Ilha do Sal: PR defende urgência na promoção de uma cultura de prevenção e segurança no trabalho

26-04-2024 19:36

Espargos, 26 Abril (Inforpress)- O Presidente da República considerou hoje que é urgente a promoção de uma cultura de prevenção e segurança no trabalho, junto aos parceiros sociais e da sociedade civil, através de uma “adequada” campanha de informação.

José Maria Neves fez essa afirmação ao intervir, através de um vídeo, no sétimo Congresso Nacional para Prevenção, Segurança e Saúde Ocupacional, que decorreu hoje na ilha do Sal, promovido pelo Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO), enquadrado nas actividades do Dia Mundial da Segurança e Saúde Ocupacional, em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho.

Na sua intervenção, o chefe de Estado pôs tónica na segurança e saúde no trabalho como um direito fundamental e na necessidade de contrair as trágicas estatísticas de acidentes de trabalho e no reforço da fiscalização para reduzir estas infrações.

“Congratulo-me com o facto de Cabo Verde dispor de uma boa legislação sobre este assunto e insisto as autoridades competentes a continuar a aperfeiçoá-la e a aplicá-la de forma eficaz”, sublinhou José Maria Neves.

O Presidente da república realçou que a “Constituição da República de Cabo Verde defende a vida humana como uma preciosidade da mesma forma que a Organização Internacional do Trabalho enfatiza a relevância da segurança e saúde como um direito inalienável”.

Para o chefe de estado, em alguns sectores de actividade onde se registam acidentes de trabalho com mais frequência, muitas vezes mortais, apostar na prevenção iria limitar, tanto os acidentes como as suas consequências.

“Ttodos devem estar emanados neste objetivo e na construção de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho”, concluiu.

NA/IMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


08-05-2024 23:50
08-05-2024 23:32
08-05-2024 23:11
08-05-2024 22:42
08-05-2024 22:34