Câmara Municipal da Praia implementa medidas de apoio aos artistas na capital 

01-07-2024 23:46

Cidade da Praia, 01Jul (inforpress)- A Câmara Municipal da Praia (CMP) apresentou hoje aos "fazedores da cultura" da capital um conjunto de iniciativas para ajudar os artistas a dinamizar os seus trabalhos.

Estas iniciativas foram apresentadas no final desta tarde pelo presidente da CMP, Francisco Tavares, num encontro com os artistas de diversas áreas, no Parque 5 de Julho, na Cidade da Praia.

Das iniciativas apresentadas constam o lançamento do edital Jaime Figueiredo, que acontece a partir do mês de Agosto, o festival da música tradicional, a abertura da escola municipal de artes, no mês de Setembro e a requalificação do cinema do Platô, prevista para mês de Outubro.

Para apoiar a actividades dos artistas, a autarquia prevê a abertura da casa do artesão, no mês de julho, feira do artesanato que acontece de dois em dois meses em diversas zonas da cidade, a Internacionalização dos artisas praienses e o concurso de artigos científicos sobre Amílcar Cabral.

 Exposição municipal de artes, concurso Todo Mundo Canta e Todo Mundo Dança, que acontece no mês de Setembro, lançamento de caça talentos e a realização do primeiro fórum municipal são propostas apresentadas pela Câmara Municipal da Praia.

À imprensa, Francisco Carvalho disse que estes projectos vão começar a ser implementados ainda este mês, com o propósito de responder as revindicações que os artistas tinham colocado durante o encontro realizado em Junho.

"Trazemos listas de programas e iniciativas que são as respostas que a CMP está a formalizar para concretizar os sonhos e revindicações dos artistas praienses”, sublinhou.

Para além dessas iniciativas apresentadas, o edil diz-se aberto a acolher ainda outras iniciativas.

Por sua vez, o artista Jorge Tavares reconheceu a iniciativa proposta pelo edil praiense, considerando que vai incentivar os fazedores de cultura, sobretudo os da periferia, a desenvolverem os seus trabelhos.

Tavares disse ainda que ficou "contente" com o arranque do festival de música tradicional e a colocação de artistas em noites cabo-verdianas.

"É uma iniciativa muito boa para a nossa cidade, que há muito estava a precisar”, salientou. 

Na mesma linha, o artesão Gustavo Duarte considerou que todas as iniciativas apresentadas são " louváveis", observando que é preciso que cada um dos "fazedores da cultura" contribua para elevar o sector cultural nesta cidade, que, segundo disse, tem "muito a dar".

A maioria dos artistas presentes mostraram-se felizes com estas iniciativas que, acreditam, vão alavancar a cultura na capital em diversas áreas.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-07-2024 21:41
03-07-2024 21:18
03-07-2024 20:01
03-07-2024 19:58
03-07-2024 19:11