Tarrafal: Presidente da câmara quer que o Campo de Concentração seja introduzido no roteiro turístico

26-04-2024 16:40

Tarrafal, 26 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, defendeu hoje a necessidade de se introduzir, definitivamente, o Campo de Concentração no roteiro turístico municipal e nacional.

José dos Reis fez este apelo em declarações à imprensa, no decorrer do seminário intitulado “Campo de Concentração do Tarrafal - 50 anos depois da libertação dos presos políticos”, assegurando que o município tem todas as condições para ser um “grande” polo turístico da Ilha de Santiago e de Cabo Verde.

Daí explicou esta iniciativa de promover o encontro de trabalho com vários especialistas para debaterem a relevância do espaço histórico na valorização, ao máximo, das potencialidades turísticas que o município apresenta.

“Devemos sim introduzir o Campo de Concentração definitivamente no roteiro turístico municipal e nacional, pois há potencialidades no domínio do turismo e ninguém tem dúvidas sobre isso”, disse, realçando que é preciso ser mais pragmático, sobretudo na promoção do turismo a nível da ilha de Santiago.

Por seu turno, o investigador e historiador Carlos Carvalho disse entender que o Campo de Concentração deve ser elevado à categoria de Património Mundial e congratula-se com a realização deste seminário que, segundo o mesmo, é uma “forma de consolidar o potencial turístico do espaço”.

“Todo este movimento é importante para ajudar na consolidação de todo esse processo de candidatura do Campo a Património Mundial e essa conferência é interessante porque traz perspectivas interessantes de pessoas, vivências e gerações diferentes”, considerou, sublinhando que é mais um contributo que podem dar na edificação do Tarrafal enquanto lugar turístico interessante e que tem muitas potencialidades ainda por descobrir.

Neste seminário, participam alunos da Escola Secundária do Tarrafal, tendo a aluna Tatiana Gomes falado da relevância do evento.

Sublinhou que é uma parte da história do município, do país e da cultura, sendo assim importante os mais novos saberem a valor que ela acarreta, relembrando que o Campo de Concentração não descreve ou marca somente a história dos cabo-verdianos, mas também dos outros povos que estiveram envolvidos na luta e dos portugueses.

Paralelamente a este evento, está em curso um programa de actividades promovidas por diversas entidades, que dão relevo ao acontecimento, e que culminam com a presença de chefes de Estado e muitos convidados nacionais e internacionais.

MC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


08-05-2024 14:45
08-05-2024 14:01
08-05-2024 13:55
08-05-2024 13:42
08-05-2024 13:43