Ilha do Sal: Jovens e técnicos de Vila Real de Santo António na ilha para intercâmbio

24-06-2024 20:53

Espargos, 24 Jun (Inforpress) - Uma delegação de jovens, acompanhados de técnicos e vereador do Núcleo de Juventude da Câmara Municipal Vila Real, Portugal, encontra-se no Sal onde, até o dia 29, participam num intercâmbio com jovens da ilha visando troca de conhecimentos.

Durante o intercâmbio, fruto de visitas anteriores e acordos entre os municípios, os jovens dos dois municípios geminados terão oportunidade de interagir com líderes associativos e outros jovens locais.

Conforme o vereador responsável pela pasta da Juventude, Euclides Silva, este encontro é no sentido tirar o máximo partido do acordo de geminação entre o município do Sal e o município de Vila Real de Santo António.

Nós temos feito algumas ações, especialmente a nível do desporto, aproveitando os municípios, especialmente portugueses, para acções de capacitação, formação e intercâmbios desportivos, mas desta vez nós fizemos questão de trazer os jovens de Vila Real para o Sal, para depois também levarmos os nossos jovens”, disse.

Segundo Euclides Silva, a intenção é levar também os jovens do município do Sal para trocarem experiências e saberes, e aproveitar aquilo que a região de Algarve, o município de Vila Real de Santo António, tem para oferecer”.

Para o vereador do núcleo de Juventude da Câmara Municipal Vila Real, Álvaro Leal, “é fundamental fazer com que a geminação saia do papel e os jovens possam ter oportunidades de conhecer uma cultura diferente e possam levar também aquilo que a ilha tem a oferecer”.

“É uma parceria para durar, porque as migrações já existem há muitos anos, mas nós, desde que tomámos posse, estabelecemos este contacto mais próximo”, sublinhou.

Segundo a mesma fonte, esta parceria resulta de uma visita à ilha em que trouxeram um projecto de intercâmbio juvenil, “como forma de aproximar os povos”.

Tanto os jovens visitantes como os do Sal ambicionam que essa experiência seja de “muita partilha e ajuda mútua".

“É uma forma de conhecermos uma nova cultura e conhecer a realidade de Cabo Verde e ver como podemos ajudar de alguma forma, mas também adquirir e passar experiencial com os jovens daqui do Sal”, disse Jorge Piloto, membro da delegação portuguesa.

Do programa da semana de intercâmbio, consta visita aos serviços descentralizados da Câmara Municipal do Sal, visitas a espaços culturais, campanhas de limpeza, conversas abertas e para fechar, uma volta à ilha para conhecerem os pontos de interesse turístico da ilha do Sal.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-06-2024 14:17
28-06-2024 14:04
28-06-2024 13:59
28-06-2024 13:45
28-06-2024 13:30