Santo Antão: Ex-mecânico e empresário Alexandrino Alves pode emprestar seu nome a uma das ruas da cidade do Porto Novo

28-06-2024 14:17

Porto Novo, 28 Jun (Inforpress) – O ex-mecânico e empresário Alexandrino Alves pode emprestar o seu nome a uma das ruas da cidade do Porto Novo, Santo Antão, onde reside, em sinal de reconhecimento pelo contributo dado ao desenvolvimento desta urbe.

A informação foi avançada, quinta-feira, pelo presidente da câmara do Porto Novo, durante o acto de homenagem a este que foi “um exímio” mecânico e bate-chapas, além de ser empresário no ramo do turismo, sendo proprietário de uma unidade hoteleira.

Aníbal Fonseca assegurou aos familiares e aos munícipes que a edilidade que dirige vai, na próxima sessão da Assembleia Municipal do Porto Novo, submeter aos deputados municipais uma proposta visando a atribuição do nome de Alexandrino Alves à rua onde se situa a unidade hoteleira e onde funcionou a oficina mecânica.

A homenagem foi uma iniciativa do projecto “Terra d’Soded”, liderado pelo artista Carlos Lopes, que qualificou Alexandrino Alves, hoje com 84 anos, como sendo “um verdadeiro mestre” na área de mecânica e bate-chapas, que ensinou muitas gerações de profissionais.

"Nhô Lex (como é conhecido) merece esta homenagem que visa reconhecer a importância desta figura na sociedade porto-novense", sublinhou Carlos Lopes, que pintou um mural de Alexandrino Alves na fachada principal da unidade hoteleira, da qual é proprietário, como forma de perpetuar esta personalidade.

O seu filho Joaquim Silva disse que "Nhô Lex" foi “um excelente mecânico”, além de reparar “máquinas, também moldava vidas, inspirando confiança e determinação aos seus aprendizes”, considerando que a forma de “honrar a memória” de Alexandrino Alves é “manter vivos os valores” que ele transmitiu e a “paixão” que ele demonstrou pela mecânica.

O presidente da câmara do Porto Novo lembrou que Alexandrino Alves, que tem dificuldades em falar devido à doença, foi já homenageado pela autarquia porto-novense enquanto “formador de excelência” destacando este munícipe como “um exemplo” daquilo que todos os porto-novenses devem fazer para o seu concelho. 

Além de ter sido um “exímio” mecânico e formador de jovens nesta área, Alexandrino Alves é também “uma pessoa multifacetada”, sendo também empresário no ramo do turismo.

A homenagem a esta “figura emblemática” do Porto Novo foi ainda marcada por depoimentos de profissionais que ele formou na área de mecânica e bate-chapas, além de pessoas amigas.  

JM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 19:43
30-06-2024 17:16
30-06-2024 18:00
30-06-2024 16:10
30-06-2024 15:34