USADF diz-se engajada no desenvolvimento social e económico da população cabo-verdiana

20-06-2024 21:14

Cidade da Praia, 20 Jun. (Inforpress) – O presidente da Fundação para o Desenvolvimento Africano, dos Estados Unidos (USADF), Travis Adkins, transmitiu hoje ao Presidente da República, José Maria Neves, o engajamento da instituição ndesenvolvimento social e económico para a população de Cabo Verde.

Travis Adkins fez esta revelação à imprensa, no término de uma visita ao Chefe de Estado, no quadro do reforço das relações económico-empresais entre a instituição, referenciada como um parceiro do país.

A oportunidade serviu também para as duas personalidades analisarem o fortalecimento das relações entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde.

A USADF, disse, quer proporcionar esta parceria para a ajudar a população cabo-verdiana a aumentar o seu nível de vida, através do apoio a pequenas e médias empresas, bem como contactar empreendedores não só na Cidade da Praia, mas também em todas as ilhas, com particularidade para as áreas relacionadas com o turismo, a agricultura, a pesca, e energias renováveis, visando uma “mudança de valor”.

Travis Adkins fez questão de enaltecer, por outro lado,  “o entusiasmo da organização com a vinda do secretário de Estado dos EUA, Blinken, a Cabo Verde, seguido pelo chefe da corporação Millennium Challenge” que antecederam a  vinda da USADF.

“Isto é uma vitória para nós, mas também é apenas o começo do trabalho real que queremos fazer para ter um impacto compartilhado para as pessoas de Cabo Verde”, referiu Travis Adkins, quando instado a pronunciar sobre a visita do mais alto magistrado da Nação, afirmando tratar-se de uma viagem que nunca esquecerão.

Já na manhã desta quinta-feira, refira-se, a USADF assinou um memorando com o Governo no qual se compromete a atribuir 10 milhões de dólares em apoio a pequenas e médias empresas, agricultores e pescadores durante cinco anos.

O programa da USADF iniciou a sua actividade em Cabo Verde desde 1993, tendo apoiado várias empresas em sectores diversos, incluindo agricultura, carpintaria, metalurgia, financiamento de microcrédito e transporte.

De 1996 até ao encerramento do programa em 2015, a USADF disponibilizou financiamento e assistência técnica totalizando 5,7 milhões de dólares para 45 empresas e empreendedores cabo-verdianos.

A USADF é uma agência independente do Governo dos Estados Unidos, criada pelo Congresso para investir directamente em empresas de base e empreendedores sociais africanos.

Os investimentos da USADF aumentam a renda, receitas e empregos por meio de subsídios e soluções baseadas no mercado para a pobreza.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25
15-07-2024 13:19
15-07-2024 12:34
15-07-2024 12:34