Sindicato pede verificação de todos os pontos da proposta do PCFR para impedir prejuízos aos professores

21-06-2024 14:13

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) - A presidente do Sindprof avançou hoje que é de “extrema importância” verificar todos os pontos da proposta do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) e do novo estatuto do docente para não prejudicar os professores e alunos.

Lígia Herbert fez estas considerações à Inforpress durante um encontro com os professores na Escola Capelinha, na Fazenda, cidade da Praia, para socializar as propostas do novo PCFR com os docentes, afirmando que o Ministério da Educação deu um prazo de 15 dias para entregarem o parecer desta proposta.

“Nós sabemos que há professores que estão em exames da prova geral interna, mas nós vamos trabalhando aos poucos, passando as informações sobre o PCFR e o estatuto”, disse, realçando que 15 dias para entregar este parecer é “muito curto”.

“Se é para nos testar até 15 dias, vamos conseguir entregar o parecer para mostrar claramente onde é que nós estamos de acordo e também que se evite levar ao Conselho de Ministro diplomas que não vão ao encontro da vontade da classe”, assegurou a sindicalista.

“Porque se é corrida à estafeta e de resistência, se é tentar fazer desistir o sindicato, nós não vamos desistir, porque nós somos a árvore que nasce das impossibilidades”, sublinhou.

Dos encontros que já manteve com outros professores, avançou que saíram vários subsídios e que é preciso ver esses diplomas “muito bem”.

A sindicalista apontou ainda a questão da retirada de ganhos para os sindicatos, assim como a situação dos professores com grau académico de mestrado e doutor, que "não está claro", e também o uso de leis e decretos que “estão obsoletos” e que “foram revogados” por outras leis.

Neste particular, acrescentou que é preciso rever tudo, sobretudo a questão do quadro privativo, do qual o professor já foi retirado.

DG/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


27-06-2024 20:59
27-06-2024 20:52
27-06-2024 20:26
27-06-2024 20:20
27-06-2024 20:34