Boa Vista: Forte Duque de Bragança palco de espetáculo ao pôr do Sol

29-06-2024 22:57

Sal Rei, 29 Jun (Inforpress) – O ilhéu de Sal Rei recebeu hoje um conjunto de espetáculos de dança e música que decorreu ao pôr do sol no Forte Duque de Bragança, no âmbito da programação de celebração das festas do município.

O ilhéu de Sal Rei, popularmente conhecido por “Djeu”, recebeu pela primeira vez um espetáculo cultural, dança e música, com o objectivo de valorizar o monumento Forte Duque de Bragança, enquanto património histórico e turístico da ilha, e mostrar as potencialidades artísticas da ilha.

Apos deixar a Praia d’Diante em botes que foram disponibilizados pela organização, os participantes do evento atracaram no “Djeu” para serem recebidos com uma performance interativa de dança contemporânea e tradicional, logo à entrada do Forte.

Dennis Martins, um dos membros fundador do grupo de dança “Na Bao” que actuou nesta tarde, explicou que a ideia do espetáculo e das coreografias foi fazer os convidados viajarem ao passado e demostrar um pouco da história e importância que o lugar teve para Sal Rei.

Desde a representação do povo de Sal Rei na apanha do sal, o fado dos portugueses colonizadores, marcha da guarda portuguesa, seguida da música tradicional cabo-verdiana, e a união dos colonos e a população para se defender dos ataques de piratas no Forte, e evitar os frequentes saques dos quais a ilha era vítima.

Segundo a directora de Cultura da Câmara Municipal da Boa Vista, Leidy Barros, desde a reabilitação do Forte nasceu a vontade de realizar um espetáculo no ilhéu, e agora para as festividades do município quiseram fazer algo “diferente” e “especial” na agenda.

Segundo a mesma, com essa “boa” aceitação do público a ideia é melhorar e voltar a repetir o espetáculo.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


01-07-2024 23:46
01-07-2024 21:28
01-07-2024 20:33
01-07-2024 19:31
01-07-2024 19:14