Universidade de Rhode Island quer fortalecer laços académicos com universidades cabo-verdianas  

19-06-2024 13:21

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) - A directora internacional da Universidade de Rhode Island, dos Estados Unidos revelou hoje que a instituição pretende explorar as parcerias com as universidades de Cabo Verde, possibilitando intercâmbios académicos e bolsas de estudos aos estudantes cabo-verdianos.

Kristen Johnson falava aos jornalistas no final de um encontro que a delegação manteve na manhã de hoje com o chefe de Estado, José Maria Neves, na Presidência da República, na cidade da Praia.

“A nossa esperança com esta delegação é explorar parcerias com universidades, mas também revigorar as ricas ligações entre a Universidade de Rhode Island e Cabo Verde” avançou, realçando que um grupo de estudantes da universidade estará de visita ao país no início do próximo ano.

Segundo a vice-reitora para as Iniciativas Globais, a delegação já se reuniu com as comunidades e os parceiros estratégicos no país a fim de projectar e delinear os melhores compromissos a serem assumidos nos próximos anos.

O projecto, adiantou, envolve uma bolsa de estudos para estudantes cabo-verdianos e americanos, cujo intuito é apoiar a forte diáspora a ingressar na universidade de diversas formas.

“Estamos muito esperançosos de poder convidar vários estudantes e apoiar sua visita à Universidade de Rhode Island também. Esse é o nosso objectivo, então tivemos ontem uma reunião inicial com a Universidade de Cabo Verde e amanhã teremos uma reunião com a Universidade Atlântica Técnica (UTA)", elencou.

O propósito, reiterou, é desenvolver acordos formais na promoção da participação e o envolvimento tanto a nível do intercâmbio académico, como construir colaborações de investigação benéficas para ambas as instituições superiores.

“Existem algumas áreas, havíamos conversado um pouco sobre a língua inglesa e o estudo do crioulo para alunos da Universidade de Rhode Island e outras áreas de interesse que vão desde as ciências sociais às artes e humanidades e, claro, questões de ambientes costeiros e marinhos” explicou, manifestando o interesse igualmente na área dos impactos das alterações climáticas em Cabo Verde.

“Temos uma ligação profunda e rica entre as populações estudantis e as populações da diáspora em Rhode Island, e estamos absolutamente entusiasmados por poder reconstruir um programa que tem sido tão significativo e importante para a universidade”, finalizou.

LT/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


05-07-2024 16:22
05-07-2024 16:10
05-07-2024 16:07
05-07-2024 15:36
05-07-2024 15:13