Santa Catarina: Organização do IV encontro da Rede-TER faz “balanço positivo” dos três dias de trabalho

27-06-2024 22:15

Assomada, 27 Jun (Inforpress) – A organização do IV encontro dos pesquisadores da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER) fez um “balanço positivo” do evento, considerando que os objetivos a que se propuseram foram alcançados.

O IV encontro da Rede-TER realizado durante três dias em formato híbrido, com actividades presenciais no Campus da Universidade de Santiago (US), em Assomada, Santa Catarina, e também remotamente, por meio de plataformas digitais, decorreu sob o lema “Diálogos integrados: pesquisa, ensino e inovação para o desenvolvimento do eixo Sul-Sul”.

Segundo a professora da US Lucilene Gomes e membro da Rede-TER foram três dias de muita partilha, troca de conhecimento e experiências e de muitos diálogos, ressaltando que sempre foi esse o intuito do encontro.

A docente acrescentou que foi possível apresentar aos estudantes novas experiências, consideradas “muito importantes” dentro do quadro académico e científico, tendo apresentado aos presentes um pouco daquilo que tem sido o trabalho feito pela Rede.

Durante esses três dias, de 25 a 27 de Junho, a docente a académica informou que foram submetidos cerca de 80 trabalhos, todos apresentados nos grupos temáticos e que vão ser publicados no e-book.

Por seu turno, o professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, Cezinaldo Bessa, também fez um balanço positivo do evento, relembrando que o objectivo era de fortalecer os diálogos com debates e trocas de experiências, mas também o fortalecimento das parcerias entre as instituições e as pesquisas.

Segundo este professor há já algum tempo que estão a trabalhar na Rede-TER e este foi o momento de fortalecer as discussões que têm sido levadas a cabo, anunciando que estão a pensar fazer a divulgação das pesquisas nos territórios do sul de forma mais intensa.

Igualmente evidenciou que neste encontro, dentre outras propostas e decisões, vão trabalhar no fortalecimento de discussões sobre a língua, cultura e a identidade dos povos desses territórios Sul-Sul.

A Rede-TER é uma associação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras comprometidas com o desenvolvimento de seus respectivos territórios, com sede na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus Avançado de Pau dos Ferros-RN, Brasil.

A mesma tem como missão produzir ciência de forma integrada e interdisciplinar, bem como levar conhecimento e formação de recursos humanos qualificados para as áreas fora dos eixos que, historicamente, tiveram concentração de oportunidades, assim como desenvolver e fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão universitários, em cooperação e em parcerias, para o desenvolvimento desses territórios.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 0:06
29-06-2024 23:59
29-06-2024 23:48
29-06-2024 23:26
29-06-2024 22:57