Tarrafal: Autarquia homenageia as 147 crianças do município que participaram na 2ª edição do concurso Nacional de Leitura

14-06-2024 23:42

Tarrafal, 14 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal, em parceria com a delegação do Ministério da Educação, reconheceu em acto público o empenho e desenvolvimento das crianças do município que participaram no concurso de leitura com duas finalistas.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara municipal substituto, Arnaldo Andrade, explicou que o intuito é encorajar os estudantes, crianças, adolescentes e jovens pelo esforço e pela participação no concurso, informando que duas das participantes conseguiram chegar à fase final

Segundo o também vereador do Turismo e Cooperação, o concurso pretende estimular a leitura nos mais pequenos e Tarrafal, como terra de cultura, com tradições, com autores, com gente que produz cultura e escrita também quer, segundo o autarca, que esta tradição se mantenha e se desenvolva.

Neste evento, também foram envolvidos os pais e encarregados da educação, pois, conforme relembrou, a sociedade tem um grande papel, principalmente nesta era das tecnologias em tentar manter as crianças e estimulá-las para a leitura. 

Entretanto, ressaltou que na sua óptica as novas tecnologias não se opõem e não estão em contradição com a leitura. 

“A leitura é um instrumento, é uma capacidade que se permite, é ambivalente”, sublinhou, reforçando assim que tanto a leitura em suporte papel como a leitura em dispositivos eletrónicos, desde que se tenha grande capacidade, “é muito bom”.

Por seu turno, o delegado substituto e director do Agrupamento I, Alcides Semedo, salientou que a leitura é a base de tudo e que essa atcividade propõe incentivar o hábito de leitura. 

“Hoje em dia somos fustigados pelas tecnologias, mas não se pode dispensar uma boa leitura”, considerou, justificando assim a presença da sociedade civil, de forma a contribuírem no apoio e no incentivo das crianças, permitindo-lhes viajar através da leitura.

A nível do concelho participaram, segundo o delegado substituto, 147 alunos do 1º ano ao 12º ano de escolaridade e duas alunas conseguiram chegar à fase final que vai decorrer no dia 9 de Julho, na ilha do Sal.  

Das finalistas que vão representar o município na fase final do Concurso Nacional de Leitura, Djennifer Landim, aluna do 12º ano, enalteceu esta iniciativa, realçando que é mais uma forma de incentivar outros jovens e alunos a participarem em concursos do tipo.

Pois, sublinhou que muitas vezes, quando as crianças não têm este hábito desde pequenos, ou não encontram este estímulo na família, é preciso contar com o envolvimento da comunidade educativa e da sociedade em geral e que eventos do tipo mostrem à sociedade o quanto é importante ler.

No seu caso, além do seu esforço pessoal, deu mérito à sua mãe que, segundo esta finalista, lhe prestou todo o suporte e apoio necessários, levando-a a acreditar que tudo é possível, basta sonhar, crer e lutar para conseguir.

De referir que o Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde (PNLCV) em articulação com a Dinamização de Bibliotecas Escolares (DBE) e municipais.

MC/JMV
Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


24-06-2024 23:01
24-06-2024 21:31
24-06-2024 20:53
24-06-2024 20:32
24-06-2024 19:07