Ver Noticias

São Filipe 2024: Cláudia Teixeira de 23 anos eleita Miss São Filipe 2024

Diocese de Santiago realiza II edição do Fórum sobre a Liturgia nos dias 27 e 28

Fogo: Câmara Municipal de São Filipe destaca importância da nova agência do BCN na dinâmica empresarial da ilha

Brava:  Projecto Centro de Saúde da Brava encontra-se em fase de pré-concurso- secretário de Estado (c/aúdio)

Santo Antão: Orlando Delgado garante que obras das pocilgas de Barbasco vão iniciar-se nos próximos dias

Autarquiacas’2024: PAICV concorre com todos os presidentes eleitos e estabelece meta mínima em conquistar 12 câmaras

Cidade da Praia, 26 Abr. (Inforpress) – O PAICV vai concorrer às autárquicas’2024 com a recandidatura dos oito autarcas eleitos, sendo que dos 12 outros candidatos revelados, um repete a sua tentativa, e estabelece a meta mínima em conquistar 12 câmaras para vencer o escrutínio.

Para os próximos dias fica a promessa do maior partido da oposição tornar público o nome do seu candidato para o município de Santa Catarina do Fogo, justificado pelo presidente, Rui Semedo, que se trata de um compromisso entre as partes para uma apresentação posteriormente, enquanto para a autarquia da Brava continua em aberta as negociações.

Rui Semedo disse que o PAICV vai entrar com uma lista integrada por  duas mulheres e com claras pretensões de vencer, pela primeira vez, as eleições autárquicas em Cabo Verde.

Em conferência de imprensa para apresentação dos candidatos na corrida à Câmara Municipal nas próximas eleições, o presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) revelou Elisa Pinheiro para Porto Novo, Hilário da Cruz para Paul, Maria Teresa da Luz para Ribeira Grande (Santo Antão), o deputado nacional Hipólito Barreto ao Tarrafal de São Nicolau e o bancário Nilton Duarte à Ribeira da Brava.

O arquitecto António Duarte “Patcha” é o candidato do PAICV para São Vicente e o sociólogo José Paixão Ramos concorre à Câmara do Sal,

O candidato do partido da “Estrela Negra” para o município da Boa Vista é o bancário e actual presidente Cláudio Mendonça, o deputado nacional Edson Alves vai concorrer à autarquia do Maio, o sociólogo Francisco Carvalho foi reconduzido a concorrer à Câmara Municipal da Praia, assim como o presidente Isaias Varela é a aposta para São Domingos, tal como o edil Nelson Moreira para a Ribeira Grande de Santiago.

Euclides Cabral estreia-se como candidato à Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, João Alberto volta a concorrer, pela segunda vez, ao município de São Salvador do Mundo, o empresário Sílvio Tavares à autarquia de São Miguel.

 O deputado nacional Armindo Freitas concorre à autarquia de Santa Catarina de Santiago, sendo que para o concelho do Tarrafal a aposta voltou a cair no presidente da autarquia, José dos Reis, assim como o presidente Carlos Silva concorre à sua própria sucessão em Santa Cruz.

Para a ilha do Fogo, Nuaís Silva é o candidato da Câmara Municipal de São Filipe, pelo que concorre ao segundo mandato, assim como Fábio Vieira, presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros.

Por revelar ficaram os candidatos à corrida às autárquicas de Santa Catarina do Fogo e da Brava.

Rui Semedo afirmou que “esta é a eleição mais importante de todos realizados em Cabo Verde” e que o PAICV apostou numa “equipa ganhadora”, constituída por militantes e não militantes, amigos de Cabo Verde, empenhados em mudar o rumo do país e aptos para servir às pessoas.

Apontou a segurança, os transportes, o emprego, a juventude e a democracia, e os investimentos como alguns dos sectores que precisam de mudanças claras, sobretudo locais, visando a promoção da mudança a nível nacional.

Rui Semedo disse que o maior partido da oposição vai entrar com uma lista constituída por duas mulheres entre os candidatos e com clara pretensão de vencer, pela primeira vez, as eleições autárquicas em Cabo Verde.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Fogo: Câmara Municipal de São Filipe destaca importância da nova agência do BCN na dinâmica empresarial da ilha

Fogo, 26 Abr (Inforpress) -  O presidente da Câmara Municipal de São Filipe destacou hoje a importância da abertura de agências bancárias como espaços que introduzem uma nova dinâmica às cidades, tendo lançado o desafio de passarem a operar com horários mais alargados.

Nuías Silva falava na cerimónia de inauguração da segunda agência do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) na Praça Cruz dos Passos, no âmbito do programa da festa “Nhô São Filipe 2024”, do qual realçou que a abertura da nova agência irá permitir outra linha com qualidade nos serviços.

“É este tipo de olhar para as nossas ilhas que queremos. Queremos que os bancos realizem negócios, queremos também que partilhem com a cidade um pouco daquilo que ganham e permitir maior qualidade e conforto do atendimento”, especificou, lançando o repto à agência de operar com horário mais alargado e aos sábados.

Nuías Silva enalteceu igualmente a importância da inauguração para os cidadãos, como parte do programa de elevar a centralidade do município, criando uma nova dinâmica na cidade.

“Aquilo que existia aqui era um conjunto de espaços que mesmo sendo bonitos não aportavam para aquilo que era o valor para o cidadão pudesse ver, desfrutar e sentir a cidade. Então surgiu a necessidade de criar esta alameda do Cruz de Passos, ao mesmo tempo que requalificam a antiga praça, tentamos maximizar o aproveitamento desses passos”, precisou.

O administrador Executivo do BCN para a região Fogo e Brava, Carlitos Fortes, avançou que a empresa tem sido parceira essencial no desenvolvimento económico e financeiro de Cabo Verde, desempenhando um papel relevante na promoção do empreendedorismo, oferta de soluções bancárias, e no apoio à inspirações dos cabo-verdianos.

Esta subagência vai contribuir para a melhoria de vida dos cidadãos da ilha, garantiu.

“A dimensão desta obra aqui inaugurada, um sonho acalentado pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, ontem foi dito que o investimento aqui realizado estará na ordem dos 50 mil contos, mas gostaria de enaltecer este espaço não pelo custo do investimento, mas pelo valor que iremos perceber no futuro” afirmou.

De acordo com o administrador, a presença da infraestrutura constitui um símbolo de “prosperidade e progresso” para a ilha do Fogo.

 LT/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Diocese de Santiago realiza II edição do Fórum sobre a Liturgia nos dias 27 e 28

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) - -  A diocese de Santiago, Vigararia Santiago Sul e Maio realiza a II edição do Fórum sobre a Liturgia nos dias 27 e 28 de Abril às 9:00, no salão paroquial Nossa Senhora do Socorro, em Achada Santo António.

Segundo avançou em nota a diocese, o evento que abrange momentos de reflexão, oração e partilha de conhecimentos sobre a liturgia e o seu significado na vida eclesial, surgiu na sequência do apelo do Papa Francisco lançado aos cristãos a conhecerem melhor os documentos do Concílio Vaticano II.

No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de aprofundar o conceito da liturgia, com a introdução realizada pelo Padre Odair Tavares, seguida de momentos de preparação para a Eucaristia às 12:00.

Na tarde, acontece a segunda conferência que versará sobre a relação entre a liturgia e a palavra de Deus proferida pelo Diácono Ricardo Monteiro, ao qual seguirá workshops e painéis voltados para acólitos, ministros extraordinários da comunhão, cantores e leitores.

O segundo dia do fórum destaca, continuou, a importância da liturgia como fonte e cume da vida eclesial, explorando sua concretização na vida dos cristãos a cargo de padre Paulo Vaz e Samuel Costa, culminado na celebração solene da Eucaristia.
 
LT/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe 2024: Cláudia Teixeira de 23 anos eleita Miss São Filipe 2024

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – A candidata Cláudia Teixeira, de 23 anos, da localidade de Montinho, foi coroada miss São Filipe 2024 num certame que terminou quando já passava das 03:00 da madrugada de hoje.

A vencedora, que se mostrou bastante emocionada com a coroação, disse que não esperava o prémio porque, explicou, pela qualidade que foi ali apresentada, qualquer das candidatas poderia arrebatar a faixa.

Cláudia Teixeira levou de entre vários prémios, viagens inter ilhas, jantar e um valor monetário de 60 mil escudos.

À Inforpress, a mesma avançou que foram momentos intensos de preparação até o dia do evento, uma experiência enriquecedora do qual conseguiu extrair o sentido de responsabilidade das jovens.

Segundo a comissão organizadora representada por Emília Gomes, foram semanas de preparação para a escolha, selecção e casting das dez candidatas, sublinhando que houve uma desistência justificada com problemas familiares.

O evento, disse, preocupou-se em introduzir o tema “Nós munícipes” com uma homenagem na abertura do evento.

“Acreditamos que o público gostou do evento e nós, particularmente, gostamos também, muito embora reconheçamos que houve pontos que deveriam ser melhorados, mas serve de lição para os próximos anos” pontuou, atribuindo no geral uma nota positiva.

Emília Gomes aproveitou para a apelar à população a respeitar os horários do evento, explicando que a actividade arrancou com duas horas de atraso devido à falta de público.

A faixa de Miss Rede Social foi para a candidata Lucelina Lopes, de 20 anos, da localidade de Campana Baixo, e o prémio de 10 mil escudos, enquanto a candidata Sandy Lopes arrebatou a faixa de Miss Simpatia.

Miss Fotogenia e Segunda Dama da noite com o premio monetário de 10 e 15 mil escudos, respectivamente, foram atribuídas à candidata Sandisa Silva, de 20 anos, de Santo António.

Soraia Pina, de 18 anos, da localidade de Lomba, foi a vencedora da faixa de Primeira Dama e do prémio de 25 mil escudos.

LT/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Marilson Semedo conquista bronze no lançamento de dardo em Marrocos

Cidade da Praia, 26 Abr. (Inforpress) – O atleta paralímpico internacional cabo-verdiano Marilson Semedo estreou-se com a conquista da medalha de bronze no World Para Athletics Grand Prix Series de Marrakech’2024 (Marrocos) no lançamento de dardo na categoria de F-57 (amputação membro inferior).

“Já está no peito a nossa medalha”, realçou o atleta na sua primeira reacção pública, reacção sublinhada pelo presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COC) que se mostrou feliz e orgulhoso.

“Desta vez desde Marrocos, nosso atleta Paralímpico ganhou e não somente ritmo competitivo e preparação para os Jogos de Paris 2024 mas também uma medalha de Bronze...!!!”, escreveu Rodrigo Bejarano

O atleta de São Domingos de Santiago foi apenas ultrapassado pelo senegalês Diouf Youssupha e pelo cubano Gerdan Fonseca Bernar, num universo de 10 finalistas em representação de oito países da áfrica, Europa e América.

SR/JMV
Inforpress/Fim

 

Ler mais

Santo Antão: Orlando Delgado garante que obras das pocilgas de Barbasco vão iniciar-se nos próximos dias

Ribeira Grande, 26 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Orlando Delgado, garantiu hoje que as obras das pocilgas da ribeira de Barbasco vão iniciar-se nos “próximos dias”.

O autarca respondia a uma questão colocada durante o período antes da ordem-do-dia, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, relativamente ao ponto de situação das obras das pocilgas da ribeira de Barbasco e de como iriam fazer a deslocalização da pocilga de Boca de Pinhão, tendo em conta que muitos dos criadores disseram que não irão utilizar as pocilgas da ribeira de Barbasco.

Na resposta, Orlando Delgado foi categórico e afirmou que “quer as pessoas estiverem ou não interessadas” vão deixar de criar animais em Boca de Pinhão.

“É um esforço que estamos a fazer, lançamos o concurso, já selecionamos a empresa, que é A3 engenharia e as obras vão custar aos cofres da câmara 21 mil contos", esclareceu. 

Um investimento que, segundo Orlando Delgado, irá complementar uma fossa, sistema de deposito de água para que as pessoas possam fazerem a limpeza das pocilgas.  

A mesma fonte acentuou que se trata de um trabalho "sério" e que os criadores terão de fazer a parte deles, que é criar as condições em termos de transporte, desde Povoação até a zona da ribeira de Barbasco, de forma a continuarem a criarem os seus animais.

Segundo Orlando Delgado, a edilidade está a fazer esse “esforço” porque tem a “plena consciência” que a criação de animal ainda é um complemento do orçamento familiar.

“Muita gente, chefes de família ainda criam um porco para poder  comprar  uniforme para os filhos, medicamentos, pagar energia, de entre outros, ou seja, por isso estamos a fazer esse esforço para fazer esse grande investimento e a obra vai iniciar nos próximos dias”, garantiu.

Em 2017, a Câmara Municipal da Ribeira Grande já tinha em andamento o processo de deslocalização da pocilga de Boca-de-Pinhão e apoiou os proprietários dos chiqueiros desse local na construção de uma nova pocilga na ribeira de Barbasco.

Boca-de-Pinhão é o local onde muitas pessoas despedem-se dos seus entre queridos e, por isso, ocorrem pequenas cerimónias fúnebres antes do sepultamento no Alto de São Miguel, e o mau-cheiro que exala dessa pocilga afecta as pessoas.

Os habitantes da zona de Pinhão há muitos anos têm reivindicado a deslocalização dessa pocilga, pois vêm obrigados a inalar o fedor dos chiqueiros, quando sobem, a pé sobretudo, a íngreme subida que dá acesso à localidade.

A decisão de deslocalizar essa pocilga é irreversível, tendo em conta que se trata de uma deliberação da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, tomada por unanimidade, e vai melhorar a imagem da cidade da Ribeira Grande, já que Boca-de-Pinhão é uma das portas de entrada da cidade.

Esta solução deverá servir, também, a população de Sinagoga, onde, segundo os responsáveis municipais, também já se sente o incómodo provocado pelos chiqueiros existentes dentro daquela localidade e arredores.

LFS/JMV
Inforpress/fim

Ler mais

Portugal: José Maria Neves qualifica Cabo Verde como um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações (c/áudio)

Sines, 26 Abr (Inforpress) – O Presidente da República considerou hoje que Cabo Verde é um espaço de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações, um trabalho que, acredita, a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém tem desempenhado bem.
J

osé Maria Neves fez essa consideração em declarações à Inforpress, no final da visita que efectuou à Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém (ACSSC), à margem da sua deslocação a Portugal para participar na cerimónia oficial de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, que aconteceu esta quinta-feira, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Aqui a associação serve dezenas de comunidades, não só cabo-verdianos, mas também europeus, russos, ucranianos, portugueses e também da América Latina, de vários países, de vários países africanos e essa é a essência de Cabo Verde, uma possibilidade de encontro e de diálogo entre culturas e civilizações”, considerou.

José Maria Neves considerou ainda que Cabo Verde pode ser um factor de paz, de estabilidade, útil na sua região e onde todos possam se encontrar, tendo acrescentado que para um país pequeno como Cabo Verde, é preciso “procurar ser um espaço de encontro, de liberdade, de democracia e de oportunidades”.

“Um país onde todos possam viver com dignidade e ser também um país que recebe bem e que cuida do diálogo, da solução negociada de conflitos e esta parece ser a vocação de Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém”, frisou José Maria Neves.

Por sua vez, a presidente da ACSSC, Gracinda da Luz, concordou com o Presidente da República, indicando que nos seus 41 anos, a associação “tem crescido imenso”, com várias gerações a trabalharem em prol das comunidades.

“Começamos com uma nacionalidade [cabo-verdiana] e hoje temos 51 nacionalidades que contam connosco. Estamos muito à frente do nosso tempo, porque aqui é uma casa para toda a gente e que pode vir para ter apoio social, apoio na sua valorização, na promoção da sua cultura e a parte social”, explicou.

Conforme ela, a instituição que dirige disponibiliza todo o leque de serviço em um único espaço de serviço das comunidades imigrantes, com um trabalho segmentado, reconhecido e a trabalhar com instituições municipais que reconhecem também o trabalho da organização.

“Os desafios são muitos, porque o fluxo migratório actualmente é grande e como trabalhamos com diferentes nacionalidades sentimos isso. Neste momento sentimos que a liberdade está sendo posta em causa em relação aos nossos imigrantes, porque muita gente considera importante termos os imigrantes, mas temos uma grande massa que considera já não ser tão importante. Por isso, temos que trabalhar aqui a nossa integração e o próprio acolhimento para espelharmos o nosso trabalho”, sustentou.

Em relação à visita do Presidente da República à associação, Gracinda da Luz entende que a mesma acontece nove anos depois de ter feito a última visita, como primeiro-ministro, para inaugurar a sede da ACSSC, por isso entendeu que é “um reconhecimento real” do trabalho que tem feito, mostrando que fazem parte de Cabo Verde.

Na visita à associação, com presença da comunidade cabo-verdiana em Sines, José Maria Neves esteve acompanhado pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos, a primeira dama, Débora Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Sines, os vereadores da autarquia e outros dirigentes de instituições no concelho estiveram também presentes.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

China espera que EUA vejam seu desenvolvimento de forma positiva, diz Xi Jinping

Beijing, 26 Abr (Inforpress) - O presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje que a China está “feliz” em ver os Estados Unidos “confiantes, abertos, prósperos e vigorosos”, e espera que os EUA também possam olhar para o desenvolvimento da China de uma forma “positiva”.

"Esse é um assunto fundamental que deve ser abordado, exactamente como o primeiro botão de uma camisa que deve ser colocado no lugar certo, para que as relações China-EUA realmente se estabilizem, melhorem e avancem", disse Xi Jinping, segundo a Xinhua, ao reunir-se com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Beijing.

Observando que este ano marca o 45º aniversário das relações diplomáticas entre a China e os Estados Unidos, o Presidente chinês assinalou que, nos últimos 45 anos, as relações passaram por “ventos e chuvas” e têm uma série de inspirações “importantes” a oferecer.

A mesma fonte destacou que a China e os Estados Unidos devem ser parceiros em vez de rivais; ajudar um ao outro a ter sucesso em vez de prejudicar um ao outro; buscar pontos comuns e reservar as diferenças, em vez de se envolver em uma “concorrência viciosa”; e honrar as palavras com acções, em vez de dizer uma coisa e fazer o contrário.

"Propus que o respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação ganha-ganha fossem os três princípios gerais. Eles são lições tiradas do passado e uma guia para o futuro", acrescentou Xi.

“Actualmente, uma transformação nunca vista em um século está se desenrolando de forma profunda, e a situação internacional é volátil e turbulenta. É o desejo compartilhado dos dois povos e da comunidade internacional ver a China e os Estados Unidos fortalecerem o diálogo, gerenciarem as diferenças e avançarem na cooperação”, declarou.

"Já disse muitas vezes que o planeta é grande o suficiente para acomodar o desenvolvimento comum e a respectiva prosperidade da China e dos Estados Unidos", enfatizou ele.

Xi lembrou sua reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, em São Francisco, no ano passado, quando lançaram a visão de São Francisco voltada para o futuro. Nos últimos meses, as duas equipes agiram de acordo com os entendimentos comuns dos dois chefes de Estado, mantiveram a comunicação em várias áreas e conseguiram alguns “bons progressos”, diz a mesma fonte.

"Mas ainda há questões a serem abordadas que exigem mais esforços. Sua visita desta vez foi abordada entre o Presidente Biden e eu em nossa conversa telefónica há várias semanas. Espero que faça valer a pena", considerou o chefe de Estado da China.

Inforpress/Xinhua

Fim

Ler mais

Galeria de imagens