Livro “Memórias Lembradas - A Menina do Chapéu de Kanharanhan” apresentado aos santa-catarinenses

22-06-2024 11:18

Assomada, 22 Jun (Inforpress) - A professora e escritora Margarida Agues apresentou na sexta-feira, 22, o seu primeiro livro “Memórias Lembradas - A Menina do chapéu de Kanharanhan”, aos munícipes de Santa Catarina.

Em declarações à Inforpress, Margarida Agues explicou que o livro é baseado nas suas memórias, desde criança à vida adulta, e que fala de um pouco de tudo, tendo o final da obra situado no ano de 2016 e com algumas passagens no crioulo, principalmente crioulo do Maio.

A escritora evidenciou ainda que o livro tem um subtítulo “A menina de karamkanham”, uma palavra “estranha”, que, conforme disse, é pouco usada na ilha do Maio e que certamente também não é utilizado na cidade de Assomada, mas que foi o nome dado ao chapéu que seu pai fazia.

“Meu pai tinha quatro filhas e quando foi dado a novidade que a sua esposa ia ter um bebe, ficou empolgado em saber qual era sexo e quando lhe foi dito que era mais uma menina, ele disse que ia colocar somente chapéu de karamkanham,” contou a escritora, explicando a origem do subtítulo da obra, que presta uma homenagem ao seu pai e retrata um pouco da história da ilha natal.

Conforme sublinhou, o livro tem várias fases da história do seu crescimento, que começa pela sua infância, mas que não é uma história sequenciada cronologicamente, pois, do mesmo constam temas como educação, desporto, política, brincadeiras infantis, comidas tradicionais e um pouco da sua zona, Barreiro, na ilha do Maio.

Questionando sobre os desafios, a escritora reconheceu que escrever um livro “não é uma tarefa fácil, mas possível”, que os professores devem escrever para que os alunos e colegas possam escrever também.

A professora aposentada disse que é formada em Língua Portuguesa e Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, sendo assim, avançou, não teve tantas dificuldades na produção do seu livro.

Os maiores desafios, reiterou, foram encontrar meios e patrocínios para gráfica e fazer chegar o livro ao mercado.

A apresentação da obra esteve a cargo do sociólogo Henrique Varela, que realçou que o livro retrata a história de uma pessoa da ilha de Maio, suas vivências, seu percurso de infância na zona de Barreiro, passando pelo seu percurso profissional.

Mas também, continuou, retrata algumas tradições da ilha, vivências na organização do Carnaval na escola, entre outros pontos, que segundo o apresentador são histórias que as pessoas merecem conhecer.

“Um país é feito com livros e homens. Livro combate a ignorância e a ignorância é um dos três inimigos da humanidade, que são ignorância, pobreza de espírito e falta de cultura”, finalizou, considerando que ler livros elimina esses inimigos, desenvolve o vocabulário e torna o nosso raciocínio mais rápido.

Nos municípios da região Santiago Norte, Santa Cruz vai ser o próximo a receber a obra, com a apresentação agendada para terça-feira, 25.

JV/MC//AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-06-2024 15:04
28-06-2024 14:52
28-06-2024 14:45
28-06-2024 14:17
28-06-2024 14:04