Projecto Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 inaugura Sede Operacional Central no edifício da “Escola Grande”

21-06-2024 20:23

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) - O projecto Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 inaugurou hoje a Sede Operacional Central (SOC) no edifício da “Escola Grande”, onde será o centro das operações de organização e planificação da Semana Central Final (SCF) destas celebrações.

A inauguração desta sede acontece no âmbito das actividades do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024, no quadro do projecto da Celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde (C500) que tem nos jovens os seus principais destinatários, sob o signo da “Geração dos 500 Anos.

O Jubileu acontece em 2033, mas neste decénio, dez anos de preparação da celebração, propõe-se um leque de actividades em comemoração da efeméride, entre as quais o Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 que vai acontecer na cidade da Praia, de 4 a 12 de Agosto,, onde serão esperadas a volta de 100 mil pessoas.

Assim, a Sede Operacional Central, estabelecida no edifício da “Escola Grande”, no Plateau, será o centro de todas as operações de organização e planificação da chamada Semana Central Final, durante a qual terão lugar as principais celebrações e eventos previstos para essa fase.

O padre António Ferreira, também conhecido como padre Ima, presidente da Comissão Executiva Nacional do Projecto da Celebração dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, explicou em entrevista à Inforpress que a Sede Operacional Central é o “cérebro”, uma espécie de quartel-general, com atendimento público, onde serão facultadas todas as informações necessárias para o jubileu e material suporte, sala de formação dos voluntários e um pátio de convívio.

“Portanto, para todos nós que vamos estar envolvidos e implicados neste evento tenhamos condições mínimas para trabalharmos tranquilamente, sem pressa, sem stress, e sem problemas de consciência de estarmos a incomodar o senhor cardeal no seu sono”, clarificou.

Segundo a mesma fonte, neste momento, o foco dos trabalhos da organização do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 reside na inscrição dos peregrinos, mobilização das famílias de acolhimento dos peregrinos e dos cerca de mil voluntários “necessários” para dar satisfação ao “pleno cuidado” dos peregrinos e às inúmeras actividades previstas durante o epicentro do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 sob o tema “Animados pela Gratidão e Guiados pela Esperança”.

A Sede Operacional Central vai funcionar até o dia 12 de Agosto, devendo ser entregue, entretanto, em Setembro, para, conforme o padre Ima, dar assim tempo de se arrumar as coisas e fechar o relatório.

A celebração do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 está a entrar na sua fase conclusiva com os últimos preparativos para a Semana Central Final (SCF), que irá decorrer de 4 a 8 de Agosto na Vigararia do Santiago Norte (interior da Ilha de Santiago) e de 8 a 12 de Agosto na Vigararia de Santiago Sul e Maio, mais precisamente nos concelhos de S. Domingos, Praia e Ribeira Grande de Santiago, contando com a participação de todos  os jovens do país, da diáspora cabo-verdiana e de alguns países amigos de Cabo Verde.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 14:09
15-07-2024 14:01
15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25
15-07-2024 13:19