Independência/49 anos: Cabo Verde é um Estado social mais forte e com impactos na vida das pessoas – MpD

05-07-2024 16:07

Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O vice-presidente do grupo parlamentar do MpD, Celso Ribeiro, defendeu hoje, no parlamento, que passados 49 anos, Cabo Verde é um Estado social mais forte, com impactos na vida das pessoas, na redução da pobreza e das desigualdades.

A afirmação foi feita por aquele parlamentar durante a sessão solene comemorativa do 49º aniversário da Independência Nacional, que se assinala hoje, 05 de Julho.

“O país tem assistido a ganhos e mudanças estruturais em vários sectores, fruto do percuciente trabalho de todos os cabo-verdianos”, observou Celso Ribeiro.

Por isso, considerou ser este o momento para honrar a coragem e a memória daqueles que, clandestinamente ou expressamente, estiveram em diversas frentes, e protagonizaram as lutas de libertação.

Para o MpD, o progresso é evidente, tendo o país uma taxa de desemprego das mais baixas registadas e numa luta sem tréguas contra a pobreza absoluta e com a perspectiva de erradicar a pobreza extrema até 2026.

“Isto porque o nosso foco são as pessoas e as famílias, a nossa economia cresce a taxas superiores a cinco por cento (%), a inflação continua controlada a níveis inferiores a 2,4 %, os níveis de prestação na saúde melhoram a olhos vistos”; acrescentou.

No que concerne à segurança, Celso Ribeiro, classificou a situação de “relativamente controlada”, com registo de episódios ocasionais de delinquência juvenil circunscritos a alguns centros urbanos.

“A segurança do Estado é normal e não inspira grandes cuidados. As instituições democráticas funcionam nos termos constitucionais e legais e os cidadãos sentem os efeitos e os benefícios da boa governança”, notou Celso Ribeiro, reconhecendo que desafios persistem nas áreas da coesão social e unificação do mercado, particularmente, no sector dos transportes internos.

Em relação à Justiça, Celso Ribeiro assegurou que se está a estruturar nos termos consagrados na Constituição da República e que responde aos desafios actuais da Nação.

“Registo que, apesar de alguma morosidade e prescrições, o seu desempenho é bem avaliado pela sociedade que a considera como uma das instituições mais confiáveis do País, graças ao abnegado esforço dos seus agentes”, frisou.

Para terminar, o deputado do partido que sustenta o Governo disse acreditar no futuro de Cabo Verde, em que haja uma economia de conhecimento que valorize a todos, que  seja  sustentável e solidário para todas as gerações.

“Neste 05 de Julho, aproveitamos para apelar por maior coerência e responsabilidade por parte dos sujeitos políticos, na medida em que devemos ter um espírito mais colaborativo e pró Cabo Verde, sem se esquecer que muitos já estiveram na vanguarda do processo de desenvolvimento de Cabo Verde”, concluiu.

OM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


08-07-2024 20:25
08-07-2024 20:15
08-07-2024 19:00
08-07-2024 18:54
08-07-2024 18:23