Presidente da APPAST aponta ganhos na formação e arrecadação de materiais para pescadores e peixeiras em 15 anos

29-06-2024 23:48

Cidade da Praia, 29 Jun (Inforpress) – O presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras de Achada Grande Trás e São Tomé (APPAST) disse hoje que esta associação teve ganhos durante esses 15 anos, sobretudo na formação e arrecadação de materiais para pescadores e peixeiras.

Alberto Tavares fez estas considerações à Inforpress durante a cerimónia de comemoração dos 15 anos desta associação, que tem como objectivo juntar a classe, outras associações e profissionais convidados para celebrarem esta data, no sentido de reflectirem juntos sobre os dificuldades e ganhos que os mesmos têm enfrentado na labuta todos os dias.

Em termos de ganhos da associação apontou que conseguiram até o momento arrecadar um conjunto de materiais para os pescadores e peixeiras, como malas térmicas, botes, sendo que muitos botes receberam fibras.

Com isso, fez um balanço “positivo” das suas actividades durante esses anos, porque, conforme explicou, a formação para esta classe na área de pesca e transformação e conservação do pescado, constitui um "grande avanço" para esta classe.

Explicou ainda que através desta formação conseguiram também deslocar às outras comunidades piscatórias para capacitar outros pescadores da ilha de Santiago e na ilha de São Vicente.

Dos trabalhos que tem feito nas comunidades apontou também a participação desta associação em várias acções de capacitação, nas campanhas de limpeza nestas duas zonas piscatórias, com intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação das tartarugas e conservação do lixo.

O líder associativo acresentou também que tem estado a ajudar as pessoas nas comunidades sobretudo na reabilitação das casas juntamente com os parceiros.

Por outro lado, sublinhou que a maior dificuldade que esta classe enfrenta, neste momento, é encontrar peixes para pescar. E quando encontram são em pouca quantidade para abastecer os mercados.

Esta associação, conforme informou o presidente, conta neste momento, com cerca de 40 pescadores e peixeiras das zonas de Achada Grande Trás e São Tomé.

Para comemorar o dia, deixou a mensagem de força aos colegas e apelou ao engajamento de todos nesta luta e para não desistirem dos seus sonhos que dias melhores virão.

De referir que este evento culminou também com a entrega de trofeus aos vencedores de torneios de futebol masculino e feminino, torneio de cartas, concurso de "puxa cordas", concurso de pesca, de natação e mergulho.

Por sua vez, o ministro do Mar, Abraão Vicente disse que associação é “muito importante” para a tomada de decisões sobretudo a nível do governo, porque, segundo explicou, ajuda na organização deste sector nas comunidades.

Disse este governante que o executivo tem estado a fazer “muito” por esta classe sobretudo na fibragem dos botes, acesso a créditos para a compra dos motores e promover actividades nas comunidades com esta classe para dinamizar o desenvolvimento deste sector.

Este evento contou também com as presenças da presidente do ICIEG e da directora geral das Pescas.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


01-07-2024 23:46
01-07-2024 21:28
01-07-2024 20:33
01-07-2024 19:31
01-07-2024 19:14