Cesária Évora Academia de Artes promove audição final de alunos que se destacaram no ano lectivo 2023- 2024

27-06-2024 20:26

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) – A Cesária Évora Academia de Artes promoveu hoje, na cidade da Praia, uma audição final de alunos que se destacaram no ano lectivo 2023-2024, com objectivo de proporcionar um momento de união entre a comunidade educativa.

 “Este evento interno permite que os alunos que mais evoluíram ao longo do ano pudessem apresentar o que aprenderam, convidando pais, colegas e outros membros da comunidade educativa”, explicou o professor José Maria Leal, em declarações à Inforpress.

Segundo aquele responsável, a recital de música, que teve lugar no Auditório Nacional Jorge Barbosa, tem como objectivo juntar a comunidade educativa, uma vez que ao longo do ano não foi possível reunir todos por ocasião do Natal, da Páscoa e do final do ano lectivo.

Além disso, trata-se de uma oportunidade para que os alunos de diferentes horários, idades e ocupações possam se conhecer e interagir, fortalecendo o senso de comunidade dentro da Academia.

"A música é o que nos une", enfatizou José Maria Leal.

 

Foram selecionados os alunos que estão mais preparados e confiantes para se apresentarem. Entre os destaques, há cerca de 30 alunos de violino, 10 de piano e 8 de guitarra, mais alunos da parceria com a Escola Pedro Gomes, que aprendem instrumentos de sopro e canto.

A Academia de Artes, segundo José Maria Leal, tem procurado se expandir para outras ilhas, indicando um núcleo na ilha do Sal e outro na ilha de São Vicente. Parcerias têm sido feitas com diversas instituições para levar a música a mais pessoas.

Um dos grandes desafios, como apontou aquele responsável, é a valorização da música e da arte pela sociedade cabo-verdiana, que, apesar de ser uma terra rica em cultura musical, muitas vezes não dá a devida importância a esses aspectos em meio a outras prioridades.

Vários de alunos já passaram pela Cesária Évora Academia de Arte, mas nem todos continuam devido às exigências da aprendizagem, viagens ou mudanças de prioridades, especialmente durante a adolescência.

No entanto, vincou o professor de música, a Academia acompanha e motiva também os adolescentes da melhor maneira possível, ajudando-os a encontrar um equilíbrio entre a música e outras responsabilidades.

E, este recital, frisou José Maria Leal, não só destaca o talento e a dedicação dos alunos, mas também reforça o papel fundamental da Academia de Artes na formação cultural e educativa da comunidade.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 0:06
29-06-2024 23:59
29-06-2024 23:48
29-06-2024 23:26
29-06-2024 22:57