Porto Novo: Projecto “Terra d’Sodéd” há quatro anos a homenagear figuras santantonenses – mentor

28-06-2024 16:57

Porto Novo, 28 Jun (Inforpress) – O projecto “Terra d’Soded”, cujo mentor é o artista santantonense Carlos Lopes, completou já quatro anos de actividade, marcados pela pintura de mural de 16 figuras de Santo Antão, que contribuíram para o progresso desta ilha.

Em declarações à Inforpress, Carlos Lopes, que além de pintor é também artesão e produtor audiovisual, disse que, ao longo dos quatro anos, este projecto incidiu a sua actuação, sobretudo, na realização de “homenagens em vida” de personalidades da ilha de Santo Antão, que constituem “referência” para as suas localidades.

Até agora, segundo este artista, foram 16 pessoas dos municípios do Porto Novo e da Ribeira Grande homenageadas através da pintura de murais sobre essas gentes, que “contribuíram bastante para o desenvolvimento” das suas respectivas zonas.

É o caso de Alexandrino Alves, de 84 anos, residente na cidade do Porto Novo, homenageado esta quinta-feira, 27, com a inauguração de um mural sobre o mesmo, em acto presenciado por familiares e pessoas amigas.

“Foi um momento memorável. Trata-se de uma pessoa que merece ser homenageada por tudo aquilo que fez em prol do Porto Novo”, avançou Carlos Lopes, realçando a “importância” que o homenageado teve no processo de desenvolvimento deste município.

Para este artista, tem sido um privilégio destacar essas pessoas, considerando que desenhá-las tem permitido ao projecto que dirige fazer um trabalho investigativo sobre essas mesmas pessoas “que deram muito de si” para o desenvolvimento das suas comunidades e da ilha de Santo Antão.

“São pessoas que merecem ser homenageadas ainda em vida por tudo aquilo que fizeram para a suas localidades”, notou.

No âmbito das comemorações do quarto aniversário deste projecto, é intenção do seu fundador publicar um livro que traz a “história de vida” dos homenageados com vista a um melhor conhecimento dessas pessoas, muitas quais viveram no anonimato, explicou Carlos Lopes, com 20 anos a promover a arte e a cultura.

“O caminho é continuar a homenagear as pessoas em vida. A nossa próxima paragem pode ser na ilha da Boa Vista, onde pretendemos homenagear um artista local”, avançou este pintor, para quem o propósito do projecto “Terra d’Soded” é continuar a promover a cultura em Cabo Verde.

Carlos Lopes, no âmbito deste projecto, além de “pintar as pessoas” tem estado ainda a produzir conteúdos audiovisuais sobre danças, música e ainda sobre a vivência social das pessoas em Santo Antão, relatando as suas dificuldades e sonhos. 

JM/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


01-07-2024 23:46
01-07-2024 21:28
01-07-2024 20:33
01-07-2024 19:31
01-07-2024 19:14