestal de Lagoa alertaram as autoridades policiais, o que culminou com a apreensão de duas carrinhas Toyota Hilux carregada de lenha.

A mesma fonte indicou que há guardas-florestais no perímetro, entretanto “nem sempre conseguem dar cobertura” a este tipo de eventualidade, e, neste sentido, alertaram a Polícia Nacional.

“As pessoas desta localidade têm conhecimento que tal prática é ilegal, pois existe lei florestal e todo o corte de lenha nas zonas florestais são feitas somente com a autorização da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, e quem descumprir corre o risco de sofrer consequências”, sublinhou.

A prática de abate ilegal de arvores, conforme Orlando Freita, “sempre acontece”, principalmente nesse período de produção de aguardente, no entanto alegou que a delegação tem estado em alerta para evitar tais práticas.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Protocolo entre Business Angels de Cabo Verde e de Portugal vai permitir criar “ponte” entre a Europa e África

Ler mais

Kiev reclama ter interceptado dezenas de 'drones' e mísseis russos

Kiev, 08 Mai (Inforpress) – A Força Aérea ucraniana afirmou hoje ter abatido dezenas de mísseis e ‘drones’ lançados pela Rússia durante a noite em todo o país, num ataque que visava instalações de energia.

“O inimigo utilizou 76 meios de ataque aéreo, dos quais 55 mísseis e 21 ‘drones’ de ataque”, afirmou a força aérea nas redes sociais, acrescentando que os sistemas de defesa aérea interceptaram 39 mísseis e 20 ‘drones’.

De acordo com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o ataque da Rússia ocorrido na última madrugada atingiu sete regiões da Ucrânia.

Os ataques também danificaram a estação ferroviária e os carris de caminho de ferro na cidade de Kherson, nas margens do rio Dnieper, em território controlado pela Rússia, e feriram duas pessoas em Brovary, perto de Kiev.

A Rússia tem como alvo constante as infra-estruturas de energia da Ucrânia.

Numa publicação difundida através das redes sociais, Zelensky referiu que os ataques de quarta-feira ocorreram no momento em que a Ucrânia assinala o fim dos combates europeus na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

“O mundo inteiro deve compreender claramente quem é quem; o mundo inteiro não tem o direito de dar outra oportunidade ao nazismo”, acusou Zelensky.

O operador da rede eléctrica ucraniano, Ukrenergo, informou que foram atingidas instalações nas regiões de Vinnytsia, Zaporijia, Kirovohrad, Poltava e Ivano-Frankivsk.

De acordo com o governador regional Maksym Kozytskyi, duas instalações de energia foram atingidas na região de Lviv, no extremo ocidental do país e distante dos combates da linha da frente.

Inforpress/Lusa/Fim

Ler mais

Galeria de imagens